Corydoras Pygmaeus


Spaar

Recommended Posts

Boas.

 

Venho por este meio pedir a algum caso vivo de sucesso na reprodução desta intressantíssima corydora que nos relate como o conseguiu e os resultados. Não existe muita informação disponivel acerca de tal feito. admiradores deste curioso espécime certamente agradecerão.

 

 

Cumprimentos

 

Pardal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva caro Luis Dias.

Obrigado pela sua resposta.

 

Entretanto investiguei e já consegui algumas respostas, que aqui ponho ao dispor de todos os intressados:

 

 

 

Nas minhas procuras encontrei:

 

 

Provocar o acasalamento - simular as chuvas tropicais

 

Reproduzir Corydoras pygmaeus por si só não é difícil, fazem quase tudo por conta própria, a parte difícil é promove-las a fazê-lo. Existem muitas condições que precisam ser atendidas antes que estas se reproduzam. Além da variedade e enriquecimento na alimentação e um Ph tendencialmente mais ácido, algumas vezes tudo o que é necessário é uma mudança diurna de água (parcial - 10\15%) à mesma temperatura a que se encontra o aquario, repetir este processo durante uma semana. A próxima etapa, caso a primeira nao funcione, seria uma mudança de água (também parcial e também diurna) que é ligeiramente mais fria, quatro ou cinco graus é suficiente para promover a desova, Corydoras aeneus, Corydoras paleatus e Corydoras panda são característicamente mais sensiveis ao tratamento de água fria.

 

Reprodução

 

O grupo separa-se em duplas ou trios, depositando os ovos um de cada vez sobre as plantas e vidro ao redor do aquário.O comportamento de acasalamento consiste na fêmea a empurrar o abdomen do macho posicionados em "T". As fêmeas vão então liberar um ovo de cada vez, que armazenam entre as barbatanas anais , zona fecundada anteriormente pelo macho. A fêmea procura e limpa a superfície do aquário onde vai depositar o ovo. Uma fêmea pode produzir até 100 ovos num dado ciclo de desova. Se isolados, os ovos podem ser desenvolvidos no mesmo aquario dos progenitores, estes não comem os ovos, nem os recém-nascidos pigmeus. As crias podem ser retiradas do tanque e criadas separadas dos pais. Convém ter algum fundo no aquario onde as coloca, já que na sua primeira semana poderão alimentar-se dos organismos vivos estacionados à sua supercificie. Alimentação após a 1ª semana deverá ser microvermes e artêmia bébé.

 

Fontes:

 

http://www.scotcat.com/factsheets/corydoras_pygmaeus.htm

http://www.planetcatfish.com/shanesworld/s...?article_id=238

http://www.fishchannel.com/freshwater-aqua...pygmy-cory.aspx

 

 

 

Cmprts,

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

 

Eu tenho 2 Coryidoras Albinas, 1 que ñ sei o nome (Castanha com manchas pretas/escuras), no entanto á 1 mês atrás, apercebi-me que as albinas (por sorte é 1 casal) andavam mt atarefadas e apercebi-me de ovos colados no vidro do aqua.

No entanto fui pesquisar pra ver o tempo que levam a eclodirem, e cuidados a ter.

Infelizmente os ovos parece que ñ foram fertilizados, pois ao fim 2/3 dias começaram a ficar com a cor de branco sujo e com fungos... bigsmile

Á duas semanas atrás aconteceu o mesmo, nova postura, novos fungos...nada, ñ percebo porquê? :P

 

As coryidoras estão num aqua comunitário

1 Escalar peq.

12 Mollys

1 Tubarão cauda vermelha

1 Tubarão branco

2 Limpa Plantas (Cinza com risca preta ao meio) - desculpa mas ñ sei o nome correcto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu tenho 2 Coryidoras Albinas, 1 que ñ sei o nome (Castanha com manchas pretas/escuras), no entanto á 1 mês atrás, apercebi-me que as albinas (por sorte é 1 casal) andavam mt atarefadas e apercebi-me de ovos colados no vidro do aqua.

No entanto fui pesquisar pra ver o tempo que levam a eclodirem, e cuidados a ter.

Infelizmente os ovos parece que ñ foram fertilizados, pois ao fim 2/3 dias começaram a ficar com a cor de branco sujo e com fungos... :|

Á duas semanas atrás aconteceu o mesmo, nova postura, novos fungos...nada, ñ percebo porquê? :unsure:

 

Viva caro lilibit

creio que a espécie a que se refere é conhecida como Corydoras aeneus, em relação à sua questão

o seu problema é a falta de 1 macho que fertilize os ovos. A desova deve ter sido provocada pelas variações de temperatura nas trocas parciais de água. Parabéns.

Pode encontrar uma caso semelhante aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...hp/t126492.html

 

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Após um caso de sucesso na reprodução, deixo aqui uma foto do aspecto da Corydora Pygmaeus com 2\3 semanas. Intressante coloração.

 

p1010073hd.jpg

 

4 semanas - já tem a coloração igual à dos pais

p2200003t.jpg

 

cumprts

 

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Olá José, gostava de saber como é que fizes te para conseguires reproduzir as tuas cory pigmeu, tenho umas 15 num comunitario mas quero muda las para outro aquaria para ficarem so elas la para eu conseguir reproduzi las

 

cumps, Tomás Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais