Tratamento com flagyl no comunitário


Red Oscar

Recommended Posts

Boa tarde. Tenho um aquario com 450lt com discus, apistos, ancistrus, botia palhaço,corydoras,otos, neons, olhos de fogo, e camaroes.

Um dos discus nao come e apresenta flagelos(fezes brancas). E um dos apistogrammas macmasteris está deitado no fundo com respiraçao ofegante e fezes brancas tambem. Ou seja tenho parasitas a espalharem-se pelo aquario. Iniciei o tratamento à cerca de 10 min. Fiz 1 comprimido para 45 litros de agua. Ou seja 10 comprimidos previamente dissolvidos em agua e posteriormente espalhados pelo aquario.

Apos procurar aqui no forum nao encontrei como é que se efectua o tratamento. Duração, TPA´s, repetição ect... Preciso de ajuda urgente!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei o tratamento é 250 mg por 40 L de 8 em 8 horas que é o tempo util do medicamento durante 3 dias ou mais.

Ao fim de 3 dias faz-se uma tpa generosa.

 

Mas espera por mais opiniões por favor para teres a certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li e fiz :

 

TPA sempre antes de qualquer tratamento.

 

Neste caso é 1 comprimido para 50L.Dia seguinte tpa de 30% e fazer isso durante uma semana.

Mas deixa vir por ai os experts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre comprar o Hexamita da esha que te trata os flagelados. Mas acho que o principio activo é o mesmo que o flagyl.

O Hexamita já usei no meu comunitario de 250L com camarões e por enquanto ainda não me morreu nenhum, por isso é seguro pra invertebrados, caso os tenhas.

Já li também que o efeito do medicamento não é imediato (acho que foi no flagellol da sera), só passado cerca de uma semana depois da administração é que o apetite dos peixes volta, mas enquanto isso lá vez as fezes brancas a sair.

Eu tratei o meu aqua durante 4 dias, embora o standard seja 3 dias. Não é preciso fazer TPA com o Hexamita, mas como também tava na altura de o fazer, mudei na mesma.

O discu que andava isolado lá deitou as fezes brancas cá pra fora, mas ainda não se faz muito à comida, espero que melhore nos proximos dias.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

estou agora a tratar o meu aquário de 500 ltrs de tropheus com flagyl... é a 1º vez que o faço.

 

do que vi e conversei com quem sabe e usa flagyl, eis o que me aconselharam a fazer:

 

-1 comprimido por cada 25 ltrs de água. desfazes os comprimidos em água e juntas à agua do aquário.

- repetes 8 horas depois com mais uma dosagem identica e fais fazendo sempre o mesmo (portanto, 2 vezes por dia) durante 4 dias.

 

Ao 5º dia, TPA de 50 ou 60% de água.

 

No dia seguinte, recomeças o tratamento identico, por mais 4 dias. Ao 5º dia TPA de novo de 50 ou 60 % e finaliza o tratamento.

 

foi assim que me explicaram. para aquários grandes, dá comprimidos aos baldes! tive um enorme trabalho em convencer a senhora da farmácia de que era para peixes de aquário e precisava de 10 caixas! :discuss_gathering:

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se 1 comprimido para 45l de agua é sobredosagem... entao 1 comprimido para 25lt é o que? Overdose?

Eu tambem tou a fazer de 8 em 8 mas com menos quantidade... Entao nao é preciso fazer TPA de 30% antes de cada adicionamento de comprimidos dissolvidos?

Quanto à farmacia tambem nao me queriam vender sem receita médica mas mal disse que era para uso veterinário nao houve problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje arranjaram-me Metronidazol e quem me forneceu usa da mesma maneira, 250mg/L de 8 em 8 horas durante 3 dias e depois uma grande tpa, se for na comida é igual a diferença é só se usar 1/4 de colher de café.

Eu estou a usar na comida, mas pelos vistos a muitas variantes.

Convinha saber qual a correcta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isménio se eles comerem o melhor é mesmo na comida,agora em casos avançados de nada serve meter no comer se eles não comem de ai se diluir na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais