Aqua 200 ltrs


BrunoSilva13

Recommended Posts

Bem, já me decidi pelo tamanho do aquário que vou fazer, mais coisa menos coisa, 90x45(50)x45(50), andei a ler sobre algumas espécies, e quero chegar a uma conclusão que peixer pôr no aquário, e conto com a vossa ajuda.

Ora, estou a pensar no seguinta:

 

Fauna

 

6 Guppy's (4 fêmeas, 2 machos)

3 Molly's (2 fêmeas, 1 macho)

2 Corydoras ( penso que há mais que uma espécie??)

2 limpa vidros ( penso que há mais que uma espécie??)

aconselham me mais alguns??

 

Flora

 

Não faço ideia e pouco ou nada percebo, vou comprar uma lampeda com 100w, que plantas me aconselham, que não sejam muito exigentes em luz e em produtos, pois só vou ter mais ou menos 0,5w por litro, visto que é o meu preimeiro aqua a sério, não me quero pôr em grandes aventuras já. Como faço em relação a colocar substracto, e mais algo que seja presico no fundo, que quantidades e que tipo?

 

Fundo e enfeitos

 

Já vi que existe muito tipo de areão, mas a minha questão é saber se posso dar as mesmas condições ou melhores sem ser a comprar areão, existe algo que sirva de areão e se possa recolher da Natureza, poupando assim uns trocos, e a nivél de efeitos também, já vi que se podem coclocar alguns tipos de pedras que não sejam calcárias, e em relação a troncos e outros enfeitos existe alguns naturais que se possam colocar no aquário?

 

Eu sei que são muitas perguntas, :whocares: mas quero começar com tudo em ordem para mais tarde não me arrepender de algumas escolhas de agora, obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que são esses peixes que queres?

Estou a ver que tenho que ir contigo a uma loja.

 

Com essas medidas ficas com um aquario de 185litros.

Se tiver 100cm ficas com 202litros, mesmo no ponto.

 

PLANTAS

 

Para teres um aquario com um bom plantado vais necessitar dos seguintes ingredientes:

-Iluminação

-Substrato fértil

-co2

-(juntar de tempos a tempos uma fertilização)

 

Como em tudo na vida, cada especie de planta tem exigencias proprias, umas são mais exigentes e outras nem por isso

Tens plantas como por exemplo a Anubia de que não necessita de substrato fertil, não necessita de co2 e requer pouca iluminação.

Por outro lado tens outras que são extremamente exigentes, tens que manter tudo no ponto.

Ainda assim eu acho sempre preferivel possuir todos estes elementos vitais ás plantas, no dia de amanha podes querer introduzir uma especie que queiras e não podes. Para não falar que vais notar uma melhoria nas plantas com estes elementos do que sem eles.

 

No entanto o grande entrave a tudo isto são mesmo os custos, facilmente o preço de tudo isto passa os 500eur...

Porém há forma de contornar estes preços, basta usar a cabeça e as nossas habilidades.

 

Iluminação:

 

A lampada depende do sistema que vás usar, tens t8, t5, pll, hqi, etc..

O ideal era mesmo ter já os 200watts, depois podes mudar de ideias e querer plantas exigentes, depois vais ter que vender a calha para depois comprar uma calha nova....

O comum são as t5 e t8. Com um bocado de imaginação é possivel fazeres tu a própria calha e ficar 5 estrelas. Nem que te dê uma ajudinha.

 

Substratos

 

A nivel de substratos tens o fertil e o inerte.

No fertil as quantidades são indicadas na propria embalagem, não te preocupes.

Podes sempre ir buscar elementos á natureza (areão do rio, humus, areia silica, etc...), no entanto não aconselho.

 

Substrato fertil

Para colocares substrato fertil vais ter colocar uma outra camada por cima de substrato inerte.

Para substrato fertil tens várias opções no mercado:

-Tens o humus de minhoca que custa cerca de 3 euros e cumpre muito bem o seu papel, mas consigo trás vários riscos potenciais, precisa de um tratamnento "sujo" e tem uma longevidade reduzida em relação aos substratos proprios de aquariofilia.

-Tens os substratos proprios para aquario os quais recomendo. Em regra a qualidade acompanha os preços, começa a partir da casa dos 7 e acaba nos 100 (Os preços claro está dependem muito das lojas, esta é apenas uma estimativa do conhecimento que tenho).

-Tens substrato fertil que pode estar em contacto com a "superficie", os preços seguem a regra do que foi dito anteriormente.

 

Substrato inerte

O substrato inerte irá estar á partida em contacto com a "superficie", por isso é importante decidir bem qual escolher porque vai marcar profundamente a aparencia do aquario.

Tens várias opções no mercado: akadama, vários tipos de areão com diferentes cores e granulancia, areia de silica, e não me recordo de mais nenhum.

 

Co2

O co2 é essencial á maioria das plantas, são como o oxigenio das plantas. Elas necessitam de consumir o co2 o que possibilita o ciclo da fotosintese....

Tal como disse, umas necessitam mais que outras.

Os sistemas de co2 completos são bastante caros, na casa dos 200 a 300eur. Mas é possivel contornar estes preços, existem já no mercado varias opções muito mais em conta...

 

Fertilização

Como disse é feita de tempos em tempos, depende um pouco do substrato que uses e da marca e tipo de fertilização que adoptes. Os preços são acessiveis.

 

Layout

 

O estilo do aquario depende directamente dos gostos de cada um, por isso é dificil falar desta questão.

 

Rocha

A nossa zona (Ribatejo) é rica em rocha de origem calcarica, no entanto esta rocha é compativel com certos peixes de agua doce, os ciclideos!

Mas como para já essa não foi a tua opção e tendo em conta que queres poupar, podes ir buscar pedras ao nosso meio natural. Para saber se são ou não de calcario basta usar limão ou vinagre, a rocha irá reagir. No entato o teste não é infalivel porque certo tipo de rochas de calcario não reagem.

Eu vou buscar umas para mim e que são optimas para o que queremos, se quiseres podes vir comigo...

 

Troncos

É possivel usar certos troncos/madeira em aquarios, contudo necessitam de um tratamento moroso até que fiquem aptos a serem introduzidos. Por exemplo, os troncos das videiras são muito usados...

Podes sempre comprar nas lojas da especialidade.

 

Outros

Para o que queres, conchinhas, buzios e afins estão fora de questão; aumentam o ph.

há quem coloque vasos, canecas, submarinos, coliseus, etc... a imaginação é o limite.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tens que me mostrar outros tipos de peixes que eu nem sequer sei que existem para ver se me interessa, quanto à lâmpada e montagem da calha depois falamos melhor pessoalmente, e quando é que vais recolher as rochas para ir contigo? Obrigado pelo post. Agradecia os comentários de outros membros para poder comparar opiniões, visto que só o Ruy M. me tem respondido, não estando a dizer que não concordo com as opiniões dele, não é isso, é só mesmo para ver algumas diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já me decidi pelo tamanho do aquário que vou fazer, mais coisa menos coisa, 90x45(50)x45(50), andei a ler sobre algumas espécies, e quero chegar a uma conclusão que peixer pôr no aquário, e conto com a vossa ajuda.

Ora, estou a pensar no seguinta:

 

Fauna

 

6 Guppy's (4 fêmeas, 2 machos)

3 Molly's (2 fêmeas, 1 macho)

2 Corydoras ( penso que há mais que uma espécie??)

2 limpa vidros ( penso que há mais que uma espécie??)

aconselham me mais alguns??

 

Flora

 

Não faço ideia e pouco ou nada percebo, vou comprar uma lampeda com 100w, que plantas me aconselham, que não sejam muito exigentes em luz e em produtos, pois só vou ter mais ou menos 0,5w por litro, visto que é o meu preimeiro aqua a sério, não me quero pôr em grandes aventuras já. Como faço em relação a colocar substracto, e mais algo que seja presico no fundo, que quantidades e que tipo?

 

Fundo e enfeitos

 

Já vi que existe muito tipo de areão, mas a minha questão é saber se posso dar as mesmas condições ou melhores sem ser a comprar areão, existe algo que sirva de areão e se possa recolher da Natureza, poupando assim uns trocos, e a nivél de efeitos também, já vi que se podem coclocar alguns tipos de pedras que não sejam calcárias, e em relação a troncos e outros enfeitos existe alguns naturais que se possam colocar no aquário?

 

Eu sei que são muitas perguntas, :bs_quesexclaim: mas quero começar com tudo em ordem para mais tarde não me arrepender de algumas escolhas de agora, obrigado desde já.

 

 

Mas estas a pensar em fazer Plantado? ou normal?

 

Porque agora dependente dessa escolha e que podemos dizer o que sera melhor ou nao.

 

Em relacao aos peixes eu prefiro um belo cardume de 16 neons ou mais...

 

E tambem gosto muito de ramireziis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dos peixes que referiste apenas gosto das Corydoras. Dos limpa vidros há que ser um pouco mais específico.

 

De qualquer forma estou a povoar o meu aquário de 180L e já lá meti 5 corydoras, 1 ancistrus (limpa vidros, só para teres uma ideia), 4 Siamese algae eater (SAE).

Depois deram-me uma molly balão, a coitadinha estava a dar-se mal num outro aquário. Eu não a compraria.

E por fim tenho um Betta. O senhor adoptou uma "grutazita" que lá tenho e tem andado todo satisfeito.

 

No futuro vou meter uns neons ou cardinais, talvez umas rasboras arlequins e ainda estou a pensar na hipótese de escalares.

 

Quando a plantas se procurares pelo post "Snail Free" nas zona das fotos podes lá ver o que meti. Assim de repente foram cabombas, anubias e mais algumas. Até ver estão a dar-se bem não tendo 1Watt/Litro. Tenho 4 x T5 39 watts.

 

Mas lá está para mim é uma questão de analisares que condições queres/podes oferecer ao teus habitantes e depois conjugares esses mesmos habitantes para não haver tristezas mais tarde.

 

O Ruy M. resumiu bastante bem os factores a ter em conta, e acredita que ao ínicio, pelo menos para mim, é um pouco desafiante, mas isso é que torna as coisas engraçadas. Um concelho, lê muito.

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ele gosta desse peixes porque não?

 

6 Guppy's (4 fêmeas, 2 machos) ta bom

 

3 Molly's (2 fêmeas, 1 macho) ta bom

 

2 Corydoras ( penso que há mais que uma espécie??) eu metia mais...talvez umas 6 das quais gostares mais...

 

2 limpa vidros ( penso que há mais que uma espécie??) eu gosto dos ancistrus mas isso é uma escolha que tens de fazer...a maioria não cresce muito mas aconselha te na loja a dimensão a que a espécie em questão pode chegar...

 

aconselham me mais alguns?? eu aconselhava a um belo cardume de cardinais ou "peixes bebedo"...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ele gosta desse peixes porque não?

 

6 Guppy's (4 fêmeas, 2 machos) ta bom

 

3 Molly's (2 fêmeas, 1 macho) ta bom

 

2 Corydoras ( penso que há mais que uma espécie??) eu metia mais...talvez umas 6 das quais gostares mais...

 

2 limpa vidros ( penso que há mais que uma espécie??) eu gosto dos ancistrus mas isso é uma escolha que tens de fazer...a maioria não cresce muito mas aconselha te na loja a dimensão a que a espécie em questão pode chegar...

 

aconselham me mais alguns?? eu aconselhava a um belo cardume de cardinais ou "peixes bebedo"...

tipo eu adoro esses peixes e os neons tambem. mas depende muito do pH do aqua.

antes de tudo aconcelho o novo aquariofilista a fazer o teste de pH a agua da torneira!

consoante o resultado "montas" a tua fauna:)

nao te esqueças ha peixes de aguas mais acidas entre 6.5 a 7 de pH e outros de aguas mais basicas 7 a 7.5 de pH

mollies e guppies sao peixes de aguas mais basicas. nariz vermelhos (bebados lol) e tetras sao de aguas mais acidas.

tem muita atençao antes de escolheres!

Editado por Zélito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.