Retirar o eco-aqualizer


Recommended Posts

Olá pessoal, gostaria de oscultar a vossa opinião relativamente a algo que acabei de fazer no meu reef de 160 litros, que foi o retirar do meu eco-aqualizer E55 que já estava instalado há bem mais de 6 meses. Sinceramente, nunca vi nenhuma melhoria ao nível da escumação tal como defende o fabricante bem como a qualquer outro nível (o meu escumador é um Prizim para aquários até 400 litros, o qual eu estou a pensar trocar por um Automatic skimmer 3130/2 da tunze), de caminho tirei o meu filtro eheim 2217, que só servia para fazer a água circular pelo eco-aqualizer.

 

Será que o eco-aqualizer é um barrete ou estou a cometer um erro? :D Agradecia que outros colegas de hobbie e que usam ou conhecem este “aparelho”, comentassem.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho um e o que te posso dizer é que funciona! Não aumenta a escumação (pelo menos não tenho nenhum registo disso) mas mantêm a água cristalina.

 

Antes de o colocar tinha que usar Carvão Activado, pelo menos 3 dias por mês e agora nunca mais usei. Antes que digam que se deve a outro qualquer factor, fiz uma experiência - depois de estar instalado por 2 meses, retirei-o. Ao fim de 1 mês necessitava de colocar de novo carvão, pois a água estava a ficar amarelada.

 

Para mim a explicação para isto é simples - o Eco polariza as moléculas de água, fortalecendo as suas ligações. Isto faz com que os componentes da molécula de água não se desagreguem juntando-se a outros compostos orgânicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Concordo com o Diogo. O eco-aqualizer funciona e bem. A água fica bem mais cristalina.

 

´

O aumento na escumação é também notória no início em aquários que estejam com a água muito saturada de matéria orgânica e de grandes dimensões. Em aquários mais pequenos penso que a diferença não será perceptível mas acredito que exista.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Eco polariza as moléculas de água, fortalecendo as suas ligações. Isto faz com que os componentes da molécula de água não se desagreguem juntando-se a outros compostos orgânicos.

 

Será que a utilização em água doce tem alguma diferença?

 

Em relação às maravilhas que este aparelho alega fazer, existe uma em que eu acredito ser mais provável: a "limpeza bacteriológica". De facto, os campos magnéticos já são muito usados em sistemas de tratamento do ar em recintos fechados, de forma a prevenir doenças. Pela mesma razão, os túneis do metropolitano são considerados bastante assépticos ao nível de bactérias.

 

Mas será que esta destruição de bactérias não irá afectar aquelas que são consideradas benéficas nos aquários?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Teoricamente as bactérias que são benéficas aos aquários estão fixos a qualquer área do aquário (Rocha viva, Substracto, filtro seco-húmido, tubagem, etc...)

 

Na realidade penso que se for prejudicial será durante a fase de maturação do aqua em que as bactérias devem estar a colonizar o aquário. O mesmo se passa com o UV. Este não deve ser ligado durante a fase de maturação, podendo esta passar de 1 mês (normalmente) para 6 meses a 1 ano!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais