nelsomsdias Posted June 22, 2010 Share Posted June 22, 2010 ola li e noto que de facto a blyxa com luz forte fica com tons avermelhados , como preferia que ficasse com os tons verdes procurei e encontrei num site ingles que adicionar ferro faz com que a blyxa cresça sempre verde. podem me confirmar isto? ja agora , num tanque de 49 cm da planta ate a lampada e com 45 altura cm de coluna de agua , mantenham somente uns 150 watts iluminaçao , logo deve rondar o racio de pouco mais de 0,5 w \litro , com adicçao de co2 caseiro , e trocas parciais de agua de 20 a 30 % semanal ( vou começar as tpa pra uns 20 % cerca de 2 x por semana ) medidas do aqua 1,20 x 50 x 60 nelsomsdias Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo Sousa Posted June 23, 2010 Share Posted June 23, 2010 bom, nunca experimentei sinceramente, o que posso confirmar é que faz sentido que seja assim, o tom verde das plantas é dado pela clorofila, e um factor determinante para a produção da clorofila nas plantas é o ferro. agora se me perguntares o que faz com que só a iluminação provoque o amarelecimento da blyxa, não te sei responder ao certo, mandando um palpite diria que a blyxa passa a consumir muito mais Ferro com luz intensa e acaba por esgotar a fonte que tem no aquário mais rapidamente amarelecendo. mas o que é verdade é que o Ferro, se estiver em falta, dificulta a síntese de clorofila impedindo que fiquem verdinhas. agora acabei por não perceber a segunda parte do post, se é uma pergunta ou não, e qual pergunta é. escreve mais pausadamente, para perceber melhor. [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b] Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted June 23, 2010 Author Share Posted June 23, 2010 ola obrigado pela resposta , e pelo tardar da hora e por preguiça nem tomei nota dos erros que dei no portugues , sorry:( a minha bylxa com menos de 150 w luz num aqua de cerca 250 litros e com uma altura de coluna de agua real de 42 cm , começa a ficar avermelhada , a causa disto segundo li é a iluminaçao , ate porque a blyxa se encontra com bom crescimento , so mesmo o pormenor de ficar com os tons avermelhados adiciono c02 caseiro , e micro nutrientes semanalmente duma marca comercial como explica , e pelo que noto o meu aqua ate esta a precisar de ferro , ainda esta em fase de arranque , onde so tenho glosso , blyxas , algumas valisnerias ,cuba e eleocharis minima algum metodo pra adicionar ferro alem do que ja contem na adiçao que faço semanal de um composto de micros ja existente? ps: nao era uma pergunta era mais uma especie de setup lol com nivel de coluna de agua e iluminaçao utilizada Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo Sousa Posted June 23, 2010 Share Posted June 23, 2010 não tem qualquer problema bom, eu tenho blyxas há pouco tempo, e a resposta que te dei foi um palpite, porque como disse não tenho experiência própria nem a certeza do que tou a dizer, apenas mandei um palpite. existem testes de Ferro para o aquário, uma forma de tirar teimas é medir antes da fase à luz e no final da fase à luz, e perceber quanto Ferro foi consumido, assim dá para ter uma ideia se realmente a blyxa consome mais ferro do que aquele que tem disponível. era o que eu faria ;D [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b] Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted June 29, 2010 Author Share Posted June 29, 2010 parece que la tenho de ir gastar mais uns euros nuns testes , mais uns lol , desta vez de ferro a ver se acho disso, entretanto se algum entendido na materia souber responder a esta questao da cor eu agradecia profundamente , pois parece me que seja mesmo real a falta de ferro dar esta cor avermelhada e nao so a iluminaçao a iluminaçao mais forte , puxa mais pelas plantas , logo consomem mais nutrientes logo falta ferro ,e entre outros nutrientes , o que faz com que a blyxa fique com a cor avermelhada ... sera este o raciocinio correcto? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugo R. Silva Posted June 29, 2010 Share Posted June 29, 2010 Sempre li que os tons avermelhados devem-se à iluminação e a baixos níveis de NO3, mas posso estar enganado. Vê se ajuda: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=50870 Atenção que grande parte dos testes de ferro não são fiáveis, pois não o conseguem medir de forma exacta. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Just_me Posted June 29, 2010 Share Posted June 29, 2010 a coloração deve-se sempre á concentração relativa de cloroplastos (contêm clorofila) e de cromoplastos (contêm betacarotenos, Xantofilas, etc) de cor vermelha ou alaranjada , e que são pigmentos auxiliares da clorofila, tendo entre outras funções a de modificar a luz, e a de proteger tecidos contra iluminação forte. o ferro vai impedir que as plantas sofram de clorose (ficarem amareladas e com mau aspecto) por falta de clorofila, mas não vai impedir as plantas de criarem cromoplastos, para poderem interferir com a luz que recebem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted June 29, 2010 Author Share Posted June 29, 2010 (edited) falta de ferro e ficam amarelas entao nao é falta de ferro demasiada luz , as blyxas protegem se modificando a sua coloraçao pra pigmentos mais escuros mas so tenho 3 t8 de 40 w de 3 espectros diferentes num aqua de 300 litros sensivelmente ,e as blyxas estao a cerca de 40 a 45 cm da iluminaçao portanto tb ja tinha colocado de lado ser demasiada iluminaçao e o engraçado , ou nao , é que as blyxas que estao mais perto da luz , mais altas no aqua devido aos desniveis do substrato , sao as que estao mais verdinhas toas elas crescem bem , mas com a diferença na tonalidade de zona pra zona no aqua obrigado a todos pelas explicaçoes ps: no3 = nitrato mas qual nitrato? :S pelo que sei este elemento esta em falta aquando do aqua ainda no seu ciclo inicial o meu ha cerca de 2 meses que foi montado , tendo aproveitado alguma agua ja ciclada num outro aqua portanto tb descartaria que a ciclagem do mesmo esteja ainda a ser feita tb faço tpa's semanais de cerca de 25 a 30 % adicionando um complemento de ferro e outros semanalmente, adicionando tb c02 caseiro hummm algo ta errado neste tanque :D Edited June 29, 2010 by nelsomsdias Link to comment Share on other sites More sharing options...
Just_me Posted June 29, 2010 Share Posted June 29, 2010 e quais são esses espectros das lampadas...repara se as que estão mais avermelhadas não são as que estão sob uma iluminação especifica. o termo iluminação forte, não terá sido o mais correcto, já que pode acontecer por muita radiação, mas também pelo tipo de radiação que nelas incide. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted July 1, 2010 Author Share Posted July 1, 2010 sim, o termo iluminaçao forte nao é o mais adequado , referia me ao racio 1 watt \l sendo +\- 150 w para 250 a 300 lts agua , dai o termo que utilizei de nao ser iluminaçao forte os espectors bem ja nao me recordo ao certo mas 2 das lampadas dao tonalidade branco e uma mais rosa mas ja que falou nesse aspecto que ate me tem passado ao lado , desta vez resolvi tocar as lampadas de posiçao e veremos como corre esta semana nas proximas blyxas a desabrocharem hehe e nas futuras folhas que nascerem a ter sempre em conta tb este facto , da temperatura da lampada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts