Problema com plantas novas


xuixo

Recommended Posts

Boa noite.

Tenho o aquário a ciclar há 4 dias e tem lá dentro duas Echinodorus bleheri de tamanho consideravel que eu não gostava nada de perder. O problema é que quando as comprei traziam 3 ou 4 folhas com uma espécie de alga castanha que agora se está a espalhar ao resto das folhas. Estas algas só estão na parte de cima das folhas. Além disto as folhas estão a ficar com cortes mas isto não reparei se já vinha assim ou se está a ficar agora.

 

Estão aqui algumas fotos para verem melhor do que eu estou a falar:

 

P1000456.jpg

 

P1000459.jpg

 

P1000466.jpg

 

O meu aquário mede 100x50x60 (CxLxA)

Está neste momento a 25º mas amanhã deve passar para os 29º (falta chegar um termostacto adicional)

PH 7.4 nestte momento

NO2 - 0

NO3 - 0

Ainda não estou a fertelizar pq meti 9kg de sera flordepot (acho que é assim que se escreve) há 4 dias quando montei o aquário.

As plantas estavam num outro aqua com discus.

 

Já li vários tópicos sobre algas e plantas incluindo aqueles 3 links externos sobre algas e não encontrei nenhuma alga parecida.

 

Será que alguém me consegue dar uma ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que já tens a solução.....

O caracol à partida vai limpar as algas do aquário.

Repara no rasto dele, se após ele passar a folha ficar limpa não te preocupas mais com algas...

vais passar a preocupar-te com os caracois , que é o meu caso.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o caracol é a solução então preciso de saber a espécie pq preciso dum exercito deles.

 

Entretanto andei a pesquisar e descobri isto noutro forum:

 

aquatic-gardeners.org

 

Vou tentar fazer o que eles dizem.

Se entretanto souberem uma espécie de caracol que coma as algas eu agradeço.

 

Abraços

Rui Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

praticamente todas as espécies de caracois são boas a remover algas.

 

Na minha opinião os melhores são os Planorbis e as Neritinas.

 

Em relação às plantas, dou-te uma solução bem mais simples e eficaz, simplesmente corta as folhas afectadas.

Aliás, devias ter feito logo isso antes de plantares.

 

Essas Echis são muito resistentes. Já tive bastantes plantas dessas e já cheguei a cortar as folhas todas a algumas. Elas rebentam outra vez.

 

PS: Tem cuidado que isso cresce muito mesmo. Quando deres conta vais ter duas couves enormes dentro do aquário e provavelmente algumas dezenas de filhotes em forma emersa com direito a flores e tudo.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais