POR FAVORRRR AJUDEM-ME!!! O meu Escalar nada de lado.


DarkSpell

Recommended Posts

:D Olá pessoal!

 

É o seguinte; tenho um escalar com cerca de 15 cm's, e desde á uns 3 dias pra cá tenho reparado que nada de lado, atravessado diria, uma destas noites andava plo aqua completamente á toa rodando sobre si.

 

Li alguns post's aqui no Forum que falam de bexiga natatoria, parasitas, por aí.... mas eu nao sei o que é, nao sei mesmo o que fazer, pq ele quando fica assim por vezes dá "esticões" repentinos. Nao passa o dia assim, é mais á noite. E perdeu em mto o apetite, tentei dar-lhe os flocos com Flagyl mas ele nem lhe xega perto, ainda vai comendo é artémia congelada, só.

 

Podem ajudar-me pff??? :D

 

Obrigada :P

Editado por DarkSpell
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como está o escalar? nao sei que te diga, mas isso é mal sinal (problemas na água?), que tal uma tpa e meteres esha optima na água...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como está o escalar? nao sei que te diga, mas isso é mal sinal (problemas na água?), que tal uma tpa e meteres esha optima na água...

 

 

Nao está lá mto bom :( esta noite pensei mesmo que ia pro paraiso... eu faço tpa's diariamente, mas realmente o aqua nao é o adequado para ele... de momento n tenho outro, talvez daqui a uns dias ...

Reparei que as fezes sao transparentes.. e mais os esticoes que ele dá... será parasitas??? É k só fica assim durante a noite....!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele não se equilibra realmente dá a entender que será bexiga natatória. É difícil curar. De todas as formas li algures um procedimento do género: preparar um balde com água do aquário, 2 colheres de sopa de sal e 2 comprimidos de flagyl (devidamente dissolvidos). Deverás colocar o peixe nesta solução durante meia hora uma vez por dia durante uma semana. Depois de cada banho o peixe volta para o aquário.

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele não se equilibra realmente dá a entender que será bexiga natatória. É difícil curar. De todas as formas li algures um procedimento do género: preparar um balde com água do aquário, 2 colheres de sopa de sal e 2 comprimidos de flagyl (devidamente dissolvidos). Deverás colocar o peixe nesta solução durante meia hora uma vez por dia durante uma semana. Depois de cada banho o peixe volta para o aquário.

 

Boa sorte.

 

Tenho reparado com as mudanças de água k ele está um pouco melhor, nao anda tao "á deriva" e o apetite voltou, mto embora se note k ele nao está "normal".

Pensei realmente fazer o tratamento com Flagyl. Vou fazer isso e volto a dar noticias!

 

Mto Obrigada!!!! :shock:

Editado por DarkSpell
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

o problema está na agua verifica todos os parametros da agua e coloca aqui para te podermos ajudar...pq me parece que o problema foi a água ...

 

de qualquer maneira tens que o desparasitar e se eu fosse a ti nao o faria agora...pois não sabes o que se passa na agua e colocares medicamentos pode agravar o que se passa!

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive o mesmo problema com um escalar.

Depois de um tratamento anti parasitário, anti fungico e anti bacteriano, o desgraçado continuava na mesma. Completamente de lado e de vez em quando dava um esticão para se pôr direito, mas ficava de lado outra vez.

Após consultar o veterinário do Oceanário, ele disse-me que devia ser excesso de ar na bexiga natatória. Que o único tratamento era espetar uma agulha com uma seringa completamente vazia e fazer vácuo (ou seja puxar o embolo da seringa) para tirar o ar.

Problemas que podem ocorrer ao fazer isso:

 

- O peixe está sem anestesia e sente alguma dor, o tratamento deve ser feito o mais depressa possível para evitar o máximo de stress.

- Deve ser pesquisada a anatomia dos peixes para saber a localização exacta da bexiga natatória (para não espetar num órgão vital)

- A agulha deve ser inserida a 45º para manter as escamas.

 

Resumindo, é um tratamento que só é feito quando já recorreste a todos os outros, sem resultados e em último caso, quando achas que o peixito já não se vai safar e que é a ultima hipótese (para não ser um daqueles tratamentos que o que mata é a cura).

 

O meu escalar ficou fino assim que lhe tirei o ar. Anda maravilhoso, mas confesso que pensei mesmo que o ia matar ao espetar com uma agulha e recorri a todos os outros tratamentos antes.

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive o mesmo problema com um escalar.

Depois de um tratamento anti parasitário, anti fungico e anti bacteriano, o desgraçado continuava na mesma. Completamente de lado e de vez em quando dava um esticão para se pôr direito, mas ficava de lado outra vez.

Após consultar o veterinário do Oceanário, ele disse-me que devia ser excesso de ar na bexiga natatória. Que o único tratamento era espetar uma agulha com uma seringa completamente vazia e fazer vácuo (ou seja puxar o embolo da seringa) para tirar o ar.

Problemas que podem ocorrer ao fazer isso:

 

- O peixe está sem anestesia e sente alguma dor, o tratamento deve ser feito o mais depressa possível para evitar o máximo de stress.

- Deve ser pesquisada a anatomia dos peixes para saber a localização exacta da bexiga natatória (para não espetar num órgão vital)

- A agulha deve ser inserida a 45º para manter as escamas.

 

Resumindo, é um tratamento que só é feito quando já recorreste a todos os outros, sem resultados e em último caso, quando achas que o peixito já não se vai safar e que é a ultima hipótese (para não ser um daqueles tratamentos que o que mata é a cura).

 

O meu escalar ficou fino assim que lhe tirei o ar. Anda maravilhoso, mas confesso que pensei mesmo que o ia matar ao espetar com uma agulha e recorri a todos os outros tratamentos antes.

 

JC

 

 

Já tinha lido o teu caso algures!! Impressionou-me! Eu sou navata nisto, mas nao me parece k seja bexiga natatória pois ontem e hj ainda nao nadou de lado. Come mto melhorrrr! Nao ta inchado... O k realmente me leva a pensar k sejam parasitas. O esticao k ele dá, nao é pra se indireitar, parece mais pra se coçar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha lido o teu caso algures!! Impressionou-me! Eu sou navata nisto, mas nao me parece k seja bexiga natatória pois ontem e hj ainda nao nadou de lado. Come mto melhorrrr! Nao ta inchado... O k realmente me leva a pensar k sejam parasitas. O esticao k ele dá, nao é pra se indireitar, parece mais pra se coçar...

 

Ainda bem, provavelmente é de solução simples e um bom tratamento anti parasitário deixa-o fino!! O meu andou mesmo de lado durante duas semanas. Já não sabia o que fazer, já tinha feito tratamento para tudo!! :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... cá estou eu de novo! :)

 

Já vou no 2º dia de tratamento com o Flagyl, e nao vejo nenhuma melhora... ker dizer, as fezes já nao saiem transparentes, é um sinal positivo, mas o escalar continua á deriva....

 

É possivel k seja stress?? por falta de meios ele está num akua um bocado (grande) pekeno pra ele...

 

Nao tenho cm fazer os testes e afins...só o de Ph k está normal.

 

 

Obrigada a tds pla ajuda!!

Editado por DarkSpell
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto tratamento de 4 dias feito. Nao sao parasitas. Ela está pior. Hj de manha estava encostada ao fundo do akua, completamente parada. ;)

 

Nao sei k fazer com os poucos meios k tenho...

 

Nao keria nd perde.lo!!!! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:| se queres que te diga, nem sei como dura tanto tempo...

mete esha optima na água e dá-lhe comida caseira, bocadinhos de camarões e ervilha... se ela continuar a comer não percas a esperança. se ja nao come é que... :excl:

 

tb tens que limpar o aquario dos medicamentos, com filtro com carvao activado ou uma tpa. já usaste o truque do sal? tb podes aumentar a temperatura da água para ver se expevita. podes no maximo aumentar 3ºC num dia, no estado dela, eu nem aumentaria tanto para nao a debilitar, aumentava 1 ou 2ºc no primeiro dia e no outro mais 1 ou 2 graus. não faças tpas demasiado grandes (muito volume de água trocada), tpas pequenas, 10% para ai.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:excl: se queres que te diga, nem sei como dura tanto tempo...

mete esha optima na água e dá-lhe comida caseira, bocadinhos de camarões e ervilha... se ela continuar a comer não percas a esperança. se ja nao come é que... :excl:

 

Nao Nao!!!!! Ele come!!!!!! E bem! Nos momentos em k nao anda á deriva come e bem!!

...pois eu metia esse produto na agua, o problema é o meu orçamento nulo! Sbs plo menos dizer-me se isso é mto caro?? Talvez possa pedir um emprestimo.... :| É-me mto especial este bixinho...não k os outros nao o sejam, mas este....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o esha optima, uns 5 ou 6 euros... mas isso nao faz milagres, simplesmente torna a água mais natural... colocando vitaminas que existem nas aguas tropicais, incentiva ao bem-estar do peixe e à reprodução, logo fortalece-o em caso de doença.

 

eu sei que o escalar é especial, porque reconhece o dono, e mal chegas perto espevita-se logo para comer, tb é o meu favorito.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o esha optima, uns 5 ou 6 euros... mas isso nao faz milagres, simplesmente torna a água mais natural... colocando vitaminas que existem nas aguas tropicais, incentiva ao bem-estar do peixe e à reprodução, logo fortalece-o em caso de doença.

 

eu sei que o escalar é especial, porque reconhece o dono, e mal chegas perto espevita-se logo para comer, tb é o meu favorito.

 

 

Truke do sal? Desconheço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a acompanhar com atenção este post visto que, deste o fim de semana passado, eu também tenho um escalar branco com 16 cm's na mesma situação. Nada deitado, sempre que se tenta endireitar: rodopia e mal come.

 

Já tentei o "truque do sal" e não resolveu! Vou agora tentar com o Flagyl e depois dou notícias. De qualquer forma agradecia que as pessoas continuassem a comentar e a relatar as experiencias que já tiveram nestes casos e como as resolveram.

 

ola

 

o problema está na agua verifica todos os parametros da agua e coloca aqui para te podermos ajudar...pq me parece que o problema foi a água ...

 

Não acredito que seja da água!!

No meu aquario tenho 17 individuos, um deles um Discus, que toda a gente sabe que são supersensiveis à qualidade da água (mais que os escalares), e nada aconteceu com ele nem com os outros peixes.

Se fosse da água haveria mais vítimas.

Obrigado deste já a quem responder.

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há informação em ingles, procura por "angelfish blind eye" (peixe anjo é um dos nomes dos escalares) parece que isso no olho é causado por um fungo especifico.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o esha optima, uns 5 ou 6 euros... mas isso nao faz milagres, simplesmente torna a água mais natural... colocando vitaminas que existem nas aguas tropicais, incentiva ao bem-estar do peixe e à reprodução, logo fortalece-o em caso de doença.

 

Roubando um bocadinho o tópico... nesse caso esse produto é bom para meter num aquário mesmo sem haver doenças?

 

Voltando ao tópico, não posso opinar muito, mas boa sorte. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Roubando um bocadinho o tópico... nesse caso esse produto é bom para meter num aquário mesmo sem haver doenças?

 

Voltando ao tópico, não posso opinar muito, mas boa sorte. :D

sim, para incentivares o peixe à reprodução ou a um novo para se ambientar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal nao confundam obstipação intestinal com problemas na bexiga natatoria...vamos la...informem.se melhor

 

 

existem peixes que comem e passado algumas horas começam a nadar de lado...por vezes a comida congelada e um dos motivos...e passados algumas horas e alguns ate dias ficam bons sem tratamento ou entao com sulfato de magnesio..

 

 

antes de efectuarem tratamento tentem fazer um diagnostico o mais perto possivel ...tentem informar-se aqui ou em lojas credenciadas que vos podem ajudar melhor...

 

mas filtrem a informação e como podem fazer isso pesquisem aqui, na net, em livros...

 

abraço

 

e boa sorte para os vossos peixes...

 

PS- e sim isso da seringa e verdade mas atenção que o risco de matar o peixe é enorme!

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais