Shrimp Dream


menano

Recommended Posts

Shrimp Dream

 

Depois de muito pensar e decisões a tomar resolvi montar uma bateria para camarões, tirar medidas estudar a sump, espécies de camarões e plantas, e assim resolvi meter mãos a obra e montei o que descrevo em baixo..podia entrar em detalhes..mas isso já ia dar muito para escrever dai deixo os curioso apreciarem a minha montagem e duvidas sobre algo em questão esclareço com gosto.

 

Aquário

- 90comp x 30prof x 35alt - 95L

 

Repartido em 3

- 30 x 20 x 35 – 21L

 

Sump:

- 90 x 10 x 35 - 31L

 

Lâmpada :

HDD-1000B 2X39W

 

Filtro (Sump):

- Eheim Compact 1000

- Esponjas

- Ceramicas

 

Termóstato:

- Jager 100w (a funcionar nos 25º)

 

Substrato :

- Aquário 1 : Areia sílica

- Aquário 2 : Akadama

- Aquário 3 : Areao preto (fino)

 

- Fauna -

 

Aquário 1 :

- Neocaridina cf. Zhangjiajiensis - Blue Pearl

- Caridina cf. cantonenis - Bee

 

Limpeza:

- Coridora Sterbai

- Clithon sp

- Otocinclus

 

Comportamento: Os "Bee" parecem seres nocturnos,pois passam o dia escondidos entre o musgo e pedras, a divisao de territorio com os blue é feita por ai,os bee´s adoram e vivem dentro do musgo em quanto os Blue Peral divagam pelo aquario o dia todo ,e perferem ficar agarrados as plantas mais altas ou perto da entrada de agua o que é o oposto aos yellows (que perferem a saida de agua).

 

Aquário 2 :

- Neocaridina heteropoda - Red Cherry

- Poecilia wingei - Poecilia Endlers (temporários,seram movidos em breve)

 

Limpeza:

- Netrina

- Coridora Panda

- Otocinclus

- Helenas

 

Comportamento:(...)

 

Aquário 3 :

- Neocaridina heteropoda - Yellow

- Caridina cf. cantonensis - Crytal Red (grade B)

 

Limpeza:

- Coridora Albina

- Ampularia Dourada

- Otocinclus

- Helenas

 

Comportamento: A "arvore" que fiz foi decisava para dividir territorio,pois é governada pelos crs em quanto os yellows perferem o solo ou ambientes nao tao altos como as pedras brancas rente ao solo,porem passam horas ao pe do filtro que suga agua a se alimentarem dos detritos e microorganismos que por la estao agarrados.Tem piada e é interssante pois apenas com umas semanas de montagem do aquario ja marcaram territorio,e conflitos como vi no inicio ,ja nao vejo.

 

-Flora-

(distribuída pelos 3 aquários)

 

- Hemianthus micranthemoides

- Elódea

- Musgo de java

- Christmas moss

- Bacopa monnieri (trepadeira)

- Christmas moss

- Heteranthera Zosterifolia

- Rotala rotundifolia

- Rotala sp Green

 

Alimentação:

(alternada com)

 

- JBL novo Rift (comida para ciclideo,composta por vegetais)

- JBL novo Prawn (comida propria para camaroes)

- JBL novo Fex (tubifex

)

E assim sem mais nada a dizer ficam as fotos.

 

Vista frontal (sem nada)

frente.jpg

 

Vista traseira da sump (já com esponjas e la)

trassump.jpg

 

Montagem das mangueiras/torneiras/ bomba de retorno (com a ajuda de um amigo meu) montagemtorneiras.jpg

 

A começar a montagem com o solo (diferente em todos os aquarios)montagemfundo.jpg

 

Aquário 1

aqua1.jpg

 

Aquário 2

aqua2.jpg

 

Aquário 3

aqua3.jpg

 

Uns novos inquilinos

cytalred.jpg

 

Vista geral (up-date 08/03/10)

aqua.jpg

 

Comentarios e justicas,sao bem vindos =)

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A sump foi o que mais me deu trabalho..pois uns diziam para fazer sumps separadas, 1 para cada aquario.. mas isso implicava 3 termos 3 bombas e os custos iam ser maiores..visto isso optei por uma em conjunto e assim cortei nas despesas .

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fazia na mesma a sump com uma bomba mas de maneira diferente.

mas agora ta feito nao ha nada fazer.mas ta tudo bom na mesma.

parabens.

 

bem deixo aqui o esquema.

 

coisa feita á pressa mas penso q dei-e pra ver

 

sump.jpg

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

tens ai um projecto bastante engraçado. Eu vou montar uma "bateria" também para invertebrados e no inicio estive para fazer uma coisa igualzinha à que tu tens mas acabei por alterar bastante o projecto por considerar certos aspectos pouco adequados a invertebrados tais como:

 

1º - o espaço parece-me limitado para poderes fazer criação e obter colónias consideravelmente grandes.

2º - na minha modesta opinião (formei a minha opinião recorrendo à de muitos entendidos) a caixa de decantação não será a melhor solução para invertebrados a serem sugados.

3º - tens a velha questão das doenças...se um aquário estiver com problemas os outros também vão ter

4º - não podes manter espécies com necessidades diferentes a nível de pH ou temperaturas

 

tirando estes detalhes acho que tens uma bateria bem agradável. Boa sorte com isso.

 

Ah! Já agora, eu queria um projecto igual ao teu mas alterei para um aquário de 80x40x35 (estou limitado aos 80cm de comprimento) dividido ao meio sem caixa de desencantação, irei ter filtros individuais.

 

Cumprimentos

 

Já agora aproveito para dar a minha opinião acerca da caixa de decantação que contraria a do joniclicks.

 

Acho que está bem elaborada, tens 3 entradas e 3 saídas o que aumenta a qualidade de filtração e permite movimentar a superfície dos 3 aquários. Tens também a lã colocada logo na entrada para a caixa de decantação, isso sempre diminui um bocado o risco de sucção de invertebrados mas, no entanto, concordo com o que foi dito, tens de colocar cerâmicas!

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta tudo muito bem contruido ! sim senhor ganda projecto!

 

visto que os camaroes que vais criar nao se cruzam nao vejo grande problema da sump ser assim (isto e se os camaroes por acaso forem pa la nao se cruzaram)

 

estao muito engraçados os layouts :) muito fixe

 

vai actualizando (quero ver esses musgo a crescer)

 

(na divisoria do meio aquilo e egeria densa?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm .. sim nao tirei uma foto quando finalizei a sump,e assim explico:

 

- em cima da bomba estao imensas ceramicas

- a lã esta logo a entrada da agua por isso mesmo, para nao "fuguirem" camaroes mais pequenos

- entrave das doencas sim é possivel

- temperatura e ph nao penso alterar as pespecies logo esta tudo dentro do parametros necessarios

- o espaco é meio pequeno ? sim ate é..mas nao tenho mais espaco :)

 

ps: as divisorias sao amoviveis .

 

egeria densa / elodea ou algo assim sim é..o teu musgo ja esta "plantado" e ficou bem fixe =)

 

e estao divididos de proposito para nao se cruzarem .

 

Fiz em desenho pois nao da para virar o aquario e tirar uma foto (para ver a bomba/ceramicas..)

 

tenhoassimasump.jpg

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

em relaçao á saida depois era colocar uma flauta q abrangesse todas as divisoes ou entao como o sistema do menano com t´s abastecer as 3 divisoes.ai ja se tinha as tres divisoes com movimentaçoes de agua.

acho com o meu projecto consigo ter mais massas filtrantes do q com o de menano.em relacao á sucçao das crias penso q o do menano ta bem conseguido mas contudo com o meu esquema tbm se resolve esse problema colocando la filtrante nas entradas.o unico problema q podera haver é q a agua vai circular da esquerda pra direita de uma divisao para outra pois tinha-se de colocar nas divisoes passagens logo os camaroes pequenos podem passar de umas divisoes pra outras devido á sucçao.

 

bem me parecia q faltava algo assim ta melhor o filtro assim fica completo.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim era para ter feito em flauta,mas ia ter uma circulacao diferente e podia a flauta entupir no fim e assim os aquarios nao iam ter o mesmo nivel,e asssim com as torneiras controlo a pressao/forca/corrente da agua como o nivel de agua igual em todos. (e nao foi nada facil arranjar aquelas torneiras e t´s)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

loooooooooool ja tinhas ouvido sim ..e olha hoje tive uma triste noticia e duas alegrias .. a triste foi a morte de um crystal =( a duas alegrias sao porque tenho duas crystal cheias de ovos :animal_fish:

 

a ver o que da..e so o tempo o dira..

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

esta muito fixe. parece bastante funcional. nao tenho experiencia em aquarios dividos e afins. mas é uma questao de gosto e de espaço. eu como tenho muito espaço tenho aqua por todo o lado e para todos os gostos , hehehehe.

 

mas gosto da ideia e gosto da decoraçao e desposiçao que fizeeste nos aqua. parabens.

 

muito fixe ! biggrin.png' alt=':biggn:'>

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado friend luis =) so espero vir a mudar um deles (o do meio) sendo o que apanha mais luz,com tempo mudarei o fundo para akadama e vou tentar fazer um plantadozinho..fora isso nao irei mexer em nada .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei a que se deva a morte... velhos não eram, tb te tinha dito que pelo menos 2 femeas iam no pack, agora é esperar :apple:

 

outra coisa, a venda foi feita á cerca de 3 semanas, isso foi ciclado?!?!?! não me parece, mas pronto, é mesmo esperar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu que fiz isso mal..mas foi ciclado a 50% meti agua do outro aquario onde eles estavam..e so os meti passado 1 dia..e entertanto gupyys e corridoras andavam por la para ajudar a coisa..a ver o qe da..com o tempo.

 

Gostei :apple:

 

Mesmo bacano ^^

 

 

Obrigado =)

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu que fiz isso mal..mas foi ciclado a 50% meti agua do outro aquario onde eles estavam..e so os meti passado 1 dia..e entertanto gupyys e corridoras andavam por la para ajudar a coisa..a ver o qe da..com o tempo.

 

 

eu bem me parecia que havia ai pressa...

 

não é que aos peixes n faça mal, os picos de um aquario n maduro, mas aguentam muito mais que os camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo no sitio certo =)

 

1º - o espaço parece-me limitado para poderes fazer criação e obter colónias consideravelmente grandes.

(é limitado sim ..mas tbm nao quero 100 camaroes de cada lol)

2º - na minha modesta opinião (formei a minha opinião recorrendo à de muitos entendidos) a caixa de decantação não será a melhor solução para invertebrados a serem sugados.

(nao serao sugados devido a "fardo" de lã a fazer pressao na entrada de agua para a sump)

3º - tens a velha questão das doenças...se um aquário estiver com problemas os outros também vão ter

(isto é um situacao que nao posso controlar ou posso antes d meter aqui algo (sejam peixes ou outros camaroes ficam em quarentena noutro aquario)

4º - não podes manter espécies com necessidades diferentes a nível de pH ou temperaturas

(O aquario foi pensado em especial no crytal red´s logo guio-me por eles e outros "aguentam-se")

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4º - não podes manter espécies com necessidades diferentes a nível de pH ou temperaturas

(O aquario foi pensado em especial no crytal red´s logo guio-me por eles e outros "aguentam-se")

 

Cumps.

 

 

Que raio de pensamento é este?!?!?! :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os mais complicados de manter sao os Crs estou a guiar-me pela temperatura/ph deles visto que os red´s cherrys..bumbles..yellows e blues sao mais resistentes.

 

A bateria nao é separada,tem toda a mesma temperatura e o mesmo ph.

 

Resumo do pensamento : Estou a dar mais importancia aos crystal red

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER".
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o teu amigo come só uma sopa tu vais passar a comer só uma sopa todos os dias....

 

yah entendi....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais