Ajuda necessária - Multiplas algas, multiplas complicações


João Figueiras

Recommended Posts

Boas pessoal, há já algum tempo que tenho vindo a ter algas no aquário, mas nada de especial, porque eram aquelas verdes que aparecem nos vidros, no entanto, de há umas semanas para cá que me apareceram umas outras...

 

De momento tenho uma colecção que me tá a dar cabo das plantas, tenho umas algas castanho-avermelhadas que têm um aspecto "fofo", tenho umas outras cinzento-esverdeado que parecem uns ramos/cabelos.

Andei a pesquisar e deparei-me com valores ditos standard para aquários plantados de NO3, PO4 e K, e visto isto, fui medir mesmo agora os meus valores.

 

NO3: 50mg/L =O

PO4: 2mg/L =O

K: ??? não tenho teste e pelo que sei não está à venda em PT

 

Para além disto, o meu aquário tem cerca de 180L, com 156W e não tenho injector de CO2.

 

Enfim, o que reparei é que quando esta semana fiz TPA uma das ramificações de um miryophyllum que estava livre de algas e a crescer muito bem, ficou com aquelas algas "fofas" do dia pa noite.....

 

Uma das medidas que optei para combater esta praga foi comprar 2 espadas, 2 SAE's e 2 Niritinas e pelo que tenho visto, os espadas gostam das algas tipo ramos, as niritinas passeiam-se pelas verdes nos vidros e os SAE's ainda não os vi com interesse algum nas algas.

 

Agora aconselham-me a fazer o que? Não sei mais o que fazer para me ver livre destas pestes...

 

No entanto, pensei em fazer TPA de coisa de 50% e injectar CO2. Ideias???

 

EDIT:

Fauna

2 espadas

1 escalar

2 SAE's

7 Barbos Titeia

1 Ramirezi

4 Botias lohachata

1 Caracídeo por identificar

2 Neritinas

MONTES de outras duas espécies de caracóis

 

Flora

Myriophyllum Vermelho

Valisneria gigantea

Bacopa caroliniana

Cryptocoryne wendtii "brown"

Cryptocoryne sp.

Anubias barteri var.nana

Microsorium pteropus

 

Sem substrato, sem CO2

Editado por vaxkinho

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1-Ha quanto tempo tens o aqua?

2-k flora tens?

3-usas substrato?

4-Co2 - caseiro ou botija?

5-Horas diarias de luz?

6-tens fertilizado com K(potassio) e micros?

 

antes de perguntares kk coisa tens que dizer quais as condiçoes todas do teu aqua.

 

para ja faz TPA diarias para conseguires baixar NO3 pa 10ppm e PO4 para 1ppm, tens os valores mt elevados.

 

fizes t bem em comprar as neretinhas e os comedores de algas é sempre uma mais valia.

 

156watts de luz talvez sera exagerado para esse aqua, dependendo claro das plantas que tens, que eu nao sei.

 

depois de postares tudo aquilo que te perguntei talvez mt gente te podera ajudar.

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As algas são sempre um problema para os nossos aquários mas o melhor a fazer é varias tpas em grandes quantidades, 50%, depois tentar corrigir quantidade de luz, numero de peixes, quantidade de fertilizante, limpeza ou substituição do material do filtro, enfim, algo aconteceu para o aparecimento delas e descobrir é a tua missão para poder voltar tudo ao normal, declara guerra as algas e vence a batalha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-Ha quanto tempo tens o aqua?

2-k flora tens?

3-usas substrato?

4-Co2 - caseiro ou botija?

5-Horas diarias de luz?

6-tens fertilizado com K(potassio) e micros?

 

cumpz

 

Então vamos lá ver... tenho o aqua remontado à coisa de 7 meses, tenho fetos de java, anubias nana, 2 espécies de crypto (uma delas a wendtii brown, a outra não sei), tenho Valisnérias gigante, um género de myriophyllum vermelho (o mais atacado pelas algas) e tenho Bacopa caroliniana.

CO2 de momento não estou a usar. Quanto ao fotoperíodo, tinha 12 diárias, mas desde meados de Maio passado que reduzi para 8h +/-. Não fertilizo com K de momento, e micros fertilizei a semana passada.

Se for necessário a fauna, neste momento tá ligeiramente sobrepopulado julgo eu: Um escalar (era um casal, mas o macho faleceu com uma praga de leveduras), um casal de espadas, um ramirezi fêmea, 4 botias lohachatas, 2 SAE's, 7 Barbos titeia e um outro caracídeo que ainda tou pa descobrir qual é (o meu irmão trouxe-o sem eu saber -.-'). AH! Não esquecendo as neritinas, e outras duas espécies de caracóis (uma não sei qual é, mas a outra é algo como melato-coiso tuberculata)

 

Boas,

 

As algas são sempre um problema para os nossos aquários mas o melhor a fazer é varias tpas em grandes quantidades, 50%, depois tentar corrigir quantidade de luz, numero de peixes, quantidade de fertilizante, limpeza ou substituição do material do filtro, enfim, algo aconteceu para o aparecimento delas e descobrir é a tua missão para poder voltar tudo ao normal, declara guerra as algas e vence a batalha.

 

ATTACK! Muito bem muito bem xD

 

P.s.: Os SAE's já andaram a limpar muito bem umas plantas completamente infestadas e agora estão prontas pa outra, as neritina é que me fascinam! Comem tudo o que seja alga!!!!

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para começar como ja disse TPAs diarios de 10% a 20% para reduzires os nutrientes.

Fertiliza mais ou menos 10ppm por dia de K(potassio) para obrigares as plantas a consumir os outros nutrientes,

150watts de luz acho que ta exagerado para o tipo de flora que tens e o mais URGENTE injecta CO2 nesse

aquario, ve como se faz o caseiro se nao queres ter muita despesa, ao fim de uma semana ja deves conseguir notar

grandes diferenças em relaçao as algas.

 

nao te esqueças

 

NO3 - 10ppm

Po4 - 1ppm

K - 20pmm

 

se conseguires manter estes valores vais criar um equilibrio no teu aqua e fazer com que as algas se extingam.

 

Se conseguires tenta reduzir a iluminação para 100/120 watts.

 

espero ter ajudado.

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para começar como ja disse TPAs diarios de 10% a 20% para reduzires os nutrientes.

Fertiliza mais ou menos 10ppm por dia de K(potassio) para obrigares as plantas a consumir os outros nutrientes,

150watts de luz acho que ta exagerado para o tipo de flora que tens e o mais URGENTE injecta CO2 nesse

aquario, ve como se faz o caseiro se nao queres ter muita despesa, ao fim de uma semana ja deves conseguir notar

grandes diferenças em relaçao as algas.

 

nao te esqueças

 

NO3 - 10ppm

Po4 - 1ppm

K - 20pmm

 

se conseguires manter estes valores vais criar um equilibrio no teu aqua e fazer com que as algas se extingam.

 

Se conseguires tenta reduzir a iluminação para 100/120 watts.

 

espero ter ajudado.

 

cumpz

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

Para o CO2 apenas preciso de comprar uma valvula anti-retorno, porque da última vez aconteceu um desastre. Quanto à iluminação é-me impossível faze-lo...

 

Uma última pergunta, onde posso comprar K?

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais