betta ajuda


flipdts

Recommended Posts

Ola , tou a tentar acasalar outra vez com bettas , ja tentei nao sei quantas vezes e nao consegui , mas tb nao quero desistir . precisava de uma ajudinha , o macho vez o ninho meti la a femea com ele a femea tenta ir para ao pe do macho mas ele foge dela , porque sera ?

sempre tentei acasalar com agua quente agora tava numa de tentar com eles em agua fria acham que pode ser ?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Os bettas sao peixes de agua quente, por isso não se reproduzem em água fria.

 

Explica o teu método de reprodução para saber o que estás a fazer de errado

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meto o macho num aquario e a femea noutro ao lado , vou metendo a femea no aquario do macho de vez em quando ele ao iniciu é agreviso para ela , quando ela ja nao tem medo dele , é ele que foge dela , lol .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meto o macho num aquario e a femea noutro ao lado , vou metendo a femea no aquario do macho de vez em quando ele ao iniciu é agreviso para ela , quando ela ja nao tem medo dele , é ele que foge dela , lol .

 

Se usares a pesquisa teras bastantes topicos sobre isso.

Acho que ja respondi a isso umas 20 vezes.

Pesquisa e verás que encontras

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tive a procura , a muita informaçao aqui , mas cada um diz de uma maneira diferente , ja tentei algumas e nao consegui , com outros machos que tive ja deram o abraço com a femea , mas depois eu tiro a femea e comem os ovos , este agora tem medo da femea lol ,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora tenho em agua fria , ele ja fez um granda ninho , mas com agua fria a femea nao vai querer dar o abraço nao é ? ja alguem consgui com agua fria ou devo metelos com agua quente ? é que com o termostato eles escondem-se atras do termostato. e eu nao tou muito tempo em casa so mais ao fim de semana e se os deixar juntos tb nao sei ver se ele ja meteu os ovos no ninho. tenho bettas a 1 ano e parece que cada vez percebo menos sobre a reproduçao deles lol .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora tenho em agua fria , ele ja fez um granda ninho , mas com agua fria a femea nao vai querer dar o abraço nao é ? ja alguem consgui com agua fria ou devo metelos com agua quente ? é que com o termostato eles escondem-se atras do termostato. e eu nao tou muito tempo em casa so mais ao fim de semana e se os deixar juntos tb nao sei ver se ele ja meteu os ovos no ninho. tenho bettas a 1 ano e parece que cada vez percebo menos sobre a reproduçao deles lol .

 

 

Na minha opiniao se nao tens tempo para depois criares as larvas de bettas nem vale a pena pensares em começar a reprodução

 

Em prencipio a femea vais rejeitar o macho em aguas frias.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o termo nao tenho tempo é de tar sempre a olhar para eles a ver se dao o abraço lol , trabalho o dia todo . agora juntei a femea com o macho , ela vai para debaixo do ninho ter com o macho mas ele foge dela , e quando ela se vai embora ele volta para debaixo do ninho ela vai la ter com ele e ele foge nao passam disto , alguem sabe pk ?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Mais um Almadense de volta dos bettas ;)

Isto que tu relatas, esses desencontros às vezes acontecem, são normais, precisas de ter calma, não estejas sempre de volta deles...

O passo seguinte é o macho tornar-se um pouco agressivo para com a femea. Depois é que vão começar a desova.

Dado que és de perto se precisares de comida para alimentar os alevins diz.

Boa sorte.

Cumpr.

António L.

 

Obs. Envia-me os teus dados para te inscreveres na APA., não pagas nada.

Em Setembro vamos ter uma exposição no Feijó.

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado , mas ja comprei , nao sei se é indicada mas foi ali em frente ao forum que comprei no park koi , a senhora de la disse que era esta , comprei jbl nobil fluid artemia liquida . ja a tenho a um ano , desque tou a tentar acasalar com bettas , lol . ja começo a desesperar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado , mas ja comprei , nao sei se é indicada mas foi ali em frente ao forum que comprei no park koi , a senhora de la disse que era esta , comprei jbl nobil fluid artemia liquida . ja a tenho a um ano , desque tou a tentar acasalar com bettas , lol . ja começo a desesperar ;)

´

É boa mas tem muito cuidado com a quantidade.

Um ano ?...Isso é que vontade.

A comida que estava a falar era microvermes.

Alguma dúvida coloca aqui que tentamos te ajudar para ver se não tens que esperar outro ano... ;)

cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol , obrigada , ja me tas a ajudar . agora o betta ja ta a ficar agresivo com ela , mas quando ela vai ter com ele de baixo do ninho o gajo foge na mesma , ja destruiram metade do ninho ele agora ja o fez todo aoutra vez .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles ja deram um abraçinho , mas o macho parece que desmaiou lol , devia ter sido a femea e nao sairam ovos dela,este betta macho para mim é rabecholas lol

 

Ás vezes os primeiros ovos so aparecemapós uma hora de abraços... Depende da femea e da competencia do macho.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles tao é sempre a destruir o ninho e depois ele volta a fazer , a femea vai para ao pe dele ele a fugir destroi o ninho e volta a fazer depois de aquela tentativa falhada so acontece isso , abucado ate ja pensava que o macho tinha morrido , ja vi eles a acasalarem e via sempre a femea a desmaiar nao o macho lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora desculpem la ser bue chato , mas acho que é mesmo desta que vou conseguir , se nao for desta desisto outra vez lol , quando eles acabarem de acasalar sdevo logo tirar a femea do aquario nao é ? e devo a meter num aquario ao lado do macho ou longe para ele nao a ver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora desculpem la ser bue chato , mas acho que é mesmo desta que vou conseguir , se nao for desta desisto outra vez lol , quando eles acabarem de acasalar sdevo logo tirar a femea do aquario nao é ? e devo a meter num aquario ao lado do macho ou longe para ele nao a ver?

 

 

Em qualquer sitio desde que o macho não a veja.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... abucado ate ja pensava que o macho tinha morrido , ja vi eles a acasalarem e via sempre a femea a desmaiar nao o macho lol

 

Não tens mais nada que fazer do que chamar nomes ao "tipo" ?

Não stress.... Ele tá a tomar conta do "trabalho"...vai ver um filme e deixa-os mas em paz...relaxa

Para outra vez faz como eu, chego a casa às 20h (eu tb trabalho.. não és só tu), junto o casal e qdo for me deitar, separo a femea, +-3 horas ao todo. Mais fácil do que isto não há....digo eu....

 

Agora fora de brincadeiras.

Esse "adormecimento" da femea é natural (tás no bom caminho, tu não, ...eles) nos primeiros abraços a femea não desova. Mas é indicador que está proximo.Esta fase vai demorar mais ao menos 2 horas.

Não faças muita confusão à volta do aquario.

Depois tens que tirar a femea, sem grande confusão. E deixar o macho cuidar dos ovos e do ninho.

 

Cumpr.

António

 

És rapido a colocar questões....Retira a femea e dá-lhe um pouco de alimento. Se ela comer óptimo, se não não te preocupes. Agora o importante é proporcionar condições para ela recuperar. Se tiveres hipotese coloca ela num aq. com temperatura +- igual à que estava. Para não haver choques termicos e diminuir a hipotese de agravar alguma ferida que tenha.

Qto ao machom qto menos confusão houver melhor. Nada de outros bettas al lado, barulhos, movimentos rápidos, etc.

 

2º cumpr.

António

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obriGADO pela a ajuda , ja tou mais esclarecido e tou com fezada que é desta que vou ter filhotes de bettas \o , so acho é uma coisa estranha eles começaram agora a dar os abraços , ja tao naquilo a uma meia hora mas o macho tb desmaia lol. e ja agora tenho eles em agua fria ouve ai alguem a dizer que a femea nao acasalava assim , mas parece que tb da :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, tudo o que viste até agora é normal.

não tires a femea até haver "abraços".

Vai chegar a uma altura em que ele começa a se preocupar mais com os ovos e a femea a refugiar-se.

Nesta fase o macho vai deixar de a perseguir de forma continua.

Nesta altura retiras ela. Como te disse ontem pode demorar algumas horas.

cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Vão começar a nascer dentro de +- 48h.

As proximas horas nada vai acontecer. Aproveita e tenta te informar o mais possivel. Se tiveres alguma dúvida, pergunta-nos que tentamos te ajudar.

O proximo evento da APA vai ser no proximo mês de Setembro no mesmo local, no Feijó-Almada. Foste ao 1º ?

Se quizeres pertencer a APA lê o topico e envia-me os teus dados.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais