gcrboss

Membro
  • #Conteúdo

    165
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por gcrboss

  1. Vez...é assim que funciona...imprevisiveis(ou quase)! Vai dizendo coisas porque tal como me ajudaram também eu gosto de ajudar!
  2. Ola outra vez! É assim...eu contei apenas o que me aconteceu a mim mas todos os casais são diferentes e pode ser que tenhas a sorte(que tiveste ao formar um casa so c 2 membros) e que eles consigam cuidar dos pekenotes mesmo c exa malta toda no aquario. Se tudo correr como no meu caso...terás tantas posturas que acabas por experimentar tudo e mais alguma coisa. Deve ser um show ver os pais a criar os putos(nunca tive esse prazer). Se vires que ao fim de umas 3,4,5 posturas n dá em nada(que teras 1001 razões que poderão afectar o facto de n levarem a postura avante) tentas então sozinho e vais ver que até tu terás de ter algum treino pra fazeres de pai/mãe! lol Caso optes pela 2ª opção diz kker coisa q eu digo-te como fiz e sempre funcionou desmistificando alguns mitos que por aki criaram. Por ex: Dizem que a artemia têm de ser dada viva e logo assim q eclode senão a mesma morre e eles n comem o que não mexe...TOTALMENTE FALSO! a artémia simplesmente quando eclode está no pico em termos de proteina pra aliemntar os alevinos. O que eu fazia era apanhar toda a artemia eclodida criva-la(pois é cultivada em agua salgada) e congela-la ainda vivinha em pekenas quantidades usando as cuvetes de gelo.Obviamente elas morrem congeladas mas mantêm grande parte da proteina(nao toda cm é obvio) mas eles comem a mesma mesmo morta e crescem a mesma mas isto eu explico melhor conforme fores avançando. Quanto a tua pergunta acerca do ph e afins: Não use anti cloros pois so estaras a adicionar mais quimicos a agua quando o que se ker é livrar deles. Não mata...mas moi!lol Se bem sabes, estes peixes são muito resistentes e não é uma pekena diferença de ph que inlfuencia a taxa de nascimento acredita. E eles habituar-se-ão ao ph onde nascerem se bem q morrem sempre uns. Até os meus 126 q levei ate aos 2cm de tamanho(eram mais de 200 mas por diversos promenores foram morrendo) ainda hoje morrem porque andam a porrada os maiores com s mais pekenos(pois crescerão como se de posturas diferentes fossem) e matam-se como cães a disputarem uma batalha!lol O cloro evapora "rapido" mas se quiseres mais rapido podes usar como eu fazia, com uma bomba de ar a agitar a agua ou o filtro a deixar cair a agua na superficie(tipo cascata) colocando a cabeça de fora ou assim. Eu so coloquei azul de metileno uma vez mas nada impede os ovos não fecundados de fungarem a 100% acredita. O melhor é mesmo assim q vês um branco raspa-o da folha com uma agulha(cuidado com os bons) e s n conseguires 200 consegues 180!lol Se bem que sendo um casal novo poderas ter muuuuuitos não fecundados por diversas razoes diferentes mas dá-lhes tempo e poucas distrações na hora da postura(pois eles distraem-se com outros peixes ou se passares em frente ao aqua) e o ritual da postura não decorrerá normalmente perdendo o macho a concentração!Acredita q é verdade! Kkes coisa dispõe q eu vou passando pa ver o que se passa por aí! Abraço!
  3. Helo Filipe! Xiii...isso é que foi pontaria!lol Ora bem! Como deves calcular e se pesquisares vais encontrar uma teca de experiências diferentes! Eu pessoalmente nunca me safei com as crias num comunitario mas também os pais nunca os deixaram passar do dia da eclosão!lol Dizem que eles vão aprendendo a serem pais, dizem que o stress pode fazer com que comam os ovos. Eu digo-te muito resumidamente as minhas experiências com este casal: Cheguei a tirar(dei) a maior parte do meu comunitario e fiquei apenas com um peixe fantasma(que vive numa toca e sai so a noite) um discu que cresceu com este casal e um comedor de algas siamês(anteriormente tinha muitos cardinais,nariz de bebedos...). Nalgumas posturas dei-me ao trabalho de tirar todos(escepto o casal), deixava uma luz de presença de noite e evitava passar muitas vezes em frente ao aqua, dava de comer 3 vzs ao dia pa n terem fome, mas mesmo assim...nada resultava. Eles colocavam os ovos...arejavam-nos com as barbatanas laterais(isto é muito pouco preceptivel), davam bufadas tambem com a boca, removiam os fungados(ou não fecundados) e no dia da eclosão(2 dias depois) até os apanhavam assim que eles começavam a dar aos rabinhos e voltavam a po-los na folha, até atacavam caso eu colocasse a mão!lol mas derrepende...comiam tudo e voltavam ao quotidiano deles. Isto acontecia a cada 15 dias. Até que me apareçeu este aqua de 30L e fiz tudo como descrito. Eu se fosse a ti faria o seguinte: Agua da torneira nesse de 15L(embora seja pouco) a ciclar so pa evaporar o cloro, embora alguns digam pa por a do aqua principal,essa mesma já contem uma teca de bacterias(boas para os pais que já tão ambientados mas poderão ser fatais pos bebes). Bomba de ar 24h/7 dias p semana na ponta oposta(encontras o esquema nesse pdf famoso que anda por aki) e agua a 28graus. No dia da postura,assim que tiverem posto tudo como deve de ser, sacas logo a folha e em segundos coloca-la dentro do aquario ja preparadinho se tiveres o azul de metileno metes umas gotinhas(eu usei um antifungico xamado protozin q é usado para o ictio mas que dá para os fungos) so pa prevenir que não alastrem muito,embora o ideal seja remover os ovos brancos(xamados não fertilizados) antes de ganharem akela nhanha que alastra aos que tão fertilizados matando-os antes de nascerem. Tenta ter uma luz pa noite(mesmo que seja fraquinha é na boa, tipo uma moonlight serve ou um ledzinho dos chinocas ligado a uma pilha por ex). Vais ver que assim que eles começarem a nadar livremente(ao 7 dia apos nascerem) eles de noite vão pra onde essa luz tiver. E depois paxamos ao capitulo da alimentação mais a frente. Um abraço e dispõe sempre! PS: envolve o filtro interno numa meia de vidro de srª(mesmo fexado pq vais ficar admirado com a facilidade que os bebes descobrem a mais pekena das fendas e entram no filtro e morrem)
  4. Boas Brunoi! Bgda pelo comentario antes de mais Pois essa parte dos 10 escalares num aqua de 200L axo que será demais...mas como disse antes...não tomes nada como regra...se ja tens experiência é uma mais valia sem duvida! Eu não tinha experiência nenhuma e agora ja vi muitas coisas e já posso opinar, se bem que nunca deixará de ser apenas a minha opinião! lol Já agora...não compras-te os 10 todos à mesma pessoa pois n? Se for este o caso...aconselhava a certificares-te que não são todos irmãos...não é por nada mas como deves saber, acasalar irmãos não será muito boa ideia, pois como sabes terás mais probabilidades de ter filhotes com deficiências e eu sei bem pq ja me aconteceu antes. Daí se pesquisares e falares com outros criadores normalmente o que se faz é por ex...se quiseres formar futuros casais...tentar comprar em diferentes lojas pois a menos que tenham o mesmo fornecedor já não irás fazer uma mistura de sangues, diminuindo assim a probabilidade de teres animais...digamos...menos bonitos! Vai passando e dando novidades dos teus! Da 1ª postura já so tenho 5...os outros vendi a uns miseros 1€ cada! lol A ideia nunca foi fazer dinheiro mas sim conseguir levar o maximo possivel a idade adulta mas se vier algum...é bem vindo claro!lol Como deves calcular nada paga as horas que levamos a tratar diariamente dos meninos mas se vier algum pelo menos já da pra ração!lol Da 1ª so resistiram 11 ate a fase adulta. Da 2ª tenho perto de 120 já com 1,5cm se bem que como sabes não crescem todos ao mesmo ritmo e por isso separei os maiores dos mais pequenos e estou a ver no que irá dar! O pior é que nem a 1€ as lojas os kerem e daki a um mês(+/-) não terei mãos a medir de putos/graúdos. Os pais continuam nas posturas frequentes(de 3 em 3 semanas) mas não tenho tirado os ovos e como tal no dia da eclosão papam-nos a todos! Vai dando novidades e eu irei fzr mais um video e por umas fotos po pessoal ir vendo o progresso! Obrigado mais uma vez pelo coment! Dispõe sempre! Cumps! Gonçalo Rocha
  5. Boas Andre! A ideia é excelente infelizmente os meus horarios não da pra esta visita! :S Gostava muito de ir e está nos meus locais a visitar mas trabalho de 3ª a domingo das 10 as 23h por isso só daria na altura das minhas ferias em setembro! Obrigado na mesma pelo convite! Um abraço!
  6. Muito Obrigado Amigo Andre! Não são muitos os aquariofilos que se dão ao trabalho! Qualquer coisa dispõe! Cumps
  7. O teu aquario é muito louco! Agora se perguntares a 20 aquariofilos todos te dirão(e contra mim falo) coisas diferentes por isso vou-te dar um conselho muito precisoso(e agora faz-se suspense)... lê tudo o que puderes...e n faças tudo o que poderás ler!lol Passo a explicar...com a minha experiência(q n é muita mas ja da pa dar conselhos), aprendi que todos os peixes são adaptaveis e não se deve ter uma regra pra cada especie de peixe, ou seja, podem te dizer que os escalares gostam de agua mais acida, pouco povoada,temperatura "X", etc... mas isto não ker dizer que os teus não crescam,vivam, e se reproduzam em condições completamente diferentes às que leste serem "ideais". Vou te dar um exemplo práctico: Quando construi o meu aquario, n pensava que um simples areao pudesse ditar tanto um ph da agua(ingenuidade de principiante), ou seja, por mais coisas que fizesse, nunca tinha o ph nos 7,2 recomendados para um comunitário, estando sempre nos 8.kker coisa pois o areão é extremamente calcário. Acontece que isso não influênciou em nada as minhas experiências,serviu apenas como referência futura. Um dia tive a feliz/infeliz ideia de aproveitar uma promoção no jumbo natureza e comprei umas sacas de substrarto fertil e decidi fazer um makeover ao aquario e qual o meu erro???não usei substrato inerte entre o fértil e o principal,conclusão...algas é coisa que n m falta nos vidros,isso n ker dizer que seja uma coisa má...é inestético é verdade mas já viste videos dos nosso peixitos na natureza???A Água é barrenta e xeia de musgo e de bonito só mesmo os peixes!lol Se bem que os nosso venham de cativeiro...o instinto natural deles e a propria genetica levam-nos a gostarem de umas certas condições e aí entra o saber de um aquarófilo e a verdadeira luta que nos faz ganhar este bixinho...como criar essas mesmas condições??? Coincidiu a reprodução deles com esta minha mudança de substrato???Não te sei dizer...só sei que quando faço tudo pra que as algas desapareçam(sempre de forma natural e sem químicos) eles deixam de pôr ovos! Tenta despovoar(por muito q t custe) o teu aquario! N andes smpr a fzr testes q t levem a adicionar produtos reguladores de ph(não digo q n faças,simplesmente evita)! Faz tpas semanais ou se fores preguiçoso como eu repõe apenas a agua evaporada pela condesação! Arranja as folhas de amendoeira da india o quanto antes e vais ver que te habituas á cor chá em vez de teres o aquario translucido. Coloca plantas de folha larga(isto s n kiseres usar cones de reprodução). Eu deixo eles porem numa folha de echinodorus e corto-a, lococando logo de seguida no aqua de 30L sem os pais que como te disse antes comiam todos os ovos, com agua da torneira já ciclada/rodada há 2 dias +/-. Não colocques mais nada nesse aquario sem ser o aquecedor a 28º, a bomba de ar que eu deixo sempre ligada, o filtro de esponja ou interno,neste ultimo caso como o meu, coloquei uma meia de sra a volta pra n sugar os pekenos(como me aconteceu na 1ª postura que tentei criar daí so terem sobrado os 9 que vês num dos videos). Uso tmbm uma moonlight que ligo a noite knd ligo a luz de um candeeiro que usei como luz principal ligando só ao fim do dia knd desaparece o sol. Alguns dos ovos fungam(ficam brancos) e a menos que uses um antifungico(eu usei um que tinha contra fungos q tinha usado há muito tempo pa curar o íctio e funcionou bem mas s n tiveres tmbm é na boa n t preocupes) simplesmente tem o cuidado de retirar os brancos com uma seringa pa n alastrar os possiveis fungos para os fertilizados e perderes mais uns quantos. Mas knd xegares a esse ponto falamos melhor. Agora...n t preocupes que o mais dificil já tu tens...CASAIS! lol Dá-lhes tempo que eles começam nas postura mais cedo do que pensas. Vai dando novidades q no que puder eu tou cá pa isso Um abraço!
  8. Boas Amigo! Antes de mais obrigada pelo teu comentário! É bom saber que alguém dispensou 5 min do seu tempo pra dar a sua opinião acerca do meu tópico, não ao muitos os aquariofilos que se dão a esse trabalho, e como sou novato nisto da criação dos escalares é sempre bom receber uma palavra de apoio. Agora...na margem sul não é facil encontrar produtos para a reprodução/criação de qualquer tipo de peixes é verdade. Bem...tiveste mesmo muita sorte porque de 6 escalares obteres exactamente 3 casais...jogas mas é no euromilhões!lol Falando a sério...é verdade que os escalares são um pouco "tímidos" mas não sei se a principal razão pra não terem posto ovos seja mesmo a companhia, se bem que não sei qual a população do teu comunitário. Por experiência, tive de me livrar(dei-os) todos os tetras que tinha(bêbados, cardinais, guppies...), não impediram que eles metesem ovos, mas ao 2º dia da postura(q é knd eles eclodem) papavam-nos todos, e n sei se por serem muito pequenos em relação aos escalares, estes não os consideravam uma ameaça e logo não os expulsavam do local da postura...estranho. Dizem que os escalares aprendem a ser pais...mas n leves isto à letra pois os meus comeram todas as posturas até eu arranjar este aqua de 30L para os criar eu mesmo. E se fiz mudanças pra os deixar à vontade...até o meu discu esteve a viver num balde de 20L(mas tive smpr cuidado obviamente), pra ver se eles relaxavam mais, luz de presença a noite..."You name it" e nada funcionava. Eles até apanhavam os ovos que iam eclodindo e voltavam a por na folha...mas depois de umas horas nisto fartavam-se e limpavam a folha. Já reparei foi uma coisa...se tiveres o hábito de alterar muito o habitat(trocar plantas, mexer o fundo...), eles stressam um pouco(podes ver pela perca temporaria das riscas/manchas... e isso leva com que eles não se sintam muito confortáveis pra colocarem os ovinhos. Agora...como reagem os teus entre eles? Disputam muito o território? Se sim acho que terás de fazer o sacrifício de escolher entre eles, ou melhor, com que casal ficarás...axo que mais do que 2 casais para um aqua de 300L será "muito", mas n tenho muita certeza. Conselhos(que funcionaram pra mim): - Agua a rondar os 27/28º - Folhas de amendoeira da India(Eu comprei na Crystalred.eu, não são muito caras se bem que pagas sempre os 5€ de portes e aconselho a veres se precisas e se podes comprar mais kker coisa do site deles e mandas vir td junto, eles trabalham muito bem e depois de verificarem se têm tudo o que pedes podes escolher a opção pagar com MB q eles criam uma entidade/refeência e enviam logo isso assim que pagares, são 5*) Eu coloquei sempre 2 para os meus 110L por cada 3 semanas - Compra artémia pa eclodir tmbm q se precisares eu digo-te como fazia todo o processo e não precisas de estar sempre a eclodir como dizem por estes tópicos afora mas mais a frente explico-te. Deixa 1º que eles se entendam, definam territorios e terás ovos com toda a certeza...é uma questão de tempo. Os meus só ao fim de 8/9 meses começaram nas posturas e dos 4 iniciais tive de me desfazer de 2 pq eram muito curiosos e desgasatavam os pais com a curiosodade deles! lol Vai dizendo coisas que tudo o que eu te possa contar das minhas experiências dir-te-ei na boa! Um abraço! Gonçalo Rocha
  9. N tens nenhuma foto?qual o tamanho dele?pormenores... Cumps Gonçalo rocha
  10. Esqueci-me do link po meu post! http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216937&hl=
