Macho não faz ninho


PMCB

Recommended Posts

Boas,

Estou a tentar fazer criação de bettas pela 1ª vez, andei a informar e agora surgiu um problema e uma dúvida consequente desse problema.

É o seguinte eu tenho um macho e uma fêmea lado a lado separados acontece que o a fêmea está praticamente pronta a desovar já tem o ponto branco, mas o macho não faz ninho por nada, já coloquei esferovite e nada faz umas bolhas junto da parede e mais nada, pensei a única solução é comprar um macho.

 

A dúvida é se a fêmea vai aceitar desovar com esse macho que irei comprar, visto ter-se "apaixonado" pelo outro.

 

Se alguém tiver outra solução a não ser comprar outro macho estou disposto a ouvi-las.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou a tentar fazer criação de bettas pela 1ª vez, andei a informar e agora surgiu um problema e uma dúvida consequente desse problema.

É o seguinte eu tenho um macho e uma fêmea lado a lado separados acontece que o a fêmea está praticamente pronta a desovar já tem o ponto branco, mas o macho não faz ninho por nada, já coloquei esferovite e nada faz umas bolhas junto da parede e mais nada, pensei a única solução é comprar um macho.

 

A dúvida é se a fêmea vai aceitar desovar com esse macho que irei comprar, visto ter-se "apaixonado" pelo outro.

 

Se alguém tiver outra solução a não ser comprar outro macho estou disposto a ouvi-las.

 

Obrigado.

 

Acho que posso nao ser uma melhor pessoa para te tirar essa duvida mas convinha teres em atencao a temperatura da agua, iluminacao, ruidos, humidade e de preferencia eles nao verem mais nenhum betta ;)

 

se falei algo de errado corrigam me

 

Cumps.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para se fazer reprodução de bettas, convém ter-se algumas noções básicas (atenção, não estou a dizer que não tens...), antes de mais, vai ser um trabalho bastante duro tanto para o macho como para a fêmea, convem alimentá-los bem (não em demasia) durante a uma semana, tens de criar boas condições no aquário de reprodução, umas plantas flutuantes, uma temperatura constante (tenta 27º), alguma humidade (consegues com aqua com tampa), podes usar uma folha de amendoeira da India, porque é bastante benéfica para os peixes, a coluna de água mete entre 8 a 10cm, quando passares esta fase, inicialmente deixa o rapaz ambientar-se durante 1 ou 2 diazitos ao aquário, vais reparar que ele começa a fazer um pequenito ninho, a seguir a esses 2 diazitos, coloca a fêmea dentro de um recipiente transparente (garrafa cortada) para o macho a ver e ficar estimulado e começar a compor ainda mais o ninho, ao fim de mais 1 dia apenas com contacto visual podes soltar a fêmea e vais ver que a "magia acontece".

 

Outras coisitas que são importantes, arranja 1 ou 2 esconderijos para a fêmea quando estiver solta, por baixo do aqua mete uma cartolina preta ou algo do género, para quando os ovos cairem do ninho o macho conseguir distingui-los e apanha-los, e tenta dar privacidade aos meninos, não andes sempre de volta deles, pois ficam stressados ;)

 

espero ter ajudado

cumps

Editado por Rui F. Fernandes
banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela ajuda.

 

A alimentação tanto a um como a outro dou de manhã flocos para betta e á noite larvas vermelhas congeladas, a coluna de água está com 10cm, mas o macho vê mais duas fêmeas (tenho três fêmeas betta ao todo) e a temperatura está nos 30º.

 

Vou arranjar maneira de separar a fêmea das outras duas e baixar a temperatura para 27º.

Vou dando noticias.

 

Até lá aceito mais sugestões.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tudo o que foi dito antes está correcto.

Mas tudo se resume (se não tiver outros problemas ex saude) a uma palavra: motivação .....para a construção :flick_tongue:

Se tens uma femea "pronta" é com essa que deves utilizar. As outras não são precisas. Faz com que o macho não as veja.A presença de uma femea ovada é uma forte motivação...

Cuidado com as larvas vermelhas, varia mais a alimentação, se tiveres acesso a comida viva (ex.larvas de mosquito) usa e abusa...

Um modo que normalmente não falha, (é por isso que qdo. se compra um betta splendens macho, em dois dias começa a fazer um ninho). É uma alteração profunda no aquario: TPA grande, alteração do layout etc.

Tem haver com o facto de ser uma especie territorial.

Boa sorte

Cumpr.

António

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais