Ajuda ..pf .Surto de Algas .o que fazer .. com fotos ..


sharkin

Recommended Posts

Boas .

 

de a duas semanas para cá que me apareceu um surto de algas que é uma coisa por demais , são aquelas algas castanhas pelos vidros e plantas, ums pontinhos verdes no vidro da frente , estas consigo remover facilmente , antes de uma tpa limpo os vidros e passo as mãos pelas plantas e consigo limpa-las, mas o pior são umas que apareceram agora tramadas que são isto. :(

 

algas1.jpg

 

algas2.jpg

 

algas3.jpg

 

São filamentosas e dão muito mau aspecto ao áqua.

 

Os parametros da água são

 

PH 6.5

Nitritos e Nitratos 0

GH 8

KH 5

temperatura a 31º

 

Não tenho substrato

iliminação 3 lampadas de 1,20 de 42Wts 2 Arcadia FreshWater e 1 Arcadia Original Tropical

 

O áqua tem 120*50*50 ap 300Lts

 

Adubo só pus aquelas bolas na raiz de cada uma quando plantei o áqua e ponho Bisemanalmente um comprimidos na raiz de cada uma da Sera FlorPLus

Não tenho CO2 mas tenho o quite para por ainda não pus pq tenho medo de fazer ainda pior e aumentar o surto das algas .

 

TPS todas as semanas mudo 140Lts de água .

 

Preciso mesmo de ajuda

que peixes ou caracois comprar para limpar isto, neste momento só tenho no áqua 6 discus já granditos um cori e um camarão da madeira.

 

Preciso mesmo de ajuda

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

 

Pois Sergio realmente pesquisei e são mesmo as algas que indicas-te no entanto continuo com um problema grande , é que os peixes que aconcelham a colucar no áqua são "Siamensis" e pelo que pode pesquisar

eles necessitam de PH 7.5 e temp nos 25º pois eu tenho Discus

PH 6.5 e temp 31º :lol:

Já tive uma exp muito triste com rabos de raposa comprei pra'i ums 15 e não duraram uma semana e depois tb não podem ser peixes muito pequenos tipo 3cms pq senão os Discus comen-nos. :(

 

Realmente não sei o que fazer..

Já agora posso introduzir o CO2 para pelo menos ir ajudando as plantas na luta ou nem pensar seria pior a emenda que o soneto ???

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, essa alga não se desenvolve muito rápido, podes ser tu a tirar manualmente como diz lá no link, ou compras os Crossocheilus siamensis, quanto ao ph deixa lá isso eles não se queixam o meu aquário tem ph a 6,4 e tenho lá ciprinideos e eles estão bem. Em vez de meteres 15 mete 3 ou 4 e vê se eles dão conta do recado e se ficam bem.

 

Outra coisa é pegares na decoração, pedras e trocos e dares um banho de lixivia seguida de uma boa lavagem. Se bem que é uma forma que se lê nestes sites mas que eu nunca fiz e tenho até algum receio.

 

Podes fazer o mesmo com água oxigenada, em vez da lixivia, dás um banho com H2O2 plantas e decoração. Mtes tudo dntro de um alguidar diluis um pouco de H2O2 em água, deixas estar uns minutos.

 

Quanto ao CO2, não sei que plantas tens ai, mas se for pelas Anubias e pelas Echinodorus é melhor deixar estar como está, não são plantas que crescam muito rápido, de qualquer forma melhor do que qualquer conselho é meteres a injecção para veres o resultado.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

 

Vou mandar vir os peixes que indicas-te e vou tb tentando fazer alguma limpeza manual no entanto não é facil estas algas agarram-se firmemente ás plantas e decoração e quando as tiro elas simplesmente partem-se ficando sempre algo agarrado seja as plantas seja na decoração, que depois volta a crescer :(

 

Já agora aconselhas a aumentar ou diminuir o tempo de esposição a luz??

 

Li tb um artigo sobre Peroxido de Hidrogenio o que achas ?

 

Obrigado ..

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive dessas algas, tive não, inda tenho algumas, mas elas com o tempo desprendem-se das plantas, areão troncos etc e começam boiar, penso que acabam por morrer, senão não se desprendiam. Hoje ti ve limpar bocados volumosos e eles saiam todos, é questão de teres paciência. Como tens as plantas afectadas, tira-as todas emte num alguidar em água oxigenada que isso mata as algas. Depois volta slavar bem as plantas e a colocar no aqua e pronto. Fala com a user Anita, que ela teve uma epidemia dessas algas , e safou-se bem disso. Quanto a causa delas, pode ter sido algum tronco/planta minado...

 

:(

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ouve uma alma que decidiu trazer o produto para a aquáriofilia, aclamando-o como um produto muito mais eficiente do que os algicidas, no fundo é apenas água oxigenada (peróxido de hidrogenio). :(

 

Não te aconselho a fazer nada que prejudique mais ainda o desenvolvimento da planta, isso inclui apagar as luzes. Mas se tiveres paciência pegas numa tesourinha e cortas o máximo que puderes, depois mandas uma injecção de H2O2, digamos que uns 6ml por cada 100l de água. Metes mesmo em cima do alguedo, ela deve ficar vermelha.

Quanto à decoração é mesmo ultra violence mete isso a ferver numa panela ou lava com lixívia, ou a outra dica que te dei mas com uma diluição de água oxigenada maior, dentro de um alguidar.

 

Mete mais plantas.

 

Divide o adubo que metes de 15 em 15 dias por uma dose diária menor, pode ser em líquido.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tou a ter um problema com essas algas mas penso que foi devido a mudança de luz.tenho o areao infestado desas algas,um bocado do tronco,da cambomba,da rotala e do tubo de saida de agua do filtro ja experimentei agua oxigenada mas nao noto melhoras mas como dizem tenho que ter paciencia

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Antes de mais obrigado pelos conselhos..

Eis o que fiz

Uma valente TPA depois de uma boa poda e limpeza , no entanto ainda ficaram muitas algas no aqua não consegui limpar tudo, aumentei o tempo de exposição da luz e introduzi CO2, a agua ficou cristalina mas as plantas continuam "sujas" , as staghorn não retraem mas tb não evoluem o que já não é mau, só que agora apareceu no areão junto ao vidro aquelas verdes vivo que eu pesquisei e dizem ser cianobactérias, ou seja acho que já tive de todas as algas e mais algumas , estou a considerar a hipotese de criar uma enciclopedia só com fotos do meu áqua. :(:evil:

Já não sei o que fazer, não queria ser radical ao ponto de tirar tudo do áqua para limpar ,é muito grande :?

E depois tb os meus discos estão tão bem ambientados que não os queria fazer passar por uma mudança tão radical.

 

Recapitulando tenho neste momento.

nas plantas as staghorn (sem evolução)

algas castanhas nas plantas e vidros

green spots no vidro da frente

e as benditas cianobactérias a comecar a aparecer no vidro da frente junto ao areão

 

As plantas parecem estar-se a aguentar bem .. estão a crescer.

Esta semana recebo os peixes que indicaram , vamos lá a ver como isto corre . :)

 

 

Cumps .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tive esse desesperante problema ha muito pouco tempo. Ele deveu-se a uma falta de iluminação do meu aquario principalmente.

 

Este tipo de alga praticamente desapareceu quando coloquei um dispositivo de nome OXYDATOR, que por sinal também funciona através de uma mistura de água destilada e agua oxigenada.

 

Para mais informações visita o site com o mesmo nome.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais