Substrato castanho - Algas ou cianobactérias? (COM FOTOS)


Jpbp

Recommended Posts

Surgiu um fenómeno estranho sobre a areia branca do fundo:

 

Quando as luzes estão acesas os grãos de areia tornam-se castanhos...

 

depois de apagar as luzes a areia fica normal...branca...

 

Alguém sabe o que é?

 

É mau?

 

Alguma alga... cianobactérias.. ou outra coisa?

 

Aconteceu desde que introduzi 1 kg de rocha viva...

 

Obrigado

 

 

 

O meu Setup:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=108399#108399

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que tens são concerteza cyano e estas também são algas. Elas desaparecem de noite porque provavelmente a tua equipe de limpeza revolve o substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo

 

essa não pderá ser a razão pela qual desaparecem com as luzes apagadas pois basta eu apagar as luzes, ficar de sentinela, para me certificar que ninguem toca na areia e ... passados uns minutos ... volto a acender as luzes e ... eis que ... o castanho brilhante já lá não está !!!!!!!

 

ESTRANHO!!.... :oops:

 

:oops: ME!!! :oops:

 

Aqui ficam umas fotos:

 

Pic_3108_1.jpg

 

Pic_3108_3.jpg

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

essa não pderá ser a razão pela qual desaparecem com as luzes apagadas pois basta eu apagar as luzes, ficar de sentinela, para me certificar que ninguem toca na areia e ... passados uns minutos ... volto a acender as luzes e ... eis que ... o castanho brilhante já lá não está !!!!!!!

 

Passava-se o mesmo no meu aquário até ele perfazer 2 meses e as algas "desaparecerem" (agora está todo verde 8) ).

Á noite, quando o projector apagava, tinha a areia e as pedras todas cobertas de cyano...e de manhã...estava tudo branco. Ao fim de algumas horas....tudo castanho de novo. :D

O que acontece é que, durante o dia, as cyano estão na sua expansão máxima (formam-se filamentos que ondulam com a corrente e se enchem de bolhas)...e durante a noite acabam algumas por morrer e as restantes "encolhem". É um fenómeno que testemunhei e não é baseado em nada cientifico...quem tiver uma "ideia" melhor talvez te explique o que acontece. :D

 

Para aprender a "curar" tens vários posts neste sub-fórum....eu por mim optei por esperar, fazer algumas mudas (TPA's), aspirar os detritos da areia e aumentar a corrente.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- as cyano(bacterias) não são algas, mas sim bactérias com capacidade para realizar fotossintese.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cyano... Não sei se é!!....

 

Senão vejamos,

 

(formam-se filamentos que ondulam com a corrente e se enchem de bolhas)...

 

no meu caso não se formam filamentos nem bolhas, apenas pigentação castanha nos pequenos grãos de areia. Para além disso não é de manhã que verifico mas apenas uns minutos depois.

 

com pigmentação:

 

Pic_3108_1.jpg

 

 

...minutos depois de apagar as luzes, volto a acender e ... :

 

Pic_3108_4.jpg

 

nem vestigios de pigmentação castanha...

 

"e esta hein!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diatomaceas devido á presença de silicatos na água de reposição e/ou das TPA,s . Elas não desaparecem. Estão lá . Mas só ao fim de algum tempo das luzes acesas é que voltam a exibir cor .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais