400L Reef | Nelson Ferreira


PaNcRoNi

Recommended Posts

Olá a todos,

 

 

estou a criar este tópico para partilhar convosco a evolução do meu novo reef, como também recolher opiniões/criticas de todos os membros.

 

Este já é o meu terceiro aquário de água salgada mas não se iludam porque isso não significa muito visto que os anteriores aquários não correram tão bem como esperava. Já li muita coisa, já testei algumas teorias e agora neste novo setup vou tentar aplicar esse conhecimento, vamos lá ver no que dá ;).

 

Setup actual (Esta parte do post será actualizadoç regularmente):

 

Aquário:

Medidas: 150x50x50

Escumador: Deltec MCE 600 (Temporáriamente)

Circulação: Vortech MP40w (+info) + 3200l/h

Sump: 100x30x40

Iluminação: ATI Sun Power T5 6x80w - 3xT5 - 10k White & 2xT5 Actinica Blue & 1xT5 Fiji Purple

 

Corais:

2x Acropora Green

Green Star polips

Nephthea Sp.

Montipora Red

Montipora Green

Actinodiscus Striatus Green

Ricordea Purple/Pink

Zoanthus Green Skirt Light Green Center

Zoanthus Green Skirt Orange Center

Ricordea Green

 

Invertebrados:

1x Lysmata amboinensis

1x Lysmata debelius

1x Rhynchocinetes durbanensis

20x Ermitas de patas verdes

 

Peixes:

Casal de Premnas biaculeatus

Paracanthurus hepatus

Zebrasoma Veliferum

 

 

Continuando..

 

O meu primeiro aquário está neste tópico.

 

 

E deixo a fotos que tenho vindo a tirar ao longo da evolução deste aquário, inicialmente comecei com um de 100x40x50 mas o corais migraram, para este novo setup. Ainda não tenho a sump a funcionar a 100% e por isso o material ainda está no aquário e consequentemente aparece nas fotografias mas a vontade de partilhar é imensa.. :P

 

Acima de tudo espero que gostem, e se acharem pretinente opinem. :P

 

A evolução do aquário:

 

22 de Setembro de 2009: (Começou assim, no aquário de 100x40x50)

 

IMG_2088.JPGIMG_2087.JPGIMG_2095.JPGIMG_2097.JPGIMG_2098.JPG

 

29 de Outubro de 2009: (Ainda no aquário de 100x40x50)

 

IMG_2653_800.jpg

 

21 de Novembro de 2009: (Ainda no aquário de 100x40x50)

 

layout211109.jpgCoralNoName_01.JPGAcroporaGreen171109_01.gifSeriatoporaCaliendrum171109_01.gifSeriatoporaCaliendrum171109_02.gifPremnas171109_01.gifPremnas171109_02.jpgLysmataDebelius171109.gifSinulariaLysmata171109.gifActinodiscus171109.gifActinodiscus171009.JPGAcroporaSeriatopora171109.gifSarcophyton141109.png

 

15 de Maio de 2010: (Agora no aquário de 150x50x50)

 

GeralEsquerdaMay15.JPGGeralCentroMay15.JPGGeralDireitaMay15.JPGZoanthusVerdesAzul.JPG15May2010.JPGIMG_3485.JPGIMG_3486.JPGIMG_3487.JPGIMG_3499.JPGIMG_3491.JPGIMG_3490.JPGAcroporaGreen15052010.JPG

 

 

Desde já agredeço o tempo que levaram a ver este tópico e as opiniões, saõ sempre bem-vindas (afinal de contas é por isso que aqui estamos ;))

Editado por PaNcRoNi

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta porreiro o teu aquario.

Mas esse escumador não fica algo aquém, para a litragem do aquario?

eu tenho um com as mesmas dimensões do teu.

Podes dar uma vista de olhos no tópico "atlantida reef"

Um abraço e força com esse projecto

Carlos Trabuco

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta porreiro o teu aquario.

Mas esse escumador não fica algo aquém, para a litragem do aquario?

eu tenho um com as mesmas dimensões do teu.

Podes dar uma vista de olhos no tópico "atlantida reef"

Um abraço e força com esse projecto

Carlos Trabuco

 

Obrigado pelo comentário Carlos.

 

Sim, tens toda a razão os escumador não é o suficiente para este aquário.

 

Como disse aproveitei material do aquário anterior e até comprar um novo escumador, este vai ter que dar para os gastos. :)

 

Ontem estive a reformular o layout, pois durante o fim de semana vou por finalmente a SUMP a funcionar, vou aproveita para tirar umas fotos e actualizar o tópico.

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva PaNcRoNi,

acho que está a ficar muito bonito o aquário :)

 

Que valores tens de Ca,Mg,Kh,No2,No3, salinidade?

 

Como tens uma Vortech MP40W acho que a bomba com mais 3200 l/h desnecessária.

Relativamente ao escumador podes e deves encontrar um melhor. Claro que depende do orçamento.

Um Deltec APF600 em princípio ja seria suficiente e não é muito dispendioso.

 

 

Tas a usar Kalk ou reactor calcio ou balling ou aditivos?

 

Atenção a este SPS, parece estar a perder tecido:

AcroporaGreen15052010.JPG

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva PaNcRoNi,

acho que está a ficar muito bonito o aquário :)

 

Que valores tens de Ca,Mg,Kh,No2,No3, salinidade?

 

Como tens uma Vortech MP40W acho que a bomba com mais 3200 l/h desnecessária.

Relativamente ao escumador podes e deves encontrar um melhor. Claro que depende do orçamento.

Um Deltec APF600 em princípio ja seria suficiente e não é muito dispendioso.

 

 

Tas a usar Kalk ou reactor calcio ou balling ou aditivos?

 

Atenção a este SPS, parece estar a perder tecido...

 

Cumprimentos.

 

Boas Jc,

 

os valores que me pediste tenho que medir novamente, logo à noite ou mais tardar amanhã coloco os valores aqui.

 

Não estou a usar ainda Reactor de calcio, balling ou aditivos, só faço introdução de Kalk.

 

Quanto ao SPS que referes, é verdade.. Este sofreu bastante na troca de aquário o que fez perder tecido em algumas partes do coral mas já está a recuperar novamente. Não se se vai recuperar essas partes, nem sei se é possível mas se souberes de alguma coisa que possa fazer avisa.

 

Quando ao sistema de aditivos, estava a pensar usar balling. O que achas/acham?

 

Obrigado pela resposta.

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando ao sistema de aditivos, estava a pensar usar balling. O que achas/acham?

 

Obrigado pela resposta.

Viva PaNcRoNi,

quanto ao método de Balling estou a usar e recomendo vivamente.

Especialmente o Balling Light da Fauna Marin que adiciona também Trace Elements na mistura.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva PaNcRoNi,

quanto ao método de Balling estou a usar e recomendo vivamente.

Especialmente o Balling Light da Fauna Marin que adiciona também Trace Elements na mistura.

 

Cumprimentos.

 

 

Tenho que estudar essa coisa do Balling, para ver como funciona realmente isso.

Eu no meu aqua adiciono kalk, componentes A+B da Warner Marine, Estroncio, magnésio e iodine da sera marin.

Mas pelo que li sobre esse método Balling, parece-me um pouco complicado de usar, ou talvez possa estar enganado.

Tenho que ver um sistema desses a funcionar, para ver como se faz :snipersmile:

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que estudar essa coisa do Balling, para ver como funciona realmente isso.

Eu no meu aqua adiciono kalk, componentes A+B da Warner Marine, Estroncio, magnésio e iodine da sera marin.

Mas pelo que li sobre esse método Balling, parece-me um pouco complicado de usar, ou talvez possa estar enganado.

Tenho que ver um sistema desses a funcionar, para ver como se faz :snipersmile:

 

Abraço

Carlos Trabuco

Viva Carlos,

complicado porque?

 

Pelo contrário, é o método mais simples que existe. É juntar 3 pós diferentes com água em 3 Jerricans diferentes e no final colocar os trace elements. As quantidades são standart é so seguir a receita.

A seguir é ligar uma bomba doseadora e a partir dai podemos controlar cada um dos parâmetros à unha.

 

A meu ver muito mais simples que um reactor de Cálcio e permite muito maior controlo e consequentemente obtêm-se melhores resultados.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos,

complicado porque?

 

Pelo contrário, é o método mais simples que existe. É juntar 3 pós diferentes com água em 3 Jerricans diferentes e no final colocar os trace elements. As quantidades são standart é so seguir a receita.

A seguir é ligar uma bomba doseadora e a partir dai podemos controlar cada um dos parâmetros à unha.

 

A meu ver muito mais simples que um reactor de Cálcio e permite muito maior controlo e consequentemente obtêm-se melhores resultados.

 

Cumprimentos.

 

 

Viva jc.

Realmente parece fácil.

Mas pelo que já li a dificuldade está no acerto das quantidades diarias, segundo a necessidade do nosso aquario, que devemos dosear.

Não sei se estou certo ou errado.

Já agora tira-me uma duvida...temos que ter 3 bombas doseadoras, uma para cada jerrican, certo?

É que o metodo que estou a usar, adicionando a olhómetro, todos os componentes que mencionei, não me dá trabalho nenhum, mas sai um pouco caro.

Tambem não sei os custos desse método balling.

O que me safa em eu ter os parâmetros do aqua todos bons, são as TPA'S que faço dia sim, dia não, de 25 litros com água natural.

Mas vou estudar, com mais detalhe e atenção, esse método balling.

Bem, deixa-me lá ir praparar o kalk :snipersmile:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva jc.

Realmente parece fácil.

Mas pelo que já li a dificuldade está no acerto das quantidades diarias, segundo a necessidade do nosso aquario, que devemos dosear.

Não sei se estou certo ou errado.

Mas isso também acontece com esse método que usas. Tiveste que ajustar as doses de cada produto consoante as necessidades do aquário.

Qualquer método tem que se ajustar o que se deita ao consumo do aquário. A diferença é que no balling ta tudo ligado a uma bomba doseadora automática que faz os doseamentos automáticos e é facílima de programar. Não tens que andar a contar com evaporações ou com sondas e regular garrafas de Co2 ou andar a luta com a quantidade de mídia a enfiar no reactor e mesmo assim ficas sempre sem os trace.

 

Já agora tira-me uma duvida...temos que ter 3 bombas doseadoras, uma para cada jerrican, certo?

É que o metodo que estou a usar, adicionando a olhómetro, todos os componentes que mencionei, não me dá trabalho nenhum, mas sai um pouco caro.

Tambem não sei os custos desse método balling.

O que me safa em eu ter os parâmetros do aqua todos bons, são as TPA'S que faço dia sim, dia não, de 25 litros com água natural.

Mas vou estudar, com mais detalhe e atenção, esse método balling.

Bem, deixa-me lá ir praparar o kalk :snipersmile:

 

Abraço

É necessário 1 bomba doseadora de 3 saidas.

25 litros dia sim dia não é muita água. Isso deve dar bastante trabalho.

O objectivo do balling é não dar trabalho :priere:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso também acontece com esse método que usas. Tiveste que ajustar as doses de cada produto consoante as necessidades do aquário.

Qualquer método tem que se ajustar o que se deita ao consumo do aquário. A diferença é que no balling ta tudo ligado a uma bomba doseadora automática que faz os doseamentos automáticos e é facílima de programar. Não tens que andar a contar com evaporações ou com sondas e regular garrafas de Co2 ou andar a luta com a quantidade de mídia a enfiar no reactor e mesmo assim ficas sempre sem os trace.

 

 

É necessário 1 bomba doseadora de 3 saidas.

25 litros dia sim dia não é muita água. Isso deve dar bastante trabalho.

O objectivo do balling é não dar trabalho :sleep:

 

Cumprimentos.

 

 

Viva jc.Gomes

O metodo que uso é a olhómetro, não tenho o cuidado de quantificar as doses, uma vez que o meu sistema ainda só tem 5 meses, e tenho muito poucos corais.

Felizmente que com as TPA'S regulares que estou a fazer, tenho conseguido manter os parãmetros todos excelentes.

Vou ver com mais detalhe como é que funciona esse sistema de balling e quais os custos disso.

Parece-me que essas bombas doseadoras são algo carotas.

Quanto aos 25 litros de TPA que faço dia sim, dia não, a mim parece-me bastante, porque ao fim de uma semana consigo fazer 50% do total dos 400 litros que o aquario tem.

Sim, é verdade, dá muito trabalho....ir buscar a água (200 litros) todos os Domingos .

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva PaNcRoNi,

quanto ao método de Balling estou a usar e recomendo vivamente.

Especialmente o Balling Light da Fauna Marin que adiciona também Trace Elements na mistura.

 

Cumprimentos.

 

Obrigado pela dica :) sabes onde posso ler mais sobre esse método?

 

Já achei alguma informação sobre o assunto mas como há tanta coisa na net e é sabido que quantidade nem sempre quer dizer qualidade, gostava de ter uma fonte fidedigna e segura. Se souberes de alguma coisa :)

 

Se estiveres disponivel e visto que já estou eu e o Carlos interessados no assunto, podemos discurtir aqui um pouco o assunto :)

 

 

Viva jc.Gomes

O metodo que uso é a olhómetro, não tenho o cuidado de quantificar as doses, uma vez que o meu sistema ainda só tem 5 meses, e tenho muito poucos corais.

Felizmente que com as TPA'S regulares que estou a fazer, tenho conseguido manter os parãmetros todos excelentes.

Vou ver com mais detalhe como é que funciona esse sistema de balling e quais os custos disso.

Parece-me que essas bombas doseadoras são algo carotas.

Quanto aos 25 litros de TPA que faço dia sim, dia não, a mim parece-me bastante, porque ao fim de uma semana consigo fazer 50% do total dos 400 litros que o aquario tem.

Sim, é verdade, dá muito trabalho....ir buscar a água (200 litros) todos os Domingos .

 

Abraço.

 

 

Boas Carlos,

 

mas esse teu método a olhómetro tem dado bons resultados? Que elementos adicionas? Com que frequência?

 

Isso seria interessante numa fase inicial para mim, visto que o tempo é limitado..

 

Viva PaNcRoNi,

acho que está a ficar muito bonito o aquário ;)

 

Que valores tens de Ca,Mg,Kh,No2,No3, salinidade?

 

Como tens uma Vortech MP40W acho que a bomba com mais 3200 l/h desnecessária.

Relativamente ao escumador podes e deves encontrar um melhor. Claro que depende do orçamento.

Um Deltec APF600 em princípio ja seria suficiente e não é muito dispendioso.

 

Bem,

 

agora vamos ao que fiquei de actualizar :)

 

673_1394.png

 

Realmente os parametros da água estão mesmo à quem das espectativas.. estou com os fosfatos e os nitratos bastantes altos (como podem ver na assinatura), vou continuar com os TPAs mas agora com mais frequência.

 

Esta semana vou fazer 20% (80L.) e repetir o processo durante 3/4 semanas a ver se reponho os valores.

 

Isto deveu-se a uma ultima mexidela que dei no aquário, e consequentemente com o escumador fraquinho para a litragem em questão, o próximo passo será sem dúvida adquirir um escumador à altura deste aquário.

 

Em relação a escumadores ouvi falar muito bem da gama Vortex:

 

VERTEX 200 BY BUBBLE KING - 1700 to 2000 LPH @ 28W

VERTEX 250 BY BUBBLE KING - 1500 or 1800 LPH @ 38W

VERTEX 300 BY BUBBLE KING - 2800 to 3600 LPH @ 76W

 

Contudo são um pouco caros, em valores aproximados, o mais barato 950 o mais caro 1400 e não sei se o mais caro não seria um investimento grande demais para o aquário em questão.

 

Opiniões, precisam-se :mrgreen:

Editado por PaNcRoNi

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

mas esse teu método a olhómetro tem dado bons resultados? Que elementos adicionas? Com que frequência?

 

Isso seria interessante numa fase inicial para mim, visto que o tempo é limitado..

 

Até agora tem dado bons resultados, tenho feito testes semanais e está tudo em ordem.

Ontem fiz novamente testes e so o de magnésio é que me deu um pouco elevado...1470.

