Agua da torneira com amónia


majo

Recommended Posts

Olá,

 

Tenho um aquário de 260 lit. já desde o início de Fevereiro (e este nasceu de outro mais pequeno que já tinha há uns meses) e desde sempre me acusou amónia. Não muita, mas o resultado apresentou-se sempre entre o amarelo e o verde. Fiz resmas de tpa's. Sempre igual.

Nunca me ocorreu fazer testes à água da torneira, porque vivo numa zona, onde a água tem fama de ser boa.

Acontece que há cerca de duas semanas introduzi uns peixitos e aquilo foi a verdadeira mortandade. Morreram os novos, os antigos e ...eu quase morri com um ataque de nervos.

Muitas análises depois (a amónia sempre se manteve igual, nem sobe nem desce), achei que o problema da morte dos peixes deveria ser devido a outra coisa qualquer que não a amónia, porque se fosse for causa disso teriam já morrido todos antes e teriam morrido todos os que comprei.

Julgo que a mortandade se ficou a dever a uma planta que coloquei e que na loja me disseram ser boa para o aquário, mas desconfiei dela porque exalava um cheiro a ...loureiro? Retirei a planta, fiz uma boa tpa e tudo sossegou.

Mas resta a questão da amónia.....porque fiz análises à água da torneira e acusa amónia, recolhi água em vários pontos da cidade, em casa de amigos e em fontes públicas de água não tratada e o resultado é sempre o mesmo.

Mesmo nos boletins de análises da água dos serviços verifico que a amónia está sempre presente.

Essa quantidade de amónia que aparece na água é «normal»?? Toda a água tem? Os peixes estão a ser intoxicados lentamente? Há solução? Há produtos naturais para corrigir a situação? E químicos?

Estava a pensar chatear o pessoal dos Serviços Municipalizados, mas como nas análises oficiais aparece a amónia,(0.040 mg/LnH4) vou basear a minha reclamação baseada em quê? Se calhar até é normal, sei lá....

O que acham?

Contem-me das vossas experiências....mandem palpites.

Muito obg. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O condicionador Prime da Seachem também remove amonia . Até é mais barato que os outros que já usei, porque é extremamente concentrado.

 

(...) Prime® is the complete and concentrated conditioner for both fresh and salt water. Prime® removes chlorine, chloramine and ammonia. Prime® converts ammonia into a safe, non-toxic form that is readily removed by the tank’s biofilter. Prime® may be used during tank cycling to alleviate ammonia/nitrite toxicity. (...)

 

http://www.seachem.com/Products/product_pages/Prime.html

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse valor é baixo e penso não ser o responsável pelas mortes, uma suposição, relativamente a amónia num aquário estabelecido as plantas e o filtro acabam por comer a amónia e colocar o valor dentro do aquário a zeros, se fizermos uma tpa de 20% com essa agua depressa a amónia desaparece no aquário mas se fizeres uma tpa de 70% ou a instalação de um novo aquário ai podes ter problemas.

 

Agora se a amónia em vez de 0.04 mg/L for 0.4 mg/L ai vais ter sarilhos, não colocas-te um zero a mais?

 

Ou então foi a planta ! Uma hipótese a considerar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre consultar o teu fornecedor de água da Rede Pública, pois por lei este está obrigado a publicar a análises aos diferentes parâmetros da água:

 

Por exemplo a EPAL: tem esses valores publicados (sempre com o atraso de alguns meses) em:

 

Parâmetros da água fornecida ao município de Lisboa

 

no caso da amónia tens que verificar o parâmetro Azoto amoniacal ( mg/L NH4 ).

 

Como não tens publicada a tua localidade não sei se ajuda, mas pelo menos pode indicar-te o caminho certo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno Branco

Obrigada por partilhares a tua experiência.

Mas, diz-me lá, esse produto remove a amónia ou neutraliza-a?

São coisas diferentes ou apenas modos diferentes de dizer?

Obg. majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Maneljakim

Obrigada pelo «dica».

Sabes que também já me passou isso pela cabeça?

Porque o prazo de validade é muito grande, Agosto de 2014....

obg. majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nick_cave

Obrigada pelas sugestões.

A minha autarquia tem publicadas as análises do primeiro trimestre de 2010.

Azoto amoniacal não encontro. Apenas Azoto. Parâmetros 0.5 mg/l NH4 e o resultados min/max, é de 0.040, como poderás ver no link a seguir.

http://www.smeas-maia.pt/documentos/1trimglobal_2010.pdf

O meu teste é da Sera e o resultado aparece em cores, com os valores correspondentes em baixo. O meu resultado situa-se entre o 0 mg/l e os 0,5 mg/lit. Não sei se há testes que deem valores mais precisos.

Como disse no post inicial, algo entre o amarelo e o verde clarinho.

Os resultados das águas que fiz, foram sempre o mesmo.

Obr. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas, diz-me lá, esse produto remove a amónia ou neutraliza-a?

São coisas diferentes ou apenas modos diferentes de dizer?

Obg. majo

 

Boas

 

Neutraliza. Torna-a não toxica.

Neste contexto, neutraliza-la ou remove-la vai dar ao mesmo resultado que se pretende: que não seja fonte de problemas aos habitantes do aqua.

 

A Explicação da seachem:

 

Q:I tested my tap water after using Prime and came up with an ammonia reading. Is this because of chloramine? Could you explain how this works in removing chloramine?

 

A: Prime works by removing chlorine from the water and then binds with ammonia until it can be consumed by your biological filtration (chloramine minus chlorine = ammonia). The bond is not reversible and ammonia is still available for your bacteria to consume. Prime will not halt your cycling process.

I am going to assume that you were using a liquid based reagent test kit (Nessler based, silica). Any type of reducing agent or ammonia binder (dechlorinators, etc) will give you a false positive. You can avoid this by using our Multitest Ammonia kit (not affected by reducing agents) or you can wait to test, Prime dissipates from your system within 24 hours.

 

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isménio,

Também acho que as mortes se podem atribuir às tais plantas e não ao valor da amónia, contudo, pergunto: qual o valor mínimo da amónia? Li, algures, que desde que acuse amónia, é mau para o aqua.

O valor que me tem dado (antes da tpa e depois da tpa) é sempre o mesmo, ou com variantes que não distingo a olho, pois é difícil reter uma gradação de cor de uma medição para outra. Como já referi, e tendo em conta que uso o teste da SERA, o valor que dá é algo entre o 0 mg/lit e 0,5mg/lit. Não sei ser mais precisa....

Contudo, os valores da água da torneira, segundo as análises dos serviços, é de 0.040 mg/l NH4, conforme podes confirmar.

http://www.smeas-maia.pt/documentos/1trimglobal_2010.pdf

É como dizes.... se for 0.040, não há crise, mas se for 0.4 é grave.

Pois é exactamente aí que bate o ponto. O deles dá 0.040 e para a mesma água, (da torneira) e o meu os tais entre 0-0.5 mg/l

Mas isto é como tudo, o sistema de medição deles não é de certeza o mesmo que o meu, e portanto eu tenho que me regular pelo meu teste, não achas?

Ou dou um voto de confiança aos serviços e o meu teste é que não é suficientemente rigoroso e acusa mais????

Obr. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá BB

Obrigada pelo esclarecimento.

Diz-me só uma coisa....

Com o Prime, trata-se a água antes de ser colocada no aqua, ou trata-se a água do aqua???

Conheces esse tal Multitest Ammona kit? É caro? É rigoroso?

Obg. majo

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá BB

Obrigada pelo esclarecimento.

Diz-me só uma coisa....

Com o Prime, trata-se a água antes de ser colocada no aqua, ou trata-se a água do aqua???

Conheces esse tal Multitest Ammona kit? É caro? É rigoroso?

Obg. majo

Abraço

 

BB

 

Olá

 

Uso como condicionador, antes de por agua no aqua. Eles dizem que também se pode por no aqua directo em caso de excesso de algum poluente (que o prime seja activo, claro!) na coluna de agua.

 

Os testes deles não conheço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a água de rede não pode ter amónia...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes de amonia sempre foram muito duvidosos a meu ver, eu tive um da API em que o 0 era um amarelo e o 0,25 um verde muito clarinho e apesar de não ser daltónico nunca sabia se o teste dava 0 ou 0,25 mesmo usando agua do garrafão ficava na duvida.

Se os peixes estão bem deve ser um erro do teste ou de luz incorrecta para ler o teste, os testes são reagentes que as vezes reagem com outros parâmetros da agua alem para os quais foram concebidos dando valores que não são a realidade, são muitos os factores que podem originar erros de leitura.

 

PS: Muita gente compra medidores de ph digitais mas se não souberem armazenar a sonda e se não usarem os buffers para calibrar antes de medir então o mais provável é sair valores menos precisos que os testes de ph com reagentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mede água de garrafa a ver se continuas a ter amónia...Se sim, provavelmente é o teste que não está muito preciso. Acho que amónia há sempre. 0,04 não é nada perigoso...

 

Não sei se é verdade, mas segundo a tabela do meu teste de amónia, o nível de toxicidade da amónia vai depender do pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isménio

Não tenho conhecimentos suficientes para fazer afirmações peremptórias, mas começo a acreditar que os testes que uso, me dão apenas valores aproximados e que, tal como dizes, os reagentes reagem com outros parâmetros, falseando resultados. E que as marcas dos testes diferem entre si, dando resultados diferentes. Isso eu já comprovei, porque os resultados que obtenho em casa e na loja, da mesma amostra, dão valores diferentes.

Depois há coisas muito estranhas.....no meu aqua nunca acusa a existência de nitratos nem de fosfatos. Tudo a zero. E o aqua, não sendo completamente maduro, já deveria ter alguns valores estabilizados.

Por esta e outras razões, a aquariofilia está a surpreender-me, umas vezes pela positiva, outras pela negativa.....porque nunca sei o que fazer, nem a quantas ando.

Tive o aqua durante bastante tempo com pH alto, superior a 7.5, a tocar os 8.0 e os neons estavam fantásticos, não morreram. Quando fiz a introdução de um tronco o PH desceu para os 7 e os neons foram-se quase todos. MOrreram por causa disso? Por causa de outra coisa?

Reparei que és da Maia......Já analisaste a tua água da torneira????? Depois diz-me o resultado e a zona. Para a minha estatística ahahahahahahah.

Obg. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Crush

Vou testar uma água engarrafada para ver o que dá.

E se der zero?????

Ainda me baralho mais.....

Vou trocar de marca, para ver o que dá.

Obg. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AGA

És capaz de ter razão, mas mesmo a água da companhia acusa amónia. Pouco, mas tem. E se eles «assumem» esse resultado, provavelmente é porque essa quantidade de amónia existente, é aceitável. De outra forma, achas que eles publicariam as análises?

O que é certo é que é a água que temos, pois eu já fiz análises a várias amostras, de vários pontos da cidade. Sempre o mesmo.

Se o Isménio e eu morrermos de repente, já sabem, foi da amónia. Isto é um bocado humor negro, mas na verdade, ninguém sabe ao certo as porcarias que andamos a tomar.

Obg. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eles assumem, é porque tem. Estive a consultar a legislação e pode ter...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas .

 

aqui no distrito de braga principalmente barcelos e vila verde nunca apanhei agua da companhia e da fonte com amonia e uso testes da prodac liquido.da-m sempre transparente ou seja 0mg/l de amonia.agora nitratos na agua da fonte é normal encontrar devido aos terrenos levarem com os adubos e por conseguinte entrar nos lençois freaticos.na agua da companhia nunca encontrei nenhum tipo de contaminaçao de amonia nitritos e nitratos.por isso a agua q tens ai nao é assim tao boa nem pros peixes nem pros humanos.

usa o seachem prime q ele elimina isso tens é q deitar a dose a dobrar .

 

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.