blyxa japonica


nelsomsdias

Recommended Posts

ola

li e noto que de facto a blyxa com luz forte fica com tons avermelhados , como preferia que ficasse com os tons verdes procurei e encontrei num site ingles que adicionar ferro faz com que a blyxa cresça sempre verde.

 

podem me confirmar isto?

 

 

ja agora , num tanque de 49 cm da planta ate a lampada e com 45 altura cm de coluna de agua , mantenham somente uns 150 watts iluminaçao , logo deve rondar o racio de pouco mais de 0,5 w \litro , com adicçao de co2 caseiro , e trocas parciais de agua de 20 a 30 % semanal ( vou começar as tpa pra uns 20 % cerca de 2 x por semana )

 

medidas do aqua

1,20 x 50 x 60

 

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, nunca experimentei sinceramente, o que posso confirmar é que faz sentido que seja assim, o tom verde das plantas é dado pela clorofila, e um factor determinante para a produção da clorofila nas plantas é o ferro. agora se me perguntares o que faz com que só a iluminação provoque o amarelecimento da blyxa, não te sei responder ao certo, mandando um palpite diria que a blyxa passa a consumir muito mais Ferro com luz intensa e acaba por esgotar a fonte que tem no aquário mais rapidamente amarelecendo. mas o que é verdade é que o Ferro, se estiver em falta, dificulta a síntese de clorofila impedindo que fiquem verdinhas.

 

agora acabei por não perceber a segunda parte do post, se é uma pergunta ou não, e qual pergunta é. escreve mais pausadamente, para perceber melhor.

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

obrigado pela resposta , e pelo tardar da hora e por preguiça nem tomei nota dos erros que dei no portugues , sorry:(

 

a minha bylxa com menos de 150 w luz num aqua de cerca 250 litros e com uma altura de coluna de agua real de 42 cm , começa a ficar avermelhada , a causa disto segundo li é a iluminaçao , ate porque a blyxa se encontra com bom crescimento , so mesmo o pormenor de ficar com os tons avermelhados

adiciono c02 caseiro , e micro nutrientes semanalmente duma marca comercial

 

como explica , e pelo que noto o meu aqua ate esta a precisar de ferro , ainda esta em fase de arranque , onde so tenho glosso , blyxas , algumas valisnerias ,cuba e eleocharis minima

 

algum metodo pra adicionar ferro alem do que ja contem na adiçao que faço semanal de um composto de micros ja existente?

 

 

ps: nao era uma pergunta era mais uma especie de setup lol com nivel de coluna de agua e iluminaçao utilizada :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tem qualquer problema :P

 

bom, eu tenho blyxas há pouco tempo, e a resposta que te dei foi um palpite, porque como disse não tenho experiência própria nem a certeza do que tou a dizer, apenas mandei um palpite. existem testes de Ferro para o aquário, uma forma de tirar teimas é medir antes da fase à luz e no final da fase à luz, e perceber quanto Ferro foi consumido, assim dá para ter uma ideia se realmente a blyxa consome mais ferro do que aquele que tem disponível. era o que eu faria ;D

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que la tenho de ir gastar mais uns euros nuns testes , mais uns lol , desta vez de ferro

a ver se acho disso, entretanto se algum entendido na materia souber responder a esta questao da cor eu agradecia profundamente , pois parece me que seja mesmo real a falta de ferro dar esta cor avermelhada e nao so a iluminaçao

 

a iluminaçao mais forte , puxa mais pelas plantas , logo consomem mais nutrientes logo falta ferro ,e entre outros nutrientes , o que faz com que a blyxa fique com a cor avermelhada ...

sera este o raciocinio correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre li que os tons avermelhados devem-se à iluminação e a baixos níveis de NO3, mas posso estar enganado.

 

 

Vê se ajuda: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=50870

 

Atenção que grande parte dos testes de ferro não são fiáveis, pois não o conseguem medir de forma exacta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a coloração deve-se sempre á concentração relativa de cloroplastos (contêm clorofila) e de cromoplastos (contêm betacarotenos, Xantofilas, etc) de cor vermelha ou alaranjada , e que são pigmentos auxiliares da clorofila, tendo entre outras funções a de modificar a luz, e a de proteger tecidos contra iluminação forte.

 

o ferro vai impedir que as plantas sofram de clorose (ficarem amareladas e com mau aspecto) por falta de clorofila, mas não vai impedir as plantas de criarem cromoplastos, para poderem interferir com a luz que recebem.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta de ferro e ficam amarelas

entao nao é falta de ferro

 

 

demasiada luz , as blyxas protegem se modificando a sua coloraçao pra pigmentos mais escuros

mas so tenho 3 t8 de 40 w de 3 espectros diferentes num aqua de 300 litros sensivelmente ,e as blyxas estao a cerca de 40 a 45 cm da iluminaçao

portanto tb ja tinha colocado de lado ser demasiada iluminaçao

e o engraçado , ou nao , é que as blyxas que estao mais perto da luz , mais altas no aqua devido aos desniveis do substrato , sao as que estao mais verdinhas

toas elas crescem bem , mas com a diferença na tonalidade de zona pra zona no aqua

 

obrigado a todos pelas explicaçoes

 

ps: no3 = nitrato

mas qual nitrato? :S

pelo que sei este elemento esta em falta aquando do aqua ainda no seu ciclo inicial

o meu ha cerca de 2 meses que foi montado , tendo aproveitado alguma agua ja ciclada num outro aqua portanto tb descartaria que a ciclagem do mesmo esteja ainda a ser feita

tb faço tpa's semanais de cerca de 25 a 30 % adicionando um complemento de ferro e outros semanalmente, adicionando tb c02 caseiro

 

hummm

algo ta errado neste tanque :D

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quais são esses espectros das lampadas...repara se as que estão mais avermelhadas não são as que estão sob uma iluminação especifica.

 

o termo iluminação forte, não terá sido o mais correcto, já que pode acontecer por muita radiação, mas também pelo tipo de radiação que nelas incide.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o termo iluminaçao forte nao é o mais adequado , referia me ao racio 1 watt \l

sendo +\- 150 w para 250 a 300 lts agua , dai o termo que utilizei de nao ser iluminaçao forte

os espectors

bem

ja nao me recordo ao certo mas 2 das lampadas dao tonalidade branco e uma mais rosa

mas ja que falou nesse aspecto que ate me tem passado ao lado , desta vez resolvi tocar as lampadas de posiçao e veremos como corre esta semana nas proximas blyxas a desabrocharem hehe e nas futuras folhas que nascerem

a ter sempre em conta tb este facto , da temperatura da lampada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais