Diário da reprodução de ampulárias


ccm

Recommended Posts

Crio este diário para partilhar a reprodução de ampulárias.

 

Dia 0 - 10/05/2010 - O Acasalamento

As ampulárias não são hermafroditas sendo sempre necessário um casal para o acasalamento!

 

Os futuros progenitores têm 7/8 meses de idade e já nasceram cá em casa.

O futuro pai é uma ampulária Castanha.

A futura mãe é uma ampulária Roxa.

 

O cruzamento entre ampulárias de cores diferentes serve para informar e desmitificar que ampulárias de cores diferentes cruzam-se entre si.

 

O acasalamento demorou +/- 1 hora

 

Deixo-vos algumas fotos do acto!

 

snc00040u.jpg

snc00039l.jpg

snc00037uz.jpg

snc00041l.jpg

 

 

Se tudo correr bem nos próximos dias teremos os tão desejados ovos.

 

Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 1 - 17/05/2010 - A postura

 

snc00058.jpg

snc00059.jpg

 

Foi durante esta noite que se deu a postura. Entre o dia do acasalamento e a postura mediaram 7 dias.

 

Reparem na diferença de tonalidade do cacho de ovos da esquerda para o da direita. O cacho da esquerda já tem mais de 15 dias e o da direita 1 dia.

 

Para que os ovos se desenvolvam é necessário haver humidade no ar. A humidade é conseguida com o aquário tapado e a luz acesa 7h/dia. Claro que estas são as condições em que tenho as minhas ampulárias e tem resultado!

 

Reparo que o local onde os ovos foram colocados foi mesmo local do ano passado mesmo com ampulárias diferentes. Elas lá saberão o porquê...

 

Agora é esperar +/- 3 semanas para que as mini-ampulárias ecludam...

 

Entretanto vou tirando fotos periodicamente para analisarmos as mudanças ocorridas no cacho de ovos.

 

Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caro amigo!

 

Gostei muito deste post e por isso decidi partilhar a minha experiência(ainda muito verde) que estou a viver uns dias a frente(não muitos)

Em baixo vão as fotos da festa!lol

Desde os pais aos recentes filhotes(eclodiu hoje mesmo) =o)

 

Os pais a acasalar(já há algum tmp que o faziam mas eu não tinha espaço seco para a postura(fundamental)

 

gallery_24178_2232_51078.jpg

 

A postura no dia 6/05/2010

 

gallery_24178_2232_107150.jpg

 

A postura no dia 18(tipo...mirrou e parecia ja n dar em nada de tar seca e tal)

 

gallery_24178_2232_328858.jpg

 

Após uma TPA hoje realizada deparei-me com isto(julgava eu serem os ovos a cair na agua e a ditar o falhanço desta postura)lol

 

gallery_24178_2232_759071.jpg

 

Para meu espanto olhei para o aquario e vejo que akeles "ovos"(que eram ja ampularias bebes) a cair.

 

gallery_24178_2232_115195.jpg

 

Tcharam!!!

Mini ampulárias!lol

 

Vai dando notícias que eu vou dando também!

Gostava muito de trocar algumas cntg(pq as tuas são diferentes) no futuro se axares bem. =o)

 

Um abraço!

 

Gonçalo Rocha

 

PS: Tenho uma nova postura colocada desde o dia 14! =o)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Fico muito contente por haver mais pessoas apaixonadas por estes maravilhosos animais!

 

Ando eu com todo o cuidado a tirar fotos aos momentos cruciais da reprodução e pumba! Apareces tu e numa mensagem contas a estória toda... :dance:

 

Tenho todo o gosto em fazer a troca de individuos. Para ter uma maior variedade genética nas minhas ampulárias.

 

As cores que tenho é Douradas (como as tuas), marfim, castanhas e roxas. Para tratarmos dos pormenores da troca falamos por PM.

 

Abraço :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Fico muito contente por haver mais pessoas apaixonadas por estes maravilhosos animais!

 

Ando eu com todo o cuidado a tirar fotos aos momentos cruciais da reprodução e pumba! Apareces tu e numa mensagem contas a estória toda... :dance:

 

Tenho todo o gosto em fazer a troca de individuos. Para ter uma maior variedade genética nas minhas ampulárias.

 

As cores que tenho é Douradas (como as tuas), marfim, castanhas e roxas. Para tratarmos dos pormenores da troca falamos por PM.

 

Abraço :wacko:

 

Desculpa!

Não queria ser inconveniente de maneira alguma!

É que foi a minha 1ª postura e achei que gostarias de saber a minha para comparares!

 

Não sabia que tinhas tantas variedades mas ainda bem!

A minha foi mesmo uma sorte,comprei os 2 exemplares(3€ cada um) que vês e por coincidência eram macho e fêmea!lol

Só que nunca tinha tido uma postura pois nunca deixei os tais 5cm(+/-) de local seco para eles porem a postura.

 

De qualquer maneira se mais tarde quiseres trocar apita! ;o)

 

Vai dando novidades!

 

um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 3 - 20/05/2010 - O Desenvolvimento

 

Passa 3 dias após a posturas os ovos encontram-se com uma cor amarelo torrado.

 

snc00085.jpg

Embora o cacho de ovos da direita apresente preenchido com gotas de água este facto deve-se à evaporação e condensação da água. Nunca utilizem o borrifador par humedecer os ovos!!!!

 

snc00082.jpg

Os cacho de ovos da esquerda (em estado mais avançado) já se vê um buraco pelo que não deve faltar muito tempo para que as mini-ampulárias nasçam.

snc00084.jpg

Localização do cacho de ovos

snc00078pk.jpg

As outras ampulárias

snc00080xk.jpg

snc00079v.jpg

 

_____________________________________________

 

Hoje aconteceu-me uma coisa terrível!!!! Acordei e fui verificar se estava tudo ok no aquário, levanto um pouco a tampa para inspeccionar o cacho de ovos quando verifico que naquele preciso momento estava uma ampulária a deixar a sua descendência.

 

Fui buscar o telemóvel para registar o momento. Quando estava, novamente, a abrir a tampa executei um movimento mais busco e ouvi plog....

 

Nem queria acreditar, a ampulária foi interrompida do seu afazer e caiu na água.

 

Conclusão, a ampulária continuou a libertar os ovos mas para a água!!!! :)

snc00087r.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Sapecazinha,

 

Embora o tópico não esteja adequado à tua questão vou responder o que sei...

 

As ampulárias têm uma esperança de vida entre 1 e 4 anos. Esta variação deve-se à temperatura, ou seja, menor temperatura maior é a esperança de vida e vice-versa.

 

Li algures que as ampulárias têm um comportamento algo "estranho" quando há escassez de alimento. Nestas condições os indivíduos mais velhos morrem para servir de alimento aos mais novos! Em principio este comportamento não se verifica em cativeiro...

 

Abraço :coffee:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de a ampulária ter sido interrompida da sua tarefa, hoje de manhã verifiquei que o cacho de ovos foi completado.

 

Se não vos conta-se ninguém diria que os ovos deste cacho foram colocados em dias diferentes...

 

snc00091x.jpg

 

Efectuando a contabilização neste momento tenho 3 cachos de ovos...

 

1.º posto algures à algumas semanas atrás!

2.º posto em 17/05/2010

3.º Posto em 21 e 22/05/2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular !

 

Eu tenho 2 ampulárias, mas sabe-se la' porquê, nunca procriaram, provavelmente são 2 machos ou 2 fêmeas.. Jás as tenho ha' 4 meses e parecem-me em bom estado...

 

Por acaso não vens ao Porto fazer nada? Gostava de poder comprar alguns exemplares ;)

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 15 - 31/05/2010 - Está quase.

 

Já há alguns dias que o cacho de ovos tem vindo a mudar a sua tonalidade tornando-se cada vez mais escuro.

 

Podemos observar que o cacho da direita já começou a "perder" a película protectora dos ovos o que significa que brevemente se dará o nascimento.

 

O cacho da esquerda não sofreu modificações!!! Embora seja mais antiga a sua postura. Desconfio que a sua proximidade com a lâmpada provocou um aumento no aquecimento dos ovos e por consequência estejam mortos... Vou esperar mais uns dias para confirmar ou não a minha teoria.

 

dsc06116dx.jpg

dsc06112b.jpg

 

Deixo-vos uma foto de 4 ampulárias de diferentes cores.

 

dsc06042w.jpg

 

 

Por acaso não vens ao Porto fazer nada? Gostava de poder comprar alguns exemplares

 

É uma esplêndida cidade mas no futuro próximo não tenho intenções de a visitar.

 

Caso o pretendas posso enviar-te por CTT mas terás de esperar que as ampulárias nasçam e fiquem com um tamanho aceitável (+/- 2 meses)

 

Quando isso acontecer colocarei um anúncio de venda nos classificados. Está atento!!!

 

Abraço :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Dia 16 - 01/06/2010 - O nascimento

 

Finalmente as ampulárias nasceram! (Falta-me fazer o upload das fotos...)

 

snc00082.jpg

 

O cacho de ovos da esquerda ainda não eclodiu, já passou mais de um mês pelo que os ovos devem estar chocos! Este facto deve-se à próximidade da lampada que ressequio os ovos inviabilizando-os!

 

 

Embora a mãe ampulária tenha feito um esforço enorme para por os ovos, este também não eclodiram pelo mesmo motivo do anterior!

snc00091x.jpg

 

 

Para que fique registado, nos últimos 15 dias outros cachos de ovos foram postos e já nasceram as mini-ampulárias!

 

Abraço :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Olá ccm e gcrboss !

 

 

As ampulárias de vocês nunca saíram do aquário para dar um passeio? Como fazer para que isto não aconteça?

 

 

Jaque

 

Mete-as num aquário com tampa ou mete uma rede por cima do aquário.... são as únicas formas.

Ja agr completa o teu perfil para interagires melhor com a comunidade.

 

Abraços.

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Boas a todos sou novo neste fórum mas com a mesma paixão em comum as ampularias tive a minha primeira criação á cerca de um ano e desde aí nunca tive mais nenhuma. Gostava que me dessem umas dicas porque já tenho ampularias adultas a muito tempo e elas nunca se reproduzem.

 

Abraços e obrigado

Editado por Per3ira18
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enviei uma PM para ti, desculpa a resposta tardia.

 

Podes descrever as condições gerais do aquario? Uma foto ou duas?

 

São bichos cuja proliferação é naturalmente simples e rápida, mas há condições inerentes para que o processo decorra de forma estável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais