Investigação dificil... Ajudem sff


koelho83

Recommended Posts

:music_singguitar:spammerspammerspammerspammerspammer

 

Onde vai bater esta conversa? em que sentido é que ajuda a solucionar o problema?

 

Também gostaria de saber, eu não querer responder a um membro faz de mim mentiroso e mal educado.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 94
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Também gostaria de saber, eu não querer responder a um membro faz de mim mentiroso e mal educado.

 

Acredita eu não te entendo. Não vÊs nada pois não?

Tu dizes que metes 25 peixes num aquário sem ciclo, e eu só estou a tentar perceber como o fazes mais nada.

 

Qualquer pessoa que leia o tópico desde o inicio o vê. Agora andas a fazer-te de vitima para que?

 

A ir buscar quotes de outros tópicos que não tem nada a haver para quê?

 

Ameaças? .

 

O Alcaide, fica lá com a tua, apaguem o tutorial acerca do ciclo do nitrogénio, e deixem de fazer o ciclo porque tu tens razão!

 

"Não era para responder mas por educação ao dono do tópico cá vai.

 

60 litros.... 10 gupys, 2 escalares, 6 neons, 5 corrydoras e dois Iriatherina Werneri, 3 layouts diferentes sempre sem o ciclo completado 0 mortes até hoje, há muito folclore à volta do ciclo do nitrogénio.................."

 

Isto não é dizer que o ciclo não é importante?

 

Dizer que nunca te morreu nenhum peixe e que nunca fizeste o ciclo não é dizer que não é importante?

 

Acho que está na altura de leres algumas coisas, e reformulares a tua participação.

 

Relembro-te que inclusive disseste que não responderias porque eu disse " ainda bem que tens tido sorte" (em não fazeres o ciclo e não morrer nada).

 

Estás a ser Infantil, se vens para um tópico então é para falar do tópico, se queres puxar discussões puxas comigo, como já o fizemos.

 

Vai ler as coisas com outros olhos e vê em que momento te tratei mal ou desrespeitei, antes de me chamares hipócrita. Que chamaste por não entender a tua atitude de não quereres responder-me porque eu não acreditei em ti.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Ameaças? .

 

Agora além de mentiroso estou a ameaçar?!?!

 

O Alcaide, fica lá com a tua, apaguem o tutorial acerca do ciclo do nitrogénio, e deixem de fazer o ciclo porque tu tens razão!

 

 

Onde eu digo que não é importante??

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora além de mentiroso estou a ameaçar?!?!

 

 

 

 

Onde eu digo que não é importante??

 

Então o que queres dizer quando dizes que metes 25 peixes (dois são escalares adultos) num aquario de 60 litros ao mesmo tempo sem o ciclo feito? E que o ciclo do nitrogenio é folclore.

 

Explica , deixa-te dos teus rodeios, e fala com abertura se queres resolver as coisas sff.

 

Andares a encubrir mentiras é que não. Tenho a certeza que nao foi como disseste, o filtro já estava ciclado com certeza, mas tudo bem.

 

Com a idade ficamos casmurros e não admitimos quando mentimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros membros do fórum, peço desculpa esta discussão com o membro Tugz.

Isto em nada contribui para a divulgação da aquariofilia nem da camaradagem que existem entre os aquariofilistas.

Esta conversa degenerou por insistência do membro em que eu lhe respondesse, sei que errei ao tê-lo feito pois já tínhamos tido uma discussão num grupo de msn em que eu fora insultado.

Provavelmente o membro Tugz vai dizer o contrário e vai expor os factos da maneira dele. Acho bem pois vivemos numa democracia. Peço desculpa principalmente ao dono do tópico por lhe ter estragado o tópico.

Cumprimentos João Alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço que a troca de "mimos" pública acabe de imediato! Penso que não preciso de recordar aos intervenientes neste tópico que existem regras de conduta e participação nesta comunidade, que têm como fundamento o respeito mútuo.

 

Quem tem problemas com outros membros deve evitar trazê-los para praça pública e tratar dos mesmos de forma privada.

 

Aproveito ainda para sugerir que se alguém tem problemas com outros membros... que anda aqui a perder tempo, pois este fórum é um local de aprendizagem e camaradagem, e não de origem de stress e preocupações...

 

Acredito que depois deste meu alerta não voltaremos a ver mais mensagens desta natureza... caso contrário seremos obrigados a agir...

 

Voltemos então à discussão saudável e a tentar ajudar quem tem problemas... isto, tendo sempre em atenção que a experiência de cada um é um caso concreto e que não temos necessariamente que extrapolar isso para uma regra, ok?

 

Para um iniciante, há formas mais seguras de se fazer as coisas, enquanto que uma pessoa com mais experiência consegue ir por atalhos, que também permitem o sucesso, mas com mais risco... A quem se inicia, sugerimos como é óbvio o caminho mais seguro, pois a pressa é inimiga da perfeição.

 

Obrigado a todos e siga a discussão salutar...

 

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Editado por ser repetitivo (o João Branquinho antecipou-se).

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros membros do fórum, peço desculpa esta discussão com o membro Tugz.

Isto em nada contribui para a divulgação da aquariofilia nem da camaradagem que existem entre os aquariofilistas.

Esta conversa degenerou por insistência do membro em que eu lhe respondesse, sei que errei ao tê-lo feito pois já tínhamos tido uma discussão num grupo de msn em que eu fora insultado.

Provavelmente o membro Tugz vai dizer o contrário e vai expor os factos da maneira dele. Acho bem pois vivemos numa democracia. Peço desculpa principalmente ao dono do tópico por lhe ter estragado o tópico.

Cumprimentos João Alcaide

 

E pronto assim terminas como sempre as tuas discussões, com falso arrependimento . Depois vem em privado me ameaçar que eu vou-me ralar bem.

 

E é que é engraçado bastava teres dito, sim o filtro estava ciclado, ou não o filtro não estava ciclado.

 

mas preferiste dar esta tramóia toda, e fazer esse texto final que qualquer resposta que eu dê sou eu que me enterro.

 

Enfim, és uma pessoa de mau carácter.

 

Adeus.

 

Ao membro, acho que ja dei todos os conselhos que posso e consigo. E reafirmo não vá pelo Alcaide, não se meta a meter 25 peixes sem ciclo em 60 litros. Isso é morte certa dos bichos. O Alcaide, como pode ver, não quis responder se o filtro estava ou não ciclado, e era essa a única coisa que importava. Obviamente que para não morrer peixes nenhuns o filtro estava ciclado e teve de existir cuidado nas Tpas.

 

Mas o seu filtro ainda não está ciclado, por isso tenha calma e aguarde.

 

Abraço

 

Editado : E para de mandar indirectas Alcaide, não tens 10 anos.

 

Se vens para um tópico é para intervir, se dizes algo que não concordo, eu procuro ou entender porque o dizes perguntando ou provo que estás errado, ou a mentir. Se não querias responder a quem não acatasse a tua experiência como a seguir não dizias nada.

 

Se dizes , então assume-se que entras-te na discussão e pela regra da boa educação , em vez de puxares assuntos anteriores (eu não o fiz) tinhas respondido e saudavelmente acabava pr se entender se o que dizes é ou não verdade.

 

Assim ambos ficamos mal vistos e tu escapas-te de se provar que o que disseste é mentira.

 

Lamentável e evitável.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

E é que é engraçado bastava teres dito, sim o filtro estava ciclado, ou não o filtro não estava ciclado.

(...)

 

 

O membro koelho83 tem MP

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamentável e evitável.

Sem dúvida... a tua insistência neste tipo de mensagens e postura, depois de um pedido directo da Administração para parar com a mesma, será analisada e terá as devidas consequências...

 

As próximas mensagens com o mesmo teor serão apagadas e os membros em causa sofrerão penas imediatas.

 

O assunto está agora em análise... Peço desculpas ao autor do tópico e aos restantes membros da comunidade...

 

Obrigado,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal calma lá, que assim ninguém lá vai :busted_red:.

 

Razão òbvia, para a morte dos peixes, podem até ser várias.

 

25 peixes em 60 litros de àgua, isso é peixe a mais na minha opinião, 1 cm de peixe, para 1 litro de àgua, e os escalares não têm 1 cm. cabecadura

 

Vamos por partes Vivíparos, ok até poderiam ser peixes que resistissem sem o ciclo feito, mas um escalar esqueçe.

 

Quando compras guppies e afins, não te esqueças que se comprares, para criação contas com os pais e os filhos por isso conta com uns 20 peixes guppies, mollys e espadas entre 30 a 40.

 

Mas claro, muitas vezes vais às lojas, e podes até adquirir peixes, que não estão em bom estado, como foi o meu caso, ou os peixes podem simplesmente morrer, devido ao stress e por aí fora. cabecadura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal calma lá, que assim ninguém lá vai :D.

 

Razão òbvia, para a morte dos peixes, podem até ser várias.

 

25 peixes em 60 litros de àgua, isso é peixe a mais na minha opinião, 1 cm de peixe, para 1 litro de àgua, e os escalares não têm 1 cm. :yb668:

 

Vamos por partes Vivíparos, ok até poderiam ser peixes que resistissem sem o ciclo feito, mas um escalar esqueçe.

 

Quando compras guppies e afins, não te esqueças que se comprares, para criação contas com os pais e os filhos por isso conta com uns 20 peixes guppies, mollys e espadas entre 30 a 40.

 

Mas claro, muitas vezes vais às lojas, e podes até adquirir peixes, que não estão em bom estado, como foi o meu caso, ou os peixes podem simplesmente morrer, devido ao stress e por aí fora. :wink:.

 

 

Apenas discordo dos escalares = morte certa sem ciclo, no meu caso introduzi 5 escalares juvenis duas semanas (ou nem isso) depois de um início a partir do 0 e até hoje, quase seis meses depois não houve nenhuma morte.

 

Das duas uma:

As "bactérias vivas" da tetra são muito boas;

Um cuidado exaustivo e constante com a qualidade da água ajudou (testes e tpa's muito frequentes)

 

No meu caso particular, repito, apenas tive um contratempo que foi o ter durante algum tempo (quase 2 meses) a presença de amónia, ainda que numa escala de 0.5 que considero bem reduzida e mesmo pouco nociva, talvez derivado aos inúmeros tpa's e prolongamento do ciclo.

 

Não digo com isto que se deva evitar o ciclo ou não fase-lo da maneira mais correcta e documentada em vários tópicos do fórum, agora sei o que custa, pelo menos o que me custou a mim, ter um aquário na sala sem peixes, a pequenota a perguntar então e os peixes?? :)

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

miguel

 

O que tu fizes-te foi ter sorte, mais ou menos "disparas-te a arma e acertas-te no melro" , mas não estou a falar do teu caso, estou a falar do caso deste tópico e do membro em questão a ele associado.

O que ele fez seria mais ou menos como acertar no euromilhões, provavelmente o ciclo não ficou feito como deve ser e pumba peixes lá para dentro. :P

 

Errar é humano, e todos nós erramos. :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz amanhã 1 semana que montei o meu aquario e já cometi muitas asneiras, pois logo passado 3 dias já estava com seis peixes, o que não será muito ideal para iniciar o ciclo do azoto, mesmo usando aceleradores. Assim sendo, hoje quando cheguei a casa tinha um escalar morto, fiquei mesmo triste, mas há que seguir em frente e tentar perceber porquê. Tenho várias teorias mas gostaria da vossa ajuda...

1 - medi o pH e estava a 7,4, sendo o pH max dos escalares de 7 está é a minha melhor teoria

2 - sendo o aquario recente os valores de amonia poderão ainda não estar a 0 e sim a atingir o seu pico3 - estive ausente durante um dia e o aquario ficou sem luz, o que na minha opinião poderia desorientar um pouco o exemplar

 

Estas são as minhas 3 hipoteses mas ainda sou muito fresco nisto para opinar e por isso gostava da vossa ajuda para descobrir. O ideal no meu ver era analizar a agua por completo e verificar todos os niveis mas infelizmente só possuo o kit do pH.

Qual a vossa opinião?

 

Segundo, os 3 passos que referis-te eu aponto a causa da morte, como sendo a nº2 que o koelho83 apontou, amónia elevada, possivelmente devido a falta de ciclo, ou excesso de população no aqua. :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é, a vida tem muitas variaveis, temos que nos lembrar que estamos a lidar com seres vivos e não com robots, e as variaveis são infinitas. E, estamos todos a aprender, é algo relativamente simples, mas na pratica, complica um pouco mais. Também não vejo motivos para se exaltarem por causa disto. Cada um tem as suas experiencias, mas nesta secção, penso que deveria haver prudência.

 

Mesmo na dica util de tirar o carvao dos filtros, isso tudo devem ser dicas para outras secções do forum. Nomeadamente, a secção avançada. Já li aqui pessoas que tiraram o carvao e morrelham-lhe os peixes. Os filtros da tetra, mais comuns, trazem a camara do carvao apenas...

 

o pH está sobrevalorilizado. Eu misturo espécies na maior, visto ser fã dos comunitários, e de testar compatibilidades e tal. Com plantas penso que é obvio que é algo mais seguro. porque consomem estes toxicos produzidos pelos peixes e contribuem para o estabelcimento do ciclo, em todas as fases, contribuem até mesmo para a criação da colonia de bacterias que consomem amónia, com as folhas que aprodecem. As plantas são, em boa parte, a base da vida na Terra...

 

Penso ser obvio que o responsavel foi a amonia e os nitritos. Pela minha experiencia com escalares, é isto mesmo!A não ser que ele tenha colocado lá um detergente lá dentro que matou os peixes, de outra forma, nao me parece. Tava a envernizar uma porta, nao lavou as maos direito e pos as mãos no aquario... Mesmo que os peixes chegassem em pessimas condições, com ictio e não come, de uma loja rasca, morreria um ou dois à vez. O transporte é importante e adaptação pode também ser um outro motivo. há outros factores também. Como é de esperar.

 

convem não confundirmos escalares com tetra preto (viuvas) por exemplo, peixe muito robusto. Sei quem vendia peixes, e me garantia que o que mais morria eram escalares, porque as pessoas metem em aquarios não ciclados. O que reforça a teoria de serem frageis relativamente ao ciclo. Mas quem os tem há algum tempo, diz "NÃO. Os escalares são peixes bastante robustos." Só pelo que as pessoas dizem já se anteve onde pode estar o problema: das duas uma: ciclo ou transporte/adaptação.

 

Também repare-se que os escalares são os primeiros (ou os unicos) a beber ar num aquario, enquanto todos os outros estão na boa. Por exemplo, quando se mexe no aquario, tirar areões, meter um novo peixe ou mudar tudo... é por causa do escalar que tenho um filtro extra que roda aquarios para garantir que há bacterias suficientes. Casa roubada (vidas seifadas), trancas à porta.

 

depois claro temos muitas teorias, como as dos tratamentos do ictio... que se vao misturando com o que aprendemos e na verdade acabamos por nao saber nada, eu passei a ter o cuidado de ler de fonte segura, com referencias explicitadas, o que demonstra que quem escreveu teve o cuidado de verificar e não tirar tudo da cabecinha, o que dá mau resultado, que mistura com muitas teorias e disse-que-me-disse que passaram a ser verdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal à mais uma observação que poderá levar a melhores conclusões, tenho observado com atenção os meus peixes e notei que os guppy femeas estão constantemente à superficie e nos cantos.

Será isto falta de oxigenio na àgua???, eu tenho apenas um planta....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal à mais uma observação que poderá levar a melhores conclusões, tenho observado com atenção os meus peixes e notei que os guppy femeas estão constantemente à superficie e nos cantos.

Será isto falta de oxigenio na àgua???, eu tenho apenas um planta....

 

Pode ser um indicador sim! Uma solução prática, que julgo ser suficiente para acabar com a falta de oxigénio é que a saída de água do filtro seja feita á superfície ou acima desta o que fará com que a água seja agitada e se proceda assim ao renovar do oxigénio. Se eventualmente reparares que isto é suficiente e que os guppys deixam de andar à tona, conclui se, talvez, que o problema era esse!

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal à mais uma observação que poderá levar a melhores conclusões, tenho observado com atenção os meus peixes e notei que os guppy femeas estão constantemente à superficie e nos cantos.

Será isto falta de oxigenio na àgua???, eu tenho apenas um planta....

 

Sim, peixes à superfície, pode ser consideração falta de oxigenação, na àgua.

Mas eu continuo, com a minha opinião, a causa mais provável é a amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser um indicador sim! Uma solução prática, que julgo ser suficiente para acabar com a falta de oxigénio é que a saída de água do filtro seja feita á superfície ou acima desta o que fará com que a água seja agitada e se proceda assim ao renovar do oxigénio. Se eventualmente reparares que isto é suficiente e que os guppys deixam de andar à tona, conclui se, talvez, que o problema era esse!

Bem a saida de ar do filtro está apenas a um centimetro da superficie e nota se bem a corrente da agua, talvez o filtro seja um tanto fraco, pois veio com o kit do aquario...

será que não resolveria o problema com uma pedra difusora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao precisas de pedra difusora.

 

o facto dos peixes virem à superficie é como diz o ismenio, muito provavel envenenamento por amonia. alias esse é um sintoma classico.

 

nao precisas de plantas para o aquario ter oxigenio. depende da fauna (numero e tamanho de peixes) e do filtro que tenhas. Com as mortes que tens, nao deve ser o oxigenio coisa nenhuma. há uns filtros com barra de aeração, alguns aqui no forum chamam de flauta, garante-te oxigenação maxima, mas isso é mais relevante para peixes grandes e não para guppies.

 

tens feito trocas de parte da água? é que como está a coisa vais ter que fazer muitas, ou compras um acelerador de ciclo. O problema é amonia.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao precisas de pedra difusora.

 

o facto dos peixes virem à superficie é como diz o ismenio, muito provavel envenenamento por amonia. alias esse é um sintoma classico.

 

nao precisas de plantas para o aquario ter oxigenio. depende da fauna (numero e tamanho de peixes) e do filtro que tenhas. Com as mortes que tens, nao deve ser o oxigenio coisa nenhuma. há uns filtros com barra de aeração, alguns aqui no forum chamam de flauta, garante-te oxigenação maxima, mas isso é mais relevante para peixes grandes e não para guppies.

 

tens feito trocas de parte da água? é que como está a coisa vais ter que fazer muitas, ou compras um acelerador de ciclo. O problema é amonia.

bem, eu sou sincero, preferia mesmo arriscar e não fazer tpa's para já pois pretendo que o ciclo se complete o mais rapido possivél, o que caso contrario iria demorar imenso tempo, se é que não estou errado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes em alternativa comprar um produto acelerador de ciclo, e em 3 dias tens o aquario ciclado. e no proprio dia ja podes por peixes.

 

nao queria fazer publicidade, mas eu usei e correu bem: Nutrafin cycle,

cycle-old-new2.jpg

 

mas tu é que sabes. agora nao caias no engodo de te enganares a ti proprio, porque te sugeriram algo que nao é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes em alternativa comprar um produto acelerador de ciclo, e em 3 dias tens o aquario ciclado. e no proprio dia ja podes por peixes.

 

nao queria fazer publicidade, mas eu usei e correu bem: Nutrafin cycle,

cycle-old-new2.jpg

 

mas tu é que sabes. agora nao caias no engodo de te enganares a ti proprio, porque te sugeriram algo que nao é.

bom, poderá ser uma boa alternativa, mas ainda assim acho que vou deixar as coisas correrem na normalidade e sem adição de quimicos (não sou muito apologista disso sabes)

 

ja compreendi onde meti a argulada e não o irei repetir no futuro, aprendi bastante com isso, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, eu sou sincero, preferia mesmo arriscar e não fazer tpa's para já pois pretendo que o ciclo se complete o mais rapido possivél, o que caso contrario iria demorar imenso tempo, se é que não estou errado...

 

Vivas,

 

Tens na verdade o direito às tuas opções e a correr os riscos que aches necessários, ainda assim insisto na opção dos tpa's, por tudo o que foi dito, pelos sintomas, considero que uma troca parcial seria o melhor para os teus peixes, ao que conheço do cicle tenho visto, ou melhor lido, bons resultados, se é o que dizem não é de discorar o tpa e logo em seguida a inserção deste produto, afinal ficarias logo com as bactérias prontas a se desenvolverem.

 

Abraço

Miguel

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.