Stonewood & pH


Recommended Posts

Olá,

 

Ando a montar um novo aquário e pensei em utilizar umas pedras que são chamadas de StoneWood red-brown, o que acontece é que utilizando substrato ADA Amazónia I e com as pedras, e tendo o aquário montado faz umas semanas valentes, o pH encontrava-se a 7.4.

 

Fica aqui uma imagem das ditas pedras, retirada do patrocinador Naturline.

stonewood.redbrown.gif

 

 

Ao conversar com o flashsilva ele disse-me para testar sem as pedras..... achei estranho, procurei informação sobre as ditas pedras, na área do patrocinador onde comprei realmente disseram que não alteravam o pH, entrei em contacto por MP com um membro que eu sabia (por ver um tópico) já ter utilizado as pedras e ele também me disse que não alteraram o pH.

 

Um pouco desconfiado que ia ter trabalho para nada, retiro as ditas pedras... uma semana depois meço o pH e 6.8....

 

O que desejo saber é se mais alguém tem experiência ou qualquer conhecimento destas pedras e do impacto delas no pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testei com vinagre só numa pedra, não reagiu, mas nem todas as pedras calcárias reagem ao vinagre, por isso tb não é nada garantido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem todas as pedras reagem.

Se por ex.. pegares numas Seiryu Stone.. até podes despejar um litro de vinagre... :character0050:

... que não notas qualquer reacção.

 

Agora... dentro do aquário... é ver o ph,kh e gh a subir.

Devido as quantidades de calcio e magnésio que as pedras libertam para a coluna de agúa.

 

É no entanto, uma libertação lenta... mas sempre efectiva.

 

Uma pergunta:

-Fazes injecção de co2 ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o seguinte.

 

Enche um balde com água e mede o ph, dureza etc o que interessar e mete de seguidas as pedras, passado uns dias faz os testes novamente.

Penso que seja a melhor maneira de verificar esse aumento de ph

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo...

 

Como sabes tenho dessas pedras no " famoso " cubo que nunca mais fica pronto.. lol... ( Novidades para muito breve... :popcorn: )

 

E o Ph é de 7 ...

Medi o Ph da torneira agora e é 7.5 ( Teste Nutrifim )

 

De salientar que o cubo não tem ainda nada de vivos, nem Co2 ...

 

Só mesmo, tronco, plantas , e pedras ....

 

Tambem me foram vendidas na Naturline como não alterando nada...

 

Abraço....

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:popcorn: Como eu disse, tira os calhaus...deu ou não deu!?rochas não combina muito com agua mole e acida :eusathink:.

 

Agora arranjas um tronco à maneira e pronto um musgo bonito e ta feito..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, pois será o próximo teste mas estas pedras para este aquári0o já não vão (que chatice do caraças lá vou eu ter que montar mais um aquário para aproveitar as pedras :P)

 

wesley mas só tens 3 pedras se não estou em erro, eu tenho algumas 10 ou mais lol não sei se terá influência.

 

O mais estranho é ter ADA Amazónia e não conseguir baixar o pH com as pedras, retirando as pedras o pH baixou logo, e aqui tenho que dar razão ao flashsilva :P

 

 

Pois é flashsilva tinhas toda a razão, mas agora fiquei com dois problemas..... gastar € num tronco jeitoso e montar outro aquário para aproveitar as pedras lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

Essas rochas são calcareas e como tal afectam, e muito, os parâmetros da água, nomeadamente o pH. No teu caso não as deves utilizar, o que é pena pois são muito bonitas.

Abraço

 

 

Boa tarde...

 

Tem a certeza de que são calcareas?? ...

 

A mim foram me vendidas como não sendo... :S

 

O meu Ph sem adição de Co2 , mantem se nos 7.0 , provavelmente tal como diz o Hugo, por ter poucas pedras!!

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José M. M. Sousa

 

Podes indicar algum local que se possa pesquisar sobre o facto destas pedras serem calcárias?

 

 

Pena não direi pois não servem para este aquário vão servir para outro :)

 

 

wesley_boy, eu nos testes que tenho feito, coloquei só uma pedra e o pH aí não subiu, por isso acho que será pela quantidade.... pois no aquário eram bastantes mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

Se pesqisares no Google encontrarás imensas referências. O teste com vinagre é de reacção muito lenta e praticamente imperceptível. Compra numa drogaria um pouco de ácido muriático e faz o teste. Atenção com as mãos e os olhos, deves utilizar luvas e óculos. Se pretenderes diluir o ácido em água deves colocar o ácido dentro de água e não água dentro do ácido, pois pode ter uma reacção violenta com projecção de gotas que te queimam a pele ou a roupa.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o teste com vinagre eu já sei que é o pior, nem é nada adequado.

 

Do ácido muriático não sabia, aliás até tinha ideia que reagia com qualquer coisa lol

 

Sobre pesquisar no google foi a primeira coisa que fiz mas não encontrei nada com o nome destas pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.