Escolha de peixes 1º aquario


bpscp

Recommended Posts

Boas

 

Queria formar um conjunto de peixes que possam viver em "comunidade"

 

As medidas do aquario sao as seguintes:

 

1m

40cm

50cm

 

Os peixes que me chamam mais atençao sao os Discus.. nao sei se sao peixes para o tamanho do meu aquario. Se sim.. que tipo de peixes podia colocar com os discos?

 

Caso os Discus nao sejam apropriados para este aquario.. que tipo de peixes (conjunto de especies) seria aconselhado para começar?

 

Agradeço a vossa opiniao e ajuda.

 

[]´s

Editado por bpscp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Queria formar um conjunto de peixes que possam viver em "comunidade"

 

As medidas do aquario sao as seguintes:

 

1m

40cm

50cm

 

Os peixes que me chamam mais atençao sao os Discus.. nao sei se sao peixes para o tamanho do meu aquario. Se sim.. que tipo de peixes podia colocar com os discos?

 

Caso os Discus nao sejam apropriados para este aquario.. que tipo de peixes (conjunto de especies) seria aconselhado para começar?

 

Agradeço a vossa opiniao e ajuda.

 

[]´s

 

Pelas medidas até podes ter discus...mas é o teu primeiro aquário???Não tens experiência nenhuma em aquariofilia???

Se sim...eu não te aconselho de maneira nenhuma discus, pois eles tem certas exigências.

Eu aconselhava-te um grupinho de corydoras, 2 ancistrus e alguns viviparos como platys e mollys...agora tudo depende dos teus gostos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas medidas até podes ter discus...mas é o teu primeiro aquário???Não tens experiência nenhuma em aquariofilia???

Se sim...eu não te aconselho de maneira nenhuma discus, pois eles tem certas exigências.

Eu aconselhava-te um grupinho de corydoras, 2 ancistrus e alguns viviparos como platys e mollys...agora tudo depende dos teus gostos....

 

Sim é o meu primeiro aquario. E nao tenho experiencia.. tudo o que sei tenho lido neste forum. Os discus sao os meus preferidos..

Ja agora que tipo de exigencias teria que ter com discus?

 

Gosto dos tetras (neon e cardinal), plati..colisa.. peixe nariz palhaco.. sao alguns que gosto. agora nao tenho a noçao de quantas especies devo ter.. e quais as compativeis. A quantidade de peixes da msma especies..

 

Queria a vossa opiniao para alguns "setups" de peixes.. depois era uma questao de eu ver o tipo de peixes se gosto ou nao.

 

obrigado pela a tua resposta

 

[]´s

Editado por bpscp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é o meu primeiro aquario. E nao tenho experiencia.. tudo o que sei tenho lido neste forum. Os discus sao os meus preferidos..

Ja agora que tipo de exigencias teria que ter com discus?

 

Gosto dos tetras (neon e cardinal), plati..colisa.. peixe nariz palhaco.. sao alguns que gosto. agora nao tenho a noçao de quantas especies devo ter.. e quais as compativeis. A quantidade de peixes da msma especies..

 

Queria a vossa opiniao para alguns "setups" de peixes.. depois era uma questao de eu ver o tipo de peixes se gosto ou nao.

 

obrigado pela a tua resposta

 

[]´s

 

O teu aquário é de 200 litros...podes ter muita coisa...o meu conselho já está dado...eu não metia tetras nem mais peixes nenhuns a não ser viviparos...

São peixes de reprodução fácil e com os quais podes aprender algumas coisas...

 

Depois de ganhares algum conhecimento a nível da aquariofilia ai sim podes escolher outro tipo de peixes...Mas se o teu objectivo é ter discos o meu conselho era, no teu segundo passo evolutivo, tentares meter uns escalares e tentar cria-los e só por fim Discus...

 

Os discus...têm de ter os parametros da água muito estáveis senão vão lhes começar a aparecer coisas tais como ferrugem e a retina dos olhos queimada...tem a doença dos buracos na cabeça e a inflamação das bolsas natatórias que se tem de ter algum conhecimento para tratar disso...na altura da criação convém deitar coisas na água...muita coisa complicada para quem não sabe nada...

 

Espero que me entendas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse a ti não colocava discus tão cedo, montava o aquario como se fosse para discus com a filtragem necessaria para eles e tudo o mais e colocava outros peixes como o Engbite disse.

Um aquario para ficar bem ciclado e maturado demora uns bons 6 meses, ai ja podias colocar os discus e entretanto ganhas o calo necessario.

Colocar de imediato discus sem a supervisão in loco de quem seja entendido na materia é muito arriscado.

 

É so a minha opinião é claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas medidas até podes ter discus...mas é o teu primeiro aquário???Não tens experiência nenhuma em aquariofilia???

Se sim...eu não te aconselho de maneira nenhuma discus, pois eles tem certas exigências.

Eu aconselhava-te um grupinho de corydoras, 2 ancistrus e alguns viviparos como platys e mollys...agora tudo depende dos teus gostos....

 

Boas,

 

Além destes, podes acrescentar um casal de Apistograma sp. Há muitos disponíveis nas lojas, geralmente são bastante coloridos e inteligentes, e o comportamento bastante interessante de observar.

Além de se reproduzirem com alguma facilidade, tal como os Ancistrus.

 

Tenho o meu aqua desde setembro de 2009 e já tive uma postura de Apistograma panduro, que só não vingou por causa de um crash de Co2, e tenho agora um "bando" de Ancistrus cirrhosus com cerca de 12mm espalhados por todo o aqua!

Nem me apercebi da postura, só vi quando reparei que um dos machos não saía de uma cova dum tronco.

 

Com os víviparos deve ser ainda mais fácil.

Pessoalmente sou fã da Amazónia pelo que prefiro as Corydoras e os Ancistros, além de que se queres por discus no futuro, acho que os vivíparos serão companheiros bastante irrequietos, mas aqui passo a palavra aos muitos e bons entendidos em discus neste forum.

 

Cumps e espero ter ajudado/inspirado

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugiro, com fotos da Fonte: www.naturline.pt, para teres logo uma ideia do peixe:

 

Cardume:

Aconseho número impar nos peixes de cardume sempre melhor, qualquer cardume que metas, mete pelo menos uns 7.

 

13 néons ou cardinais, pessoalmente acho mais bonitos os cardinais.

paracheirodon.axelrodi.gif ou paracheirodon.innesi.gif

 

Como segundo cardume, uma destas duas opções:

 

opção A - 13 - nariz de bêbado, muito bonitos em cardume (andam mais no meio e em baixo).

petitella.georgiae.gif

 

Opção B - 7 - Podias ver por exemplo os peixes arco-íris anão, existem uns muito bonitos com uns 4cm com um azul fantástico, uns 7 aí ia ficar fantástico. Com estes metia os neóns ou cardinais, ficam lindos porque também são azuis. a foto não ajuda muito na beleza da cor. Metia 3 machos e 4 fêmeas fácil de distinguir.

melanotaenia.praecox.gif

 

fundo:

7 corydoras.pygmaeus são das mais pequenas, ou outra espécie, nesse caso menos quantidade, não mistures, junta só da mesma espécie, que elas andam em cardume, ficam mais bonitas..

corydoras.pygmaeus.gif

 

2 ancistrus, também gosto muito.

ancistrus.lineolatus.gif

ou estes

ancistrus.dolichopterus.gif

 

3/4 kuhlies - elas gostam de se esconder no areão se for macio ou atrás das plantas.

pangio.semicincta.gif

 

Equipa de limpeza:

Metia umas neretinas umas duas, para ajudarem na limpeza dos vidros e plantas, se o aquário tiver tampa.:

neritina.natalensis.gif

 

Com tampa e desde que fiquem com pelo menos um cm de espaço na superficie para poderem vir respirar, metia umas duas ampulárias muito bonitas e grande ajuda:

PomaceaBridgesi.jpg

 

Dois camarões madeira, deixava para o fim:

atyopsis.moluccensis.gif

 

4 otos

otocinclus.gif

 

 

Se não meteres peixes com boca grande com os de cima podes meter uns red cherry:

neocaridina.denticulata.sinensis.gif

 

 

Mais adiante, com um aquário bem maturado e mais experiência:

Se escolher alguns de baixo, tirando as bótias, esquece os camarões pequenos:

 

Daqui por uns tempos podes meter 2/3 bótias palhaço, quando tiveres o aquário mais maturado, porque eles são sensíveis, se tiveres problemas com ictio, tens de fazer metade da dose de tratamento, guarda esta espécie mais para a frente.

 

Apistogramas exigem alguns cuidados, são muito exigentes com os parâmetros da água, esquece por enquanto, espera mais um anito.

 

Outra possibilidade seriam os ramirezi, mais fáceis, mas também eles exigentes com as condições da água. Mas não metia por enquanto, teriam de ser dos últimos, são um bocado territoriais e depois chateiam outros peixes que se aproximem, se bem que tens ai muito espaço e com umas boas tocas, umas cascas de tronco.

 

 

Discus espera mais um anito, para ganhares mais experiência, vai lendo muito, porque de início podem dar muitas dores de cabeça.

 

Para esses peixes que deixei aí apostava num pH de 6.8.

 

Mas tudo depende do filtro, do areão, etc.

 

Fonte das imagens: www.naturline.pt

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Obrigado pela ajuda. Vou seguir o vosso conselho. Objectivo vai ser ganhar experiencia para num futuro colocar discus.

 

Gostei muito do setup do papillon.

 

Se alguem se lembrar de mais algum peixe interessante para colocar nesta fase de aprendizagem..avisem.

 

Em termos de decoraçao vou fazer algo simples tambem.. alguns esconderijos (troncos / pedras) algumas plantas faceis de manutençao. Depois coloco foto.

 

[]´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Obrigado pela ajuda. Vou seguir o vosso conselho. Objectivo vai ser ganhar experiencia para num futuro colocar discus.

 

Gostei muito do setup do papillon.

 

Se alguem se lembrar de mais algum peixe interessante para colocar nesta fase de aprendizagem..avisem.

 

Em termos de decoraçao vou fazer algo simples tambem.. alguns esconderijos (troncos / pedras) algumas plantas faceis de manutençao. Depois coloco foto.

 

[]´s

 

Eu não concordo com o setup da papillon...mas são opiniões...na minha opinião tens de ter peixes que se reproduzam, para aprenderes muita coisa...o setup da papillon é um setup "catita"....

Eu só não crio Discos,porque não gosto de aquários grandes e prefiro os "Meus Pequeninos",mas tenho muitos amigos que reproduzem asiáticos e sei muito bem do que falo.

 

8 corydoras destas(Reprodução Fácil)corydoras.aeneus.gif

4 Otos (Bons Limpadores)otocinclus.gif

2 Ancistrus (Reprodução Fácil)ancistrus.dolichopterus.gif

6 Guppys(Reprodução Fácil)poecilia.reticulata.gif

4 Mollys(Reprodução Fácil)poecilia.sphenops.gif

4Platys(Reprodução Fácil)xiphophorus.maculatus.gif

3 Apistogramas(1macho+2fêmeas)(Reprodução Média)gallery_42831_2031_2112083.jpg

 

Dentro das Mollys,Guppys e Platys tens várias cores e feitios.

 

Desculpa contrariar a tua opinião Susana...mas este é melhor para quem no futuro quer ter Discos...

 

Não te vou dizer o Ph ideal como a Papillon te disse, pois umas primeiras coisas que deves aprender é "Primeiro ler e investigar, só no fim comprar.".

 

:music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A proposta do Engbite também é boa, mas eu não metia mollys, dão algumas dores de cabeça por vezes.

 

E gostam de um bocado de sol.

 

Facilmente arranjam a doença do algodão.

 

Se meteres essa evita as mollys, ou como quiseres.

 

Um pequeno acrescento no número de guppys dos Engbite, 2 machos e 4 fêmeas, convém ter em média 2 fêmeas por cada macho, para o macho não andar sempre a chatear a mesma.

 

 

As mollys são mais sensíveis, minha opinião. Embora se reproduzam muito bem. Mas podes ver a reprodução nos outros platies, guppys.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tive a ver alguns peixes.. e tava a pensar nesse setup.. caso n concordem apitem.

 

tetra Neon - 7 Unidades

Plati - 1 Macho 3 Femeas

Espada - 1 Macho 3 Femeas

Falso nariz Bebedo - 5 Unidades

Apistogramas (1macho+2fêmeas)(Reprodução Média)

Ancistrus (Reprodução Fácil) - 2 unidades

Otos (Bons Limpadores) - 4 unidades

 

 

E depois vi mais alguns..que nao sei se seriam indicados para o meu setup de cima.

Colisa

Tricogaster Azul/Amarelo/Prata

Gouramis

Matogrosso (hiphessobrycon eques)

 

pronto sao alguns peixes que tive a ver.. e que gostei. O que acham das quantidades e das especies?

 

[]´s

 

P.S gostei do setup do Engbite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tive a ver alguns peixes.. e tava a pensar nesse setup.. caso n concordem apitem.

 

tetra Neon - 7 Unidades

Plati - 1 Macho 3 Femeas

Espada - 1 Macho 3 Femeas

Falso nariz Bebedo - 5 Unidades

Apistogramas (1macho+2fêmeas)(Reprodução Média)

Ancistrus (Reprodução Fácil) - 2 unidades

Otos (Bons Limpadores) - 4 unidades

 

 

E depois vi mais alguns..que nao sei se seriam indicados para o meu setup de cima.

Colisa

Tricogaster Azul/Amarelo/Prata

Gouramis

Matogrosso (hiphessobrycon eques)

 

pronto sao alguns peixes que tive a ver.. e que gostei. O que acham das quantidades e das especies?

 

[]´s

 

P.S gostei do setup do Engbite.

 

Concordo com estas tuas escolhas:

 

Plati - 1 Macho 3 Femeas

Espada - 1 Macho 3 Femeas

Apistogramas (1macho+2fêmeas)(Reprodução Média)

Ancistrus (Reprodução Fácil) - 2 unidades

Otos (Bons Limpadores) - 4 unidades

 

Não colocava nada disto :

tetra Neon - 7 Unidades

Falso nariz Bebedo - 5 Unidades

Colisa

Tricogaster Azul/Amarelo/Prata

Gouramis

Matogrosso (hiphessobrycon eques)

 

->Se quiseres peixes de cardume tens isto:

 

Nannostomus Beckfordi

nannostomus.beckfordi.gif

 

Pseudomugil gertrudae

pseudomugil.gertrudae.gif

 

Pseudomugil Furcatus

pseudomugil-furcatus.jpg

 

Pseudomugil Signifer

20070430_signifer_46_200k.jpg

 

Iriatherina werneri

iriatherina.werneri.gif

 

É o que te aconselho, pois são bonitos e muito mais pacíficos.

 

->Peixes de fundo

 

Uma equipa só com 2 ancistrus e 4 otos é como uma equipa de futebol só com defesas...he he

Faltam-te umas corydoras, umas kuhlies e quem sabe uns caracois...Procura por peixes gato que gostes e manda vir nomes que nos ajudamos.

 

Pensa bem antes de comprar, pois nem sempre o bonito é o melhor para aprender.

 

Cumps

Editado por Engbite
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

engbite se o setup da papilon é catita (na minha opiniao, muito bom, nao será é para iniciados é claro) o teu é sem interesse. que raio de peixes! Se o interesse é reprodução, há outros peixes MUITO melhores que isso.

 

Mas pronto mostra a variedade de pessoas que cá existe, pois muitas dessas sugestões não entrariam nos meus aquas, bichos feios sem interesse como os viviparos e esses Pseudomugil. temos (e eu em particular) que aprender a respeitar as opções alheias é verdade, se bem que seja dificil compreender. daí só se safa o Iriatherina werneri.

 

nem sei porque dizes que essa opção é melhor para quem no futuro quer ter discus, pois é precisamente o inverso...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

engbite se o setup da papilon é catita (na minha opiniao, muito bom, nao será é para iniciados é claro) o teu é sem interesse. que raio de peixes! Se o interesse é reprodução, há outros peixes MUITO melhores que isso.

