termostato


davidf

Recommended Posts

Boas

Possuo um termostato de 60 watts e gostava de saber se ele apenas funciona como aquecedor ou se aquece a agua e desliga se de modo a que a temperatura seja sempre a mesma?

Tenho medo que ele nao se desligue, pois eu neste momento nao estou perto do aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia do termstato é mesmo essa..... que se deslique quando atinge a temperatura.

Tens de ver pelo termómetro se é a temperatura que desejas, se não regulas o termostato e ele liga quando baixar da temperatura e desliga quando passar acima da temperatura desejada.

boa sorte

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia do termstato é mesmo essa..... que se deslique quando atinge a temperatura.

Tens de ver pelo termómetro se é a temperatura que desejas, se não regulas o termostato e ele liga quando baixar da temperatura e desliga quando passar acima da temperatura desejada.

boa sorte

 

 

A minha duvida e a seguinte:

 

eu comprei o meu em 2ª mao e penso que nao e so aquecedor mas tambem termstato. ele regula-se em cima e acende uma luz quando esta a funcionar. mas eu liguei o e nao sei se quando atingir a temperatura para a qual esta regulado para, e que caso nao se desligue corro o risco de me matar as plantas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens um termómetro? Se ele desligar a luz é pq liga aquece e desliga.

 

Sim possuo um termometro. Mas eu deixei o termostato ligado e tive de sair e so voltarei amanha. Pensei que os termstatos seriam todos iguais e voces pudessem saber se se trata de um termstato ou de apenas um aquecedor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se isso é próprio para aquários terá que ser termostato por definição, caso contrário servia para te cozer os peixes :twisted:, dito isto não quer dizer que um termostato não possa avariar ou vir defeituoso, mas por isso é que vale a pena investir num produto que te dê garantias... os jager são dos melhores.

 

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi novamente.

 

Se regula a temperatura, ou seja, tem uma forma (botão ou roda) que permite escolher uma temperatura numa escala que o aparelho tem então é um termostato.

 

Se for só ligar a ficha à tomada eléctrica sem regular nada então é aquecedor.

 

O termostato se tiver a funcionar bem vais desligar à temperatura pretendida mas.... os termostatos tb podem avariar afinal são máquinas.... e uma das avarias pode ser a chamada 'colagem' ou seja, o termostato aquece demasiado e acaba por colar e não se desliga....

 

Não é frequente mas por vezes os azares acontecem e é por esta razão que deveremos introduzir um novo equipamento quando temos tempo para o estudar e verificar se funciona em condições e nunca quando temos pressa para sair.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se isso é próprio para aquários terá que ser termostato por definição, caso contrário servia para te cozer os peixes :twisted:, dito isto não quer dizer que um termostato não possa avariar ou vir defeituoso, mas por isso é que vale a pena investir num produto que te dê garantias... os jager são dos melhores.

 

 

Boa sorte.

 

Obrigado, fiquei muito mais descansado, penso eu.

Trata-se de um de 60 watt da marca anivitro, se nao me engano. o meu aquario e de 35 litros, achas q e potente de mais?

segundo o q percebi se o termstato tiver no maximo, o unico problema e apenas o facto de o termstato ter de ligar pouco tempo e desligar se muito tempo certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, se tiver no máximo vai tentar aquecer a água até ao máximo da temperatura (a que marcaste no máximo), o que poderá ser muito alta para a fauna que tens.

 

A marca é anivitro ou anivite?

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, se tiver no máximo vai tentar aquecer a água até ao máximo da temperatura (a que marcaste no máximo), o que poderá ser muito alta para a fauna que tens.

 

A marca é anivitro ou anivite?

 

 

sem querer abusar nao me sabem dizer a temperatura maxima?

sim e anivite, peço desculpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da fauna que tiveres, diz aí qual é. Mas tipo 24º ou 25º em princípio é uma amplitude que dá para quase tudo, não é é claro aconselhável no longo prazo ter temperaturas inadeaquadas para a fauna, é uma das razões porque é que é importante conhecer as características da fauna que tens, e garantir que todos têm exigências de temperatura compatíveis.

 

E atenção que muitas vezes os termostatos estão descalibrados, a temperatura que regulas muitas vezes não corresponde à temperatura real.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens lá a escala? o termóstato deve dizer (ter lá escrito).

 

O meu apenas tem um genero de botao que se roda para um lado ou outro e uma seta que diz + e outra -. Ou seja so se consegue saber rodando e esperando que a temperatura estabilize

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Ora Boa Tarde...

Eu sou completamente novato nestas andanças...

A minha miúda queria à viva força um aquário, e o pai resolveu arranjar-lhe um, pequeno que encontrou em 2 mão...

E lá foi o dito para casa...

Quando agarrei no aquário, ele parecia que estava quente... Dias depois, em casa, ele parecia frio...

Como não tinha termómetro e tinha medo de estar a mexer no termoestato, que é deste q só tem + e -, lá o comprei o termómetro e regulei-o o termoestato para uns 23º... (+-)

Depois, como os peixes andavam meio abananados, depois de ter estado 3 dias fora (se calhar deixei um pouco de comida a mais no aquário), resolvi fazer uma TPA e limpei o filtro... perguntei numa loja e disseram-me q bastava lavar à torneira... (Já percebi que foi uma grande asneira)...

As bactérias devem ter morrido todas... :(

Atrás disso, o filtro parecia estar com uma velocidade anormalmente alta, pelo menos os peixes pareciam não a acompanhar... isto apesar de estar no mínimo...

Depois de 5 dos meus 6 neons terem morrido, retirei um deles para uma tina com água, e tem lá estado à 3 dias... vivinho...

Isto tudo para dizer que os 2 resistentes, 1 guppy e 1 corydora, que pareciam estar a resistir a isto tudo, esta manhã estavam mortos... o termoestato deve ter avariado (colado talvez), e a temperatura estava altíssima... :(

Agora, nem sei o que fazer... :(

Se decidir continuar com esta actividade, acho que tenho q investir num termoestato novo, pois pelo que tenho lido, peixes de água fria ainda são piores.. e, no futuro, talvez num aquário digno do nome, porque um de +- 10L acho q é mais dificil de estabilizar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.