Estou a usar, dia sim dia não, componetes A+B, da warner Marine

Iodine 4 gotas/dia (sera marin)

Magnésio 2 vezes por semana

Stroncio 2 vezes por semana

Kalk dia sim, dia não

TPA'S com agua natural, dia sim, dia não

Mas isto não é uma regra para mim, ás vezes esqueço-me de adicionar alguma dessas coisas, mas tambem ainda tenho poucos corais.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora tem dado bons resultados, tenho feito testes semanais e está tudo em ordem.

Ontem fiz novamente testes e so o de magnésio é que me deu um pouco elevado...1470.

Estou a usar, dia sim dia não, componetes A+B, da warner Marine

Iodine 4 gotas/dia (sera marin)

Magnésio 2 vezes por semana

Stroncio 2 vezes por semana

Kalk dia sim, dia não

TPA'S com agua natural, dia sim, dia não

Mas isto não é uma regra para mim, ás vezes esqueço-me de adicionar alguma dessas coisas, mas tambem ainda tenho poucos corais.

 

Abraço

 

Hmm, mas sendo assim não estás a fazer o pro-suposto do método balling.

 

Segundo percebi, do pouco que li é que o método balling tem como finalidade adicionar apenas o elementos em falta no aquário, ou estou enganado?

 

Normalmente compram os produtos para criar os vários suplementos onde, nomeadamente o Ca, KH, Mg?

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boa noite,

 

venho hoje aqui actualizar o meu tópico.

 

Mais uma vez com o objectivo de recolher opinião e criticas ao mesmo e de mostrar os novidades do mesmo.

 

Finalmente adquiri um novo escumador, o qua fez uma diferença excepcional e apenas está em funcionamento há 2 semanas.

 

Novo escumador: ATI PowerCone 250

 

PowerCone250-3-700pxl.gif

 

Não me vou estender muito a elogiar este escumador, só tenho a dizer que é fantástico e que corresponde às expectativas que tinha do mesmo. Existem milhares de tópicos a falar do mesmo e realmente é surpreendente a quantidade de bolhas que faz e a eficácia do mesmo, para não falar do preço biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

 

Ainda não tirei fotos porque é tudo muit experimental e quero ter tudo em ordem primeiro. ;)

 

Relativamente aos peixes, corais e layout, deixo aqui uma foto para comparação, as primeiras fotos dão de 15 de Maio (lado esquerdo) as segundas fotos são da semana passada (lado direito):

 

ZoanthusVerdesAzul.JPGIMG_4942.JPG

Fantástico :P

 

IMG_3487.JPGIMG_4970.JPG

Ainda não está tão aberto como gostava mas penso que para lá caminha. :)

 

AcroporaGreen15052010.JPGIMG_4964.JPG

Nota-se que o coral regenerou-se completamente e não fiz nenhum tratamento especial, penso que o facto do aquário ter estabilizado e de ter deixado de andar sempre com as mãos na massa influenciou muito na sua recuperação.

 

IMG_3658.JPGIMG_4939.JPG

Reparem na montipora, está a crescer muito bem. Tenho pena é que cresça para baixo em vez de ser em forma de prato, sabem o porquê? :bs_quesexclaim:

 

GeralEsquerdaMay15.JPGIMG_4932.JPG

Lado esquerdo ! Antigamente e agora.. (Não percebi o que se passou com a desta vez mas ficaram todas mais amareladas e a máquina é a mesma :S)

 

GeralDireitaMay15.JPGIMG_4934.JPG

Lado direito ! Alterei ligeiramente o layout e ainda vou fazer mais uma pequena alteração, este fim-de-semana se conseguir :)

 

IMG_3659.JPGIMG_4935.JPG

Mais uns zoanthus a crescerem muito bem (Na foto mais actual, estão na aragonite) :D

 

Para finalizar:

 

IMG_4962.JPG

Lado esquerdo.

 

IMG_4934.JPG

Lado direito.

 

IMG_4969.JPG

Casal de Premnas. (É verdade, são os donos do aquário.)

 

IMG_4970.JPG

Hepatus.

 

IMG_4946.JPG

E o representante dos ermitas que andam sempre nas suas grandes escaladas, pela rocha.

 

Espero as vossa opiniões:)

 

Abraço,

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.