 

Mas pronto mostra a variedade de pessoas que cá existe, pois muitas dessas sugestões não entrariam nos meus aquas, bichos feios sem interesse como os viviparos e esses Pseudomugil. temos (e eu em particular) que aprender a respeitar as opções alheias é verdade, se bem que seja dificil compreender. daí só se safa o Iriatherina werneri.

 

nem sei porque dizes que essa opção é melhor para quem no futuro quer ter discus, pois é precisamente o inverso...

 

Anabantideos e caracideos são peixes vorazes...logo não aconselho...sei bem o que são neons a comerem alevinos de Apistograma...

 

Tal como digo se a opção é ter um cardume os que indiquei são menos vorazes...

 

Mas já que criticas, apresenta tu um setup melhor...é fácil criticar...

 

Para quem quer ter discos no futuro eu acho que é bom...porque:

 

1º Passo - Aprender a lidar com alevinos ((Viviparos)Platis e Espadas foram as escolhas dele)

2º Passo - Aprender a lidar com ciclideos (Apistogramas ou Escalares, Apistogramas foi a escolha dele)

3º passo - Ter Discos

 

Mas este tópico não foi criado para litígios...apresenta lá o teu setup e dá lá as tuas opiniões ao rapaz e tal como fiz fundamenta em vez de me tares a criticar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engbite e Quo, não vale a pena chatearem-se. E quanto mais sugestões derem a quem pediu melhor.

 

Eu não concordo nem discordo da opinião do engbite, é a opinião dele e respeito.

 

Quo,

Não são fáceis os meus peixinhos? Já deve ser hábito e considero fácil, falha minha, mas quais é que achas que não fáceis.

Estou com a branca mesmo, eu até sugeri por fases. Explica-me lá que é para a próxima não sugerir alguns deles, sff.

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@papilon pois é verdade! Ainda bem que somos todos diferentes, é uma coisa boa, não é má, de todo.

 

@engbite Em relação aos discus como são ciclideos americanos, penso que neons (se possivel cardinais que são mais giros) são muito melhor opção que viviparos. Alem de que ao aprender e ao se desenvolver na aquariofilia a pessoa vai ter gostos mais desenvolvimentos, vai querer montar biotopo ou vai querer um cardume. o viviparo é um problema pela reprodução desenfreada, e não integra bem num biotopo ou mesmo no ambiente que queremos criar num aquario natural. Além de que o discu poderá comer as crias dos viviparos. Algo horrivel de ter num aquario em casa, que tem o objectivo inverso, trazer a natureza para casa e relaxar. É uma peça que não entra bem no puzzle não sei, é uma sensação pessoal. Não só pela diferenças de pH e essas coisas, hoje secundarias.

 

@papilon, penso que oto, camarão madeira, nariz de bebado e arco-iris não são bons para quem está a começar. precisam de aquarios bem maturados. Agora se se aconselha ou nao, aconselha-se, se bem que se deve ressalvar que só se podem colocar a partir do segundo mes depois do aquario a funcionar e que seja um aquario com plantas. Para quem sabe o minimo de aquarios sao todos faceis, mas quem nao sabe...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

@papilon, penso que oto, camarão madeira, nariz de bebado e arco-íris não são bons para quem está a começar. precisam de aquarios bem maturados. Agora se se aconselha ou não, aconselha-se, se bem que se deve ressalvar que só se podem colocar a partir do segundo mês depois do aquário a funcionar e que seja um aquário com plantas. Para quem sabe o mínimo de aquários são todos fáceis, mas quem não sabe...

 

 

Quo,

Pensava os otos como peixes resistentes e os nariz de bêbado. O arco-íris nunca tive. Se fosse da Ásia já estavam no meu aquário.

Vou tentar lembrar-me disso. Mas os otos e os bêbados depois do aquário maturado, lá para a terceira semana, já deve dar para meter.

 

Os Camarão madeira, sem dúvida teriam de ser dos últimos da minha lista já com uns dois/três meses de aquário maturado.

 

Quem pediu ajuda, salientou:

Gosto dos tetras (neon e cardinal), plati..colisa.. peixe nariz palhaco.. são alguns que gosto. agora não tenho a noção de quantas espécies devo ter.. e quais as compatíveis. A quantidade de peixes da msma espécies..

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais