Subida bruca de Ph


Recommended Posts

Oi!

Tenho um aqua comunitário e desde o inicio que os valores de ph da água andam á volta dos 6.4 / 6.8 (uso aqueles testes de tirinhas).

 

Anteontem fiz uma limpeza no aqua: limpei os vidros que estavam com algas, aspirei alguma areia que repus, e aproveitei para tirar umas pedras que la tinha.

Ontem achei que os neosn estavam muito ofegantes e hoje, como a situação se mantinha e tinha ate estendido aos outros peixes, resolvi fazer um teste á agua e tenho o ph a 7.8 /8 !!!! :oops:

 

Pensei que pudesse ter sido da areia que com a pressa não tinha chegado a lavar ou do facto de ter retirado as pedras mas ao fazer o teste á água da torneira o ph também era 7.6 / 8! :oops:

 

Não entendo esta mudança bruca no ph da rede (suponho que tenha havido mudança porque sempre usei água da rede e sempre tive o ph a 6.4/6.8 ou será que era o próprio aqua que o baixava?? )

 

Oque devo fazer?

Já fiz uma tpa mas se o problema é mesmo da rede não deve ajudar...

Para além dos quimicos como posso baixar o ph?

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, nao sei se te posso ajudar muito, mas esses testes das tirinhas comigo sempre deram resultados completamente diferentes da realidade por isso passei a usar os da Hagen, que para mim sao os melhores. Quando comparo os das tiras com os outros os valores sao sempre diferentes...com as tiras cheguei a ter um Ph a 6.4 , quando nos outros estava entre os 7. eos 7.5.

 

Cumprimrntos,Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se comprarem o teste de CO2 e PH ( um indicador da Eheim ou JBL que custa cerca de 15 Euros ) têm esse indicador permanentemente no aquário e não é precisa andar a tirar água, fazer testes, etc., basta olhar.

 

Fica a sugestão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pode a companhia da água ter mudado a zona de recolha, ou terem aumentado o ph de forma artificial para proteger as canalizações.

 

Se a alteração foi na fonte então tens problemas sérios pois passas a ter água alcalina na torneira e peixes de águas ácidas.

Para baixares o ph e sem recurso a quimicos tens várias opções:

- Colocar turfa no filtro.

- Colocar troncos no aqua

- Fazer injecção de CO2

- Cortar as águas de reposição com água de osmose inversa.

 

Verifica o KH da água, se for muito elevado possivelmente só resolves com água de osmose.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

os testes das tirinhas são muito pouco fiaveis. Eu també usei e as leituras são as mais diversas.

 

Com a sujidade, a decompisição da máteria organica vai acidificando a água, ao limpares o aquário essa acidificação deixou de existir e o ph subiu. É mais uma hipotese. De qualquer forma para manter um equilibrio o melhor é ter uma rotina de limpeza com uma periodicidade pequena, pelo menos semanal.

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas

Com a sujidade, a decompisição da máteria organica vai acidificando a água

Não é exactamente ao contrário? As bactérias existentes no aquário/filtro ao decomporem a matéria orgânica (folhas mortas, peixes mortos, excrementos dos peixes) originam nitratos (bases fracas) que te basificam a água ligeiramente??

 

Pelos menos era a ideia que eu tinha...

 

Eu concordo com o Darius. Muito provavelmente será a água da canalização que tem um pH entre 7-7.5 (é o normal, devido à grande existência de bases fracas; Sulfato, Nitrato e Cloreto, entre muitos...)

Geralmente têm este pH, pois com os tratamentos efectuados nas estações, consegue-se um poder tampão relativamente bom e a existência destes iões nessa água é de certa forma benéfico para nós humanos.

 

Quanto à utilização dos testes das tirinhas, não posso falar muito, pois nunca os usei frequentemente (também por que em contacto com o ar podem-se deteriorar, pelo menos é o que os profs nos ensinam :D ). Creio que os melhores são mesmo os indicadores colorimétricos em que se adicionam umas gotas a uma amostra de água do aquário. Eu utilizo o teste da Nutrafin (pH: 4.5-9) e estou satisfeito. Dá resultados fiáveis com variações na escala de 0.5 em unidades de pH. Creio que para um controlo não muito preciso são suficientes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sei que os testes de tirinha não são dos mais exactos mas sempre que os fiz foram coerentes, o PH dava sempre 6.4 / 6.8...

 

Entretanto não sei se a razão mas hoje já tinha o ph por volta dos 6.8 o que já é bom tendo em conta a subida drástica de ontem... :D

 

Quanto á água da rede sempre pensei que saisse a 6.4 / 6.8 porque nunca adicionei nada á minha aqua do aqua e ela tinha semre esses valores... pelos vistos devia ser alguma coisa no aqua que agia sobre o Ph da água não?

O que poderá ser responsável pela descida do ph da água da rede dentro do aqua? (isto supondo que a água da minha zona vem com PH mais elevado... porque ontem fiz um teste em casa de um amigo que mora proximo e a dele também saia a 6.8!)

 

Obrigado a todos pela vossa ajuda!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto não sei se a razão mas hoje já tinha o ph por volta dos 6.8 o que já é bom tendo em conta a subida drástica de ontem...  

 

Quanto á água da rede sempre pensei que saisse a 6.4 / 6.8 porque nunca adicionei nada á minha aqua do aqua e ela tinha semre esses valores... pelos vistos devia ser alguma coisa no aqua que agia sobre o Ph da água não?

 

Não sei se será, mas o que me ocorreu foi por exemplo teres feito o teste ao pH logo após pores a água da rede no aquario (daí o valor elevado, supondo que a agua da rede possa rondar os 7.5) e nas outras vezes quando verificaste o pH mais baixo poderá ter sido por fazeres teste já algum tempo após a muda o que levava a que o pH estabilizasse entretanto abaixo de 7.

 

Acho que o teu pH do aquario é tao baixo porque podes ter algo dentro do aquario que o faça baixar.. tens muitos troncos?

 

Se for isso acho que devias tentar baixar o pH da água nova antes de a introduzires no aquario se não os peixes ressentem-se como foi o caso.

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.