Transformar piscina em lago, tarefa possível???


Recommended Posts

Eu sou novo no Fórum e estou com alguma dúvidas. Eu tenho uma piscina no meu apartamento e já que ninguém usa eu estava pensando em transformar em um lago. Ela é de azulejo cabe 11.000 litros , 9m². Não tenho certeza de quanto é, mas é entre 1m á 1metro e 20 centímetros.. Ela fica ao ar livre, e bate sol do dia todo. Moro em Salvador e perto da praia (problemas com salitre)

 

Eu gostaria de saber algumas coisas.

1-Tem condições de fazer um lago nestas condições? Se não, por que?

2-Tem como aproveitar o encanamento da bomba para o filtro? E que filtro eu uso e onde consegui-lo?

3-O que é necessário para cobrir o fundo, ou proteger do sol se necessário? Gostaria da água cristalina. =]

4-O que mais é necessário para a sobrevivência do lago?

5-Que peixes e plantas eu posso criar? Onde posso consegui-los?

6-Podem me dizer quanto mais ou menos irá custar a obra e a manutenção?

Será possível tomar banho no lago? Sabendo que deve ter restrições neste caso.(Digam tais restrições por favor =D)

 

Em breve trarei fotos da piscina. Por favor me ajudem, mesmo se não puderem responder todas as perguntas, respondam o que puderem =].E se tiverem alguma dica ou algo mais que é importante que eu saiba por favor, não hesitem em falar.

 

Obrigado desde já. ^^

 

EDIT> Obrigado a todas as respostas, Eu tirei as fotos, desculpe a qualidade, estranhamente está chovendo em Salvador. :confused4:

Sobre a piscina biológica, parece interessante, mas não atinge o objetivo porque estou justamente querendo trocar a piscina xD. Fiquei feliz que tem outras piscinas em Salvador =], mas o problema é que aqui venta muito e tem várias plantas que já tentei plantar que morreram, só as mais resistências estão aguentando =/. Estou procurando a bomba entre 40 e 100watts mas acho que vou deixar para comprar tudo que for necessário junto depois e queria saber sobre o que inaciosilva falou: ", não usar a agua da rede para encher o "lago", usar agua de furo ou poço." Como vou fazer isso, lembrando que moro em apartamento.Não tem como fazer alguma coisa com a água de rede para poder usar não?

Sobre o sol que vai pegar, a água não vai ficar verde não?

 

 

As fotos estão aqui. (Coloquei aqui por que não sei se podia colocar normalmente).http://s1014.photobucket.com/albums/af266/Maac42/

 

Os comentários estão lá mas vou falar aqui também. =D.As 2 primeiras é para vocês verem +- como é. A 3ª Mostra como é a área, tem a porta da casa das bombas, tem um espaço do lado da piscina que não está todo na foto, e eu planejo colocar uma horta ou algo do tipo se o lago der certo =D.Quando para de chover vou tirar fotos do encanamento e da bomba.^^

 

Obrigado a todos.Se tiverem alguma idéia é só falar. :smile2:

Editado por Maac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será possível tomar banho no lago? Sabendo que deve ter restrições neste caso.(Digam tais restrições por favor =D)

Boas!

Se voce por piranha no lago eu aconcelho a nao toma banho! :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola maac,

 

acho que é possivel sim, claro que pra caracterizar uma piscina em lago ai em salvador, nao acredito que seja muito complicado, tera uma certa mao de obra mas com certeza nada impossivel, qto ao salitre tambem nao acredito que tera problemas pois estou em uma cidade de praia e ta cheia de lagos e laguinhos com carpas e familia, espere uma opiniao mais acertada pois eu tenho aquario e adoro de paixao lagos e estou sempre por aqui vendo.

olha tem um amigo aqui do forum e acho que é de Salvador nao tenho muito claro e etm um lago espetacular alias tds aqui, fui clara, mas digo pela proximidade, certamente ele aparecera por aqui, assim como, os outros, aguarde e coloque foto do lugar, para as ideias ai do pessoal dos lagos começar a fervilhar. aqui sai cada lago um mais impressionante que o outro!!! demaissssssss

 

mas tomar banho, hum ehehehehe , nao sei nao, mas certo que nao, pois deve alterar a quimica da agua com certeza e ai os peixes podem adoecer enfim, oque é diferente de vc ter que entrar rapidamente, por um acidente que ocorra ou um peixe que ficou preso em algum lugar, excluindo as alternativas ja faladas sobra a de limpar que tambem nao acredito que tenha que entrar.

 

Abraços e sorte com o projeto.

 

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Se voce por piranha no lago eu aconcelho a nao toma banho! ;)

 

È facilimo transformar a piscina em lago, não pode é esquecer que primeiro tera de se livrar dos residuos de cloro e outros quimicos que certamente tem, pode por os peixes que entender e que se adaptem ás temperaturas que tem na agua. se a piscina já tem sistema de filtragem basta mudar a matéria filtrante e lavar muito bem o filtro.

Se quer tomar banho é aconselhavel colocar um UVC em paralelo com o filtro e a funcionar entre três e seis horas dia.

O ideal para baixar o consumo de electricidade é colocar uma segunda bomba propia para lago com consumos entre 40 e 100watts, muito menos que os habituais 700watts minimos da bomba da piscina.

Antes de colocar peixes ou plantas fazer a quarentena á agua para que se prepare para receber os novos inquilinos, não usar a agua da rede para encher o "lago", usar agua de furo ou poço.

No caso das plantas, escolha umas que se adaptem bem á profundidade que refere.

Banho e piranha é que não joga ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando serio agora!

 

E perfeitamente viavel a tranformaçao de um piscina em lago!

se a piscina ja tem skimmer tubagens bomba etc so tens que sustituir o filtro que pode ser feito por si ou comprado numa loja da especialidade! depois e decorar a gosto plantas e tal

 

coloca fotos que o pexoal vai dando dicas durante a obra

 

Quanto ao tomar banho a simples presença de um ser humano dentro de um lago desse tamanho ia destabilizar todo o ecossistema

 

abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

inaciosilva achas que o uv ia resolver?

 

Abraço

Pelo menos vaí deixar a agua transparente e não faz cocegas na pele, também retira o cheiro caracteristico do "lago natural", não é muito bom para as plantas e para os peixes mas como se diz na giria não se pode ter tudo, e se é para tomar banho pode ser uma opcção, estou inclinado a colocar um uvc na piscina para reduzir o nivel de cloro.

Já tive um lago com quatro metros de diametro quando ainda era um jovem e meti-me muitas vezes lá dentro com os peixes, hoje quando é preciso ainda o faço mas agora sabe melhor poque é muito maior, ainda hoje a agua na piscina estava com 25 ºc e no lago rondava os 28 ºc e têem ambos 40000litros cada um, só que o lago é menos fundo.

Eu pessoalmente no meu lago não coloco UVC, quero vida natural na agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao inacio,

 

Eu pessoalmente no meu lago não coloco UVC, quero vida natural na agua

 

ai que esta a graça, agora ou é piscina ou lago, eu sinceramente adoro piscina mas nao abriria mao do lago, e se a piscina nao esta sendo usada com certeza o lago vai alegrar e deixar o ambiente muito mais agradavel do que a piscina em desuso.

outra coisa qdo vc entrava no lago, era so voce nao era? era uma coisa so tua e explica melhor ai esses momentos pois o maac e eu queremos saber hehehehehe.

 

Respeitosamente

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em relação à transformação da piscina em lago, já foi dito que era possível e como, só tens que esclarecer mais alguns pormenores e logo terás mais respostas.

 

Em relação ao facto de tomares banho, se calhar não o irás fazer com a frequência com que o farias se fosse uma piscina, como tu próprio disseste, já não é utilizada como tal, percebi bem?

Eu não vejo grande inconveniênte em tomar um banho de vez em quando, vou para dentro do meu lago algumas vezes, quanto mais não seja para fazer algumas mudanças, podar as plantas, fazer limpezas, etc. Claro que há que respeitar algumas normas de higiene, tal como lavamos as mãos antes de as metermos num aqua, por exemplo, não devem ter cremes e devem estar limpas.

