1º aqua - Projeckt


Iota

Recommended Posts

Olá,

Sou novo aqui no fórum por isso faço uma breve apresentação.

O meu nome é marcos tenho vinte anos pratico remo e estudo eng. informática.

 

Tenho a dizer que este súbito fascínio por um aquário surgiu inesperadamente ao me deparar com algumas fotos do aquário de agua doce de um colega da universidade.

 

As fotos não eram assim tão boas mas apesar disso foram suficientes para ficar encantado com o micro sistema a delicadeza e os pormenores ínfimos que podem existir num aquário. Interessado por conhecer melhor este mundo procurei saber mais, felizmente deparei-me com esta comunidade que me mostrou coisas ainda mais belas e complexidades desconhecidas até agora. Li os posts aqui e ali cada vez mais interessado, enquanto imaginava tantas possibilidades, quando atraído pelo nome 'Corais', encontrei uma beleza tão delicadamente detalhada que não pude deixar de sonhar reproduzir.

 

Fiquei de tal modo entusiasmado com este admirável mundo novo, que nessa noite não consegui dormir a imaginar tudo aquilo que um aquário poderia ser.

 

Na secção de 'Corais' apenas encontrava setups de aquários muito grandes e com muitos equipamentos, intangíveis com o meu orçamento actual. Sem saber como proceder, continuei a procura até que encontrei nesta secção de nanoreefs como realizar a maravilha de um coral, ao meu alcance.

 

 

Já fiz bastante pesquisa e penso que estou a ir no caminho certo. Neste momento tenho dois aquários vazios. Um mais pequeno e com duas dezena de anos que estava cá em casa e um que a minha namorada não utilizava já há uma ano e que me ofereceu com algum equipamento.

 

Neste momento sem ter gasto ainda nada tenho:

1 aquário (42x22x30)

1 aquário (60x30x30)

1 aquecedor de 100w

1 termómetro de mercúrio para por no chão do aquário

1 suporte e lâmpada aquastar F15W/174-t8 10000k

1 temporizador de tomada

 

Antes de começar as perguntas preciso ainda dizer que vivo em Lisboa na zona de Alcântara.

 

Relativamente ao material que me falta, não queria usar nenhum escumador e fazer a filtragem apenas por rocha e areia viva.

 

1-Sei que falta ainda algo que faça circulação, qual seria o aparelho mais indicado?

 

2-A questão das luzes que também deve ser preciso mais, mas o que escolher?

 

3-A agua e areia estava a pensar trazer do Guincho como li algures no fórum. Má ideia, algum cuidado especial a ter?

 

4-Rocha viva e alguma morta, como poderei adquirir?

 

5-Quais os equipamento de testes aconselhado a utilizar?

 

6-Qual a ordem de tarefas, cuidados a ter e sugestões no inicio deste projecto?

 

7-E finalmente algo que acho importante visto que não sei nada disto é o aconselhamento de alguma loja na minha área.

 

edit:

8-Esqueci-me de algo importante, os corais.. gostava de os adquirir pequenitos e observar o seu crescimento, desenvolvimento, mas também não sei como os adquirir.

 

 

Ansioso por saber mais, pela vossa ajuda.

Editado por Iota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Sou novo aqui no fórum por isso faço uma breve apresentação.

O meu nome é marcos tenho vinte anos pratico remo e estudo eng. informática.

 

Tenho a dizer que este súbito fascínio por um aquário surgiu inesperadamente ao me deparar com algumas fotos do aquário de agua doce de um colega da universidade.

 

As fotos não eram assim tão boas mas apesar disso foram suficientes para ficar encantado com o micro sistema a delicadeza e os pormenores ínfimos que podem existir num aquário. Interessado por conhecer melhor este mundo procurei saber mais, felizmente deparei-me com esta comunidade que me mostrou coisas ainda mais belas e complexidades desconhecidas até agora. Li os posts aqui e ali cada vez mais interessado, enquanto imaginava tantas possibilidades, quando atraído pelo nome 'Corais', encontrei uma beleza tão delicadamente detalhada que não pude deixar de sonhar reproduzir.

 

Fiquei de tal modo entusiasmado com este admirável mundo novo, que nessa noite não consegui dormir a imaginar tudo aquilo que um aquário poderia ser.

 

Na secção de 'Corais' apenas encontrava setups de aquários muito grandes e com muitos equipamentos, intangíveis com o meu orçamento actual. Sem saber como proceder, continuei a procura até que encontrei nesta secção de nanoreefs como realizar a maravilha de um coral, ao meu alcance.

 

 

Já fiz bastante pesquisa e penso que estou a ir no caminho certo. Neste momento tenho dois aquários vazios. Um mais pequeno e com duas dezena de anos que estava cá em casa e um que a minha namorada não utilizava já há uma ano e que me ofereceu com algum equipamento.

 

Neste momento sem ter gasto ainda nada tenho:

1 aquário (42x22x30)

1 aquário (60x30x30)

1 aquecedor de 100w

1 termómetro de mercúrio para por no chão do aquário

1 suporte e lâmpada aquastar F15W/174-t8 10000k

1 temporizador de tomada

 

Antes de começar as perguntas preciso ainda dizer que vivo em Lisboa na zona de Alcântara.

 

Relativamente ao material que me falta, não queria usar nenhum escumador e fazer a filtragem apenas por rocha e areia viva.

 

1-Sei que falta ainda algo que faça circulação, qual seria o aparelho mais indicado?

 

2-A questão das luzes que também deve ser preciso mais, mas o que escolher?

 

3-A agua e areia estava a pensar trazer do Guincho como li algures no fórum. Má ideia, algum cuidado especial a ter?

 

4-Rocha viva e alguma morta, como poderei adquirir?

 

5-Quais os equipamento de testes aconselhado a utilizar?

 

6-Qual a ordem de tarefas, cuidados a ter e sugestões no inicio deste projecto?

 

7-E finalmente algo que acho importante visto que não sei nada disto é o aconselhamento de alguma loja na minha área.

 

edit:

8-Esqueci-me de algo importante, os corais.. gostava de os adquirir pequenitos e observar o seu crescimento, desenvolvimento, mas também não sei como os adquirir.

 

 

Ansioso por saber mais, pela vossa ajuda.

 

 

Olá Iota,

 

Eu também sou novo nestas andanças, mas vou tentar ajudar-te:

 

- como tens dois aquários, podes usar o mais pequeno como uma SUMP, assim, vais aumentar muito os litros de água do teu sistema, tornando-o mais "estável".

- quanto ao não usar escumador, ou fazes muitas TPA (trocas parciais de água) ou vais ter problemas com a qualidade da água. (há escumadores baratinhos)

- vais precisar de uma bomba de circulação, há para todos os gostos e para todos os preços, vê nas lojas on-line dos patrocinadores do fórum

- não conheco lojas aí no sul, mas podes comprar rocha viva mais barata aqui no fórum (secção de classificados)

- vais precisar também de uma lâmpada azul (actinica). acho que a regra de potência de luz que deves ter é 1 W / Litro

- a areia, acho que é melhor ser de coral, mas espera por outras opiniões

- acho que vais precisar de um aparelho de osmose, eu também ainda não tenho, mas vai ser o meu próximo passo. (Serve para purificar a água que usas para repor no aquário)

- a ordem dos trabalhos será a seguinte: montar a parte técnica; acrescentar a areia; encher com água salgada (preferêncialmente do mar, senão tens que usar sal próprio para recifes); acrescentar rocha morta e viva; ligar a bomba de circulação; deixar a ciclar (aqui é que piora tudo....idealmente seriam +/- 2 meses de espera) ...; depois já deve estar pronto para receber os primeiros peixes e corais

 

Paulo

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Paulo.

 

Vou fazer o sugerido, utilizar o outro aquário como sump e usar um sistema de overflow para não ter que furar o aquário.

 

Li em algum lado que no inicio da ciclagem não é preciso de iluminação e que depois se aumenta gradualmente, é assim?

Devo me preocupar já com as luzes ou posso por a agua areia e pedras vivas no aquário ligar as bombas e depois gradualmente aplicar as luzes?

Os organismos das pedras vivas precisam de luz?

 

Em relação as mudanças parciais, quando for para trocar a agua posso usar outra vez agua do mar, ou já não convém?

 

Marcos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Iota,

 

Eu também sou novo nestas andanças, mas vou tentar ajudar-te:

 

- como tens dois aquários, podes usar o mais pequeno como uma SUMP, assim, vais aumentar muito os litros de água do teu sistema, tornando-o mais "estável".

- quanto ao não usar escumador, ou fazes muitas TPA (trocas parciais de água) ou vais ter problemas com a qualidade da água. (há escumadores baratinhos)

- vais precisar de uma bomba de circulação, há para todos os gostos e para todos os preços, vê nas lojas on-line dos patrocinadores do fórum

- não conheco lojas aí no sul, mas podes comprar rocha viva mais barata aqui no fórum (secção de classificados)

- vais precisar também de uma lâmpada azul (actinica). acho que a regra de potência de luz que deves ter é 1 W / Litro

- a areia, acho que é melhor ser de coral, mas espera por outras opiniões

- acho que vais precisar de um aparelho de osmose, eu também ainda não tenho, mas vai ser o meu próximo passo. (Serve para purificar a água que usas para repor no aquário)

- a ordem dos trabalhos será a seguinte: montar a parte técnica; acrescentar a areia; encher com água salgada (preferêncialmente do mar, senão tens que usar sal próprio para recifes); acrescentar rocha morta e viva; ligar a bomba de circulação; deixar a ciclar (aqui é que piora tudo....idealmente seriam +/- 2 meses de espera) ...; depois já deve estar pronto para receber os primeiros peixes e corais

 

Paulo

 

 

Boas,

Primeiro que tudo, são sempre bem vindos novos doidinhos dos aquários.

Na montagem de nanoreef`s existem sempre várias opções, todas elas válidas. Como agora tenho pouco tempo para responder, deixo aqui um link de uma brincadeira que fiz. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64806

Espero que se divirtam e talvez possam tirar alguma ideia.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Paulo.

 

Vou fazer o sugerido, utilizar o outro aquário como sump e usar um sistema de overflow para não ter que furar o aquário.

 

Li em algum lado que no inicio da ciclagem não é preciso de iluminação e que depois se aumenta gradualmente, é assim?

Devo me preocupar já com as luzes ou posso por a agua areia e pedras vivas no aquário ligar as bombas e depois gradualmente aplicar as luzes?

Os organismos das pedras vivas precisam de luz?

 

Em relação as mudanças parciais, quando for para trocar a agua posso usar outra vez agua do mar, ou já não convém?

 

Marcos.

 

Olá Iota,

 

Quanto às luzes, na minha opinião (há quem não pense assim), se meteres rocha viva, echo melhor ligares as luzes. Se for com rocha rocha morta, é melhor não.

Acho que se iniciares com rocha viva é melhor, e é tudo mais rápido.

Água do mar é uma boa opção, tem tudo o que precisas, sem gastares dinheiro (senão tens que comprar sal, suplementos, etc etc)

A água que evapora é doce (o sal não evapora), por isso, a água de reposição tem que ser doce também.

 

Paulo

 

 

Paulo

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Iota,

 

Quanto às luzes, na minha opinião (há quem não pense assim), se meteres rocha viva, echo melhor ligares as luzes. Se for com rocha rocha morta, é melhor não.

Acho que se iniciares com rocha viva é melhor, e é tudo mais rápido.

Água do mar é uma boa opção, tem tudo o que precisas, sem gastares dinheiro (senão tens que comprar sal, suplementos, etc etc)

A água que evapora é doce (o sal não evapora), por isso, a água de reposição tem que ser doce também.

 

Paulo

 

Entendido, obrigado por mais uma resposta elucidativa placas, assim que tiver as luzes e calhas prontas compro rocha viva e ponho tudo a funcionar.

 

Surgiu agora mesmo outra dúvida, já pus o aqua com agua e areia argonite, e também um termómetro para por já a agua a temperatura ideal enquanto espero pela bomba e escumador que chegam na quarta, por enquanto a agua está muito turva, mas com o escumador deverá ficar como deve ser certo?

 

O termostato de 100w da tetra, já é um pouco velho e quando o puxei para fora das ventosas, saltaram algumas pintas pretas que forma coladas pelo fabricante na parte de fora dele, agora estão por cima da areia, tem algum problema?

 

Outra coisa que reparei é que depois de ter tido o braço na agua do aquário a pele fica bastante áspera que dizer alguma coisa?

 

EDIT:Estive a procura e percebi que era suposto ter lavado a areia, estava escrito no saco. No entanto a quem diga que não é preciso lavar, porque o pó também tem minerais.

O que faço agora, deixo assim, ou tiro a agua e lavo a areia? é que depois basta algum movimento na agua para levantar a poeira e ainda nem tenho bombas ligadas, será que depois o escumador trata disto?

também tenho muita espuma na superfície da agua.

 

Marcos.

Editado por Iota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água que evapora é doce (o sal não evapora), por isso, a água de reposição tem que ser doce também.

 

Doce não é a melhor opção... a de Osmose sim! A doce tem sais embora em concentração muito menor, o que ao fim de algum tempo a repor com essa água acaba por aumentar a densidade.

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Doce não é a melhor opção... a de Osmose sim! A doce tem sais embora em concentração muito menor, o que ao fim de algum tempo a repor com essa água acaba por aumentar a densidade.

 

já no meu 1º post sugeri que comprasse um aparelho de osmose para esse efeito

chamei-lhe "doce" para se perceber fácilmente que a reposição não é feita com água salgada.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Olá Iota,

 

Eu também sou novo nestas andanças, mas vou tentar ajudar-te:

 

- como tens dois aquários, podes usar o mais pequeno como uma SUMP, assim, vais aumentar muito os litros de água do teu sistema, tornando-o mais "estável".

- quanto ao não usar escumador, ou fazes muitas TPA (trocas parciais de água) ou vais ter problemas com a qualidade da água. (há escumadores baratinhos)

- vais precisar de uma bomba de circulação, há para todos os gostos e para todos os preços, vê nas lojas on-line dos patrocinadores do fórum

- não conheco lojas aí no sul, mas podes comprar rocha viva mais barata aqui no fórum (secção de classificados)

- vais precisar também de uma lâmpada azul (actinica). acho que a regra de potência de luz que deves ter é 1 W / Litro

- a areia, acho que é melhor ser de coral, mas espera por outras opiniões

- acho que vais precisar de um aparelho de osmose, eu também ainda não tenho, mas vai ser o meu próximo passo. (Serve para purificar a água que usas para repor no aquário)

- a ordem dos trabalhos será a seguinte: montar a parte técnica; acrescentar a areia; encher com água salgada (preferêncialmente do mar, senão tens que usar sal próprio para recifes); acrescentar rocha morta e viva; ligar a bomba de circulação; deixar a ciclar (aqui é que piora tudo....idealmente seriam +/- 2 meses de espera) ...; depois já deve estar pronto para receber os primeiros peixes e corais

 

Paulo

 

Olá Placas e Iota,

podem explicar-me/recomendar-me algum link , com informação sobre como usar 2 aquários " usar o mais pequeno como uma SUMP" e " utilizar o outro aquário como sump e usar um sistema de overflow para não ter que furar o aquário."?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

1-EU SUGERIATE UMA SUN SUPROJECTOR HQI EM ALÚMINIO DE 70W COM BRAÇO ARTICULÁVEL. CASQUILHO RX7S. VIDRO COM PROTECÇÃO UV. COR:PRETO. DIMENSÕES(CM): 23,5©X 17,5(L) X 11 (A). N 3000LH.

 

2-PODES POR UMA REGUA T5 2 24 WATTS WATTS AINDA TE SAFAS PARA O AQUA DE 60 30 30 PODES ENCONTRAR A CALHA NA AQUAEDEN-SHOP.

 

3-A AREIA NÃO TE ACONSELHAVA TRAZERES DO GUINCHO NEM A AGUA SUGERI-ATE IR AO CABO RASO.

 

4-ROCHA VIVA E MORTA PODES IR A AQUAPLANTE OU COMPRARES AQUI NO FORUM.

 

5-O ESCUMADOR PODES ESCOLHER DE MOCHILA PARA NÃO TE OCUPAR ESPAÇO NO AQUÁRIO OU O DA TMC:TMC VSKIM 120.

A CIRCULAÇAO TANTO FAZ PODES ESCOLHER A KORALIA AS SUN SUN.

A AREIA PODE SER DA TMC 4KG ARAGONITE DOIS SACOS.

A OSMOSE ESCOLHIA A AQUILI OU A AQUATISSSOT.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-EU SUGERIATE UM PROJECTOR HQI EM ALÚMINIO DE 70W COM BRAÇO ARTICULÁVEL. CASQUILHO RX7S. VIDRO COM PROTECÇÃO UV. COR:PRETO. DIMENSÕES(CM): 23,5©X 17,5(L) X 11 (A). N 3000LH.

 

2-PODES POR UMA REGUA T5 2 24 WATTS WATTS AINDA TE SAFAS PARA O AQUA DE 60 30 30 PODES ENCONTRAR A CALHA NA AQUAEDEN-SHOP.

 

3-A AREIA NÃO TE ACONSELHAVA TRAZERES DO GUINCHO NEM A AGUA SUGERI-ATE IR AO CABO RASO.

 

4-ROCHA VIVA E MORTA PODES IR A AQUAPLANTE OU COMPRARES AQUI NO FORUM.

 

5-O ESCUMADOR PODES ESCOLHER DE MOCHILA PARA NÃO TE OCUPAR ESPAÇO NO AQUÁRIO OU O DA TMC:TMC VSKIM 120.

A CIRCULAÇAO TANTO FAZ PODES ESCOLHER A KORALIA AS SUN SUN.

A AREIA PODE SER DA TMC 4KG ARAGONITE DOIS SACOS.

A OSMOSE ESCOLHIA A AQUILI OU A AQUATISSSOT.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.