Ajuda com os Bettas


Recommended Posts

Boa noite a todos.

Eu sou novo neste fórum e neste hobbie e tenho uma série de dúvidas em relação aos Bettas.

 

1ª questão - Após informar-me em duas lojas diferentes fiquei na dúvida se o Betta é um peixe de água fria ou quente e a que temperatura devo ter o meu aquário para ele ter condições de vida favoráveis?

2ª questão - Que tamanho aproximado tem um Betta adulto?

3ª questão - Pode-se ter um Betta macho e duas ou três Bettas fêmeas no mesmo aquário?

4ª questão - Qual é o tamanho aproximado que deve ter o meu aquário para ter um Betta macho dentro? E um Betta macho e duas fêmeas?

5ª questão - É verdade que os Bettas gostam de ter uma planta no aquário para se apoiarem enquanto dormem? Se sim, qual a planta mais apropriada em relação custo/beneficio/tamanho?

 

 

Eu sei que são perguntas de principiante, mas agradecia que mas respondessem.

Por diversos motivos, fui levado a criar uma nova conta. Caso desejem entrar em contacto comigo, contactem a conta João_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia, vou tentar responder ás tuas questões.

 

1ª questão - Após informar-me em duas lojas diferentes fiquei na dúvida se o Betta é um peixe de água fria ou quente e a que temperatura devo ter o meu aquário para ele ter condições de vida favoráveis?

 

É um peixe de água quente, temperatura deve rondar os 26/27ºc

 

2ª questão - Que tamanho aproximado tem um Betta adulto?

 

O tamanho aproximado são de 6 cms (Betta Splendens normal)

 

3ª questão - Pode-se ter um Betta macho e duas ou três Bettas fêmeas no mesmo aquário?

 

Sim podes, depende do tamanho do aquário, mas ele vai persegui-las sempre.

 

4ª questão - Qual é o tamanho aproximado que deve ter o meu aquário para ter um Betta macho dentro? E um Betta macho e duas fêmeas?

 

Para um betta macho o aquário deve ter pelo menos entre 10 a 20L, com as fêmeas tem que ser bem grande e ter esconderijos para elas.

Quanto maior for o aquário melhor será a qualidade de vida do teu Betta.

 

5ª questão - É verdade que os Bettas gostam de ter uma planta no aquário para se apoiarem enquanto dormem? Se sim, qual a planta mais apropriada em relação custo/beneficio/tamanho?

 

Sim é verdade, as plantas ideais para eles são:

Anubias, feto de java, musgo de java, valisnerias e algumas flutuantes, preços não sei.

 

PS: Esta é a minha modesta opinião sobre o assunto, com certeza há opiniões completamente diferentes.

 

Espero que sirva para teres um ideia :)

 

Abraço

Pedro C

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado k2o3 e Diabrete

 

 

Acham que num aquário de 9 Litros ele conseguia viver bem? E que planta dessas caberia num aquário de 9 Litros?

 

E a altura da água deve ser sempre de 15 cm?

Editado por barbatana_negra

Por diversos motivos, fui levado a criar uma nova conta. Caso desejem entrar em contacto comigo, contactem a conta João_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Um aquário de 9 litros já não é mau de todo. Quanto mais pequeno mais cuidados tens de ter, pois mais rápido a água fica poluída. Não te esqueças que tem de ter termostato. Se não tiveres filtro, trocas parciais de +- 30% água duas vezes por semana.

 

Quanto as plantas para esse tamanho de aquário, acho que fica muito bem uma anubia presa a uma rocha ou tronco. Podes também juntar um pouco de musgo de java e existem também uns fetos de java que não crescem muito que acho que vão cair aí muito bem. Todos eles podes prender a rochas ou troncos. Nada de areão, pois só vai dificultar na limpeza.

 

A altura da água é quase cheio, podes e deves deixar cerca de 3 cm abaixo do limite pois os bettas por vezes saltam fora dos aquários. São um pouco malucos. Ainda no outro dia uma fêmea mandou uma queda de 1,5 m. Mas continua toda porreirinha. surprised hehehe

Normalmente baixa-se o nível da água em casos como problemas na bexiga natatória ou então quando colocamos a acasalar.

 

Quando tiver todo prontinho, coloca aqui umas fotos para apreciarmos, já que estamos a dar ideias, depois também vamos gostar de ver o resultado final. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diabrete, obrigado mais uma vez.

 

 

Sabes dizer-me onde posso arranjar rochas ou algumas dessas plantas?

 

Quanto às plantas, normalmente nas lojas de animais encontras plantas à venda. Os preços devem rodar os 4,00 € por vaso.

 

Quanto às rochas e troncos, encontras nas lojas também, no entanto eu acho que são um pouco caros. No entanto já vêm preparados para colocar de imediato no aquário. Fora esta hipótese podes procurar na natureza pedras ou troncos (ex: videira), no entanto tens de ter o cuidado de fazer os tratamentos necessários antes de colocar no aquário. Os troncos são os que mais trabalham dão a tratar. As pedras não podem ser calcárias, pois alteram o PH da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Só tenho mais uma dúvida: o filtro deve ser interno?

 

 

Olá

Mais um Almadense de volta dos bettas...

Bem vindo :eusathink:.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

Até agora têm te ajudado bem.Estás em "boas mãos".

em relação ao filtro o principal é ter um caudal baixo. De forma a que não haja grande movimento de agua dentro do aquario.Pode ser interno ou externo. Uma solução barata, embora não seja a mais estética, é os filtros de esponja ligado a uma bomba de ar.

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu sempre tive filtros cascata nos meus bettas e nunca me dei mal.

Reduz-se o caudal e trabalham que é uma maravilha, além de serem mais práticos para limpar que os internos.

 

Espero ter ajudado. Boa Sorte ;)

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos

 

Venho fazer-vos mais umas perguntas

 

Devido à falta de recursos financeiros, acham que um Betta seria feliz num cubo da Vodafone? É que infelizmente eu não tenho dinheiro para um aquário minimamente bom :) Sem filtro devo fazer TPA's de quanto em quanto tempo e de quanto %?

Por diversos motivos, fui levado a criar uma nova conta. Caso desejem entrar em contacto comigo, contactem a conta João_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou ter de o pôr num cubo da vodafone :P

 

Acham que dá para pôr alguma planta com ele?

 

Olá

Convém colocares algumas para ele se ambientar melhor e mais depresa.

Pode ser apenas um pouco de musgo e uma flutuante por ex.

Se não tiveres, dado que és de Almada, envia-me uma PM para combinarmos e eu ofereco-te isso.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E devo pôr alguma pedra para ele se apoiar?

 

Depois eu explico-te

Se tiveres que mudar o macho (acho que é isso que está a acontecer, está a chegar o nascimento deles), enche hoje o cubo (solução que não defendo), se tiveres algum areão poroso é melhor. E enches o cubo. Assim, qdo chegar a hora de mudar o macho já tens tudo preparado.

Cumpr.

antónio

PM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais