DIY Fan Cooling System + Temperature Controller


jc.gomes

Recommended Posts

Aproveitando agora que o calor está a começar a chegar fiz um sistema de cooling DIY muito simples feito a partir de ventoinhas de computador e que qualquer pessoa pode fazer.

 

Ja tinha colocado no meu tópico o sistema, mas vou agora explicar em maior detalhe como foi feito.

 

Transformador 12V:

AB8290_g.jpg

 

Ferramentas e suporte:

materiaisfan.jpg

 

Cabo em Y apra ligar ventoinhas:

REVOLTECCABO011_big.jpg

 

5X Ventoinha NoiseBlocker 92mm XE2:

NB013255.jpg

AIR FLOW 65 m^3/h (38 Cfm)

 

RUIDO 21 dB/A

 

ALIMENTAÇÃO: 6 a 13V

Reparem no air-flow das ventoinhas e baixo ruido. Foram usadas ventoinhas de 92mm por restrições da altura do vidro á calha.

 

A ligação é em paralelo entre todas as ventoinhas e o transformador:

ligacoes.jpg

 

Resultado final:

fancooling1.jpg

fancooling2.jpg

 

Se tiverem alguma duvida estão a vontade, mas o sistema é tão simples que ate eu consegui fazer :discuss_gathering:

 

Fiz uma versão ainda mais alargada com explicação e opinião sobre como tem funcionado:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/04/1...stem-portugues/

 

Este sistema está ligado ao controlador de temperatura TC-10:

tc10f.jpg

 

Ao qual também fiz uma mini-review:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/04/1...tal-thermostat/

 

Ate agora tem funcionado muito bem e quando as temperaturas começarem a subir penso que ajuda imenso a controlar a temperatura do aquário.

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas jc.gomes

 

Parabéns pelo teu tópico...

 

Já tinha pensado em algo parecido mas sem o controlador de temperatura...

 

No verão o meu acua chega aos 32º... tudo o que é camarões morre :discuss_gathering: além de que a agua evapora em grande quantidade e velocidade...

 

A minha duvida aqui é se as ventoinhas devem estar viradas directamente para a agua ou de uma forma lateral como me parecem estar as tuas?

 

Aguardo resposta

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva smmalmeida, as ventoinha nem devem estar viradas directamente para a água.

Desta forma que estão permite que o ar varra toda a superfície do aquário fazendo dissipar o calor ao longo de toda a superfície da água.

Para ja tem estado a funcionar bem o sistema e recomendo.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive o aquário sem o sistema de ventoinhas na época do calor.

Mas consegue-se controlar relativamente bem a temperatura que a água atinge.

 

CUmprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Só um reparo. Os parafusos não vão ficar oxidados num abrir e fechar de olhos?

 

fancooling1.jpg

 

Tomei a liberdade de alterar a tua imagem, para acrescentar a seta...

 

 

Uns parafusos em aço inox, ou melhor ainda de acrílico seriam uma mais valia, pelo menos a meu ver. De resto nada a apontar. Está bem executado e pelos vistos cumpre a sua função!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, sim é verdade ja se começa a notar qualquer coisa em 2 ou 3 parafusos, mas ainda nada de especial. Também pensava que ia ser pior, mas não se nota quase nada. Não deve apanhar grandes salpicos, até porque o ar sopra para a frente.

 

Na altura foi o que encontrei no Aki, mas a solução que deste é a melhor.

Como comprei uma saqueta de parafusos e sobraram bastantes quando alguns ja tiverem maus retiro e troco por outros novos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom DIY. Obrigado.

 

Apenas uma questão: sei que existem controladores que controlam o aquecimento e o arrefecimento. Tendo em conta que os aquecedores já têm termostato, para os colocar a funcionar ligados ao controlador é necessário algum cuidado especial ou basta regular um pouco por excesso a temperatura do aquecedor?

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente esse controlador é interessante, mas ainda é um pouco dispendioso :music_singguitar:

 

Bom trabalho, ficou muito porreiro

 

Abraço

Sim ainda custa um bocadito, mas se pesquisares muito dificilmente encontras controlador com esta qualidade a este preço, a tendência é serem muito mais caros.

 

 

Muito bom DIY. Obrigado.

 

Apenas uma questão: sei que existem controladores que controlam o aquecimento e o arrefecimento. Tendo em conta que os aquecedores já têm termostato, para os colocar a funcionar ligados ao controlador é necessário algum cuidado especial ou basta regular um pouco por excesso a temperatura do aquecedor?

Basta fazeres isso que disseste. É bastante simples.

 

Isso ficou em quanto €€€?

 

Se clicares nos links tem uma parte mais detalhada com ligação para a Mbit onde comprei as peças com o preço e tb tem o link para a loja com o controlador TC-10.

O transformador são 13€, cada ventoinha 4.5€, ligações em Y 1.5€ cada. Depois o silicone, serra e a régua de alumínio tudo deve ser uns 10€.

 

Acredita que é mesmo muito barato e o sistema é muito bom. Se fores ver soluções no mercado equivalentes ficam-te muitíssimo mais caras e com performances inferiores.

O controlador é preciso na medição da temperatura e permite ajustes a 0.1 ºC. As ventoinhas têm um grande fluxo de ar e a calha aluminio + ventoinhas ficam com um baixo perfil permitindo baixar a iluminação do aquário ao máximo para o aquário ter máximo de luz.

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo.

Quando o meu aquário estiver pronto vou ver como fica a temperatura no verão se tiver problemas esta é uma ideia.

Só não percebi como ligas o transformador à primeira ligação em Y das ventoinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens fotos de passo a passo???

 

Obrigado

Não tenho mais fotos, porque é mesmo simples de fazer. Pelas fotos é fácil ver os materiais, depois é so fazer de modo a obter o resultado que ta nas fotos.

 

 

Muito bom mesmo.

Quando o meu aquário estiver pronto vou ver como fica a temperatura no verão se tiver problemas esta é uma ideia.

Só não percebi como ligas o transformador à primeira ligação em Y das ventoinhas

Essa ligação é achanatada, isto é, é pegar em 2 fios e um liga no positivo e o outro no negativo e liga ao Y e depois segurar com fita cola :)

No entanto estes transformadores trazem umas ponteiras maxo. Se encontrares a venda numa loja a ponta fêmea que seja desmontavel e e onde possas encaixar os fios fica tudo direitinho.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, podes comprar uma coisa dessas:

http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?i...3+Pin+Extension

 

encaixar a ponta no Y e depois a outra ponta arrancar, ou cortar a meio de modo a que dê para encaixar os fios positivo e negativo no transformador.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o fio amarelo que é o da informações das rpm, não interessa para nada. So se tivesse ligada ao computador.

So interessa o positivo vermelho e o negativo preto.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo apanhado!

Agora é só saber se vai ser preciso.

 

O amarelo envia a informação de quanto é que a ventoinha esta a rodar actualmente. Alias se reparares nos "Y" uma das pontas do Y nao tem o fio amarelo ligado porque seriam duas ventoinhas a enviar informação diferentes, portanto não da.

Eu ja sabia isto porque ja tinha montado e desmontado muitos computadores e portanto é relativamente fácil essas partes.

 

Pois eu sou muito ao lado :s

 

 

Não consigo entender...olha por exemplo um transformador de tlm(carregador) dá?

Se leres no link do blog com atenção vais encontrar tudo.

As ventoinhas são de 9V-12V e cada gasta 0.11A.

Então precisas de um transformador de 9V ou 12V e que debite tantos Amperes quanto a soma das ventoinhas.

Se tiveres 5 ventoinhas 12V a 0.11 amperes cada, vais precisar de um tranformador de 12V e que debite pelo menos 5*0.11a= 0.55a = 550 mili-amperes. Se o transformador debitar 1000 mili-amperes por exemplo não tem problema, quer dizer que pode levar ainda mais carga. Agora o contrário ja não pode acontecer, isto é, o transformador nao pode ser de 400 ou 500 mili amperes porque não tem energia suficiente para alimentar as tais 5 ventoinhas.

No blog tb encontras links para comprar transformador, ventoinhas, Y, etc

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ventoinhas têm 3 fios (amarelo, vermelho, e preto), como ligo ao transformador?Visto ter positivo e negativo

Viva DavidG,

como ja disse anteriormente o fio amarelo é o fio das informações da rpm da ventoinha que não interessa. So interessa se estiver devidamente bem ligado a um computador que consiga ler a informação que vem desse fio, portanto fica desligado.

O fio vermelho é o positivo e o preto é o negativo que ligam respectivamente ao transformador.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Este sistema deste tópico sofreu um upgrade:

 

dsc06674_tn1.jpg?w=510&h=151

 

dsc06677_tn1.jpg?w=510&h=388

 

As temperaturas subiram bem para cima dos 30 graus e a noite não deixa arrefecer muito a casa.

Agora são 9 ventoinhas na parte de trás do aquário. Arrefecem a água, as lâmpadas T5 aumentando a sua eficiência e tempo de vida e não permite que o calor delas chegue á água.

Melhorou as temperaturas e foi um pequeno upgrade.

 

http://reefcentral.wordpress.com/2010/07/2...rade-portugues/

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais