aquecer sala


raven16

Recommended Posts

Boas

 

Entao e o seguinte com as "obras" quase terminadas na minha "fishroom" estou com um pequeno prob o aquecimento em principio vou ter cerca de 15 a 20 aquas pequenos cerca de 25l.

sera que devo aquece los indivilualmente ou aquecer a sala que tem cerca de 2.80m por 2.20m

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois isso tambem ja me passou pela cabeça mas por exemplo para manter a agua a 22 23 graus a sala tinha que estar a 30?essa e uma das minhas duvidas a temp da sala tem que ser muito superior ou identica ao que quero pra agua?

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é para teres aquários a 22-23 ºC aqueces a sala a essa temperatura.

Quando fizeres TPA tens o cuidado de lá colocar água mais ou menos a essa temperatura, caso contrário vai demorar muito a aquecer.

 

Como, aparentemente, vais ter os aquários individuais, com o aquecimento da sala vais poupar na aquisição de equipamento.

 

Cuida do isolamento térmico da sala.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter 20 parâmetros diferentes, um para cada aquario ?

 

nao em alguns aquas os parametros serao parecidos mas como se tratam de aquas mono especie eu nao queria muito correr o risco de podes haver misturas por isso e que nao me parece que va optar pela sump

ja agora alguem sabe como faço pra aquecer a sala dentro dos 22 23 graus aquecedor eletrico controlado por termostato ou algo assim?

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os próprios aquecedores têm um termostato, é capaz de ser suficiente (só tens de colocar um termómetro algures - nem que seja dentro de um aquário - para regular)

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vou escrever pelo que eu conheço, que é mais de invertebrados, lá fora tanto na Alemanha como EUA tal é a quantidade de aquários que aquecem a sala para o valor do aquário mais baixo e só nos aquários que precisam de mais calor é que colocam um termo extra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não sei se foi aqui neste fórum ou algures na Internet que vi um mano a fazer o que tu queres.. só que ele aquecia os aquários pelas bases e não propriamente a sala em si. Porque sinceramente continuo com as minha duvidas que essa seja a forma mais eficiente de manter a temperatura em todos os aquários.

pois para isso usa se cordao de aquecimento igual ao que se usa em terrarios mas com cordao nao da pra controlar a temp ou melhor da mas nao e bem a mesma coisa o que eu procuro e algo parecido com isto um termostato programado para uma temp minima e uma maxima e que ligue e desligue o aquecedor dentro destes valores

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois para isso usa se cordao de aquecimento igual ao que se usa em terrarios mas com cordao nao da pra controlar a temp ou melhor da mas nao e bem a mesma coisa o que eu procuro e algo parecido com isto um termostato programado para uma temp minima e uma maxima e que ligue e desligue o aquecedor dentro destes valores

 

 

Boas,

 

Tu podes utilizar um cordão de aquecimento com um termostato com sonda externa acopolado. eu por exemplo utilizo o cordão de aquecimento com o termostato e nunca me deu problemas, no verão o termostato está quase sempre desligado e no inverno vai ligando e desligando automaticamente tendo sempre as temp. que quero.

 

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois para isso usa se cordao de aquecimento igual ao que se usa em terrarios mas com cordao nao da pra controlar a temp ou melhor da mas nao e bem a mesma coisa o que eu procuro e algo parecido com isto um termostato programado para uma temp minima e uma maxima e que ligue e desligue o aquecedor dentro destes valores

Um aquecedor a óleo ou um termoventilador não faz isso?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação aos termoventiladores acho que só tem um problema... o consumo, em media teria que ter um 2000w para aquecer a divisão.

 

e com 1 ou 2 cabos termicos de 80w dava para te aquecer todos os aquas, e claro sempre com um termostato ligado aos cabos.

 

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação aos termoventiladores acho que só tem um problema... o consumo, em media teria que ter um 2000w para aquecer a divisão.

 

e com 1 ou 2 cabos termicos de 80w dava para te aquecer todos os aquas, e claro sempre com um termostato ligado aos cabos.

 

Cumprimentos

a minha unica duvida seria na eficacia do cabo termico os aquas como deves imaginar sao para killis ja agora por que preço fica cada um desses cabos termicos

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens MP.

 

Já agora já viste no forum da apk a fishroom do Joaquim Marques? Ele aquece todos os aquas com cabo de aquecimento.

 

E acredita sai muito mais barato, em termos de conta da luz.

 

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação aos termoventiladores acho que só tem um problema... o consumo, em media teria que ter um 2000w para aquecer a divisão.

 

e com 1 ou 2 cabos termicos de 80w dava para te aquecer todos os aquas, e claro sempre com um termostato ligado aos cabos.

 

Cumprimentos

A quantidade de energia dispendida em todo o processo deve ser idêntico, pois os aquários normalmente dissipam bastante energia para o exterior. (neste caso são muitos aquários pequenos e a sala é pequena).

 

A única forma de ser substancialmente diferente seria se a sala estivesse mal isolada e se os aquários estivessem bem isolados (embora não seja impossível, que não é muito fácil acontecer, pelas características dos aquários).

 

Se a energia gasta for idêntica, a potência só está relacionada com a velocidade com que essa energia é transferida. Assim, uma resistência de 800 W ligada durante 1 hora acaba por transferir a mesma energia que uma resistência de 80W em 10 horas, ou seja, 800 J.

 

Quanto ao termostato dos aquecedores a óleo e termoventiladores, tenho a ideia que todos têm (aquilo tem um selector que muitas vezes permite ligar uma ou duas resistências - metade da potência ou a potência total - e que, para além disso, desliga quando a temperatura atinge um determinado valor).

 

Resta saber é se permite variações grandes, mas como o aquecimento é indirecto, nem deve fazer grande diferença.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AGA

 

Não discordo daquilo que disses-te porque nunca aqueci atraves de um termoventilador, só utilizo cabo termico nos meus aquarios e estou contente, o que fiz foi colocar uma chapa fina de aluminio por cima do cabo termico para o calor libertado se espalhe pelo fundo dos aquarios e mantenho em cada aquario uma temperatura de 24ºc. E varias pessoas que conheço que mantem killis utilizam cabo termico.

 

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens MP.

 

Já agora já viste no forum da apk a fishroom do Joaquim Marques? Ele aquece todos os aquas com cabo de aquecimento.

 

E acredita sai muito mais barato, em termos de conta da luz.

 

Cumprimentos

boas sim ja tinha visto mas o qe me deixa algumas duvidas e outro exemplo o do rui choças como podes ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...8404&st=150

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece o aquecimento da sala .

eu tb estive com esse problema e esperimentei de todas as maneiras para akexer i a conta ao fim do mes e grande pois lembrate que tens que ter tudo bem isolado e no inverno quando saires da sala apanhas uma constipaçao certa

 

cumps

VF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece o aquecimento da sala .

eu tb estive com esse problema e esperimentei de todas as maneiras para akexer i a conta ao fim do mes e grande pois lembrate que tens que ter tudo bem isolado e no inverno quando saires da sala apanhas uma constipaçao certa

 

cumps

VF

ok e entao qual e o teu concelho?um aquecedor por aqua?

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o jbrazio estava na brincadeira (no tal tópico referia-se que as ditas lâmpadas aqueciam muito), só isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A mim parece-me que aquecer a sala vai ser energicamente pouco eficiente e muito caro. (para além dos problemas de conforto que te traria...)

 

Se o queres fazer sugeria que isolasses MUITO bem a sala e que usasses daqueles acomuladores eléctricos que carregam durante a noite e mantêm a divisão quente durante o tempo todo. Termoventiladores, principalmente, ia ser muito caro: a transformação de energia eléctrica em energia térmica na resistência pode ser a mesma com todos os sistemas mas a eficiência da transferência dessa energia térmica para o ar, que é o que interessa não é sempre a mesma! Para além disso sempre poupavas uns trocos na tarifa económica noturna.

 

Quanto ao que eu faria... Eu estou como o jbrazio e usaria sumps. É pela propagação de doenças que não queres usar a sump ou tens outras razões?

 

De qualquer maneira o teu problema específico deve ser comum na killiefilia. Porque não experimentas por a tua dúvida no forum de killies? De certeza que já alguém teve esse problema e o resolveu de alguma maneira por lá :sign_welcome:

 

Cumps

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer maneira o teu problema específico deve ser comum na killiefilia. Porque não experimentas por a tua dúvida no forum de killies? De certeza que já alguém teve esse problema e o resolveu de alguma maneira por lá :roll:

 

Cumps

Nuno

Boas

Sim em principio esse prob ja estara resolvido(pelo forum da apk) e passara por usar cordao de aquecimento por baixo dos aquas.Quanto a sump os aquas nem sequer vao ter filtragem ou sera minima pra nao haver grande movimento de agua e nao quero arriscar doenças

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais