HEPATUS com comportamento Estranho!


cjborn

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Na semana passada não sei como nem porque, quando cheguei a casa á tarde, deparei-me com o meu Zebrassoma Veliferum morto no fundo do aquario, e o Hepatus escondido entre as rochas muito "assustado". Digo assustado porque era mesmo isso que parecia... estava com a respiração muito ofogante e de boca aberta, e não saía de entre as rochas.

 

Não faço a minina ideia do que se tenha passado. Até porque no aquario, tenho também mais 2 Ocellaris , alguns Corais e uma Anemona que estão perfeitamente normais. A agua estava normalissima, com os parametros normais, sem anomia, nitratos nem nitritos, por isso não sei o que se possa ter passado.

 

Há umas semanas atrás desapareceu-me a Decora sem deixar rasto, desconfiei que possa ter sido um Mantis... agora isto... o que acham que possa ter sido? Estou com algum receio que o Hepatus não se consiga safar, porque não come há uns dias... passa o dia todo no seu esconderijo... o que posso fazer?

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que o hepatus tenha visto algo que o tenha deixado traumatizado. :D Stress pós-traumático. :):lol:

Desculpa-me a piada! :lol:

Verifica a cor do peixe. Se tiver ligeiramente esbranquiçado ou embaciado é Oodinium. É um palpite.

A não ser que tenhas razões para acreditar num mantis (barulhos?).

Mas duvido muito que o motivo do hepatus estar escondido tenha alguma coisa a ver com isso :D

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já pensaste que a anémona pode ser a causa do desaparecimento dos peixes e até de eventuais lesões. Não sei se te recordas mas eu tive um episódio semelhante com uma carpete azul - os peixes desapareciam sem deixar rasto (os mais pequenos) até que um dia desapareceu um Zebrassoma desjardini e um certo dia vi a sair da boca da anémona as espinhas de um flavescens...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Joao e Diogo,

 

Duvido que seja a anemona a causadora disto... digo isto porque ela só deve ter cerca de 5 cm de diametro, ou seja é bem pequena para fazer estragos destes... e alé disso também está bem alimentada.

 

Em relação ao mantis, realmente ouço alguns, para não dizer muitos "estalos", principalmente á noite.

 

Neste momento o Hepatus encontra-se com a sua cor normal e parece estar melhor. Hoje já veio comer para junto dos palhaços, mas depois volto para o meio das rochas.

 

Obrigado[/i]

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e verdade eu tambem oiço estalos, pois e passo as noites inteiras a tentar ver a possivel fonte de estalos, tenho um yellow tang uma donzela e dois ocellaris, nenhum deles acusa danos, nada me desapareceu, mas o que e certo e ouvir estalos as vezes 3 seguidos, mas desconfio que seja do termostato. Que acham? Ja me começo a preocupar..... Nao quero perder peixes como devem calcular.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...deparei-me com o meu Zebrassoma Veliferum morto no fundo do aquario, e o Hepatus escondido entre as rochas muito "assustado". Digo assustado porque era mesmo isso que parecia... estava com a respiração muito ofogante e de boca aberta, e não saía de entre as rochas.

Viva,

Por acaso não acrescentaste RV uns dias antes do acontecido, ou outra coisa qualquer?

Pode ser essa a causa...

Cumps,

Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nenhum deles acusa danos, nada me desapareceu, mas o que e certo e ouvir estalos as vezes 3 seguidos, mas desconfio que seja do termostato. Que acham? Ja me começo a preocupar..... não (palavra corrigida) quero perder peixes como devem calcular.

 

Esses estalos podem ser originados por um pistol shrimp (camarão pistol, não sei o nome em português), não têm que ser necessariamente feitos por um mantis.

Se for um pistol não te preocupes porque tive um (ou mais) durante anos e anos e todas as noites ouvia estalos bem altos, como se alguém atirasse um berlinde ao vidro do aquário.

Agora já há uns meses que não ouço, talvez o(s) bicho(s) tenha morrido. De qualquer modo nunca tive desparecimento misterioso de peixes por isso se for pistol podes estar descansado.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu também ando a ouvir uns estalos (bem fortes) há uns 2 meses. e ainda não consegui perceber onde está o bicho, para saber exactamente qual é.

Como até agora os peixes e estão bem, começo a pensar que é um pistol (pelo menos, assim espero), mas uma noite destas ainda faço uma vigília, para ver se tiro as dúvidas.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

Normalmente os hepatus têm hábitos gregários e gostam de nadar em conjunto com outros peixes semelhantes, desta forma devem sentir-se mais protegidos. Neste caso parece-me que o hepatus era amiguinho do Zebrassoma veliferum e pode simplesmente estar a sentir a falta da sua companhia. Sugiro que arranjes outro peixe de dimensão apropriada ao teu aquário da família dos cirurgiões (Paracanthurus, Acanthurus, Zebrassoma) para lhe fazer de novo companhia. O comportamento de algumas espécies em aquário é muito interessante e revela a plasticidade que os animais têm em se adaptar a novos ambientes. Tenho também um Chelmon rostratus que anda sempre colado a um Zebrassoma xanthurum. Por vezes peixes que na natureza andam em cardume e em aquários só há espaço para um acabam por se juntar a outros peixes de espécies diferentes e adoptarem um comportamento de cardume inter-específico.

 

Boa sorte e Feliz Natal,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Muito obrigado a todos pela ajuda e opiniões.

 

Neste momento o Hepatus já se encontra bem.

 

No seguimento do que o Ricardo Rodrigues disse...

 

Neste caso parece-me que o hepatus era amiguinho do Zebrassoma veliferum e pode simplesmente estar a sentir a falta da sua companhia.

 

... realmente sim, era verdade, eram inseparaveis, andavam sempre juntos... talvez por isso o Hepatus agora arranjou 2 novos amigos, os Ocellaris. Isto parece estranho mas é a pura verdade, o Hepatus agora passa a vida junto dos Palhaços e das Xénias onde "vivem", em certas alturas ao olhar para o Hepatus até parece que está com uma "crise de identidade" :D ... digo isto porque por vezes até parece que está a fazer simbiose com as Xénias....

 

Abraço

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...