mini-nano reef - projecto


Cedric

Recommended Posts

Boas!

 

Estou a pensar montar um mini-nano reef num aquário de 18 litros, com 35x20x26 de medidas.

Gostava era de saber o que é que vou precisar em termos de material, e o que é que posso colocar lá dentro. Gostava d ter dois cavalos marinhos, mas não sei se será possivel...

 

Fico à espera de respostas.... ideias e sugestões são benvindas!! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Um nano desse tamanho é uma coisa bem dificil de se manter. lembre que quando vc colocar substrato, rochas-vivas etc... ele vai perder um pouco da sua capacidade, vai ficar menor ainda!

os maiores ploblemas dos nano reef é ocilação da densidade (evaporação), temperatura (em uma quantidade pequena de água como a desse aqua a temperatura muda em uma velocidade violente, bem ao contrario do mar ) e a estabilidade.

cavalo marinho? nem pensar! ai cabe um neon gobi e olhe lá...

eu te aconselho um aquario de no minimo 40l, vc vai ter todas essas dificuldades mas acho que as tuas chanses de sucesso são maiores, o perfeito mesmo seria vc conseguir o maior aquario possivel, mas se o seu caso for como o meu (grana curta e sem lugar para colocar o aqua) vai de nano!

 

abras,

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Marcelo: eu já tenho alguma experiência com aquários de água salgada, mais concretamente, 6 meses e alguns dias de manutenção do meu mini-reef de 75 litros (60x30x42), cujo aspecto actual é este (foto tirada há uns minutos com o telemóvel, por isso é que a qualidade deixa um bocado a desejar):

 

Pic_2968_3.jpg

 

Quando tiver uma máquina digital de jeito faço umas fotos do aquário, para colocar no subfórum Fotos e Videos.

 

Mas voltando ao que interessa, o meu projecto para um mini-nano reef, permite-me que discorde em alguns aspectos. Primeiro, em relação à densidade e temperatura, é verdade que oscila um pouco mais que num aquário de maiores dimensões, mas eu já tive esse aquário pequeno em funcionamento, e a temperaura nunca oscilou mais de meio grau (sim, meio grau). Quanto à densidade creio que não haverá grandes problemas, uma vez que o aquário será, em principio, tapado, e a iluminação não é nada que consiga fazer evaporar grandes quantidades de água, logo não vai oscilar muito a densidade, na minha opinião.

Os outros parâmetros da água (creio que é a isso que te referes), isso é um caso aparte. Sim, é difícil estabilizá-los, e mantê-los estáveis ainda mais, uma vez que não vai haver escumador, e qualquer excesso de alimentação pode fazer oscilar esses parâmetros. É mais em relação a isso que tenho dúvidas, e gostaria que o pessoal do fórum contribuisse com críticas, opiniões e sugestões.

 

Quanto aos cavalos marinhos.. realmente dois cavalos marinhos talvez seja demais... mas este projecto foi inicialmente pensado para cavalos, sendo que se trata essencialmente de um aquário de peixes, com alguma caulerpa talvez, e corais resistentes como actinodiscus, xénias e talvez palithoa, embora isso se veja na altura, e esses mesmos corais serão mudas dos corais do mini-reef.

 

Fico à espera dos vossos posts... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

que bom que vc já tem certa experiencia em salgados, isso ajuda muito.

 

é verdade que oscila um pouco mais que num aquário de maiores dimensões, mas eu já tive esse aquário pequeno em funcionamento, e a temperaura nunca oscilou mais de meio grau (sim, meio grau).
isso depende de onde o aquarios esta localizado, esse seu nano provavelmente esta em um locau fresco, sem ocilações de temperatura por isso vc não tem esse problema.

eu como moro no extremo sul do brasil sofro um pouco com isso, constantemente vem frentes frias da antartica e a temperatuar cai bruscamente, mas as vezes ele cai e sobe novamente e isso em um curto espaço de tempo (as vezes no mesmo dia). mas estou conseguindo controlar isso com um ventilador e um aquecedor bom.

Quanto à densidade creio que não haverá grandes problemas, uma vez que o aquário será, em principio, tapado, e a iluminação não é nada que consiga fazer evaporar grandes quantidades de água, logo não vai oscilar muito a densidade, na minha opinião.

eu também não tenho problema com isso, não porque não há grande evaporação de água (já que usso ventilador) mas sim porque estou sempre monitorando e também por causa do sistema diy que usso para reposição altomatica.

Os outros parâmetros da água (creio que é a isso que te referes), isso é um caso aparte. Sim, é difícil estabilizá-los, e mantê-los estáveis ainda mais, uma vez que não vai haver escumador, e qualquer excesso de alimentação pode fazer oscilar esses parâmetros.

é isso ai, como vc sabe em aqua pequeno qualquer coisinha já desestabiliza, o melhor mesmo seria ter um skimmer de pedra porosa, ai as chanses de isso aconteser seriam menores.

cavalo marinho no meu ponto de vista não daria para colocar, masss como nunca tive esse peixe... espero os posts dos mais experientes.

 

abras,

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a ideia desse aquario nao estaria mal de todo... visto ser um aquario mais vocacionado para peixes... mas cavalos marinhos e que nao... o minimo em que eu colocaria 2 cavalos marinhos eram 50L (e apertadinhos acho eu!)... em 18L nem poneis... (nao e uma piada!)

 

tenta falar com o poseydon (e o unico user que eu sei que ja manteve cavalos marinhos...)

 

abraços e boa sorte ai!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.