Platys a se coçarem!


Kaganisso

Recommended Posts

Tenho dois aquarios ambos com platys!O aquario maior é de 240l e o + pequeno é de 150!

Já fiz varios tratamentos com produtos de várias marcas,nomeadamente Sera,Esha2000 e Exit!

Mas o problema persiste,já não sei o que fazer +!

A temperatura da agua é de 26 graus,ph-7. Ajudem-me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cara, eu acho que isso é normal, por que eu tenho um aquário que eu crio guppys e tem uma fêmea de platy, ambos se coçam, eles chagam no canto de um local e passa o corpo rapido, eu acho que esse é seu caso. aqui eles fazem isso e nunca teve problemas com eles. só não sei seu caso !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser uma infestação por parasitas externos, se tiveres apenas platys (ou outros viviparos) no aquario pode acrescentar algum sal à água dos teus aquários:

 

1 colher de sopa por cada 20 litros - dá-te uma concentração de cerca de 1 g por litro de sal, que não é prejudicial às plantas, e ajuda a combater os parasitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vi que és da Madeira como eu, também tive o mesmo problema depois do temporal devido ter posto agua da rede que era proveniente de agua de rega não tratada.

Devido as condutas estarem partidas algumas câmaras municipais abasteceram as pessoas com agua impropria, o que tens que fazer e tratar com Esha2000 e Exit combinando os dois simultaneamente em doses acima da recomendada pelo folheto.

Se tens carvão no filtro deves retirar e oxigena bem o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vi que és da Madeira como eu, também tive o mesmo problema depois do temporal devido ter posto agua da rede que era proveniente de agua de rega não tratada.

Devido as condutas estarem partidas algumas câmaras municipais abasteceram as pessoas com agua impropria, o que tens que fazer e tratar com Esha2000 e Exit combinando os dois simultaneamente em doses acima da recomendada pelo folheto.

Se tens carvão no filtro deves retirar e oxigena bem o aquário.

 

Obrigado a todos pelo apoio,e informaçâo prestada!Fiz varios tratamentos, mas sem resultados!

Uso 1 colher de chá de sal por cada 15 litros de agua tambem.Mas cometi um erro enorme ao usar

lã de filtragem nos filtros,pois a lâ retia os produtos que eu deitava na agua e retirava o efeito dos medicamentos!

Soluçao:Tirei a lã de filtragem,substitui por esponjas(proprias para filtros-não são á base de carvão) + Sera siporax e outros!

Resultado:Só passou 1 dia mas já noto que os peixes não se coçam tanto,e alguns que tinham pontos brancos,estes estão a desaparecer!

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Olá

Estou com o mesmo problema. Tenho vários peixes no aquário desde platys e 2 corydoras albinas e desde à um tempo pra cá têm-se coçado bastante. Não posso colocar sal pois as corys não o suportam. Também não vejo nenhuma alteração nas escamas nem no seu comportamento, para além de coçarem. Ainda não utilizei qualquer tratamento e gostaria que me pudessem sugerir algum. Tenho também uma pomacea bridgesi (caracol maçã), alguns camarões e uma khuli.

 

Obrigada :)

Inês Daniela

 

gallery_50179_2546_11427.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

O problema destes pequenos poeciclideos se coçarem é que pode ser sintoma de más condições no aquário que acabam por proporcionar condições sufícientes para a existência de organismos que causam doenças, tais como o ictio. Façam testes de amônia, nitratos e nitritos em seus aquário e elevem as temperaturas para 28-29ºC durante alguns poucos dias para resolver o problema. O uso de remédios sem conhecer o fator exato do problema pode afetar os organismos vitais a vida em seu aquário. Sempre, é claro, prosseguindo com TPAs de 30% duas vezes por semana , durante 2 semanas.

 

Espero ter ajudado a todos.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais