Recommended Posts

Publicado

É possível adquirir calhas, reflectores e balastros electrónicos de lâmpadas fluorescentes t5(39 watts/85 cm) em lojas de iluminação ou armazéns distribuidores?

Ou tenho que comprar este material nas lojas de aquariofilia?

Obrigado por quaiquer esclarecimentos.

Publicado:

É perfeitamente possivel adquirir o material de que falas nas lojas de equipamento electrico, contudo nem todas as lojas têm esse material principalmente aos balastro electrónicos. Eu próprio tenho duas calhas de t5 54w D.I.Y. que ficaram um espéctaculo. Se precisares de ajuda apita.

Já agora porque não pensas em T5 54w? Os preços são muito aproximados...

Publicado:

Obrigado a todos.

Fernando, onde colocas os balastros electrónicos? Junto das calhas reflectoras ou noutro sítio? Ou as calhas já incluem os balastros devidamente montados?

é necessário algum transformador ou a ligação à corrente é directa?

Desculpem serem tantas as questões, mas é melhor pensar tudo com a devido cuidado.

Obrigado.

Publicado:

Boas,

, onde colocas os balastros electrónicos? Junto das calhas reflectoras ou noutro sítio? Ou as calhas já incluem os balastros devidamente montados?

é necessário algum transformador ou a ligação à corrente é directa?

Os balastros são comprados a parte mas são para ficar dentro da calha ( por diversas razões )portanto não se vêm.

É necessário balastros electrónicos para lâmpadas T5.

Estou a preparar fotografias para ser mais fácil seguirem o esquema de montagem do principio ao fim. Espero que no fim de semana esteja tudo pronto para coloca-las aqui no forum mas têm de me explicar como coloca-las. Prometo que vos ajudarem no que for necessário e garanto que com um pouco de habilidade conseguem construir a vossa iluminação T5 sem problemas.

Abraços

Publicado:

Caros amigos,

Sei que faltei ao prometido mas o tempo para mim tem sido escasso. Contudo consegui tirar fotografias da minha calha pronta mas não consigo coloca-las aqui no forum porque teve problemas no servidor ( poderei manda-las por email para quem quiser).

No entanto vou tentar descrever a minha ideia.

Lista de material para uma calha T5 2x54w:

1º - 1 Balastro electrónico para lampadas T5 2x54w

2º - 1200 mm de calha técnica (branca ou outra) de 40x40mm

3º - 1115mm de cantoneira em L de 30x30mm(daquelas para estruturas metálicas de prateleiras)

4º - 2 topos para calha de 40x40mm

5º - 4 suportes-terminais para lampadas T5

6º - 2 reflectores para T5 54w

7º - q.b. parafusos de 3mm de espessura por 10mm de comprimento de preferência com porca e anilha.

8º - q.b. fio unifilar de 1mm de secção preto

9º - 1,5m a 2 metros de cabo unifilar mono com terra(3 condutores) para ligação á corrente com tomada.

Opção:

Tomada para ligação da calha á corrente e interruptor

Aviso: Não comprem nenhum material sem primeiro terem o balastro. Por ser especifico não é muito facil de arranjar.

Execução:

Na calha técnica retirem a tampa e encaixem a cantoneira por dentro desta fixando-a com 5 parafusos. Isto vai server para manter a calha sempre direita apesar do aquecimento provocado pelas lampadas mas sobretudo pelo balastro. A seguir fixem o balastro num dos lados da calha, guardando -+ 15 cm da estremidade e encostado a uma das laterais.O balastro deve ser fixado com a parte das ligações para as lampadas do lado de fora, isto porque existem 4 ligações que têm de ser o mais curtas possivel para tirar o maior rendimento das lampadas. Após o balastro estar fixo coloquem os suportes nos lados da calha (em atenção a distancia entre cada um deles mediante o comprimento das lampadas) e os topos da calha. Terminada esta fase podem começar a fazer todas a ligações do balastro aos terminais das lampadas e depois balastro á corrente que pode ser um cabo inteiro com ficha na ponta e que podem passa-lo para fora da calha no topo ou usarem uma ficha pequena( eu usei uma ficha e um interruptor de uma fonte de alimentação velha de um PC em que coloquei a ficha na tampa da calha e o interruptor no topo). Ligações feitas( posso mandar-vos também o esquema de ligações) é altura de colocar a tampa da calha, colocar as lampadas e reflectores e liga-la a corrente para ver se está tudo OK. Podem pendurar a calha no tecto ou arranjar um suporte em acrílico como eu fiz e coloca-los nas extremidades da calha.

Ter em atenção que no caso de ser um balastro para 2 lâmpadas este só funciona com as 2 fixadas.

Duvidas? dificuldades?Podem perguntar.

Confiem e tenho a certeza que conseguem facilmente executar este trabalho.

Abraços

Fernando Lopes