Aqua turva - Aquario com 2 meses e meio


cdamaso

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Montei o meu aquario a mais de 2 meses, nos primeiros dias teve uma turvação e pelo que leio no forum era uma turvação normal. e passado uma semana a turvação se foi e ficou a agua cristalina E passado o primeiro mês tenho feito TPAs de 15 % semanalmente.

 

Li no forum aconselhando retirar o carvão ativado do filtro, assim o fiz. No Domingo dia 17/01 fiz um TPA e retirei o carvão ativado.

 

Na quarta-feira dia 20/01 começo a notar a aqua a ficar turva como no inicio do aquario, e neste Domingo fiz mais uma TPA de 20% mas a turvação continua.

 

Que estará a acontecer? Fiz os testes aos Nitritos, Amonia e Ph, e os valores estão dentro dos parametros.

 

Foi por tirar o carvão ativado?

 

 

SETUP

 

Dimensões: 104 x 40 x 40

Volume: 160 litros

Iluminação: 2 x 30 W Dayligth

Substracto Tipo/Quantidade: 25 Kg Areão de Rio

 

Filtro : BIOBOX 2

 

Peixes:

- 2 Corydoras

- 2 Botia Palhaço

- 4 Plattys (2 femeas e 2 Machos)

- 6 Neon Rosa

- 3 Gupys - 1 macho e 2 femeas

- 1 Pitbull

 

Plantas:

- Não sei o nome deleas, somente que tenho dois pés de camboa, já bem crescidinhas e bem cheias, e algumas anubias anãs, as outras 3 plantas não sei o nome

 

Manutenção:

- TPAS Semanais 15%, e limpeza filtro na propria agua retirada do aquario 1 vez por mês

 

Parâmetros: Medidas feitas hoje dia 25/01/2003

pH: 7.3

Nitritos: 0

Amónia: 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andás-te a revoltar o areão?

Mudas-te de água?

Tens medido a água que colocas no aqua?

Uma decoração nova?

 

Parece-me uma morte de bactérias.

 

Pesquisa no fórum pode ser que encontres uma situação semelhante à tua, pois existem imensos tópicos sobre este assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andás-te a revoltar o areão?

Mudas-te de água?

Tens medido a água que colocas no aqua?

Uma decoração nova?

 

Parece-me uma morte de bactérias.

 

Pesquisa no fórum pode ser que encontres uma situação semelhante à tua, pois existem imensos tópicos sobre este assunto.

 

 

Olá Paulo,

 

muito obrigado pela tua ajuda e respondendo às tuas perguntas :

 

Andás-te a revoltar o areão? : R: Aspirei o areao, nao remexi muito

 

Mudas-te de água? R: Mudar de aqua? se fiz uma tpa? SR: IM, faço semanalmente ao Domingo 15%

 

Tens medido a água que colocas no aqua? R: Sim, sempre com PH 7.3 igual ao que está no aquario

 

Uma decoração nova? Não, não coloco decoração nova desde o inicio do aquario

 

 

 

Parece-me uma morte de bactérias. ----> se as bacteria morressem os Nitritos não subiriam? os peixes não morreriam? e o que fazer? Colocar algum produto stater com bacterias tipo Nitrivec da Sera?

 

Tenho verificado o comportamento dos peixes e me parecem normais, como sempre, na hora da comida comem bem, e parecem sempre bem mexidos e as coridoras sempre brincalhonas.

 

Pequisei no forum, encontrei algumas situações, não muito parecidas, e as repostas são muito vagas, pois normalmente o pessoal do forum ajuda, mas quem foi ajudado raramente ou quase nunca coloca o resultado da ajuda e que fez para solucionar o problema-

 

Não sei se foi coincidencia mas a turvação começou dois dias depois de tirar o carvão ativado.

Editado por cdamaso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava por aqui às voltas com a minha cabeça e lembro-me que tive em tempos um problema semelhante depois de ter retirado um filtro de carvão (depois de um tratamento).

Vou ver nos meus post, pois lembro-me que a resposta foi essa mesmo.

 

Dá lá uma volta pelos tópicos e vê se tens lá mais alguma informação concreta.

 

A água turva dessa forma poderá significar morte de bactérias mas não necessáriamente provocará danos significativos na fauna existente, pois como saberás, as bactérias estão espalhadas não só pelo filtro como pelo areão.

 

Vou dar uma vista d'olhos nos meus apontamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma senhores lol pode não ser nada de mortes!

 

Pega em todas as pedras e decprações que tens no aquário passa o dedo com força e ve se ficas com um pó no dedo tira o objecto faz a tua vida normal tpas etc.... E pronto passa...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei em casa e a agua parece mais turva.

 

Fiz um TPA de 30% e deixei o filtro a funcionar em cascata, a turvação melhorou um pouco, mas ainda continua...

 

Gostaria de entender o que está acontecendo e qual o motivo que originou esta turvação, verifquei as decorações e não tem nenhum "pó" branco. Volto a me questionar se nao terá sido coincidencia por ter tirado o carvão ativado do filtro.

 

Estive verificando tambem os peixes, dei comida e devoraram com a gula de costume, não notei nada de anormal nos peixeis, nenhuma "doença" à primeira.

 

Vou continuar a pesquisar no forum, mas nao encontro nada conclusivo, espero que os peixes não estejam a sofrer e que eu não tenha baixas, por enquanto não aconteceu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei em casa e a agua parece mais turva.

 

Fiz um TPA de 30% e deixei o filtro a funcionar em cascata, a turvação melhorou um pouco, mas ainda continua...

 

Gostaria de entender o que está acontecendo e qual o motivo que originou esta turvação, verifquei as decorações e não tem nenhum "pó" branco. Volto a me questionar se nao terá sido coincidencia por ter tirado o carvão ativado do filtro.

 

Estive verificando tambem os peixes, dei comida e devoraram com a gula de costume, não notei nada de anormal nos peixeis, nenhuma "doença" à primeira.

 

Vou continuar a pesquisar no forum, mas nao encontro nada conclusivo, espero que os peixes não estejam a sofrer e que eu não tenha baixas, por enquanto não aconteceu...

bem a mim nao me parece nada de grave. com o carvao activado a agua fica mais cristalina, tiraste o (e bem) e agora a agua esta menos cristalina mas esta boa para os peixes viverem. atençao os troncos podem corar a agua! nao sei se e esso o teu caso.

nao te preocupes muito isso com o tempo estabiliza um pouco mais.

força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A saga continua....

 

A agua continua turva, e infelizmente tive a primeira baixa em dois meses e meio de aquario, encontrei um neon rosa morto.

 

Não verifiquei nada de anormal no peixe, verifiquei no manual da Sera sobre doenças de peixes, e não parecia que o Neon tivesse algo de anormal. Olhos, guelras e pele aparantemente normal.

 

Entretanto troquei a lã filtrante do filtro Biobox2, e fiz mais uma TPA, agora de 30%

 

Comprei os testes de Nitratos e fiz novos testes com resultados que parece-me normais :

 

PH - 7,3 - valor este sempre estavel desde o inicio do aquario

Nitritos - 0

Amonia - 0

Nitratos - 5 mg/l

 

Bem assim continuo nesta luta e sem entender o porque desta turvação da agua....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um dia deste triste saga.... e ainda continuo sem entender o que se passa... a agua continua turva.

 

Mas ainda bem não tive mais nenhuma baixa, até pelo contrario, tenho duas Platys gravidas e ontem tinha alguns alevins escondidos nas camboas.

 

Segundo indicações de duas lojas de aquariofilia conceituadas e de conhecimento de todos desde forum, voltei a colocar um novo cartucho de cartão ativado, fazer mais uma tpa e adicionar bacterias(Nitrivec).

 

Claro que ao adicionar do Nitrivec a agua ficou mais turva, mas passado 12 horas passou a turvação do produto e ficou a turvação que já estava antes.

 

Os peixes parecem continuar normais, com a gula de costume e a nadarem bem sem nenhum sintoma de deonça.

 

 

Não sei mais que faça e tentar saber que se passa do porque desta turvação, até fico triste e deprimido de ver o aquario assim, mas só me salva por ainda não ter tido muitas baixas, ou seja, só uma do neon rosa.

 

Voltei a fazer os testes e os resultados se mantem estaveis aos anteriores:

PH - 7,3 - valor este sempre estavel desde o inicio do aquario

Nitritos - 0

Amonia - 0

Nitratos - 5 mg/l

 

 

Bom assim vai mais um capitulo desta historia, assim que tiver mais alguma novidade coloco aqui para que assim possa ajudar a quem tiver a má sorte por passar pelo mesmo.

 

Vejo muita informação e contra-informação no forum, mas pouco vejo as pessoas que passaram por este problema relatarem o que fizeram e o que detectaram para originar esta turvação.

Editado por cdamaso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ja parava com os tpas por a agua estar turva visto não resolver nada.

Por acaso aspiras o areão?

 

 

Olá Ismenio,

 

 

Sim aspiro o areao, sem remexer muito. Não tenho substrato fertil, somente o areao de rio, e quando das colocação das plantas coloquei aquelas bolinhas de substrato da JBL salvo erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordo com abrandar as TPA's. Esse neon pode ter morrido mesmo devido às TPA's, ou seja, com algum choque de pH (aproveito para dizer que 7.3 é alto para neons) ou temperatura. O importante é certificares-te que os nitritos e amónia se mantém a 0. Se assim for não hás-de ter problemas com a fauna. Em relação à água turva, com o tempo e as TPA's (em ritmo normal) há-de passar.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordo com abrandar as TPA's. Esse neon pode ter morrido mesmo devido às TPA's, ou seja, com algum choque de pH (aproveito para dizer que 7.3 é alto para neons) ou temperatura. O importante é certificares-te que os nitritos e amónia se mantém a 0. Se assim for não hás-de ter problemas com a fauna. Em relação à água turva, com o tempo e as TPA's (em ritmo normal) há-de passar.

 

Olá Vang,

 

muito obrigado pelo apoio, assim farei, vou parar com os tpas constantes( só os normais) e esperar que realmente a turvação abrande. Continuareii a monitorizar os nitritos e a amanonia, e estão a zeros.

 

Como leio muito por aqui, a paciencia é o que é pedido a quem entra neste hobby, mas que deprimi ver o aquario que "aparentemente" estava indo bem, ficar com a agua assim turva já a uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma isto como tudo tem altos e baixos e por vezes por mais cuidados que se tenha basta uma pequenissima variação de qualquer coisa para estarmos a braços com uma crise.

 

Boa sorte e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma isto como tudo tem altos e baixos e por vezes por mais cuidados que se tenha basta uma pequenissima variação de qualquer coisa para estarmos a braços com uma crise.

 

Boa sorte e vai actualizando.

 

 

João,

 

Muito obrigado pelas palavras de incentivo e apoio.

 

Claro que gostaria pelo menos entender e saber de onde veio e que originou esta turvação na agua. Curiosidade :eusathink:

 

Mas como disse o que não me deixa mais triste é que os peixes "aparentemente" não estão a sofrer, pelo assim penso e espero bem que assim seja.

 

Assim que tiver novidades vou actualizando, fico aqui no trabalho pensando como estarão meus meninos(as) e desejoso de ir para casa olhar por eles, por mais que me deprima ver o aquario com agua turva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um capitulo desde capitulo....

 

Depois de uma analise mais detalhada e estudando em varios foruns, descobri que esta tuvação é Agua verde.

 

Realmente tinha a sala muito iluminada, e com sol batendo muito na sala, e acredito que seja este o motivo por esta turvaçºao com "agua verde".

 

Estou tentando pesquisar mais sobre este tema, mas para já comprei novas cortinas corta luz para a sala, ficando assim sem nenhuma luz directa, e estou fazendo um blackout ao aquario durantes estes dias para ver se reduz esta "agua verde".

 

Acham que faço bem, ou sugerem mais alguma coisa para que possa desaparecer com estas agua verde"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um capitulo desde capitulo....

 

Depois de uma analise mais detalhada e estudando em varios foruns, descobri que esta tuvação é Agua verde.

 

Realmente tinha a sala muito iluminada, e com sol batendo muito na sala, e acredito que seja este o motivo por esta turvaçºao com "agua verde".

 

Estou tentando pesquisar mais sobre este tema, mas para já comprei novas cortinas corta luz para a sala, ficando assim sem nenhuma luz directa, e estou fazendo um blackout ao aquario durantes estes dias para ver se reduz esta "agua verde".

 

Acham que faço bem, ou sugerem mais alguma coisa para que possa desaparecer com estas agua verde"?

 

 

Olá,

 

não sei se é correcto o q vou dizer, mas talvez estejas com 1 problema de microalgas, o q te está a provocar a dita turvação.

 

Se for esse o caso tenta acrescentar à tua fauna 1 ou 2 Otocinclus spp (de preferência mais q 1) q eles tratam das algas em menos de um fósforo...

 

 

Já agora, cuidado com o "blackout" q vais fazer, para as outras plantas n se ressentirem...

 

Boa sorte :sunbathing:

Editado por NMaia

------> Zumba no penico <------

aqua_peq.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um capitulo desde capitulo....

 

Depois de uma analise mais detalhada e estudando em varios foruns, descobri que esta tuvação é Agua verde.

 

Realmente tinha a sala muito iluminada, e com sol batendo muito na sala, e acredito que seja este o motivo por esta turvaçºao com "agua verde".

 

Estou tentando pesquisar mais sobre este tema, mas para já comprei novas cortinas corta luz para a sala, ficando assim sem nenhuma luz directa, e estou fazendo um blackout ao aquario durantes estes dias para ver se reduz esta "agua verde".

 

Acham que faço bem, ou sugerem mais alguma coisa para que possa desaparecer com estas agua verde"?

 

Eu vou dar a minha opinião mesmo sendo novato na questão.

 

E pergunto-te: Tens tido muita substância verde nos vidros? Lembro-me de quando tinha o aquario grande que os vidros ficavam verdes tambem. Se eles ficarem a causa pode ser disso, da tal "agua verde" e assim tens a certeza que é isso que provoca a turvação da agua.

 

Na proxima muda de agua, tenta usar outro tipo de agua. (tenta isso se usares agua da torneira, muitas aguas da torneira são ricas em fosfato o que alimenta as algas) Compra agua de garrafão, sai-te caro, mas podes sempre ter a certeza que tem todos os minerais, durezas e ph's para os teus peixes e sobretudo o fosfato que pode ser a causa do crescimento exuberante das "microalgas".

 

Tenta manter a luz ligada menos tempo, e nao tapes o aquario. Com as cortinas ira servir perfeitamente, apenas nao ligues tantas vezes a luz, mas também nao estejas sempre a ligar desligar, causa stresse nos peixes e desregulações no seu sistema.

 

Cumps, e não te preocupes que com o tempo isso ha-de passar. Vai dando noticias. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou dar a minha opinião mesmo sendo novato na questão.

 

E pergunto-te: Tens tido muita substância verde nos vidros? Lembro-me de quando tinha o aquario grande que os vidros ficavam verdes tambem. Se eles ficarem a causa pode ser disso, da tal "agua verde" e assim tens a certeza que é isso que provoca a turvação da agua.

 

Na proxima muda de agua, tenta usar outro tipo de agua. (tenta isso se usares agua da torneira, muitas aguas da torneira são ricas em fosfato o que alimenta as algas) Compra agua de garrafão, sai-te caro, mas podes sempre ter a certeza que tem todos os minerais, durezas e ph's para os teus peixes e sobretudo o fosfato que pode ser a causa do crescimento exuberante das "microalgas".

 

Tenta manter a luz ligada menos tempo, e nao tapes o aquario. Com as cortinas ira servir perfeitamente, apenas nao ligues tantas vezes a luz, mas também nao estejas sempre a ligar desligar, causa stresse nos peixes e desregulações no seu sistema.

 

Cumps, e não te preocupes que com o tempo isso ha-de passar. Vai dando noticias. :D

 

Oi em primeiro lugar muito obrigado pelo apoio.

 

Repondendo às tuas perguntas :

Tem alguns pontos verdes, muito poucos, que o Pitbull dá cabo de boa parte deles.

 

A questão é mesmo a agua verde, pelo que leio serão microalgas.

 

Não tenho testes de fosfatos que lá terei que adquir, mas hoje fiz os testes a agua da torneira e do aquario e temos que estão identicas:

 

Em ambos testes temos:

 

PH - 7,2

Nitratos : 5 mg/l

Nitritos : 0

Amonia : 0

GH : >5º d

KH : 3º d

 

 

Sigo a tua sugestão de não tapar o aquario, diminiu o fotoperiodo e com as cortinas novas a sala ficou sem quase ou nenhuma luz externa, principalmente do sol.

 

Assim que tiver mais novidades e do que resultou para este drama passar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido volto aqui para relatar o andamento do "problema" que estava acontecendo com meu aquario.

 

Resultado hoje dia 04 de Fevereiro.... AGUA finalmente CRIS :smilecolros: TALINA.

 

 

Que foi feito no meu caso para resolver o problema desta turvação por agua verde?

 

1º Escureci os janelões da minha sala com novas cortinas que impedem luz solar em excesso, e muita luz natural.

 

2º TPA 30%

 

3º Retirei novamente o cartucho de carvão activado

 

4º 30 ml de ALGOL

 

5º Reduzi o fotoperiodo para 2 horas diarias (18 às 20:00)

 

Hoje o aquario está com a agua praticamente cristalina, de lado já consigo ver o aquario completamente, vendo todos os peixes e plantas perfeitamente.

 

Fiz mais um TPA de 15% e realizei novos testes no qual o resultados foram :

 

PH - 7,2

Nitratos : 5 mg/l

Nitritos : 0

Amonia : 0

GH : >5º d

KH : 3º d

 

Todos os peixes se comportaram normalmente, sem nenhuma baixa.

 

As plantas se enfraqueceram um pouco, coisa que acredito que mais natural, mas hoje retirei as folhas "mortas" e vou voltar aos poucos retornar a aumentar o fotoperiodo.

 

Domingo retorno à minha rotina normal de manutenção ao meu aqua, vou dar uma limpeza nas plantas, penso colocar mais algumas, vou colocar o carvão activado para limpar o tratamento feito pelo ALGOL.

 

Quero agradecer a ajuda de todos os companheiros deste forum que deram o apoio e dicas, mas o agradecimento especial para Pedro da Naturline e Joao da Aquaplante pelas dicas preciosas e maxima ajuda possivel.

 

Se houver alguma alteração volto aqui a dizer o que se passa, mas espero não voltar por algum motivo igual a estee pelo que meu aquario pasou.

 

Cheguei à conclusão que a principal causa desta turvidão por agua verde, deveu-se essencialmente ao excesso de luminosidade e entrada de luz solar na sala aonde está o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.