saulosi femea com ovos?


dogue

Recommended Posts

ola!

 

Acho que a minha saulosi femea tem ovos na boca... ou melhor parece que tem apenas 1 grande :shock: e ela é pequena ( 4 cm talvez)

 

alem disso... n era suposto andar um macho com ela? ou elas podem por ovos e n serem fecundados?

 

vou ver se atino com a maquina digital para tirar macros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não é um só ovo mas cerca de 20. O macho não anda com ela, tem mais que fazer (acasalar com outras). Os ovos foram fecundados antes de ela os pôr na boca.

Agora tens de esperar cerca de 3 semanas para ela largar os alevins. Se é a primeira vez, é provável que não leve a postura até ao fim (ainda por cima dizes que é pequena).

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se não tens um macho saulosi no aquário tens duas hipoteses:

 

- Estás enganado e ela n tem ovo(s) nas boca :lol:

- Tem realmente ovos, mas "acasalou" com um macho de outra espécie. :shock:

 

Se, por acaso, ela tem ovos na boca e não tens um macho saulosi no aquário...trata de retira-los depressa, de modo a que não cheguem a nascer (hibridos não ;) ...).

 

Nos mbunas os ovos só são colocados com a presença do macho, ou em último caso e na ausência de machos, por duas fêmeas que "rodam" uma com a outra e ambas colocam ovos (que posteriormente colocam na boca). É muito raro uma fêmea esconder-se para desovar sozinha, a não ser que esteja mesmo muito cheia! :P

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se o saulosi é o peixe dominante não há duvida que é ele. Mas se tens outros M'bunas e é outro o macho dominante então é provavel que tenhas hibridos.

É normal não teres visto o acasalamento. É coisa rápida. Dura poucos minutos. Eu já assisti (mas eles não viram).

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais