Utilização de Protozin na cura do Íctio


gcrboss

Recommended Posts

Boas Pessoal!

 

Já li tanta coisa quanto á cura do Ictio que já não sei o que fazer!

Tenho um aquário de 100L plantado(com substrato) e tenho cerca de 22 peixes entre os quais:

5 Cardinais

2 corydoras

1 pleco

4 Arlequins

4 tetra azul

4 nariz de bebado

2 ramirezi(casal)

2 ampulárias(casal)

2 red's(Fêmeas pois dos 4 iniciais axo que os machos morreram,pelo menos quando comecei a introduzir peixes eles desapareceram e so vejo as 2 femeas)

 

No Koi Park(Centro de comércio de auquáriofilia em Almada) recomendaram-me aumentar a temperatura até aos 29º pois o meu habitual

eram 24/25º, e fazer um tratamento com o protozin da waterlife(que 2º dizem resulta) utilizando da seguinte maneira:

Retirar o carvão activo do filtro.

 

1º retirar o carvão activo do filtro externo

2º utilizar na dosagem indicada durante o 1º,2º e 3º dia, esperar 3 dias e colocar mais 3 dias seguidos.

 

Agora as minhas dúvidas são as seguintes:

 

1º Aumento a temperatura e só depois iniciava o tratamento?

É que iniciei(fiz hoje o 2º dia) na dosagem indicada

 

2º Era suposto eu retirar todos os materiais filtrantes(esponjas e ceramicas) ou só o carvão activo?

É que passado pouco tempo de utilizar o protozin que faz a água azul, ela volta a ficar limpa.

Inclusive a sra do Koipark disse para colocar junto a parte que puxa a agua po filtro para circular o produto

 

3º É suposto fazer TPA's durante o tratamento?No Fim do mesmo?ou ao fim de quantos dias?

 

Agradecia tudo o que me possam dizer sobre o tratamento e se estou a ser bem aconselhado pelo staff do Koipark.

 

Obrigado! :)

Editado por gcrboss
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também tive muitos problemas com o ictio... e resolvi com o metodo do calor apenas, e tentei antes dois medicamentos sem sucesso, um da Sera e outro da Esha.

 

a minha sugestao é subires a temperatura gradualmente para 30ºC (3ºC por vez, demora no maximo dos maximos dois dias para isso)

 

depois mantem a temperatura em 30C estavel durante 2 semanas.

 

como tens peixes pequenos como cardinais (são as primeiras vitimas do ictio), passado 2 dias tenta subir para 32ºC para matar o ictio e manter assim durante 2/3 dias. Ve se os peixes aguentam, se nao aguentarem tens que reduzir para 30ºC. Mas em principio aguentam. as ampularias é uma questao à parte, sei que aguentam 30C, mas 32 nao sei. A medicação contra o ictio nao deve ser aplicada com elas, pois elas vao comer algas envenenadas e morrem.

 

depois de descer do 32 para 30, mantem essa temperatura por mais uma semana e meia pelo menos, se queres jogar pelo seguro, mais outra semana.

 

O método do calor, na minha opiniao, é a forma mais eficaz, natural e segura de combater o ictio.

 

a temperatura tem que ser conseguida e mantida, eu cheguei a ter dois termoestatos no meu aquario maior para garantir os 32C e os 30C em pleno inverno

 

como ajuda aos peixes sugiro:

desligar as luzes do aquario,

dar comida melhor, coze também uma ervilha no microondas, tira a casca e esmaga-a ao colocar no aquario.

coloca vitaminas esha optima na água,

não assustes os peixes

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha sugestão , PunktoL JBL, filtros de esponja tudo para o lixo e novos, pois a bactéria do Ictício aloja-se lá, temperatura a 30ºc , e cuidado que nem todas as espécies de peixes, reagem bem ao azul de metileno, e não sei se algumas espécies que tu tens aguentam 30º.

Mas o Esha2000, também é bom.

Protozin nunca usei para o Ictício.

 

Bem eu aconselho estes 2, depois lê as instruções da embalagem. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ictio não e uma bacteria. é um protozoário.

o esha 2000 não é indicada para o íctio, se bem que possas adicionar no cocktail de medicação. para o ictio é o Esha exit. que é um medicamento relativamente seguro para todos os peixes mesmo os frageis, poderao haver questoes na fauna que se alimenta de algas, pois tudo fica enpragnado do medicamento

 

o ictio não se aloja nas esponjas quando estás a medicar os peixes, nem tem que se trocar as esponjas. não é de todo uma boa sugestao. nas esponjas fica a medicação, se não removeres as esponjas, ou seja a medicação perde o efeito. no fim voltas a colocar as mesmas esponjas! trocar as esponjas por si, mesmo que infectadas, resolveria NADA!

 

um dos estágios do ictio passa por cair para o areao, que é a sua forma fragil, pois o exit e outros semelhantes tratam dele com eficacia o problema são os peixes infectados com ictio. e aí é dificil os medicamentos chegarem. como nao chegam depois de parares com medicamentos o ictio continua a infectar novos peixes como se nada se passasse.

 

como ele ja pos medicamento, logo ja tratou do ictio fora dos peixes, mas os peixes continuam infectados, e o metodo do calor basta.

 

aos 30ºC o ictio deixa de se reproduzir, logo estás a dar cabo do ciclo de vida do ictio. Daí os 30C. e quase todos os peixes tropicais suportam bem essa temperatura, sem qualquer espécie de problema, ficam ate mais activos.

 

O protozin, tal como o nome indica, mata protozoários, logo ictio tambem, deve ser praticamente a mesma coisa que os outros medicamentos, mas se calhar com outros efeitos secundários e outras vantagens.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Punktol JBL é uma boa solucção. tive os meus neons cheios de pontos brancos e num instante resolvi o problema.

 

definitivamente aumentar a temp da agua para sensivelmente 29º/30ºC. os peixes doentes ficam bem mais sensíveis e frágeis pelo que é bom subir a temperatura.

 

qto ao ictio, o medicamento que sugeri e que outros já mencionaram é impecável. aliás, apenas com uma dose desapareceu tudo e nem foi preciso a 2ª dose de medicamento. atenção que os neons são mt sensíveis a este tipo de medicamento pelo que aconselho reduzir a dose para metade!

 

deves tirar a esponja se for de carvão, mas o resto é pra ficar. tb se deve evitar alimentar os peixes durante o tratamento, tanto quanto possível, claro. se tiveres mesmo que os alimentar, pouca mesmo pouca quantidade é o ideal, bem como se deve apagar as luzes do aqua durante o tratamento.

 

depois do tratamento feito:

repôr a temperatura inicial, fazer uma TPA de aprox. 30-40%, esponjas antigas pro lixo e introduzir uma nova com carvão para eliminar vestigios de medicamento. feito isto, se é habitual usar esponja sem carvão, principlamente por causa das plantas, deves substituit por outra sem carvão.

 

abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah...esqueci-me de dizer...

 

feito o tratamento, deves durante uma semana fornecer juntamente com a alimentação um substrato para fortalecer o sistema imunitário dos peixes.

 

há vários no mercado, mas se não quiseres gastar tanto, uma vitaminas resolvem o assunto. eu uso Protovit, que se encontra em qq farmácia. é barato e super eficaz e eles adoram. ficam com as cores bem realçadas e cheios de vitalidade.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite aquariofilistas!

 

Então ca vai tudo o que é novidades:

 

Onte foi o meu ultimi dia de tratamento contra o íctio,mas,como iniciante que sou,ainda não foi desta que ele se foi.

Segui muitas indicações aqui sugeridas por vos(as quais agradeço e muito pois não sabia deste espírito de camaradagem) ;)

Só que não consegui o mais importante para acabar com a "doença" que foi aumentar a temperatura. ;)

Pois bem...tive um simpáctico amigo que tinha um aquecedor a mais e ouvindo falar do meu problema emprestou-mo.

 

Acabado os 6 dias (ontem) de utilização de protozin(c pouco efeito visto o parasita não se desalojar dos peixes afectados) e ainda sem baixas mas com alguns cardinais bem afectados(embora bastante vivos e alimentando-se bem)

Fiz o seguinte(há 1h atrás):

Retirei 10% da água do meu aquário(aspirando todo o fundo) e coloquei água engarrafada(sim pq contenho um ph um bocado elevado devido ao meu areão ser muito calcário) à mesma temp do aquario(muito lentamente e co minimo de stress para não afecar os animais) e dei-lhes uma alimentação leve(em poucas quantidades 2 vzs ao dia).

Instalei o 2 aquecedor.

 

Agora vou esperar que a temperatura aumente gradualmente até atingir os 29/30º desejados,coisa que tem sido impossível atingir.

É que embora o meu aquecedor seja de 100w e indicado para 150L de água,não tem conseguido sozinho passar dos 26º,e não passando dos 26º, o parasita não se desalojou do hospedeiro(2º perecbi),penso que também culpa do filtro externo que ao fazer a circulação da água(através da tubagem exterior ao aquário),arrefecia a mesma levando a que o meu aquecedor trabalhase 24h sem paxar dos 26º.

 

Agora com 2 aquecedores e com mais uma experiência adquirida, vou esperar 1,2 dias e recomeçar o tratamento, desta vez com 30º.

Do Filtro apenas removi o carvão activo(não mexi nas esponjas nem cerâmicas pois foi o que me indicaram).

e no final farei então uma TPA de 20% no máximo(pois os 40/50% que aqui se fala não é nada aconselhado(dito por auqriofilistas mais experientes) e colocar outra vez o carvão activo limpando as esponjas então.

 

Qualquer observação é bem vinda e obrigado pelas dicas! :juggle:

 

Vou dando notícias aqui!

 

Cumrpimentos! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só consegui ver-me livre do ictio com 31º, sal e protozin.

Tens corys logo não podes meter sal... experimenta só com a temperatura acima dos 30º e o remédio.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá caros amigos!

Cá tou eu outra vez!

 

Então as novidades são as seguintes:

Curei o íctio(ou pelo menos largou os peixes) com um 2º tratamento(fiz hoje o 3º dia do tratamento) e com a subida da temperatura.

Caí no erro de baixar a temperatura(2ºc) e o que aconteceu...ictio novamente mas desta vez só apanhou um peixinho balão(que foi a minha nova aquisição) e agora espero que ao fazer o 6º dia ele já n tenha nada senão o que posso fazer?

É que voltar a fazer um novo tratamento axo que vai contaminar muito a agua até pq retirei o carvão activo antes do 1º tratamento e fiz uma TPA entre o 1º e 2º tratamento(este ultimo ainda a decorrer como disse!

 

help Please!

 

PS:Agora assim que vi o peixe balão c íctio voltei a aumentar a temperatura!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa a temperatura alta durante uma semana após o ictio ter desaparecido.

Eu também fiz a patetice de descer a temp assim que vi os meus peixes melhores, e foi a maior burrice, porque o ictio voltou e em força.

Na altura só utilizava meia dose de Protozin no aqua porque tinha alevins com dias na parideira e deste modo (remedio+sal+temp) não tive nenhuma baixa.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal!

 

Já terminei a batalha contra o íctio!

O resultado final foi 2 mortes(2 cardinais que pioraram pq da 1ª vez n consegui aumentar a temp so c um termostato)

Morreu tambem o meu peixinho balao(green spoted puffer fish) =oS

mas este ultimo nao foi por causa do ictio.

Ele smpr comeu bem e muito variado(larvas de mosquito vermelho,granulado e alguns caracois pelo meio) e sempre teve activo até ontem que deixou de comer e a andar muito desgovernado,hoje dei c ele morto. :(

Não sei a causa mas o resto ta tudo melhor que nunca.

Agora vou fazer uma tpa de 15/20% mais ou menos e aspirar o fundo como manda a lei e voltar a colocar o carvão activo no filtro externo(há 15 dias que n tem) e se calhar depois voltarei a tentar um peixe balão pois fiquei fascinado co seu comportamento.

 

Aceito concelhos pois também sei que esta espécie é de agua salobra/doce mas já li testemunhos que só agua doce é suficiente desde que tenha uma boa aclimatização e uma boa dieta!

 

Que dizem os aquariofilistas meus amigos?

 

Cumps :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a questão mas posso não ter lido bem o thread, o teu peixe balão é de água salgada certo?

 

 

 

Ola!

 

Não concretamente, é(era) de agua salobra/doce pelo que li dá-se bem em agua doce.

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais