Ajuda necessita-se, Pleaseeeeee


.miguel.

Recommended Posts

Vivas,

 

Setup:

Aquário 80Cx50Ax30 120l

Filtro externo TetraTec 600l/H

termostato 100w

 

Iluminação

1-T8 20w

1-T5 18W

 

Substrato:

Akadama e areia sílica

 

Tudo tem corrido bem até à cerca de um mês quando surgiram umas algas pretas com uma espécie de "pelos" pesquisei em vários sítios e diziam para tentar retirar com a mão o possível, li também que poderia ser do co2 e visto as plantas que tenho não serem muito exigentes resolvi tirar o co2 (caseiro).

 

O problema é que mesmo depois de ter podado as folhas com mais algas estas pressistem e neste momento estão-se a propagar para todas as plantas, tronco etc ... o aqua está a ficar com um aspecto que nada gosto, o que deva fazer ... estou a entrar em paranóia :character0050:

 

Em relação à iluminação uma das lâmpadas é indicada para aquário, ou seja uma flora gow, acho que é assim a designação da lampada, a outra, a t5, é uma lâmpada branca convencional (daquelas de iluminação lá de casa) terá esta última alguma influência?

 

Já agora, fiz bem em tirar o co2? Ficam algumas fotos a ver se ajuda pelo menos a identificar a dita (ou maldita) alga. São tiradas pelo telemóvel por isso desculpem a má qualidade

 

fotografia2.jpgfotografia1.jpgfotografia4.jpg

 

este é o aspecto geral do aqua:

 

fotografia3.jpg

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sou a pessoa mais entendida nas questão das plantas pois ainda estou a aprender. O que dizes e pelo que eu pude ler tens aí provavelmente um desequilibrio de nutrientes. Sobre este assunto tens informações consideráveis na secção das plantas.

 

Este desequilibrio poderá significar que poderás ter mais nutrientes do que as plantas conseguem consumir e daí o surto do alguedo.

 

Eu tenho um problema semelhante com essas algas (que penso serem algas filamentosas) no aquário que montei recentemente. Mas com as medidas que irei numerar penso que as estou a conseguir combater as algas.

 

O que eu estou a fazer foi reduzir o tempo de luz para 6 horas e administrar Flourish Excel. Também estou a preparar CO2 caseiro para começar a administrar.

Acho que o CO2 é essencial, mas provavelmente terás de ter em conta a dosagem que estás a administrar.

Quanto a fertilizações para assegurar o crescimento mais rápido das plantas não te posso adiantar mesmo muita coisa, pois eu próprio ainda não fiz fertilizações e ando a estudar o assunto.

 

Podas, replantação, tpas e introdução de plantas de crescimento também podem ajudar no combate.

 

Provavelmente até já tens conhecimentos destes tópicos que enumerei, mas da minha parte é só o que posso ajudar.

 

Edit: Mais uma coisa que me lembrei. Esta parte é mais do meu senso comum do que outra coisa. Terás feito manutenções ao teu filtro? Se calhar as matérias filtrantes poderão não estar em condições e ajudar ao desequilibrio.

Não sei se também terás luz suficiente para o teu aquário.

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado jrp,

 

A manutenção inclusive ao filtro é constantemente feita, os parâmetros da água, estão dentro do padroes considerados normais, pelo menos no que toca ao no2, no3 e amónia.

 

É de facto contraditória a informação, mas li entretanto que o co2 pode eventualmente ajudar, pois acelera o crescimento das plantas, o problema é na verdade, tendo em conta que uso a mistela caseira como dosear o co2 ?!?!?!

 

A iluminação é claramente insuficiente para um aquário de 120l 20w + 16w não faz a festa, mas tendo em como que são plantas escolhidas de forma a serem pouco exigentes neste sentido até é capaz de "desenrascar", digo eu .... O problema é que não sei na verdade até que ponto a lampada t5 "standard", que não é concebida para aquários estará na origem e/ou propagação das (mal)ditas algas.

 

Em suma:

 

CO2 sim ou não? em que quantidades/proporções?

Diminuição do numero de horas de iluminação? Actualmente de 8/9 horas dia, SIM ou NÃO?

 

Já tinha lido também sobre o Flourish Excel e tentarei adquirir este produto.

 

Abraço

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te ajeitas com o inglês visita:

 

http://www.theaquatools.com/aquarium-diagnoser

 

A mim deu-me falta de magnésio ??? Mas isto é necessário confirmar-se com quem tem mais experiência com plantas.

 

Deste os watts das plantas mas qual será o espectro das mesmas?

Fertilizações?

Substrato?

Etc.

 

Dá também uma vista d'olhos no SF de plantas e doenças.

 

Boa sorte.

 

EDIT: correcção erro ortográfico

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há medidas radicais com as algas, que funcionam quase sempre. Nomeadamente, desligar as luzes durante um dia ou dois. Desta forma, as algas enfraquecem e param de se propagar. Eventualmente, as plantas podem ceder um pouco, mas depois voltam ao normal. Depois terás que fazer uma limpeza manual. Se tiver que ser, retirar as plantas, troncos e outros objectos onde se possam ter alujado e fazere uma limpeza "à la pata". É chato, não muito recomendado, mas poderá ser a melhor solução. E isso implica desligar também o CO2, uma vez que também é um fornecedor para as plantas e algas.

 

Não utilizando fertilizantes extras (presumo eu), excesso de nutrientes, com um aquário tão plantado, não me parece, mas não sou, de longe, um expert em plantas, por isso a minha opinião vale basicamente zero. lol.

 

Quanto à lâmpada convencional, não tem problema nenhum. Pode não ser a mais indicada, mas não faz mal nenhum.

 

Indica também quantos kelvins têm as lâmpadas. Deverão ter entre 6500 e 10000. Isto mede a intensidade da côr.

 

Tens o aquário com exposição à luz solar directa? Se sim, tens que arranjar forma de o mover. A luz da divisão costuma estar acesa quando a luz do aquário está apagada?

 

Tens pouca iluminação para o aquário que tens. Ainda por cima, bem plantado. Mas se tens safado assim, então não deverá haver problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fizeste o teste aos Fosfatos na àgua do aquário??? Tens feito as TPA's semanais??? O meu conselho é pores os resultados dos testes da tua àgua, para podermos, visualizar melhor o que se está a passar. Algas verdes é sinal de boa qualidade de àgua, algas castanhas ou pretas, é sinal de má qualidade de àgua, portanto faz os teste à qualidade da àgua, e depois faz uma mudança parcial da àgua.

 

Fosfato: Os fosfatos desempenham funções importantes no metabolismo de todos os habitantes do aquário. Valores elevados de fosfato no aquário são originados por excesso de peixes, alimentos ricos em fosfatos e fertilizantes com fosfatos. Aliados a valores elevados de nitratos, fosfatos originarão o crescimento de algas.

 

De qualquer forma vê este link pode ser que te ajude: http://www.guitarfish.org/algae#blackbrush

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

SAE (Siamese Algae Eater) come-te essas algas. Mas isso é só uma parte da solução. Para elas não voltarem tens que controlar os fosfatos. Provavelmente tens demasiados fosfatos na água, ou um desequilíbrio entre fosfatos e nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Desculpem a tardia resposta, mas de facto os exames não têm dado tréguas :D

 

Ponto 1

 

Uso fertilizante

Easy life Profito Fertilizante concentrado e universal para todas as plantas. Dosagem: 10ml para 100ml todas as semanas

 

Ponto 2

 

o Aquário não se encontra sob exposição solar directa

 

Ponto 3

 

Por norma sempre que a iluminação do aqua está desligada não existe nesse horário luzes lá de casa ligadas

 

Ponto 4

 

Os testes que tenho estão dentro dos parâmetros normais, mas são apenas o GH, GK, PH, No2, No3 e NH4

 

 

 

 

Tendo em conta o que li num site recomendavam uma diminuição de tempo de iluminação em duas horas e a inclusão do co2, este ultimo tinho por objectivo fazer desenvolver as plantas e um maior consumo dos nutrientes desnecessários e causadores de algas, embora numa quantidade bastante reduzida decidi fazer novamente introdução do co2 e pelo que vejo talvez não seja assim tão brilhante a ideia :D

 

Vou testar este método por uma semana com tpa de 50% semanal que tenho feito a ver o resultado, talvez o proximo passo, caso este não ajude claro, será tirar o co2 e desligar a iluminação por 1 ou 2 dias como recomendas ... em ultimo dos casos sai tudo pa rua e toda à limpeza manual ("ou à la pata")

 

Quanto aos peixes ou equipa de limpeza tenho um sae, (um outro extremamente parecido mas não consigo saber ao certo se é sae ou não pois tenho duvidas que fui enganado) na compra um oto e duas ampulárias, mas ao que parece são tudo menos vegetarianos ou comedores de algas para meu desespero :D :D :D

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Relatório :medieval_mace:

 

Aparentemente estou a fazer desaparecer as algas, a solução para já foi:

 

o baixar do numero de horas de iluminação,

 

Co2, ainda que em pouca quantidade,

 

Um antialgas JBL

 

A ver até onde isto vai ....

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.