[Ficha de Espécie de risco ecológico] Chelydra serpentina


Recommended Posts

Nome cientifico: Chelydra serpentina

Nome comum: tartaruga-mordedora

 

Características:

É uma espécie de água doce da família Chelydridae. Esta espécie habita as Américas, desde o Canadá até o Equador. O nome serpentina provêm do seu pescoço muito móvel. O nome comum, deriva do formato da sua boca, que tem a forma de bico, esta que é muito forte e é utilizada para agarrar as suas presas.

 

Em alguns locais caçados muito fortemente pois a sua carne é utilizada na popular sopa de tartaruga. Estas tartarugas vivem até 47 anos em cativeiro, enquanto a expectativa de vida de indivíduos selvagens é estimado em cerca de 30 anos.

 

A sua carapaça é dura, chegando aos 50 cm e em estado selvagem costumam pesar no máximo 16Kg enquanto em cativeiro devido à superealimentação chegam aos 34kg.

 

 

Alimentação:

É um animal omnívoro, alimentando-se basicamente de tudo que elas conseguirem apanhar e engolir, incluindo plantas, carcaças de animais mortos, invertebrados aquáticos, peixes, anfíbios, pequenos répteis e mamíferos.

Reprodução:

A fêmea pode manter espermatozóides por diversas estações, utilizando-os como necessário. As fêmeas fazem viagens por terra até encontrar solo arenoso em que para colocar seus ovos, algumas vezes a alguma distância da água. Depois de cavar um buraco, a fêmea geralmente deposita cerca de 25 a 80 ovos a cada ano, orientando-os para o ninho com suas patas traseiras e cobrindo-os com areia para incubação e protecção.

 

O tempo de incubação varia em função da temperatura, indo de 9 a 18 semanas.

 

800px-Turtleface.jpg

 

800px-Snapping_turtle_1_md.jpg

 

Common_Snapping_Turtle_1994.jpg

 

 

Ovos:

800px-Snapping_turtle_eggs_md.jpg

 

Fonte: Wikipedia.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.