Bomba de ar ou não?


anonymopt

Recommended Posts

Boas tenho um aquario bem plantado e uso uma bomba de ar da tetra Contudo já ouvi 2 coisas... numa loja disseram-me que não devia usar a bomba porque diziam que isso fazia mal as plantas e que saturava o aquario com oxigenio e que as plantas já produziam o suficiente...

 

Noutra disseram que eu podia por o oxiginio que quisesse que isso não afectava as plantas...

 

O que devo fazer? A oxigenio a mais faz mal?

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes de mais, deves saber que a bomba não expele oxigénio, mas sim perturba a superfície da água, o que promove as trocas gasosas. Assim nunca vais ter problemas de oxigénio a mais ou c02 (a não ser que tenhas uma fonte adicional de algum destes gases), logo, não há problema nenhum.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes de mais, deves saber que a bomba não expele oxigénio, mas sim perturba a superfície da água, o que promove as trocas gasosas. Assim nunca vais ter problemas de oxigénio a mais ou c02 (a não ser que tenhas uma fonte adicional de algum destes gases), logo, não há problema nenhum.

 

Obrigado pela resposta rápida, ou seja posso por a bomba no maximo sem problemas?

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção, podes utilizar a bomba, mas tens de ter em atenção os peixes que tens. Algumas espécies não gostam de água muito movimentada, como os bettas por exemplo. Diz que peixes tens, só assim é possível dizer com certeza.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção, podes utilizar a bomba, mas tens de ter em atenção os peixes que tens. Algumas espécies não gostam de água muito movimentada, como os bettas por exemplo. Diz que peixes tens, só assim é possível dizer com certeza.

 

tenho 1 betta femea, zebras, corys, ancistrus...

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bombas de ar são meramente decorativas. Há quem goste dos efeitos das bolhas. Eu não gosto, não dão um ar natural. Elas podem ter uma utilidade, quando o caudal do filtro é pequeno e não causa agitação na água à superfície...Se não houver esse problema, a bomba é completamente desnecessária e não faz mais nada que um efeito visual...Tem a agravante de alguns peixes não gostarem, nomeadamente, como já referiram, os bettas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bombas de ar são meramente decorativas. Há quem goste dos efeitos das bolhas. Eu não gosto, não dão um ar natural. Elas podem ter uma utilidade, quando o caudal do filtro é pequeno e não causa agitação na água à superfície...Se não houver esse problema, a bomba é completamente desnecessária e não faz mais nada que um efeito visual...Tem a agravante de alguns peixes não gostarem, nomeadamente, como já referiram, os bettas...

x2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Bomba de ar serve para repor niveis de oxigénio na água e libertar co2.

 

É necessário em aquas que não têm movimentação da superfície da água nem plantas.

 

Não é necessário quando o filtro provoca movimento de água à superfície ou quando tempos boa quantidade de plantas a produzir oxigénio.

 

Isto resumindo o que foi dito anteriormente por todos :D

 

Fazer mal não faz..nem aos peixes nem às plantas. O que queriam dizer é que, no caso de teres plantas, estas a retirar o co2 da água o qual é benéfico para as plantas. No caso de teres plantas n precisas de areação porque elas produzem oxigénio e ao mesmo tempo não tiras o co2 que lhes é útil.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do rácio resultante entre o consumo de o2 na agua e a sua reposição, ou seja se o consumo for superior a reposição deves ter bomba de ar.

 

Exemplos

 

Excesso de população para a:

 

movimentação da agua existente,

inexistência de plantas suficientes,

incapacidade do aquário manter níveis normais de oxigenação durante a noite (aquários de pequena litragem).

 

 

E ainda se verifica que as plantas consumem o2 durante a noite!

 

Por isso se não queres a bomba de ar tens 2 hipóteses:

 

Tens um aquário de uma boa litragem com pouca população com as seguintes características:

 

- Um filtro acima do nível da agua ou aquário densamente plantado.

 

Respondendo à sua pergunta, se o ser humano não destruí-se tantas árvores por todos os meios em que o faz, você acha que o aumento de o2 no ar que você respira lhe faria algum mal??

Editado por rikardo_stb_21

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola estava com o mesmo problema que tu, pois deram-me uma bomba de ar na semana passada. Fui ao Google pesquisar e li que se tens plantas deves evitar a bomba ou então liga-la só de noite por causa das plantas. Quanto a mim perdi o interesse nela pois gostava era de a ver de dia, as bolhinhas, estás a ver, à noite, não tem graça nenhuma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é ridículo... a bomba de ar não faz mal nenhum as plantas... eu tenho bomba e ar e plantas como muitos outros.... mais árvores no mundo iam-te fazer mal? menos co2 na atmosfera iria fazer mal as árvores? mais o2? o ar que respiramos contem vários e muitos gases como O2, CO2, H, H2O, elio, N, etc, etc, etc...

 

No caso das plantas não pode fartas o2 a noite, e não pode faltar co2 de dia durante o fotoperiodo para a fotossíntese.... para tal basta adicionar co2 me pastilhas, pressurizado ou caseiro... basta meter o difusor de co2 longe do difusor de ar.... atenção a bomba de ar não mete no aquário o2, mas sim o ar que respiramos com a composição que descrevi acima..... para que a bomba? se temos plantas e a apropria agua efectua sozinha trocas gasosas com a atmosfera?

 

mt simples: maior consumo de o2 VS pouca reposição é um bom argumento.

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Isso é ridículo... a bomba de ar não faz mal nenhum as plantas... eu tenho bomba e ar e plantas como muitos outros.... mais árvores no mundo iam-te fazer mal? menos co2 na atmosfera iria fazer mal as árvores? mais o2? o ar que respiramos contem vários e muitos gases como O2, CO2, H, H2O, elio, N, etc, etc, etc..."

 

isso nao e bem assim, pode nao fazer mal de um dia para o outro mas e prejudicial ao longo do tempo.

a verdade e que nao e significativo, as plantas quase nem devem dar falta...digo eu.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

Uma bomba de AR,têm os seus iconvinientes.

Ela bomba como e evidente,retira AR do meio

abiente onde se encomtra,e for um abiente de fumadores

então os peixes vão fumar,o que NÃO e nada BOM,depois

deoderizantes,perfumes etc, Muito MAO,e só isto o que já

é muito.

Cump: A.S ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

Uma bomba de AR,têm os seus iconvinientes.

Ela bomba como e evidente,retira AR do meio

abiente onde se encomtra,e for um abiente de fumadores

então os peixes vão fumar,o que NÃO e nada BOM,depois

deoderizantes,perfumes etc, Muito MAO,e só isto o que já

é muito.

Cump: A.S :alberteinstein:

 

boas amigo nem precisas de ter a bomba, e claro que esta acelera.... mas se lavares cenas com lixívia perto do aquário, ou outros produtos activos o que achas que vai acontecer? embora de forma mais vagarosa a agua troca por si só gases com a atmosfera com o ar que respiramos que é um meio ambiente que rodeia o nosso aquário que é um meio ambiente fechado embora não isolado, o aquário não só troca calor com o meio que o envolve como também troca gases mesmo sem havendo bomba de ar. No meu caso tenho-o na minha varanda do meu quarto, que é arejada todos os dias, e tenho a bomba no chão por baixo do móvel, embora haja cheiros pelo quarto os gases são menos densos que a maioria dos gases que compõem o ar que respiramos, se tivermos a bomba como eu rente ao chão não haverá problemas pq os gases tendem sempre a subir para cima, poucos são densos, e esses não são prejudiciais... mesmo que tenhas um incêndio em casa rente ao chão não tens aquele fumo tudo, gases resultantes de combustão de muitos produtos inflamáveis.... por isso devemos em situações de exposição a gases como incêndios, não só tem um pano molhado na cara como rastejas junto ao chão.

 

 

A meu ver a bomba de ar não é prejudicial, tal como outros acessórios do aquário é preciso saber a utilizar da forma mais correcta possível. o Único mal que possa ter são as bolhas a fazer fricção nas folhas das plantas ou no caso de injecção de co2.... mas a meu ver basta afastar o difusor das plantas ou do difusor de co2. De resto é completamente inofensivo... e ainda quanto aos gases presentes no aquário, as tpa tendem a os eliminar assim como aos compostos orgânicos.

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.