2 meses de vida


Nautilex

Recommended Posts

Boas

O meu aqua está com 4 dias de ciclo, entretanto começou a aparecer a famosa nhanha branca no tronco que coloquei,

li por ai que a melhor forma de combate é com Camarões, será posso colocar esses camarões são resistentes às variações que vão acontecer durante o ciclo ou não?

 

nota: O único parametro que medi foi o ph no 3º dia estava com 6,5. Anda por lá um caracol desde o primeiro dia cheio de saúde.

Abraço e obrigado.

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é um caracol daqueles comuns que vem nas plantas, não o vejo muito intessado naquilo, anda mais a passear pelo vidro.

 

em relação ao camarões será arriscado contratar já uma equipa?

 

Então niguém opina? :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá é um bocado arriscado talvez... os camarões são muito sensíveis a mudanças e preferem aquários bem ciclados, para se manterem estáveis. há alguns mais resistentes que os outros é claro mas eu não arriscava. podes fazer como eu fiz. começou a aparecer essa gosma e eu simplesmente deixei-a ficar, quando achei prudente meter peixes comecei por colocar logo os peixes da equipa de limpeza que trataram disso tudo e só ao fim de mais algum tempo comecei a meter os restantes peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão uns pics os primeiros dias de vida do meu aqua, em poucos dias já passou por varias fases,

 

dia 1- sem agua

 

001zzz.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dia 1- já com agua, agua turva com muitas bolhas

0012p.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dia 2 - agua manteve-se turva(apresentava uma nevoa, não sei se foi do anti cloro do bacterlife que adicionei ou ainda das ceramicas e substrato do filtro), juntei mais um filtro com carvão para auxiliar a filtragem visto que havia muitas impurezas à superficie

002qu.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dia 3 - agua abriu um pouco e no tronco começou a formar-se um muco

003phg.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dia 4 - muita agua evaporada e formou-se um filme gorduroso à superficie, o muco à volta do tronco duplicou, coloquei o backgroud preto

 

004oym.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

dia 5 -fiz o primeiro TPA de 30 % achei a agua muito gordurosa, será normal,adicionei mais 4 ml de bacetrlife.

005ed.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Ali do lado direito falta uma planta, uma que forme uma moita e de preferencia escura, acho o aqua muito verde, que planta sugerem?

se tiverem coments em relação as questões apresentadas agradeço.

O unico parametro que medi foi o ph está dos 6.5.

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Excelente trabalho no Hardscape, muito bonito e a colocação parece-me que tira o melhor proveito do espaço que tens, provalvelmente um dos meus favoritos. Qual é o tamanho do aquario?.

Algumas questões:

 

-Esse filme gorduroso que te apareceu deve-se à fraca agitação na superficie da água, se puxares a flauta de saída um pouco para cima vais ver em como fica resolvido e não volta a aparecer.

 

-Não tens necessidade de fazer TPA's durante as primeiras semanas da vida do aquário ( no caso de não teres colocado peixes precocemente) . Se este tenta estabilizar as colónias de bactérias nitrificantes num circuito fechado de decomposição de micro-organismos, a meu ver, inserir água nova não ajuda ao sucesso deste processo.

 

-Gostava seguir o desenvolvimento do teu aqua. Não queres criar um tópico para este aquário no sub-forúm FOTOS E VIDEOS, com setup e montagem para o conseguirmos entender como deve ser?

 

espero ter ajudado

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito sim senhora!

 

De que forma estás a fazer o ciclo? Só com o produto ou estás a colocar flocos de comida?

 

Quanto às plantas, vê por Alternanthera reineckii var roseifolia, sempre tem um tom avermelhado, diferente e fica muito bonito. Não é das plantas mais fáceis, mas por ver aí uma calha, dá-me ideia que tens uma boa iluminação. Mas não acho que o teu aquário esteja muito verde. Não te esqueças que depois vais ter os peixinhos aí que vão dar outra cor...

 

Quanto ao aspecto leitoso, é mesmo por falta de agitação no cimo. Diz o setup completo do aquário. Pode ser do filtro que não tenha o caudal suficiente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Excelente trabalho no Hardscape, muito bonito e a colocação parece-me que tira o melhor proveito do espaço que tens, provalvelmente um dos meus favoritos. Qual é o tamanho do aquario?.

Algumas questões:

 

-Esse filme gorduroso que te apareceu deve-se à fraca agitação na superficie da água, se puxares a flauta de saída um pouco para cima vais ver em como fica resolvido e não volta a aparecer.

 

-Não tens necessidade de fazer TPA's durante as primeiras semanas da vida do aquário ( no caso de não teres colocado peixes precocemente) . Se este tenta estabilizar as colónias de bactérias nitrificantes num circuito fechado de decomposição de micro-organismos, a meu ver, inserir água nova não ajuda ao sucesso deste processo.

 

-Gostava seguir o desenvolvimento do teu aqua. Não queres criar um tópico para este aquário no sub-forúm FOTOS E VIDEOS, com setup e montagem para o conseguirmos entender como deve ser?

 

espero ter ajudado

cumprts

José.Dias

 

 

Boas José dias,

grato pelo comment.

 

O aqua tem 78x38x40, cerca de 117 litros brutos, em relação ao filtro tenho que rever já que aquilo não faz grande movimentação de agua à superficie,

tinha o TPA programado para 8 dias mas antecipei porque achei a agua muito gordurosa.

Vamos ver se depois abro um post com o setup total e o desenvolvimento do aqua.

 

Obrigado e Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas crush,

obrigado pelo comment.

em relação ao ciclo estou a adicionar flocos(pouco).

A planta que me indicaste gostei bastante, é daquelas faceis de encontrar?

O filtro é um EHEIN 2211, foi o que me foi recomendado para a litragem que tenho(+-100l) mas sinceramente acho um pouco fraco, vamos ver.

 

Abraço e obrigado

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica como está montado o teu filtro. Vejo alguns tubos, canos e afins, mas não percebo o que é o quê. Mas será que aquele tubo na horizontal do lado esquerdo, é a saída da água do filtro para o aquário?

 

Seja como for, esse filtro tem um caudal de 300 litros por hora. Não é muito (o ideal seria ter à volta de 500 l/h, mas já é o suficiente, pelo que não é suposto teres fraca filtragem. Certifica-te que tens o filtro a funcionar no máximo (deve ter um botão ou rodinha para abrir ou fechar).

 

Algumas dicas: mete a entrada de água para o aquário o mais perto da tona de água. Irá causar movimento na superfície. Mete a entrada e a saída do filtro em locais distintos, se tiverem muito perto, filtra sempre a mesma água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O seu aquário está muito bonito, adorei o tronco e então quando ficar coberto com musgo ainda mais bonito vai ficar, estou curiosa para ver a evolução da montagem, com certeza irá ficar 5*. Também tenho um filtro 2211 foi o que me aconselharam e o meu aqua tem 50L, montei para invertebrados tenho CR's, Yellow's e ampulárias disseram que filtragem a mais nunca é demais.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica como está montado o teu filtro. Vejo alguns tubos, canos e afins, mas não percebo o que é o quê. Mas será que aquele tubo na horizontal do lado esquerdo, é a saída da água do filtro para o aquário?

 

Seja como for, esse filtro tem um caudal de 300 litros por hora. Não é muito (o ideal seria ter à volta de 500 l/h, mas já é o suficiente, pelo que não é suposto teres fraca filtragem. Certifica-te que tens o filtro a funcionar no máximo (deve ter um botão ou rodinha para abrir ou fechar).

 

Algumas dicas: mete a entrada de água para o aquário o mais perto da tona de água. Irá causar movimento na superfície. Mete a entrada e a saída do filtro em locais distintos, se tiverem muito perto, filtra sempre a mesma água...

 

 

Boas crush, a entrada e saida estão assim:

 

11filtro.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

já vi que estão de maneira incorrecta tentei minizar o impacto vizual mas errei, mesmo com o filtro de apoio ainda não consegui ter uma agua cristalina,

vou ter que rectificar.

 

Obrigado e cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...de 4 passaram a 8 dias de ciclo já com um TPA de 30% ao 5º dia para tentar eliminar a camada gordurosa que se formou, hoje pela primeira vez fiz os testes

que deram os seguintes resultados:

 

-PH: 7

-KH: 3

-GH: 9

-NO3:10

-NO2:0

-NH4/NH3:0,5

 

parto do principio que estes valores estaram em ascenção senão pelo que vi já dava para certos peixes.

 

Bom mas em 8 dias já se nota alguma evolução no aspecto biológico, uns bons outros talvez não tão bons, os menos bons são os caracois que estão a ploriferar de uma forma explosiva talvez devido aos detritos que abudam folhas mortas e o muco do tronco, para já não vou tomar medidas até porque os tenho visto muito interessados no muco que se formou em volta do tronco. As boas são a evolução que algumas plantas já denotam deixo aqui algumas fotos

A eleocharis parvula já mostra alguns rebentos

008parvula.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

A hemianthus callitricoides também já mostra vontade de se espandir, mas só a plantada com luz directa, dois molhos que ficaram na sombra do tronco definharam.

007cuba.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Bom finalmente deixo aqui mais uns pics gerais, todos os comments são bem vindos

 

002frente.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

004lado.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

005lado.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

006lado2.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Obrigado e cumps.

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Faz hoje 3 semanas e o meu apresenta-se assim

 

1000622pl.jpg

 

já apareceram umas algas tipo cabelo dai ter introduzido plantas de crescimento rápido, estou a fertilizar com micros e macros seguindo método Estimate Index, TPA`s duas vezes por semana de 30%, fauna introduzida 4 caridinas japonicas e 2 red cheris, não introduzida caracois physas(praga), coloquei 2 corys cobre para ajudar nesta fase do ciclo mas não dá, em pouco mais de uma hora levantaram um belo tapete de cuba que estava em formação e babujaram tanto no substrato que levatou uma nuvem de sedimentos, peixes de fundo pelos vistos não vai dar pelo menos enquanto não tiver o tapete consolidado, a flora cresce bem, o tapete de parvula estende-se de dia para dia, a echinodorus red special parece uma alface a crescer à noite deita uma folha ai com 5mm de manha já tem 5 cm, as rotalas e a sessiliflora tambem crescem bem a unica que não arranca é a planta que eu tinha mais espectativas a blixa está parada, o pé também já devia ter uns meses de vaso era o último da loja.

 

Já agora se estiverem interessados em dois corys bronze troco por um pé de blixa saudavel ou ofereço, contactar por P.M., só entego em mãos na zona de Oeiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muitos parabéns! está bonito o aquário! realmente tens de ter cuidado com a possível sombra que o tronco possa fazer a algumas plantas. e fizeste bem em colocar plantas de crescimento rápido a ver se removem alguns nutrientes em excesso da coluna de agua, a sessiliflora faz esse trabalho muito bem, a minha cresce que se farta, faço podas semanais e ela chega quase sempre ao topo do aquário

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Mtos parabéns o aqua está lindoooo... excelente trabalho... Essas algas tipo cabelo tbm apareceram no meu, meteram-se no meio do musgo, tentava tirar manualmente e fazer TPA's semanais, mas voltavam a crescer, tive que tirar o musgo do aquário ;) ainda por cima era FlameMoss e já tinha uma dose bem generosa e tava a crescem tão saudável e acabei por perder ;) o que fez para se ver livre disso?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Mtos parabéns o aqua está lindoooo... excelente trabalho... Essas algas tipo cabelo tbm apareceram no meu, meteram-se no meio do musgo, tentava tirar manualmente e fazer TPA's semanais, mas voltavam a crescer, tive que tirar o musgo do aquário :( ainda por cima era FlameMoss e já tinha uma dose bem generosa e tava a crescem tão saudável e acabei por perder :( o que fez para se ver livre disso?

Cumps,

 

 

Olá Sapecazinha, o que tenho feito pra tentar acabar com as algas é TPA´s de 30% duas vezes por semana e introduzi 4 caridinas japonicas que a principio estavam muito interessados mas agora nem tanto, de qualquer das formas estão lá (as algas) mas parece-me que não tem evoluido.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom, já passaram 8 semanas ainda acho que o ciclo já está concluído, ainda ando a aprender a podar as plantas dai o aspecto despenteado da coisa, algas acho que já tive todas mas nada de muito grave e sempre um caso de cada vez, neste momento só tenho aquela tipo green dust, fauna introduzida tenho

-1 caracol com espinhos, não sei o nome

-4 amanos fêmeas já duplicaram o tamanho desde que estão cá (+ou- 3 semanas), uma equipa incansável na limpeza

-1 red cherrie minúsculo

-2 corys bronze(estão reclusos, o seu comportamento não é compatível com o fundo do meu aqua, cometi o erro de colocar uma camada substrato fértil da jbl

logo abaixo do substrato de selagem e o que acontece é que as corys ao remexerem o fundo levantam uma grande nuvem de sedimentos.

-2 otos, são os mais recentes.

 

 

fica aqui o pic da coisa, a qualidade não é a melhor, não consigo reproduzir o real aspecto (cor).

 

 

76576133.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande evolução no aquário. Está muito bonito.

 

Eu não gosto muito quando está tudo muito bem podado, dá-lhe um ar pouco natural. Assim isso parece uma selva, é muito mais natural :) mas são gostos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas amigos,

deixo aqui mais uns pics da evolução do meu aqua, vai com 2 meses de vida, o crescimento das plantas está explosivo e um pouco fora de controlo,´era para haver poda este fim de semana mas algo me impediu, já vã ver mais à frente.

Ficam aqui os pics:

 

Vista geral, continuo sem saber fazer fotos que apresentem um tom natural.

 

45566223.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

43109131.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Aqui as novidades, as Main Stars do meu aquário.

A menina adora posar para a foto.

99168239.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

45884975.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

O macho é mais dificil de apanhar, sempre emboscado e a chatear os Ottos e os Amanos, um verdadeiro Tigre.

 

28779046.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

O motivo por não haver a poda e o TPA programados para está 6ª feira foi este, 4 dias depois de chegar a menina Apisto que vinha muito gordinha, isolou-se numa toca e desde então raramente sai e quando sai é para enxotar os amanos que pastam em frente à toca, vamos ver o que dá.

22256894.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

51309775.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Já agora deixo aqui uma pergunta aos entendidos em ciclideos, qual é a estirpe destes apistogramma cacatuoides?, comprei com double.

 

Espero que gostem .

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.