  11. Lindos esses altums! Muitos parabéns pela distinção! Se conseguires a reproduçao gostava muito de ter um exemplar. Eu proprio comecei a pouco a reproduzir com um casal de zebra(formado de um cardume inicial de 4) que criei desde os 2cm que comprei na loja e ta a ser uma experiência muito gratificante. Criei um topico com fotos e videos desde a postura ate agora...mas aparentemente ja deve ser uma situaçao tao banal por aqui que ninguem se da ao trabalho de comentar/criticar/wathever... Mais uma vez muitos parabens. Sao deveras animais lindos! Ps:folhas de amendoeira da india ajudam bastante na recriaçao do habitat natural
  12. Hello amigos Aquariófilos! Antes de mais este post não foi escrito com o intuito de ensinar nada a niguém, pra isso possuem N tópicos que podem consultar neste site que dizem tudo e mais alguma coisa sobre escalares e os quais li com muita satisfação quando me iniciei na reprodução de escalares, ajudando-me bastante no sucesso que venho a apresentar e que tenho vindo a melhorar com o tempo. Este tópico vem apenas relatar a minha experiência que tem sido muito gratificante e não poderia deixar de partilhar e que sabe poder vir a ajudar alguém a tirar algumas dúvidas e eu prorpio poder partilhar o pouco que sei sobre a criação destes peixes pelos quais me apaixonei! Ora bem e sem mais demoras...passo a contar a minha história: Comprei 4 escalares em meados de 2012 com cerca de 2,5cm e colocquei num comunitário que possuia com muita variedade de peixes entre os quais um discu, cardinais,nariz-de-bêbados,e guppyes a montes. Acontece que os escalares foram crescendo e por volta de Setembro/Outubro ja tinham atingido a sua maturidade sexual e 2 deles formaram um casal Pouco depois começaram as posturas e na altura como não tinha muitas plantas de folha larga optei por fazer umas de plastico onde eles começaram nas posturas pouco depois de formarem o casal Tomei todos os cuidados necessarios e que achei propícios e ve-los criar os seu pequenos. Livrei-me de quase todo o comunitário e tentei deixa-los o mais sós possíveis. Acontece que como dizem em muitos posts(que os pais vão aprendendo a ser pais), tal não se sucedeu e o que acontecia era que no dia da eclosão...papavam-nos a todos! Tentei de tudo...luz de presença toda a noite...alimenta-los 3 vezes ao dia(como faço actualmente)...retirar os unicos 2 peixinhos que os acompanhavam no comunitario...verificar todos os parâmentros da agua e fazer tpas regulares...e nada! Dia da eclosão...tratavam de apanhar os ovos que caiam durante umas horas e depois limpavam a folha todinha e voltavam a rotina diária. Um belo dia...uma amigo encontrou um aquario de 30L no lixo com um canto estalado e a verter...a oportunidade perfeita pra mim...colei-o e reforçei com 4 cantos colados por fora e comecei a minha aventura. Água a circular, aqueçedor, filtro(que envolvi mais tarde numa meia de srª) e comecei a minha aventura. A 1ª postura que criei e que poderão ver em baixo, só restaram 12 dos cerca de 50/60 que eclodiram) Em parte chupados pelo filtro ainda não envolto na meia de srª. A postura dia 17 de Abril Os alevinos 4 dias apos o nascimento(nasceram dia 19 de Abril) Comecei a alimenta-los com JBL nobil Fluid pois a compra de ovos de artemia na margem sul era quase impossivel(só encontrei de uma marca chamada Dajana que a taxa de eclosão era praí de 20% lol) Mas lá foi dando até arranjar uma marca boa é certo...não foi facil mas lá me fui safando. Descobri que eclodindo artemia pra uma semana inteira e congelando(descongelando diariamente 3X ao dia), tem funcionado muito bem e eles comem muito bem. É certo que não será tããããõ nutritiva como acabadinha de eclodir...mas tem funcionado bastante bem. Com 18 dias de vida(video): http://youtu.be/pq-rwITB60o 3 semanas depos(dia 8 de Maio) nasceu mais uma postura que coloquei numa maternidade envolta também numa meia de srª pois os alevinos passavam através das fendas da mesma e coloquei-a a boiar dentro desse aquario de 30l que uso como maternidade. Ora bem...descobri ao soltar 1 ou 2 junto dos irmãos mais velhos, que os pequenos aventureiros eram atordoados pelos irmãos mais velhos...e o que fiz...arranjei um tecido permeável mas de uma malha muito fina e construi uma moldura em madeira com esse tecido que dividiu este pequeno aquario em 2 Nesta ultima foto os mais velhos tinham 25 dias e os mai novos(direita) tinham 6 dias. Revendo cada lado individualmente: A 1ª postura do lado esquerdo com 25 dias A 2ª postura com 6 dias No dia seguinte a estas fotos fiz este vídeo: http://youtu.be/4IPnKkB4DL4 E foram crescendo... A 1ª postura com 29 dias A 2ª postura com 10 dias E mais um vídeo das 2 posturas( a 1ª com 40 dias e a 2ª com 21 dias): http://youtu.be/HpzmU5rvQpw E como ja tavam a ficar granditos pa um aquario tão pequeno eis que tive mais uma ideia...dividar o aquario principal em 2 com o mesmo sistema do pequeno mas usando uma rede de uma malha maior(obviamente) e eis que ficam as fotos e o video que mostram esta fase tão gira em que os alevinos da 1ª postura passam pro lado dos pais e do tio(o discu que virão no video) e os da 2ª postura a nadarem livremente no aquario de 30L já sem a divisão que os separava dos irmãos. 1ª postura com 46 dias de vida O maior dos 11 sobreviventes da 1ª postura já no aquario principal O video que mostra todas as partes dos 2 unicos aquarios com os quais tenho trabalhado pra reprodução: http://youtu.be/59pbnO8Or00 Tem sido uma experiência muito gratificante, como devem calcular dá muito trabalho...mas a recompensa está a vista...peixes saudáveis e uma experiência incrível que me têm mudado como pessoa! Têm morrido muitos pois passavam pela rede(lateralmente rente a moldura) e eram "neutralizados" pelos irmãos mais velhos mas mesmo assim aina sobram à volta de 100 que tenho cindo a criar desde então! Comentem, critiquem, perguntem, estarei por aqui a dar novidades a quem fizer gosto em acompanhar a minha experiência e ajudar quem precise com o pouco que sei. Cumprimentos! Gonçalo Rocha
  13. E pa continuar a festa ja perdi mais uns 40 e poucos com esta treta da vedação não vedar! Já so tenho ai uns 70/80...deveria ter perto de 200...mais uma experiência...sempre a aprender. Da 1ª postura os 12 sobreviventes tão em altas...a matar os irmãos que vão passando pelas laterais da rede por pura estupidez. Pareçem pit buls sempre que vêem um pekenote a atravessar a vedação...sacodem e tudo! Bem...vamos ver quantos se safam disto
  14. Más noticias...a vedação que separa as 2 metades do aquario não encosta totalmente ao vidro pois a moldura é em madeira e esta um pouco "bamba" deixando uma falha de menos de 1mm mas por incrivel que pareça é o suficiente para os alevinos mais atrevidos passarem para o outro lado dos manos mais velhos. Conclusão...os manos mais velhos aos "beijinhos" a eles...quebram-lhes imediatamente a espinha deixando-o a sofrer no fundo do aquario. Com esta brincadeira entre as 19h e as 23h que tive a trabalhar mais de 30 foram neutralizados...restando apenas uns miseros cento e poucos. Vamos ver se os restantes não decobrem aquela fenda lateral que não consigo colmatar e que crescam rapido pra não passar pela mesma.
  15. Eu consigo ver...tinha posto no youtube a pouco...quando puderes dá uma olhada cumps
  16. Hello pessoal! Aqui vai mais um videozinho com update das minhas posturas... Comentem sff! Hoje dia 15/05/2013 À esquerda do aquario a 1ª postura de 12 com 26 dias, à direita a 2ª postura com 7 dias(ainda é impossivel contar quantos são)
  17. Ora aqui estão os meus novos bebés da 2ª postura! Fazem hoje dia 13/05/2013, 5 dias que nasceram. Ontem estavam todos no fundo em grupos e hoje de manhã já andavam todos contentes a procura de comida e a nadar livremente. Depois de lhes dar pela 1ª vez a artemia recem eclodida tirei esta foto. Eles estão numa maternidade no aquario dos manos(30L) envolvida numa meia de vidro(até terem tamanho pra não fugir da mesma) senão os irmãos mais velhos(Fazem hoje 24 dias) chamavam-lhes um figo
  18. Eh obrigada amigo Eu vou experimentando as receitas que me vao dando! Desta vez usei mais sal mas pa proxima n meto o bicarbonato. Eu uso smpr uma colher de cafe de cistos de artemia...axas que é o suficiente pa 1L de agua? E ja agora...eu compre 50gr...dara pa uma postura ate ao dia em que começam a comer granulado? Cumps e obrigado
  19. Claire uma duvida...quanto tempo dura a artemia depois de eclodir? É que ontem a noite(24h depois de fazer a mistura) tava td vivinho e eu so apanhei alguma. Hoje tava td(ou grande parte dela), morta no fundo da garrafa. Eu uso: 1L agua,1 colher de cha de bicarbonato de sódio,1 colher e 1/2 de sopa de sal fino, agua a 26graus e forte oxigenaçao. O que tou a fazer mal? Bgda
  20. Essa n conhecia claire...boa dica! Depois da tua sugestão fui pesquisar e pralem das folhas conhecidas(bananeira e terminalia catapa), vi que tmbm dá as de carvalho e dos vulgares platanos também...mas estas duas ultimas são mais para aquarios de invertebrados 2º se consta. PS: Mandei vir ovos de artemia da crystalred(provenientes do lago salgado do Utah) 7,80€(50gr) e realmente n tem nada a ver com a treta da dajana que eu tinha!lol Estes deixam a artemia toda vivinha no meio da garrafa separada dos ovos do fundo e da superficie!
  21. Amigo eu n gosto d fzr mta publicidade mas mando vir td da crystalred...os portes é smpr mais 5 paus independentemente do q mandes vir(com excepçao dos vivos q tens a opçao de vir com um embalamento melhor) mas é excelente e a qualidade 5...dificilmente em portugal arranjas melhor. Abraço Gonçalo Rocha
  22. Hello mteixe25 Eu comprei os meus(4 iniciais) com 2,5cm e passados 7,8 meses +/- formaram um casal e eu dei os outros 2. Uma dica,coincidencia ou n...as folhas de amendoeira da india(pesquisa sobre isto) ajudaram muito. Tornam o ambiente mais natural, pode baixar um pouco o ph mas mal se nota e fica a agua tipo cha...podes n gostar...mas eles gostam! Outra dica: varia a comida,da-lhes artemia congelada,larvas mosquito vermelho... Cumps
  23. Zebra...n vist as fotos dos pais? Ta na pagina anterior neste mesmo topico.
  24. N sei se dá pa ver o video dos meus 12 magnificos!
  25. Oki! Vou tentar! Vou é mandar vir artemia da crystalred(50gr 7,80€) e um crivo. É que n consigo axar em mais lado nenhum mesmo. Tou a começar a triturar granulado e eles ja vao comendo uma teca.