[Dúvida] Betta morre afogado?


dakova

Recommended Posts

Mantinha um aquário com a fauna de 1 betta macho, 3 bettas fêmeas, 2 corydoras panda, 2 ancistrus e um kuhli.

 

Há uns dias reparei que uma das fêmeas começou a embicar em afocinhar no canto do aquário atrás de uma rocha para se meter nesse local e descansar. o buraco onde ela se metia era super apertado e eu achava que ela poderia lá ficar presa. então mudei a disposição da rocha não deixando possibilidade dela se poder meter entre a rocha e o vidro como gostava de fazer.

Acontece que, não sei como, ela metia-se lá à mesma... :D e sempre que eu a apanhava lá, batia no vidro e ela saia (com alguma dificuldade). Há bocado apanhei-a lá, bati no vidro e ela não se mexeu - estava morta.

 

Tirei-a rapidamente para uma aquário globo que aqui tenho e reparei que ela estava com uma ligeira, e quase imperceptível, hidropsia.

 

A minha questão é: a fêmea morreu afogada e a hidropsia apareceu devido a esse facto? ou a causa da morte foi a hidropsia? Os outros 3 bettas parecem-me com saúde... mas devo fazer algum tipo de tratamento para prevenir?

 

Fauna actual: 1 betta macho, 2 bettas fêmeas, 2 ancistrus, 2 corydoras panda, 1 kuhli.

Flora: elódeas e musgo java num tronco.

Temp: 26º

Ph:7.5

 

EDIT: notei agora que o betta macho tem umas minúsculas bolinhas brancas agarradas às pontas das barbatanas compridas, e só se vêm quando ele passa mesmo por baixo da luz do aquário! D:

 

ajudem-me :)

Editado por dakova
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º os peixes não morrem afogado. Podem deixar de respirar por estar mortos...

2º será que essa suposta hidropsia não era uma gravidez?

3º será que a fêmea não se estava a esconder do macho ou das outra fêmeas?

 

Tens plantas ou outros esconderijos para as fêmeas?

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º os peixes não morrem afogado. Podem deixar de respirar por estar mortos...

2º será que essa suposta hidropsia não era uma gravidez?

3º será que a fêmea não se estava a esconder do macho ou das outra fêmeas?

 

Tens plantas ou outros esconderijos para as fêmeas?

 

PauloA :)

 

1º estou a falar de bettas, respiram ar.

2º não existe gravidez em bettas.

3º eles conviviam bastante bem todos. apenas algumas investidas do macho muito raramente. as fêmeas davam-se bem. poderia estar a esconder-se do macho sim, mas em que é isso ajuda ou tema ver com a questão?

 

tenho varias elodias, tronco, musgo java e rochas, como disse acima. lol leste alguma coisa do que escrevi só assim por acaso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º estou a falar de bettas, respiram ar.

2º não existe gravidez em bettas.

3º eles conviviam bastante bem todos. apenas algumas investidas do macho muito raramente. as fêmeas davam-se bem. poderia estar a esconder-se do macho sim, mas em que é isso ajuda ou tema ver com a questão?

 

tenho varias elodias, tronco, musgo java e rochas, como disse acima. lol leste alguma coisa do que escrevi só assim por acaso?

 

 

Antes de responderes dessa maneira devias pesquisar mais algumas coisas.

 

1ºTodos os peixes respiram oxigenio, o betta tem um orgão que permite tambem vir a cima respirar ar mas é raro só se a o aquario estiver com poco oxigenio.

 

2º As bettas tambem engravidam não dão é a luz pois são ovopositores mas ficam com a barriga cheia.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantinha um aquário com a fauna de 1 betta macho, 3 bettas fêmeas, 2 corydoras panda, 2 ancistrus e um kuhli.

 

Há uns dias reparei que uma das fêmeas começou a embicar em afocinhar no canto do aquário atrás de uma rocha para se meter nesse local e descansar. o buraco onde ela se metia era super apertado e eu achava que ela poderia lá ficar presa. então mudei a disposição da rocha não deixando possibilidade dela se poder meter entre a rocha e o vidro como gostava de fazer.

Acontece que, não sei como, ela metia-se lá à mesma... :| e sempre que eu a apanhava lá, batia no vidro e ela saia (com alguma dificuldade). Há bocado apanhei-a lá, bati no vidro e ela não se mexeu - estava morta.

 

Tirei-a rapidamente para uma aquário globo que aqui tenho e reparei que ela estava com uma ligeira, e quase imperceptível, hidropsia.

 

A minha questão é: a fêmea morreu afogada e a hidropsia apareceu devido a esse facto? ou a causa da morte foi a hidropsia? Os outros 3 bettas parecem-me com saúde... mas devo fazer algum tipo de tratamento para prevenir?

 

Fauna actual: 1 betta macho, 2 bettas fêmeas, 2 ancistrus, 2 corydoras panda, 1 kuhli.

Flora: elódeas e musgo java num tronco.

Temp: 26º

Ph:7.5

 

EDIT: notei agora que o betta macho tem umas minúsculas bolinhas brancas agarradas às pontas das barbatanas compridas, e só se vêm quando ele passa mesmo por baixo da luz do aquário! D:

 

ajudem-me :)

 

Cheira-me a Ictício.... ;) . Usa um tratamento para o Icticio, esponjas que tenhas nos filtros, para o lixo, pois a bactéria aloja-se lá, temperatura nos 30º, e adiciona sal grosso, 1 colher de chá para 50 litros de àgua.

Espero ter ajudado. :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TRIMMMMMMMMMMMM, TRIMMMMMMMMMM, TRIMMMMMMMMMMM

 

Vamos a acordar pessoal há animação aqui nesta parte do forum. lol

 

Ora bem, vamos ao que interessa.

 

Quando dizes que ela tinha uma ligeira hidropsia, referes-te a que tipo de sintomas? Inchada? Escamas levantadas?

É importante perceber se de facto morreu de alguma doença, pois pode ser contagiosa e passar para os outros peixes. Podes e deves fazer tratamento de prevenção (metade do indicado na embalagem, se eles não apresentarem sintomas de qualquer doença, caso contrário deves fazer por inteiro)

 

Quanto às bolinhas brancas nas barbatanas do Betta, agarra-o e passa os teus dedos para ver se removes essas bolinhas brancas. Caso contrário inicia tratamento para fungos ou ictio.

 

Espero ter ajudado.

 

 

P.S. Já tinha saudades de vos ver às turras uns com os outros. He he he

Todos nós dizemos coisas erradas, não devemos julgar as pessoas por um erro. Pois como alguém disse, "Quem nunca errou que atire a primeira pedra"

 

(Acho que era "pecou", mas não queria que soubessem que tb já fui à missa)

Editado por Diabrete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adiciona sal grosso

 

Sal?

Existem corydoras no aqua, elas não toleram o sal... Logo esse tratamento não pode ser feito usando sal.

 

E já agora, os betas não respiram ar, mas sim o oxigénio que está difundido na água. Se a água estiver em más condições (pouco oxigénio difundido) então eles procuram oxigénio à superficie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de responderes dessa maneira devias pesquisar mais algumas coisas.

 

1ºTodos os peixes respiram oxigenio, o betta tem um orgão que permite tambem vir a cima respirar ar mas é raro só se a o aquario estiver com poco oxigenio.

 

2º As bettas tambem engravidam não dão é a luz pois são ovopositores mas ficam com a barriga cheia.

 

cumps

 

 

1º quando disse respiram ar, disse-o literalmente. Ar, acima da água. nem falei em oxigénio. o betta não pode respirar dentro de água, se calhar tu é que deviar fazer uma pesquisa... deixa o teu betta num aquário tapado sem espaço para ar e logo vês o que acontece

 

2º engravidar pressupõe fecundação :) o que não é o caso. eu também tenho óvulos.. estarei grávida? -_-' consideram-se "ovopositores" sim. mas... que tem a ver o "inchaço" natural da zona do oviduto da fêmea com a hidropsia que se caracteriza pelas escamas eriçadas e um inchaço anormal?

 

respondi desta maneira porque senti uma falta de respeito na resposta, que na verdade era um ataque e ainda por cima nem tinha lido nada do que eu tinha escrito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mindgirl obrigada, vou iniciar o tratamento e comprar uma esponja nova para o filtro. :)

 

Diabrete as escamas estavam eriçadas/levantadas mas não havia nenhum inchaço anormal. pois é exactamente isso que quero perceber: se ela morreu afogada por estar presa entre a rocha e o vidro ou se morreu de hidropsia! :puppydogeyes: eu não estou ás turras com ngm :grouphug:

 

já passei a mão as bolinhas e não saem.. e só se vêm quando ele passa perto da luz, e estão mesmo nas pontinhas das barbatanas. o tratamento (tirando o sal) não vai afectar o resto da fauna?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º quando disse respiram ar, disse-o literalmente. Ar, acima da água. nem falei em oxigénio. o betta não pode respirar dentro de água, se calhar tu é que deviar fazer uma pesquisa... deixa o teu betta num aquário tapado sem espaço para ar e logo vês o que acontece

 

2º engravidar pressupõe fecundação :puppydogeyes: o que não é o caso. eu também tenho óvulos.. estarei grávida? -_-' consideram-se "ovopositores" sim. mas... que tem a ver o "inchaço" natural da zona do oviduto da fêmea com a hidropsia que se caracteriza pelas escamas eriçadas e um inchaço anormal?

 

respondi desta maneira porque senti uma falta de respeito na resposta, que na verdade era um ataque e ainda por cima nem tinha lido nada do que eu tinha escrito!

 

Não estou a querer faltar ao respeito, até porque os meus conhecimentos são na area dos killis.

 

mas por acaso até tenho um betta macho num aquario tapado com um filtro de ar que movimenta a superficie da agua sendo que há as trocas gasosas sem ele ter que vir ao de cimo buscar ar.

 

em relação ao engravidar tenhas parte da razão não é o termo correcto, mas as femeas betta quando estão para largar os ovos estão mais cheias.

 

 

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado.

 

Eu tenho bettas há anos, fiz/faço criação.

 

Os bettas podem respirar ar.. mas respiram como os outros peixes normalmente.

Se alguem sabe pouco, é melhor aprender com quem sabe mais.

Se as respostas colocadas por pessoas com mais experiencia não contam.....

 

Enfim.

Mantenho o que disse...

 

Femeas betas grávidas = barriga cheia de ovos, muito inchada... mas mesmo muito.

Hidropsia = barriga distendida com escamas muito levantadas.

 

Morrer afogado, nunca, o beta pode passar meses sem vir á superficie.

Quanto ao ictio, duvido.

 

PauloA :puppydogeyes:

PS: quanto às plantas, chegam para alguem se esconder? (já que tenho dificuldades de leitura.. pelos vistos...)

PS1: já agora uma achega às miudas... as femeas betas geram e carregam os ovos, mas estes demoram a atingir a maturidade... dai o termo grávida... ou seja os ovos são criados no interior do peixe e quando estão maduros são expelidos... nas humanas o processo é diferente... é mais uma questão de semântica... se quiserem podemos chamar-lhe cheias.... ovadas... ou outros palavrões do género.

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao me parece qe apenas tenhas respondido mal a uma pessoa, foste arrogante com quase todas as pessoas qe te tentaram ajudar ...

Aqi nao se trata so de saber mais ou de fazer mais pesqisas ...

 

Mas enfim ... Pessoas assim nem merecem ajuda ...

 

De qualqer das maneiras:

Alguns dos membros, falaram no caso de ela se esconder dos outros... Sim, é o mais provavel, nao é por sempre se terem dado bem qe agora nao possam vir a "chatear.se" ... E nao me parece qe a betta femea tenha ido la pra descansar ... "Ah ! Vou tirar uma soneca, deixa-me ir pra tras da rocha" -_-'

Se ela estivesse "gravida" (se é qe me entendes, elas nao engravidam como as guppys, mas acho qe ao dizer isto qualqer pessoa percebe o qe qero dizer) o ovopositor estava ligeiramente saído para fora, notaste algo ?

Quanto ao betta ... parecem-te fungos ? É qe pode ser mesmo assim ... um dos meus bettas tbm tem algo como descreves e nao sao fungos nenhuns ...

Editado por André19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, não resisti...

 

Este fórum cada vez está melhor :puppydogeyes: Ainda não vi aqui nenhum moderador a ajudar, primeiro às cenas de insultos puros que vêm por aqui, e depois a ajudarem a resolver algumas questões de natureza ligada à aquariofilia propriamente dita... mas enfim...

 

Ao user que colocou o tópico e que diz que o Betta respira "Ar" e não "Oxigénio", fui à procura da definição de "Ar" na Wikipedia e o que encontrei foi isto:

 

"Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. O ar seco é composto(em massa) por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,97% de gases nobres e 0,03% de gás carbônico na forma de dióxido de carbono (CO2). O ar pode ainda conter de 0 a 7% de vapor de enxofre. A composição do ar altera-se com a altitude.

 

O ar expirado (no processo da respiração dos animais) contém uma maior percentagem de dióxido de carbono, tipicamente 4,5%.

 

O ar atmosférico não é apenas uma mistura de gases, apresenta também partículas sólidas de poeira."

(Fonte: Wikipedia)

 

Como não percebo nada de Quimica, a minha explanação sobre este assunto encerra aqui!

 

Como alguém que tem uns peixinhos, SIM, JÁ TIVE UM BETTA NUM AQUÁRIO TAPADO SEM AR NENHUM ENTRE A TAMPA E A ÁGUA, é ele viveu!

 

Abraços para todos e continuem assim, que vão aprender bastante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como alguém que tem uns peixinhos, SIM, JÁ TIVE UM BETTA NUM AQUÁRIO TAPADO SEM AR NENHUM ENTRE A TAMPA E A ÁGUA, é ele viveu!

 

Abraços para todos e continuem assim, que vão aprender bastante!

 

Boas,

 

 

Onde é que viu eu ter mencionado que tinha o aquario sem ar nenhum entre a tampa e a água?? Eu só respondi que tinha um betta num aqua tapado e descrevi que tenho um filtro de ar para movimentar a agua a superficie para haver trocas gasosas.

 

Não é para estar a picar ninguem mas ao menos copiavas aquilo que tinha escrito.

 

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, não resisti...

 

Este fórum cada vez está melhor :D Ainda não vi aqui nenhum moderador a ajudar, primeiro às cenas de insultos puros que vêm por aqui, e depois a ajudarem a resolver algumas questões de natureza ligada à aquariofilia propriamente dita... mas enfim...

 

Ao user que colocou o tópico e que diz que o Betta respira "Ar" e não "Oxigénio", fui à procura da definição de "Ar" na Wikipedia e o que encontrei foi isto:

Mas eu disse que o ar não continha oxigénio? O que eu disse foi que (errado ou não) o betta respirava ar e não água, não falei em oxigénio nenhum, o betta respira oxigénio obviamente, como todos os seres vivos. Aprende a ler. :grouphug:

 

PS- E tu se não estás a insultar estás a fazer o que?

 

Quanto ao facto de o betta respirar ou não dentro agua já não percebo nada, até porque aqui no forum está escrito:

 

e preciso ter cuidado de não lhes tapar o caminho ate a superfície, caso eles não cheguem a superfície podem morrer afogados.

 

 

------------

 

 

Nao me parece qe apenas tenhas respondido mal a uma pessoa, foste arrogante com quase todas as pessoas qe te tentaram ajudar ...

Aqi nao se trata so de saber mais ou de fazer mais pesqisas ...

 

Mas enfim ... Pessoas assim nem merecem ajuda ...

 

De qualqer das maneiras:

Alguns dos membros, falaram no caso de ela se esconder dos outros... Sim, é o mais provavel, nao é por sempre se terem dado bem qe agora nao possam vir a "chatear.se" ... E nao me parece qe a betta femea tenha ido la pra descansar ... "Ah ! Vou tirar uma soneca, deixa-me ir pra tras da rocha" -_-'

Se ela estivesse "gravida" (se é qe me entendes, elas nao engravidam como as guppys, mas acho qe ao dizer isto qualqer pessoa percebe o qe qero dizer) o ovopositor estava ligeiramente saído para fora, notaste algo ?

Quanto ao betta ... parecem-te fungos ? É qe pode ser mesmo assim ... um dos meus bettas tbm tem algo como descreves e nao sao fungos nenhuns ...

 

Mas eu respondi mal a quem? Aquele primeiro comentário estava TODO esclarecido no que eu tinha escrito, aquilo foi resposta de quem nem se deu ao trabalho de ler o que eu tinha escrito.

Epá, lê bem a questão que eu coloquei no tópico. Eu por acaso perguntei porque é que ela foi para trás da rocha? Eu sei que foi para lá para se esconder, para descansar ou porque lhe apeteceu, a questão não é essa pá! A questão é: Ela ficou lá presa e hoje de manha apareceu-me morta com as escamas no ar (hidropsia). Queria saber se era possível que ela tivesse morrido afogada por ter ficado lá presa (já vi que não, de acordo com as vossas respostas) ou se tinha apanhado alguma doença e nesse caso que atitude tomar. Mas não sabem ler o que escrevo? Epá a mindgirl, o diabrete e o h_saldanha responderam-me ao que eu perguntei, agora os outros limitaram-se a fazer perguntas ARROGANTES e PRESUNÇOSAS como se eu não soubesse o que é uma hidropsia e a fosse confundir com uma gravidez ou com outra coisa qualquer, como se eu não soubesse que as bettas femeas precisam de vários esconderijos para se esconderem do macho e descansarem, várias plantas para se pousarem nelas, etc etc. Pá, se não soubesse perguntava. Mas não perguntei. E não perguntei porque sei as respostas a essas perguntas. Perguntei se teria morrido afogada e daí a hidropsia ou se teria contraído uma doença e se seria necessário tomar alguma precaução.

Sim, o ovopositor estava para fora nas três fêmeas, estavam as 3 prontas para a reprodução. E sim, as fêmeas escondem-se também para descansar. E se pessoas "assim" não merecem ajuda, então não te dês ao trabalho. Cumps.

 

------

 

Errado.

 

Eu tenho bettas há anos, fiz/faço criação.

 

Os bettas podem respirar ar.. mas respiram como os outros peixes normalmente.

Se alguem sabe pouco, é melhor aprender com quem sabe mais.

Se as respostas colocadas por pessoas com mais experiencia não contam.....

 

Enfim.

Mantenho o que disse...

 

Femeas betas grávidas = barriga cheia de ovos, muito inchada... mas mesmo muito.

Hidropsia = barriga distendida com escamas muito levantadas.

 

Morrer afogado, nunca, o beta pode passar meses sem vir á superficie.

Quanto ao ictio, duvido.

 

PauloA :puppydogeyes:

PS: quanto às plantas, chegam para alguem se esconder? (já que tenho dificuldades de leitura.. pelos vistos...)

PS1: já agora uma achega às miudas... as femeas betas geram e carregam os ovos, mas estes demoram a atingir a maturidade... dai o termo grávida... ou seja os ovos são criados no interior do peixe e quando estão maduros são expelidos... nas humanas o processo é diferente... é mais uma questão de semântica... se quiserem podemos chamar-lhe cheias.... ovadas... ou outros palavrões do género.

 

peço desculpa então por ter insistido no facto de que os bettas só respiravam ar (fora de água), que já ficou bem claro de onde (aqui no forum) fui tirar a ideia. As respostas de pessoas experientes contam sim senhor, mas o senhor só fez perguntas, não colocou nenhuma resposta. Como disse no tópico, a fêmea morreu com hidropsia (escamas levantadas) e presa entre uma rocha e um vidro. Sim, a fêmea (bem como as outras duas) estão prontas para a reprodução. Sim, as plantas, as pedras e o tronco oferecem bons esconderijos. Já que está descartada a hipótese de afogamento, qual acha que tenha sido o motivo para a hidropsia e morte?

 

Deixo foto da minha betta mais "gorda" das duas que tenho. Parecem-me as duas de boa saúde.

 

a9ntj4.jpg

 

Quanto às bolinhas brancas nas pontas das barbatanas do macho:

 

i70h1i.jpgj0jpld.jpgt06c89.jpg

 

Será um fungo? Ictio? Devo iniciar tratamento?

peço desculpa se pareci arrogante, mas confesso que me irritou um pouco toda essa dúvida e insistência relativamente à flora do aquário e dos sintomas que reconheci no peixe, já que os descrevi no tópico.

 

Quanto à fêmea morta: não sei a causa da morte, apenas apresentava as escamas levantadas e estava presa entre uma rocha e um vidro. Devo iniciar algum tipo de tratamento no aquário para prevenir os outros bettas?

 

Obrigada. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal vamos a ter calma. Não há necessidade nenhuma de isto chegar onde chegou.

 

Para já parece que é preciso rever alguns significados, começando por gravidez e ir por aí fora...

 

Espero que resolvas o caso do beta e das bolinhas brancas segue os conselhos que já te deram.

 

 

Não percebo de bettas a não ser que são lindos e fiz uma única vez criação por curiosidade do abraço, mas as escamas levantadas não poderiam ter surgido devido a ter ficado presa? Ou seja, ser uma consequência e não uma causa.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem este tópico ta a ficar mesmo critico....... o pessoal hoje em dia já não sabe trocar opiniões

calma pessoal ate na net a malta se zanga por cenas sem jeito nenhum... NA PAZ!!!

 

bem ictio... não parece nada se não penso que iria ter atacado mais zonas da barbatana caudal e não so nas pontas

 

 

cumps

joão

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora, permite-me qe invada o teu tópico com uma coisa minha, mas creio qe tenha a ver com o caso ...

Tu dizes qe ela estava pronta prá reproduçao, logo estava gordinha, com ovos ...

Eu tive ha cerca de uma semana uma kribensi pronta a desovar, estava gorda e com cores muito vivas, escavou o ninho, mas como nao tinha macho, nada ...

Passado uns dias, engordou bastante e as escamas levantaram ... O qeq eu pensei ? Hidropsia ... Ja tinha lido do assunto, mas recorri novamente ao forum e foi onde vi qe nao tem cura, logo, pensei "Vai morrer certamente" ... Mas nao, ela recuperou e está normal ... A "Hidropsia" passou ... Agora pergunto-me, estariam as nossas "peixas" com hidropsia ou é algo relacionado com a "gravidez" (mais uma vez, espero qe me entendas com este termo :D ) ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enfim, só para não dizerem que só faço perguntas.................... inuteis pelos vistos e à luz de tanta malta que sabe disto à brava....

 

Essas pontas no teu beta indicam uma de duas coisas:

1. algo de muito errado com a tua água (tipo lixo/nitratos/detritus...)

2. mordidelas de outros peixes e ainda o nº1.

Não indicam ictio.

 

A tua fêmea morreu. Ponto. Se foi entalada foi porque fugia de algo. Se estava com hidropsia ela não morria entalada. Tive fêmeas com hidropsia que curei só com sal. E mesmo com doses maciças de sal demorou mais de 15 dias a ficar boa (e a última ainda anda por ai, passados 4 meses...) e passou esses 15 dias quase sem comer... e a largar ovos todos os dias. O que quero dizer com isto é que uma fêmea beta adulta com hidropsia pode durar imenso tempo.

 

[Fim das respostas ao tópico principal.]

 

Por outro lado já que sabes tão bem procurar no forum, tbm devias ter encontrado que os betas devem estar em aquas cobertos quando são pequenos (primeiras semanas) por causa do labirinto (aquela coisa que lhes permite respirar ar, pouco ar, mas permite) e já agora que os betas sendo peixes têm gelras, que têm uma função principal que penso, óbvia para todos.

 

Quanto ao morrer afogado, os únicos (ou quase) peixes que podem morrer "afogados" são os que são mamiferos, tipo golfinhos, etc... Os peixes que têm umas gelras esquisitas, tipo tubarão, não podem dormir a não ser em correntes, pois caso contrário morrem por asfixia (tipo afogado... )

 

Enfim, quanto à sabedoria do forúm, tal como todos nós nos fartamos de dizer é limitada.

Há muita gente a escrever do que não sabe e há muito ruido (para não dizer lixo, erros, etc). Por isso se aparece uma vez no forum e ninguem fala mais no assunto, pode ser que esteja errado e que ninguem tenha tido a paciência que alguns dos nossos colegas têm em esclarecer essas confusões..

 

Fico por aqui.. há mais mensagens para ler.

 

PauloA :D

PS: e se precisares genuinamente de ajuda, avisa, seja por MP, Forum, etc.

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Também conhecido como "peixe de briga", esse peixe da família dos Anabantídeos é originário da Tailândia. Seu nome vem de uma tribo de índios, onde os guerreiros eram chamados de "Bettahs"."

 

Indios na Tailandia?

 

LOL!

PauloA :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais