Explosão de bicharada! (agora com vídeo!)


AirbornG

Recommended Posts

Hoje quando cheguei a casa à noite dirigi-me ao aquário e depois de acender as luzes (o temporizador já as tinhas desligado há cerca de 2 horas) e examinar o aquário vi logo algo que nunca tinha visto: minibicheza! e logo duas espécies diferentes. E logo depois, vários peixes com ponto brancos.

 

Espécie 1:

 

Tem cerca de 1mm ou talvez menos de comprimento. Visto no aquário parece um ponto branco com dois pontinhos mais pequenos a uma certa distância, tipo a ponta de duas antenas.

Destes havia muitos, consegui ver facilmente uns 10 nuns 30 ou 40 cm de vidro. Depois reparei que também os há a 'circular' na coluna de água.

 

gallery_44612_2214_153300.jpg

 

quando os retirei do aquário pareceram-me iguais e depois ao microscópio ao princípio já pareciam (estes dois primeiros) diferentes. No entanto acho que é a mesma, numa vista de cima e noutra de lado.

 

gallery_44612_2214_60905.jpg

 

Espécie 2:

 

Parece uma minhoca, também branca, que quando se estica tem de 2 a 4mm e não chegam a ter 1mm de largura. Na 'boca' tem uma espécie de espigão que ora sai cá para fora ora se esconde completamente no interior do bicho (não cheguei a gravar imagem). Estes vi dois logo mas depois tive muita dificuldade em encontrar mais. Revi o aqua várias vezes (os vidros) e encontrei só mais dois.

 

gallery_44612_2214_35832.jpg

 

Entretanto depois de os apanhar e ver ao micro voltei ao aqua e tive muita dificuldade em voltar a encontrar a espécie 2 (tinha deixado a luz acesa). Os da espécie 1 ainda eram visíveis mas muito menos. Já verifiquei que as 'minhocas' gostam pouco da luz e depois de deixar algum tempo o quarto às escuras, ao voltar, consigo ver uma ou duas que rapidamente descem para o substrato.

 

Dados do aqua:

100x30x40

2x24W daylight 12h

(às vezes +2x24w 10000k)

Filtro interno 450L/min

 

6 platys

2 bettas (m+f)

1 limpa vidros

 

1 anubia

Egeria najas

 

CO2 caseiro instalado há 3 dias. 1 bolha por segundo.

 

PH 6,5-7,0 era cerca de 7,6-7,8 antes de aplicar CO2 há 3 dias...

GH 7-14

kH +-3

NO3 20

NO2 0

Fe 0

Testes mais precisos e de PO4 são entregues amanha, assim como fertilizantes.

 

Fertilização com micros iniciada no fim-de-semana, talvez em excesso.

 

Cerca de 1 mês de funcionamento.

 

Outros sintomas do aqua:

 

algas verdes vivo nos vidros começaram a aparecer desde há 2 dias.

pontos brancos (parece-me) em vários peixes, também detectados hoje. (Ontem só um tinha um ponto). Os pontos também podem ser a espécie 1 agarrada, são do mesmo tamanho e cor...

 

 

Por consulta de http://www.aquaticquotient.com/forum/showthread.php?t=34333 pareceu-me que a espécie 1 são Copepods, Cyclops. Se assim for não parece muito perigoso... que acham?

 

Ajuda precisa-se!

Editado por AirbornG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb me parecem cyclops e são inofensivos e até servem de alimento para alguns peixes, penso que se fazem notar quando a água está rica em micro-organismos.

 

Pontos brancos nos peixes pode ser Ictio, verifica isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os primeiros sao quase de certeza, e como ja foi dito, cyclops

 

os segundos tenho duvidas pois o formato da cabeça nao da a indicaçao que sejam planarias o que aumenta a possibilidades de serem sanguessugas, descrevenos o movimento que fazem ao se deslocares pelo vidro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda.

(como se não bastasse a minha net também anda a funcionar mal e tenho dificuldade em recolher informação e vir aqui ao forum)

 

O icthyo já está a ser tratado com um aumento progressivo da temperatura e produto próprio. Li que a origem pode ser uma mudança brusca de temperatura mas penso que no meu caso terá sido por uma variação rápida de pH. Comprei um platy há umas duas semanas 'conscientemente' com icthyo (um ponto) pensando que o podia tratar. Realmente o ponto desapareceu em dois dias mas só agora me apercebi do ciclo de vida do icthyo...

 

Quanto à 'minhoca' li algures que as sanguessugas têm mais de 1 cm e estes têm no máximo 4mm. O movimento é tipo minhoca mesmo. Encolhem-se sobre si mesmas, ficando 'gordas' e depois esticam-se ficando muito alongadas, cerca do dobro do que vêm nas fotos.

Já as planárias pelo que vi têm dois 'olhos', que estas não têm. Lembro o espigão que estas têm e que pode ajudar a identificar. Logo talvez consiga fotografá-lo.

 

Mais alguma ajuda para identificar a 'minhoca'?

Editado por AirbornG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranjei umas fotos melhores e também um vídeo! :character0050:

 

Eu sabia que o microscópio do LIDL ainda me ia dar feito :D

 

gallery_44612_2214_11817.jpg

 

Editado por AirbornG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas segundas parecem-me ser as mesmas planárias que tive há dias no meu...Agora o membro que me perguntou que mal faziam esses "pequenos seres" ao meu aquário podia vir aqui e perguntar o mesmo...Enfim, vá-se lá perceber...

 

Vou-te aconselhar o que me aconselharam: medicamento que contém cobre (Protozin da Waterlife). Devem haver muitos outros mas não estou esclarecida sobre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande video, sanguessugas nao sao, o movimento é similar ao das planarias mas o formato do corpo é diferente

 

por duas ou tres vezes tive para comprar o microscopio do lidl, mas desconfiei sempre, com essas imagens fico a espera que apareçam outra vez....ehehehe

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, parece-me que as hipóteses até agora apontadas falham sempre nalgum aspecto...

Acredito que até algumas pessoas os tenham e não notem porque se escondem com a luz..

Fico à espera de mais hipóteses (não há por aí nenhum biólogo marinho? :character0050:) e de que não façam mal aos peixes.

 

Quanto ao microscópio é muito fixe. A câmara não é nada de espectacular mas a funcionalidade de estar a ver no pc e tirar fotos e fazer vídeos vale a pena.

E podemos sempre ver directamente no óculo e aí a imagem é muito melhor. Estas 'larvas' são vistas com a lente 4x, os cyclops com 10x (aquelas imagens são composições de várias fotos, e há ainda a lente 40x. Vem um pequeno kit com lâminas e lamelas e alguns acessórios para recolha. Para quem gostar como eu vale a pena!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem cabeça de planária.... lá isso não... mas já vi diversos tópicos com indicação de serem planarias muito iguais a estas.

 

 

Black Pearl, cuidado com os tratamentos com cobre...

 

 

Vejam lá se não é parecido....

 

 

Macrostomum_japonicum.jpg

 

 

Macrostomum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pelas fotos e dada a grande quantidade de planárias que existem estou convencido que sejam mesmo.

 

No entanto, e tendo em conta essa mesma variedade, acabo por ficar sem saber se são prejudiciais ou não. Uma vez que vi poucas, que se encondem com a luz e que, pelo menos que tenha reparado, não fizeram mal aos peixes vou deixá-las sossegadas e manter-me atento. Possivelmente até ajudam na decomposição da matéria orgânica.

 

Se voltar a ter novidades actualizo aqui.

 

Obrigado pela ajuda de todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um pormenor...

 

Hoje estive a ver outro aquário, que não tem nada a haver com o meu e estão lá as mesmas duas espécies! E a dona não as tinha visto. Os aquários nunca partilharam nada, água, peixes ou plantas. O meu tem vários peixes, poucas plantas, CO2 (a preparar-me para colocar plantar esta semana) e o outro tem só plantas e pouca fertilização.

 

Parece-me mais uma vez que muita gente deve ter as mesmas 'minhocas' e não se aperceber... são difíceis de ver, por isso sugiro que depois de um longo período de escuridão, ao acender as luzes façam uma verificação exaustiva dos vidros. Aposto que muitos as vão encontrar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais