morte de peixes


Mvitorino

Recommended Posts

saudações pessoal, venho aqui para que me possam ajudar.

o que me está a acontecer é que morrem-me os peixes sem razão aparente.

os sinais que demonstram é uns tem algumas escamas levantadas, mas só algumas, nada do tipo todo eriçado, e morrem sem razão aparente, outros mostram o ventre vermelho, começam com respiração ofegante e morrem em pouco tempo.

os parâmetros estão todos normais, excepto os nitritos que qdo isto começou a acontecer estavam a 100 em vez de estarem a 50 como deviam, mas isso foi culpa minha que não aspirei.

de notar que começaram a morrer os neons seguidamente (subrou um o que me pareçe esquesito este sem qualquer problema), depois foram os dânios, seguidamente coridoras starbuy, e agoraum guppy está tmb. um pouco mal.

ora o aquario tem 1 ano e maio de montado, sempre esteve estável, é de 70 litros, bem plantado, não encontro razão para isto, a não ser aquele parametro que vos referi!

tenho alguns anos de trabalho com peixes isto parace-me esquesito porque se fosse parâmetros pararia com uma mudança grande de água, jó o fiz não parou, para ser doença n~

ao consigo deciffrar qual...

obrigada pela ajuda e que os vossos animais andem com mais saude que os meus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitritos com esse valor? Tens a certeza? Não será nitratos?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocas-te a questão no forum Escalares, mas parece que não tens escalares, estou certo?

 

Quanto ao ventre vermelho, normalmente associo a parasitas intestinais ou problemas digestivos.

Como é que estão as fezes?

Há "fios" vermelhos a sair do anus dos peixes?

 

Se puderes colocar fotos pode ser uma preciosa ajuda.

 

Por outro lado os 100 (mg/L????) de nitratos, podem ser uma razão para a morte.

 

Com os nitratos assim tão alto, TPA urgente e limpeza do filtro logo que possivel.

Esse nivel de nitratos pode indicar muita sujidade e os peixes estarem a morrer por intoxicação.

 

PauloA :medieval_mace:

PS: os valores para nitratos certos tbm não deve ser os 50, mas algures no fundo da escala, perto dos 5 a 10mg/L (no max).

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tenho escalares mas esses parecem não ter problemas por enquanto!

quanto à limpeza já foi feita, a fundo... havia como dizes mta sugidade na água por falta de tempo desleixei-me.

perguntas bem quanto ao facto de ser por litro ou não eu desconheço, pois uso fitas para testar a água agradeço que se souberes me expliques...

as fezes são normais os animais foram desparasitados é pouco tempo, nomatos não à

e outra coisa tenho crias de gupy e essas não tem nada é como se não se passa-se nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fitas, depoisde molhadas, ficam com cores que te permitem comparar com uma escala de cores.

Nessa escala de cores, deves ter indicação da concentração de nitratos (normalmente medida em mg/L).

Olha bem para a escala de cores e vê se não diz mais qualquer coisa.

 

O mais provável é teres tido envenenamento por nitratos.

 

Os escalares são bastante resistentes à porcaria... tal como os alevins de guppies.

 

Penso que depois de uma boa aspiração e uma (ou mais) boas TPAs isso fica como novo.

 

Contudo, não tenhas pressa nas TPAs e adiciona AquaSafe (ou outro do género) e faz as TPAs devagar. Os 70 litros são poucos, e o que os peixes menos gostam é de mudanças bruscas na água.

 

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o nivel indicado para o NO3 é de 50 mas o que me preocupa é que já lá vão 5 dias depois disto e os animais continuam a morrer, já coloquei até carvão novo no fitro de modo a eliminar o veneno, no entanto não haveria qualquer razão para isto pois o lixo foi eliminado a água segundo a fita de testes está optima! este aquario/70 litros mais filtro para 600 litros hora tem sido mto certo em termos de parâmetros de água,

aparecem-me dois tipos de sintomas isso é que me pareçe esquesito!

os paraâmetros da água já estão certos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ter ficado enfraquecidos e sujeitos a algum tipo de agente infeccioso oportunista.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também já pensei nisso. no entanto aqui o que me remete mais a um pensamento profundo é a questão de dois sintomas difrentes...

um deles parece queimar os peixes por fora. a pele...

o outro é esquesito apareçem com sangue no ventre e em menos de uma hora morrem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos falado de nitratos, mas escaparam-me nitritos e amónia. Chegaste a medir isso?

 

É claro que com as TPA´s e a adição de carvão já não os deves ter, mas...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses desde que consegui estabilizar o aquario numca mais passaram do 0 pra a frente...

tenho sido sempre cuidadoso com os animais mas a faculdade e o trabalho deixou-me pouco tempo á um tempo atrás agora já tenho de novo...

é só perder 10 minutos mesmo que com pouco tempo e a copisa resolve-se

morreram-me peixes que já tinha à alguns anos...

mas a vida continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais