Ajuda do material


Recommended Posts

Boas tarde, a construção do meu aquario está para breve (daqui a 2/3 semanas), pelo que julgo estar na altura de começar a escolher o material.

O aquario(250L brutos) vai ter 1 ou 2 tartarugas, alguns peixes e plantas.

 

Abaixo está apresentado o material que escolhi.(sei que ainda faltam algumas coisas, tais como outro candeeiro, lampada de aquecimento e quem sabe, mais alguma coisa que me tenha esquecido, e que seja necessario).

 

Filtro: FLUVAL FX5

Aquecedor: EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO (200W-300W), acho que 200 chega mas o de 300 custa o mesmo

Candeeiro: EXO TERRA GLOW LIGHT (medio)

Lampadas: EXO TERRA REPTI GLO 5.0 (compact 26W)

 

Se faltar alguma coisa (incluindo os produtos que já referi em cima) agradecia, que me dissessem o nome do melhor producto que posso obter para a determidana função. ( se não puder comprar o tal produto(o melhor), optarei po um edentico mais em conta).

 

Cumps Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens a lição bem estudada ;) se queres mesmo manter uma tartaruga para sempre num aquario esse é o ideal para uma. Mais do que uma acho que um dia mais tarde obriga a um update. Tambem dependerá da espécie de tartaruga mas a maioria que se encontra à venda têm esses requesitos. Se fosse a ti comprava o termostato de 300w porque senão o de 200w poderá "ver-se forçado" a estar ligado o dia todo, o que poderá não ser lá muito bom para a factura de electricidade. Que venham fotos desse projecto depois ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal antes de mais obrigado pela ajuda (não só o norby e o allistor, mas todos os outros que me ensinaram e ajudaram para puder começar este projecto). Só falta mesmo começar, o aquário já o mandei fazer, portanto agora é uma questão de tempo.

 

Quanto ao material ontem surgiu-me uma dúvida em relação ao filtro.

fluval fx5 ou eheim professional 3 2080?

 

O fluval Faz cerca de 1991L/h em quanto que o eheim professional 3 2080 faz apenas 1700L/h. (isto é o fluxo de água real, ou seja com o filtro cheio de matérias filtrantes)

 

Mas eheim professional 3 2080 tem uma melhor filtragem biológica e uma pequena desvantagem na filtração mecânica em relação ao da fluval.

 

Qual devo comprar?

 

Fluval FX5- consegue fazer 8X a litragem do meu aquário.

 

eheim professional 3 2080- consegue fazer 6.8X a litragem do meu aquário.

 

“Enquanto que o Eheim é o claro vencedor em termos de performance a decisão não é clara. O Eheim tem melhor performance ao nível biológico e tem melhor percentagem de débito de água quando está cheio. É mais silencioso, leva muito mais massas filtrantes e consome menos energia que o Fluval. Posto isto não há dúvidas que o Eheim é melhor na maioria das áreas ? Não, o fluval faz também um excelente trabalho, é mais simples de colocar em funcionamento, faz um trabalho ligeiramente melhor na filtragem mecanica. Aqui o único vencedor é o aquariofilista, pois tem à sua disposição dois excelentes filtros que fazem um bom trabalho.”

(Foi retirado daqui xD)

 

 

Queria tambem saber quais(marca e tipo de materias) que devo introduzir no filtro dependendo do que me aconcelharem.

 

Não se preocupem, quando começar a montar vou tirando umas fotos.

Cumps Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou em erro, o norby tem um fluval FX5 portanto ele pode te dar o seu feedback do filtro :P em principio não precisas de comprar materias filtrantes pois já vêm incorporadas. Vais sim ter de mudar de mês a mês o carvão activado. No meu caso desisti do carvão activado e optei por ter mais materia de filtração biológica. É verdade que a água não fica tão cristalina como com carvão mas achei mais saudavel para as tartarugas já que normalmente uso calcio na água e o carvão "mata" nutrientes da água. A agua do meu aquario está agradavel à vista e às tartarugas :P

 

Já agora... Possuo um filtro Fluval 305 num aqua de 120l com 80 litros brutos de agua.

 

Força nesse projecto :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou em erro, o norby tem um fluval FX5 portanto ele pode te dar o seu feedback do filtro :roflroll2: em principio não precisas de comprar materias filtrantes pois já vêm incorporadas. Vais sim ter de mudar de mês a mês o carvão activado. No meu caso desisti do carvão activado e optei por ter mais materia de filtração biológica. É verdade que a água não fica tão cristalina como com carvão mas achei mais saudavel para as tartarugas já que normalmente uso calcio na água e o carvão "mata" nutrientes da água. A agua do meu aquario está agradavel à vista e às tartarugas :D

 

Já agora... Possuo um filtro Fluval 305 num aqua de 120l com 80 litros brutos de agua.

 

Força nesse projecto :confused4:

 

Pelo que li o filtro não traz as materias filtrantes, mas sim apenas as esponjas., mas isso apenas alguem que possua o filtro pode confirmar.

 

De quaquer maneira a minha pergunta anterior mantem-se xD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ia justamente colocar esse link de onde tiras-te essa citaçao.

 

Dizer que este é melhor que aquele é um bocado subjectivo para mim, porque so conheço um deles... Mas sinceramente e como o proprio estudo o refere parece-me que ficaras bem servido com qualquer um deles.. mas a decisao terá que ser mesmo tua... Nao sei que te diga, mas por ex.º, o preço pode fazer toda a diferença.

 

Em relaçao ao Fluval FX5, este nao vem com quaisquer materias filtrantes para alem das esponjas (para filtragem mecanica) á volta das cestinhas onde vao ser alojadas as restantes materias filtrantes.

 

Pessoalmente uso ceramicas nos dois primeiros cestos (a contar de baixo), onde mantenho dois saquinhos com aneis de ceramica e uma meia de vidro com ceramicas tambem mas tipo pedra pomes. A marca dos aneis é sera, da outra ja nao me lembro, nao sei se ainda terei a caixa la para casa...

 

No terceiro cestinho uso carvao activo, nos meses de actividade, ficando vazio nos meses de hibernaçao - e que quando esta a uso troco mensalmente.

 

Na minha opiniao, e com tartarugas o uso de carvao activo é relevante na medida que anula a quimica dos cocos e xixis poderosos destes animais - que no meu caso tem particular importancia uma vez que no habitat tambem coabitam peixes. Mas esta é só a minha opiniao, existem muitos caminhos para atingir os mesmos fins, cada caso é um caso, e é uma opçao.

 

Se quiseres poderei tambem confirmar em casa a marca dos saquinhos de carvao activo que uso, que agora nao me recordo. Mas sinceramente a marca nao me parece particularmente relevante. Para mim o mais importante é mesmo definir um plano de manutençoes do filtro e de TPA´S rigoroso...

 

Da gosto ver este tópico. Parece-me que estas bem preparado e que sabes o que queres e como o fazer.

 

Boa sorte mais uma vez e fico com curiosidade á espera de desenvolvimentos!

 

 

 

 

Desculpem-me o offtopic mas Allistor esse nick tem origem no Fringe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me o offtopic mas Allistor esse nick tem origem no Fringe?

 

 

Por acaso não. Tratasse do nome do ultimo boss do painkiller :)

 

Também acho que qualquer um desses filtros vai ser muito bom. Não sei se chegaste a ver mas aconcelho-te a ver o aquario do norby pois o projecto dele em muito toca o teu. Isso comparando a dimensão dos aquas/equipamento. ;) Boa sorte nisso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.