Nature Shrimp Project


Okocha

Recommended Posts

Boas a todos, antes de mais apresento-vos a Nature Shrimp, é um projecto que consiste na criação exclusiva de invertebrados e musgos, para já deixo-vos algumas fotos da montagem da bateria e algumas macros dos musgos a desenvolver, fica a faltar a iluminação que será em leds, assim que for feita a instalação da mesma coloco as fotos, os layouts ainda não estão definidos a 100%

 

Setup:

 

Aquários: 70x40x30

Iluminação: Stand-By ( Leds )

Filtragem: EHEIM Compact 1000

Termostato: EHEIM Jager 300W

Substracto: Akadama

Inertes: Seiryu Stone, Troncos Red Moor Wood

 

Fauna:

 

Aquário 1: Caridina cf. cantonensis 'Bee' + Neocaridina heteropoda var. red

Aquário 2: Caridina cf. cantonensis 'Tiger' + Neocaridina heteropoda var. green

Aquário 3: Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red' + Neocaridina heteropoda var. yellow

 

Fotos:

 

Aqui um dos membros da Nature Shrimp Team - Sr. Net

P3200014.jpg

 

P3200007.jpg

 

P3200006.jpg

 

P3200009.jpg

 

P3200008.jpg

 

P3200015.jpg

 

P3290042.jpg

 

P3290049.jpg

 

P3290050.jpg

 

Fissidens fontanus - Musgo Phoenix

P3290031.jpg

 

Riccia fluitans

P3290032.jpg

 

Vesicularia montagnei - Musgo Christmas

P3290039.jpg

 

Vesicularia dubyana - Musgo de Java

P3290033.jpg

 

Cumprimentos

 

Nature Shrimp Team

Editado por Okocha
Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas okocha :D

 

Isso está e vai ficar muito bom ... mete lá iluminação nisso e vai metendo aqui umas fotos ...

 

 

Só um reparo : Devias ter usado esses passa-muros e acessorios em pvc ou hidronil , isso com o tempo vai começar a corroer el ibertar metais na agua e por consequente fazer mal aos invertebrados .

 

 

Boa sorte . :)

 

Abraço

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do que vi :)

Uma pergunta. Percebi como chega a agua aos vários aquas mas não percebi como sai para chegar à sump.

 

Boa sorte para o projecto!

 

Já agora, qual a finalidade?

Criação e futura comercialização ou mera carolice?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, então aqui fica a explicação das curvas em latão, quando fui buscar os aquários os furos estavam mais pequenos do que as peças que tinha de plástico, eu e o meu parceiro andamos à procura de umas peças que dessem a única solução foi mesmo estas, peças estas que são anti-corrosivas, para terem uma noção os furos estão tão mal feitos que foi preciso 2 O-Rings em cada lado para conseguir central pelo furo do vidro, mas pronto compreendo perfeitamente os vossos alertas e fico extramente contente pela vossa preocupação obrigado :D

 

Boas plisboa, a água cai pelas curvas em latão, como podes reparar nas fotos elas estão em L para baixo, de forma que cria sifão e puxa a água lentamente que cai na sump ;D

 

Cumprimentos

Editado por Okocha
Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, então aqui fica a explicação das curvas em latão, quando fui buscar os aquários os furos estavam mais pequenos do que as peças que tinha de plástico, eu e o meu parceiro andamos à procura de umas peças que dessem a única solução foi mesmo estas, peças estas que são anti-corrosivas, para terem uma noção os furos estão tão mal feitos que foi preciso 2 O-Rings em cada lado para conseguir central pelo furo do vidro, mas pronto compreendo perfeitamente os vossos alertas e fico extramente contente pela vossa preocupação obrigado ;)

 

Cumprimentos

 

Boas plisboa, a água cai pelas curvas em latão, como podes reparar nas fotos elas estão em L para baixo, de forma que cria sifão e puxa a água lentamente que cai na sump ;D

 

Cumprimentos

 

 

caro amigo eu sou novo nestas andanças mas pelo que noto no tubo de latão que liga o aquario as curvas nao deveria de levar uma rede ou esponja? é que se os aquarios sao para invertebados eles nao poderao ser sugados pela dimensão do tubo? ou ate mesmo alguns alvins que venhas a ter ao nadarem ai perto irem parar ao sump.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

hhhhh.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Sim tenho, o debate que tive foi uma vez que os parâmetros da água estabilizem para as condições dos Crystal Red e como sabemos os Neocaridinas são bastante resistentes, penso que vamos ter sucesso, isto com o tempo vamos melhorando pequenos promenores como o que referes ;)

 

Cumprimentos

 

Boas André, esse problema está resolvido, foi aplicado rede de mosquiteiro nas saídas ;D

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Okocha.

 

Para as espécies que vais ter ou tens, sim sem colocares os parâmetros para os CRS o resto fica bem, estava mais a pensar era em doenças, espero que não....

 

 

Colocaram rede de mosquiteiro nas saídas? Primeiro não sei se evita que passem depois acho que deveria ter sido colocada na entrada, então como está se eles entrarem pelos tubos nunca mais conseguem sair, acabam por morrer ali dentro?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso de apareçer doenças, podemos sempre fechar as torneiras e ver o que se passa, em relacção à rede secalhar expliquei-me mal, a rede foi colocada onde a água cai para a sump não têm nada a obstruir, eu chamo saída por onde sai a água e não onde entra a água para os aquários :lol:

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah ok... saída da água do aquário, mas é no inicio da canalização, certo.

 

 

Isso de fechar as torneiras para evitar doenças, lamento mas não ache que funcione nem que seja a melhor opção para precaver essa situação.... Se tiveres o azar de ter alguma doença, só dás pela doença depois dela estar instalada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo perfeitamente, e é uma das minhas grandes preocupações de momento, vamos lá ver como vai correr agora de princípio e vamos tentar melhorar todos os dias as condições.

 

Cumprimentos

Editado por Okocha
Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Okocha,

 

desculpa a minha sinceridade mas acho que a montagem desta tua bateria fica muito aquém da do teu aqua dos Discus, sem dúvida, não me leves a mal mas isso parece ter sido tudo feito às 3 pancadas, acredito que a mudança de casa te tenha dado esse ímpeto para montar uma data de aquários assim de repente, também eu estou a passar pelo mesmo, mudar de casa é fixe, mas tenho tido calma e ainda só montei dois, para além de que falta terminar as Sump’s, o meu sistema é muito diferente desse, mas até dava para adaptar aí, pois os teus aquários nem sequer acompanham a medida das prateleiras, cabia bem uma “Sump à Mulher “ ao lado de cada um.

 

O sistema que usaste já sei que funciona, felizmente tive o privilégio de acompanhar o projecto do Babykhan que o estudou e projectou minuciosamente durante largos meses, pelo pouco que vi do dele e ainda só em fase experimental, está espectacular, mas ele usou materiais escolhidos a dedo que se complementam em qualidade, forma e atracção decorativa, já que segues as ideias podias seguir os exemplos, como artista e se me permitires deixo-te algumas sugestões:

 

O material corrosivo devia ser todo substituído por PVC, este pode ser pintado em preto, por exemplo, com tinta em spray pintas todas as canalizações, a mangueira de saída de água pode ser ocultada se a colocares dentro de um tubo (tipo esses brancos das instalações eléctricas) fica direitinho e esconde as futuras sujidades visíveis na mangueira transparente, depois de dares a tinta preta (ou outra) isolas as partes que ficam em contacto com a água aplicando verniz marinho, tens é de deixar secar muito bem antes de o colocares a uso, afinal deves saber que a pressa sempre foi grande inimiga da perfeição.

 

Quanto à prateleira, não minto, é horrível… pinta tudo da mesma cor, não custa nada, se não quiseres abusar no preto pinta de metalizado, castanho, branco, qualquer cor menos garrida que essas e se pretenderes usar várias cores varia os tons de uma mesma cor.

 

Por fim e não pretendendo ser desagradável, pareceu-me que reforçaste as prateleiras e não duvido que aguentem com o peso dos aquários, mas achas que a estrutura suporta esses quilos todos, principalmente quando os aquários estão colocados todos do mesmo lado? Não sei, mas tive uma no género e acabou por ficar meio retorcida.

 

Vou acompanhar e deixo-te o desafio da pintura, depois podias postar o tópico com isso já tudo bonitinho.

 

De qualquer forma dou-te os meus parabéns pela concretização, desejo-te as maiores felicidades e sucesso em mais uma versão deste projecto magnífico.

 

Luísa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luisa,

 

Eu já mencionei que os layouts não estão acabados, e isto não é em minha casa mas sim num anexo do meu sócio, em relacção à sump já disse o que tinha a dizer sobre ela ;)

 

Em relacção ao material também já foi discutido o porquê de ter sido assim como foi, as prateleiras não foram reforçadas, já vinha como estão, os aquários têm a medida para um tipo de estante que acabou por ser trocada por esta, é mais robusta e aguenta com 200Kg por prateleira, em cada uma não está mais 90Kg, e está fixa ao chão, as cores concordo perfeitamente contigo, mas agora penso que é tarde de mais :\

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

Excelente(s) projecto(s)!

 

Posso saber que estantes são essas? Ando à procura desse material para um novo aquário...

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais