[Ficha de Espécie de risco ecológico] Macroclemys temminckii


Recommended Posts

Nome cientifico: Macroclemys temminckii

Nome comum: Tartaruga-crocodilo, tartaruga-aligator,

 

Características:

É maior mas menos agressiva que a Chelydra serpentina, (Tartaruga-mordedora).

 

O nome "tartaruga-aligator" ou "tartaruga-crocodilo" deve-se ao seu grande tamanho (é a maior tartaruga de água doce da América do Norte) e à sua potente mordida que é usada para abocanhar as presas. A sua cabeça é grande e pesada.

 

Esta tartaruga é facilmente identificável pois a sua carapaça possui três linhas de picos, apresenta uma coloração cinza, castanha, preta ou verde.

 

O tamanho médio do adulto é de cerca de 26 centímetros de comprimento de concha com um peso de 175, Os machos são por norma maiores que as fêmeas.

A sua expectativa de vida costuma ser de 20 a 30 anos, mas já foram documentados indivíduos com 70 anos ou mais.

 

Alimentação:

Este animal possui um apêndice curioso preso à língua, faz lembrar uma minhoca ou outro verme. Isto serve como isca para peixes e outros animais, ficando imóvel com a boca aberta debaixo de água, a tartaruga balança o pequeno apêndice, atraindo a refeição directo para dentro da boca.

Alligator_Snapping_Turtle.jpg

 

Sua dieta é omnívora, consistindo-se basicamente de peixes, mas incluindo praticamente tudo que elas conseguirem pegar e engolir, tal como carcaças de animais mortos, invertebrados aquáticos, anfíbios, pequenos répteis e tartarugas menores. Costumam caçar mais activamente à noite.

 

Reprodução:

A maturidade é atingida por volta dos 12 anos de idade. O acasalamento ocorre anualmente, no início da Primavera, A fêmea constrói um ninho e deposita entre 10 a 50 ovos. O sexo das crias dependerá da temperatura da incubação dos ovos. O ninho normalmente é escavado pelo menos 50 metros da borda da água para impedir que possam ser inundado e afogar os ovos. A incubação leva 100 a 140 dias, e as crias emergem no início do outono.

 

510px-Macrochelys_temminckiiHolbrookV1P24A.jpg

 

Alligator_Snapping_Turtle2.jpg

 

800px-Alligator_snapping_turtle.jpg

 

800px-Alligator_snapping_turtle_less_than_1_year_old.jpg

 

Fonte: Wikipedia.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.