 

Só a título de curiosidade faz uma pesquisa em piscinas biológicas, vais encontrar coisas muito interessantes para o teu caso. Tens o melhor dos 2 mundos.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

oi tina!

 

olha eu ja experimentei e digo-te que e espetacular! principalmente quando as koi nao tem medo e começam a interagir contigo!

Nadar com umas koi daquelas bem grandes ..................parece que tas a nadar com golfinhos! hehehe elas no inicio ficam asustadas mas depois com Comida e tal elas habituam-se a tua presença e ja nao saem da tua beira

Fiz isso 2 ou 3 vezes, mas como o meu tanque e completamente natural sem filtros nem nada deixei de fazer isso pois notava-se que detriorava a agua mais depressa

 

BRAÇO

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao inacio,

 

 

 

ai que esta a graça, agora ou é piscina ou lago, eu sinceramente adoro piscina mas nao abriria mao do lago, e se a piscina nao esta sendo usada com certeza o lago vai alegrar e deixar o ambiente muito mais agradavel do que a piscina em desuso.

outra coisa qdo vc entrava no lago, era so voce nao era? era uma coisa so tua e explica melhor ai esses momentos pois o maac e eu queremos saber hehehehehe.

 

Respeitosamente

tina pinto

Eu tenho os dois Tina, e sei qual é a diferença em usar os dois.;)

aqui a piscina: http://www.1000imagens.com/foto.asp?idauto...&g=&p=2

aqui o lago: http://www.facebook.com/profile.php?id=158...p;id=1587401967

 

Hoje teria feito um grande lago que seria ao mesmo tempo piscina biologica.

À noite as rãs fazem um concerto espectacular, o giro é que deixei de ter caracois, lagartas e outros tipos de pragas na horta, pois as rãs durante a noite passeio pelo espaço todo e já não se importam com a minha presença, até as cadelas deixaram de as chatear, isto é uma especie de um pequeno paraiso. gostava que todos podessem ter um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pessoalmente usaria a piscina como piscina. Ja que nao gostam, colocaria peixes tropicais grandes. Salvador parece-me ter boas temperaturas todo o ano. Logo é só pegar em peixes da Amazonia grandes.

 

Hoje teria feito um grande lago que seria ao mesmo tempo piscina biologica.

À noite as rãs fazem um concerto espectacular, o giro é que deixei de ter caracois, lagartas e outros tipos de pragas na horta, pois as rãs durante a noite passeio pelo espaço todo e já não se importam com a minha presença, até as cadelas deixaram de as chatear, isto é uma especie de um pequeno paraiso. gostava que todos podessem ter um.

 

é interessante ter ras e assim... mas pareces descrever um charco tipicamente europeu. Ele vive nos tropicos, nao sei se reparaste na cidade onde vive.... tal como nos poderemos apenas por carpas e pouco mais, eles podem ter os peixes tropicais todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pessoalmente usaria a piscina como piscina. Ja que nao gostam, colocaria peixes tropicais grandes. Salvador parece-me ter boas temperaturas todo o ano. Logo é só pegar em peixes da Amazonia grandes.

 

Ja que nao gostam do que? ????'

quem e que que nao gosta? ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é interessante ter ras e assim... mas pareces descrever um charco tipicamente europeu. Ele vive nos tropicos, nao sei se reparaste na cidade onde vive.... tal como nos poderemos apenas por carpas e pouco mais, eles podem ter os peixes tropicais todos.

 

 

ya na amazonia nao ha ras nem nada! e so peixes grandes! lol

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo

Quem tem experiencia de observar esses belos peixes tropicais num aquario e os coloca num lago fica com uma grande desilusao! simplesmente vai deixar de ver o peixe!

 

A prespectiva de observaçao de um lago e completamente diferente da prespectiva de observaçao de um aquario

 

 

 

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola a todos aqui do forum.

 

inaciosilva

estou espumando aqui e acho que é RAIVA :blush:

 

fiquei com inveja só da maneira que foi descrito, graminhas, rans ( por falta de acentos) grilos, a noite dando uma volta no fresquinho do quintal, estava quasi no BRASIl, mas depois que vi as fotos ai quis mesmo chorar de inveja,..............ufffffffff

 

é Brincadeira espero que desfrutes muito do seu PARAISO PESSOAL. esta lindo. e com esse pedaço de piscina a diferença é notavel. nao pude ver o lago.

 

kohako

olha eu ja experimentei e digo-te que e espetacular! principalmente quando as koi nao tem medo e começam a interagir

 

tambem estou vendo a cena, é muito bom saber que isso é possivel e que gera um prazer tao intenso assim que sö de ler, nos tras muita satisfaçao.

 

mas é como vc mesmo disse e a belita tambem, nao é a toda hora que nos da na gana e puf estamos dentro, claro que a momentos que temos que nos adiantar e invadir o outro territorio pois a de se fazer limpeza poda e td maiis, mais eu nao imaginava que se pudesse tirar tanto proveito e ser tao prazeroso assim. muito bom saber bang

 

ah vi seu post do desatre da 7.30 da manha e a carpa linda, uma peninha.

---------------------------

 

bem espero que o maac entre com as fotinhos e logo maos a obras pq + um lago nascera em sao salvador da bahia de todos os santos, é isso maac!?

 

saudaçoes a todos.

 

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, claro que me estava a referir à piscina, para continuar a ser piscina... mas se dá para juntar os dois usos, até pode ser uma experiencia ainda mais interessante!

 

ideia engraçada de nadar com kois. mas nos tropicos, devem ter outros peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os comentários e as fotos tão lá depois do EDIT ^^ (não sabia como fazer e vi assim em outros forúms =/) :D e meu apartamento não é perto da Baia de Todos os Santos não fica perto de praia, mas de mar aberto =/. E sobre os kois, eles sobrevivem aqui? *-* (Fiquei imaginando).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi maac

 

estamos com problemas regionais,,,,,

 

Salvador popularmente e Sao Salvador da Bahia de Todos os Santos como foi fundada la NO PRINCIPIO COM cABRAL e quem nasce neste lugar é Soteropolitano

 

me corrija eu nao disse somente Bahia moço!!! e sim na capital, salvador foi oque eu entendi.

 

as kois sobreviven sim , claro que tem que adequar a agua para elas mas isso ai é simples, qto ao sol do dia inteiro vc pode colocar plantas flutuantes que impedem o aquecimento de uma parte da agua afinal a piscina tem uma parte mais funda e isso é bem legal, aquece menos considerando que tera as plantas ok.

 

saudaçoes paulistas a um soteropolitano :D

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só corrigindo, quando você falou aquilo em pensei que você estava falando da Baia de Todos os Santos que tem na cidade de Salvador xD. Aproveitando isso, eu queria saber se vou precisar cobrir o fundo (é de azulejo) com alguma coisa. E como eu consigo e como eu planto as plantas flutuantes? Eu pensei em colocar aquela que parece a Lótus ... :)

 

PS: Minha piscina é toda da mesma profundidade...Eu escrevi e deu a entender quer não mas é porque eu não tenho certeza... Vou editar lá em cima para ficar explícito xD.

Editado por Maac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que um oscar fará mal a uma pessoa dentro de água? lol. poderia ser ainda mais interessante que koi. os ciclideos são peixes espertos. poderia ser engraçado... e nos tropicos podes por.

 

Aqui as pessoas praticamente so podem por kois e peixinhos dourados. Ai tens mais opções!!!

 

BOAS

 

No amazonas tem daqueles peixes enormes que atingem quase 2 metros se eles forem pacificos deve ser altamente!

 

axo que se chama pirarucu

um show, mesmo!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao respondas ao ultimo post eu tive a ver no google!

 

tu tens ai condiçoes que sao o sonho de qualquer aquriofilista!

Clima de Salvador

 

Quente e úmido. A temperatura não sai muito da faixa 20 a 30° C.

 

Média histórica de 1960 a 1990, mês-a-mês, em ° C:

 

As temperaturas máximas dificilmente ultrapassam os 30° C

 

E as mínimas não baixam de 21°C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais