Dados da água de Lisboa??? AJUDA


Recommended Posts

Olá, boas a todos :(

 

Estou a iniciar-me nos Aquas ;) e para ter uma ideia, gostava de saber os valores (médios) de Ph, Kh, Gh, da água da torneira de Lisboa (mesmo Lisboa, não arredores, já que não sei se serão iguais... :wink: ), assim talvez possa saber que tipo de aqua posso ter a funcionar menos mal biggrin

 

Já agora, aqui alguém usa ou conhece os resultados da utilização do ECO-AQUALIZER ??? Pelo que li, aquilo parece bom, embora custe à volta dos 130€... Se alguém tiver opiniões ou resultados, agradeço que me digam :P

 

Cump...

P.S. ( vou ter um Aqua Panoramico que vou buscar no Domingo de 1,20m... , ainda não comecei mesmo nadaaaa....)

Procuro sempre algo mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oias.

 

Que parte de Lisboa?

 

Na Amadora o pH anda de volta dos 7-7.5. Durezas esquece lá isso que eu também não meço essas coisas (uso turfa granulada e mete-me logo no pH que eu quero :D )

 

A água em Lisboa (mesmo), canalização do IST. Não anda muito longe destes parâmetros. E aviso-te já: água de canalização costuma ser muito mineralizada mesmo (daí advém uma dureza relativamente grande). Se tás a pensar baixar o pH só com troncos acho difícil (para mim turfa é mesmo o melhor, deixa-te o pH estável e a água amarela :D )

Só para teres uma ideia da mineralização:

 

Água do Luso:

Cloreto: 8.99; Nitrato: 2.05; Sulfato: 1.74 (tudo em ppm ou mg/L)

 

Água da EPAL (IST):

Cloreto: 39.27; Nitrato: 3.08; Sulfato: 59.58 (tudo em ppm ou mg/L)

 

Aqui só estão representados alguns aniões porque nesta experiência só se podiam determinar concentrações de aniões (a resina da coluna do aparelho de cromatografia era catiónica :D , aliás, para catiões mais vale fazer por outros métodos, mas isso não interessa)

 

Espero que tenha ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá boas, e obrigado pelas respostas que tive... :wink:

 

moro na zona de Campolide e hoje comprei um medidor electrónico de Ph... já fiz várias medidas da água da torneira e dá-me sempre 7,4 , 7,3 de Ph... estou espantado, pensei que fosse maior, agora falta-me medir a dureza da água, gostava de ter um aqua Amazónico, com Discos, vamos lá ver se isto resulta... :?:

Vou buscar amanhã o meu Aqua em segunda mão, ainda não sei bem as medidas, mas sei que tem 1,20m de comprimento, deve ser bom para ter 4 Discos... penso eu...

 

Afinal a água de Lisboa não tem um Ph assim tão alto, com um bocadito de trabalho, acho que deve ser fácil meter a 6,5 de Ph, penso eu de que.... :(

 

Volto a fazer a pergunta... alguém tem um Eco-Aqualizer????? gostava mesmo de saber os resultados que tiveram com este aparelho... parece que faz maravilhas e gostava de saber se devo comprar... ou não... , espero a resposta dos experientes, é que eu ainda não percebo nada disto, sou muito inexperiente.... :D

Cumps para todos :D

Procuro sempre algo mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente.

Vou buscar amanhã o meu Aqua em segunda mão, ainda não sei bem as medidas, mas sei que tem 1,20m de comprimento, deve ser bom para ter 4 Discos... penso eu...
Epah, como em tudo, tens que ter sempre atenção é ao tamanho dos peixes, nunca à quantidade. Que eu saiba um aqua desses chega e sobra para manteres lá 4 discus, até mais. Mas eu não sou nenhum "expert" por isso, o pessoal dessa área que se acuse.
Afinal a água de Lisboa não tem um Ph assim tão alto, com um bocadito de trabalho, acho que deve ser fácil meter a 6,5 de Ph, penso eu de que....

Até é bem fácil... Eu pessoalmente, uso turfa granulada no meu filtro externo. Troco cerca de 1/3 da turfa que lá está com turfa nova, previamente passada por água. Consigo aguentar o pH (é assim que se escreve, e não Ph) no valor pretendido (entre 5.5-6.0) durante umas 3 semanas. Quando vejo que o pH está novamente a subir, aproveito, faço a manutenção ao filtro externo e troco a turfa. Também temos que ter em conta que o meu aquário é de apenas 60 cms (cerca de 50 litros reais). O único "inconveniente" é que te deixa a água amarelada (para mim até dá um ar mais real e eu gosto).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a fazer a pergunta... alguém tem um Eco-Aqualizer????? gostava mesmo de saber os resultados que tiveram com este aparelho... parece que faz maravilhas e gostava de saber se devo comprar... ou não... , espero a resposta dos experientes, é que eu ainda não percebo nada disto, sou muito inexperiente....

 

http://www.aquariofilia.net/forum/search.p...28c1f67022c8092

 

Moro na Penha de França, o ph da água de rede aqui não é constante, obtenho valores entre 6.9 e 7.6.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.