Ajuda na iniciação aos ciclideos africanos...


Recommended Posts

Boas a todos, depois de uma óptima experiência em água salgada com um aquário biótopo da costa; quis mudar um pouco, e resolvi tentar os ciclideos africanos do Malawi ou Tanganica.

Como sou iniciente em ciclideos dos grandes lagos africanos, e depois de ter lido um pouco, queria saber a vossa opinião sobre que aquário montar (Malawi ou Tanga), equipamentos, decoração e os animais.

Depois de pesquisar um pouco aqui vai a minha ideia sobre os animais dos dois lagos.

 

Malawi:

 

Apenas gostei dos mbunas, gosto deles por serem coloridos e aparentemente fáceis de manter.

 

Tanganica:

 

Aqui achei mais variedade (em cores e formas do corpo), gostei de ver a capacidade como as diferentes espécies de ciclídeos se adaptam aos diferentes habitats onde vivem, e as diferentes formas de reprodução. Gostei de espécies como o Eretmodus cyanostictus, o Altolamprologus compressiceps e Altolamprologus calvus. Mas os que realmente fiquei fascinado foi com os Tropheus sp. adorei a variedade de cores e o seu comportamente em grupo.

Claro que adorei os Cyphotilapia frontosa, mas estão fora de opção porque não tenho aquário para eles.

 

Em relação ao meu aquário e equipamentos que tenho e que acho que irão servir para água doce são:

 

Aquário JEWEL Rio 300 com móvel, medidas de 120x50x55h

1 calha de iluminação com 4 T5 e 3 led's (moonlight)

3 bombas de circulação, tunze nanostream, uma 6025 e duas 6045

1 Filtro EHEIM Classic 2211

1 Filtro EHEIM c/ aquecimento 2126

1 Esterilizador UV Vecton2 300

Ventoinhas de arrefecimento

 

Obviamente como já deu pra ver, tou mais inclinado para Tangas, mas queria saber qual o tipo de areia melhor para estes dois aquários e o tipo de rocha, até porque queria fazer algo o mais perto da realidade dos lagos.

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais