Recommended Posts

Publicado

saudações pessoal, venho aqui para que me possam ajudar.

o que me está a acontecer é que morrem-me os peixes sem razão aparente.

os sinais que demonstram é uns tem algumas escamas levantadas, mas só algumas, nada do tipo todo eriçado, e morrem sem razão aparente, outros mostram o ventre vermelho, começam com respiração ofegante e morrem em pouco tempo.

os parâmetros estão todos normais, excepto os nitritos que qdo isto começou a acontecer estavam a 100 em vez de estarem a 50 como deviam, mas isso foi culpa minha que não aspirei.

de notar que começaram a morrer os neons seguidamente (subrou um o que me pareçe esquesito este sem qualquer problema), depois foram os dânios, seguidamente coridoras starbuy, e agoraum guppy está tmb. um pouco mal.

ora o aquario tem 1 ano e maio de montado, sempre esteve estável, é de 70 litros, bem plantado, não encontro razão para isto, a não ser aquele parametro que vos referi!

tenho alguns anos de trabalho com peixes isto parace-me esquesito porque se fosse parâmetros pararia com uma mudança grande de água, jó o fiz não parou, para ser doença n~

ao consigo deciffrar qual...

obrigada pela ajuda e que os vossos animais andem com mais saude que os meus.

Publicado:

Nitritos com esse valor? Tens a certeza? Não será nitratos?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Nitritos com esse valor? Tens a certeza? Não será nitratos?

sim nitratos tens razão estava a escrever e a pensar no que haveria de fazer e quem pensa em muitas ao mesmo tempo nenhuma sai bem....

Publicado: (editado)

Colocas-te a questão no forum Escalares, mas parece que não tens escalares, estou certo?

Quanto ao ventre vermelho, normalmente associo a parasitas intestinais ou problemas digestivos.

Como é que estão as fezes?

Há "fios" vermelhos a sair do anus dos peixes?

Se puderes colocar fotos pode ser uma preciosa ajuda.

Por outro lado os 100 (mg/L????) de nitratos, podem ser uma razão para a morte.

Com os nitratos assim tão alto, TPA urgente e limpeza do filtro logo que possivel.

Esse nivel de nitratos pode indicar muita sujidade e os peixes estarem a morrer por intoxicação.

PauloA :medieval_mace:

PS: os valores para nitratos certos tbm não deve ser os 50, mas algures no fundo da escala, perto dos 5 a 10mg/L (no max).

Editado por alfapa
Publicado:

tambem tenho escalares mas esses parecem não ter problemas por enquanto!

quanto à limpeza já foi feita, a fundo... havia como dizes mta sugidade na água por falta de tempo desleixei-me.

perguntas bem quanto ao facto de ser por litro ou não eu desconheço, pois uso fitas para testar a água agradeço que se souberes me expliques...

as fezes são normais os animais foram desparasitados é pouco tempo, nomatos não à

e outra coisa tenho crias de gupy e essas não tem nada é como se não se passa-se nada!

Publicado: (editado)

As fitas, depoisde molhadas, ficam com cores que te permitem comparar com uma escala de cores.

Nessa escala de cores, deves ter indicação da concentração de nitratos (normalmente medida em mg/L).

Olha bem para a escala de cores e vê se não diz mais qualquer coisa.

O mais provável é teres tido envenenamento por nitratos.

Os escalares são bastante resistentes à porcaria... tal como os alevins de guppies.

Penso que depois de uma boa aspiração e uma (ou mais) boas TPAs isso fica como novo.

Contudo, não tenhas pressa nas TPAs e adiciona AquaSafe (ou outro do género) e faz as TPAs devagar. Os 70 litros são poucos, e o que os peixes menos gostam é de mudanças bruscas na água.

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Publicado:

o nivel indicado para o NO3 é de 50 mas o que me preocupa é que já lá vão 5 dias depois disto e os animais continuam a morrer, já coloquei até carvão novo no fitro de modo a eliminar o veneno, no entanto não haveria qualquer razão para isto pois o lixo foi eliminado a água segundo a fita de testes está optima! este aquario/70 litros mais filtro para 600 litros hora tem sido mto certo em termos de parâmetros de água,

aparecem-me dois tipos de sintomas isso é que me pareçe esquesito!

os paraâmetros da água já estão certos...

Publicado:

Podem ter ficado enfraquecidos e sujeitos a algum tipo de agente infeccioso oportunista.

Publicado:

também já pensei nisso. no entanto aqui o que me remete mais a um pensamento profundo é a questão de dois sintomas difrentes...

um deles parece queimar os peixes por fora. a pele...

o outro é esquesito apareçem com sangue no ventre e em menos de uma hora morrem...

Publicado:

Temos falado de nitratos, mas escaparam-me nitritos e amónia. Chegaste a medir isso?

É claro que com as TPA´s e a adição de carvão já não os deves ter, mas...

Publicado:

esses desde que consegui estabilizar o aquario numca mais passaram do 0 pra a frente...

tenho sido sempre cuidadoso com os animais mas a faculdade e o trabalho deixou-me pouco tempo á um tempo atrás agora já tenho de novo...

é só perder 10 minutos mesmo que com pouco tempo e a copisa resolve-se

morreram-me peixes que já tinha à alguns anos...

mas a vida continua