omg [Urgente]Peixe Betta doente


Julyanna

Recommended Posts

Tenho um Betta, comprei a +/- 1mês.

Fiz tudo exatamente como a moça que me vendeu me ensinou...

Ontem percebi que ele está nadando apenas na superfície do aquário, e que fica de lado, tipo boiando...

 

Procurei na internet por informações, penso que seja alguma doença relacionada a comida (bolinha da marca BetaBits)

troquei a água dele, e deixei pela metade do aquário (redondo de aprox. 2lt) porque vi que ele estava com dificuldade pra respirar

 

Agora percebi que ele tinha perdido um pedaço de +/- 4mm da nadadeira

Analizando mais ele, percebi que ele está com uma película estranha nas nadadeiras, como se fosse um bolor, um algodãozinho nas extremidades de um lado da nadadeira, do outro lado ele está normal...

 

Resolvi trocar ele de aquário por causa dos ornamentos, pensei que ele pudesse se machucar ainda mais, e pra meu maior espanto, ele relutou contra a rede, nunca foi tão difícil retira-lo do aquário... E na rede ficaram pedaços da 'pele' dele...

 

hoje ainda não o alimentei porque nas informações que recebi devo trocar a comida dele por uma melhor mas que ele deve ficar sem receber alimento por três dias!!!

 

Peço ajuda, porque amamos nosso peixinho e não queremos que ele sofra dessa forma.

 

Por favor se alguém puder ajudar serei eternamente grata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um Betta, comprei a +/- 1mês.

Fiz tudo exatamente como a moça que me vendeu me ensinou...

Ontem percebi que ele está nadando apenas na superfície do aquário, e que fica de lado, tipo boiando...

 

O que e que ela te ensinou exactamente?

 

Procurei na internet por informações, penso que seja alguma doença relacionada a comida (bolinha da marca BetaBits)

troquei a água dele, e deixei pela metade do aquário (redondo de aprox. 2lt) porque vi que ele estava com dificuldade pra respirar

 

esse tipo de aquarios é altamente desaconselhavel por esse motivo mas nao so, os peixes ficam extremamente stressados por nao terem um ponto de referencia, levando inclusivamente a morte, alem de que em 2 litros nem caracois... se encheste ate meio, ficou com perto de um litro, nao da para peixe nenhum...

 

Agora percebi que ele tinha perdido um pedaço de +/- 4mm da nadadeira

Analizando mais ele, percebi que ele está com uma película estranha nas nadadeiras, como se fosse um bolor, um algodãozinho nas extremidades de um lado da nadadeira, do outro lado ele está normal...

 

sera bactopur deve te resolver isso

 

Resolvi trocar ele de aquário por causa dos ornamentos, pensei que ele pudesse se machucar ainda mais, e pra meu maior espanto, ele relutou contra a rede, nunca foi tão difícil retira-lo do aquário... E na rede ficaram pedaços da \\\'pele\\\' dele...

 

hoje ainda não o alimentei porque nas informações que recebi devo trocar a comida dele por uma melhor mas que ele deve ficar sem receber alimento por três dias!!!

 

Peço ajuda, porque amamos nosso peixinho e não queremos que ele sofra dessa forma.

 

Por favor se alguém puder ajudar serei eternamente grata.

Editado por NunoCAST
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Desde ja posso dizer q quem te disse que o peixe deveria ficar sem comer disse algo muito errado. Tenta alimenta-lo sempre que puderes e se tiveres acesso a isso compra uma comida congelada como artemia ou larva de mosquito. Mas cuidado não des muito a ele pois ele puderar ficar obstipado, ou seja "entupido" dos intestinos e assim em vez de ter um problema passa a ter dois. Basta dar pouco varias vezes ao dia.

Relativamente à doença propriamente dita, desde já procura ter o aquario com a agua toda. Se tiveres um anti-cloro para aplicar ou tambem podes utilizar um condicionador de agua para bettas e assim era o melhor que fazias quando fazes as trocas de agua.

 

Posso tar muito enganado mas pelos sintomas que me indicaste parece que o teu betta está a sofrer uma infecção por fungus. Se tiveres acesso procura por Protozin da Waterlife é o unico produto que eu acho que puderá resolver te o problema. Mas cuidado com as dosagens faz de acordo com a quantidade la indicada.

 

Penso que assim resolverás o problema.

 

Espero ter ajudado.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria so acrescentar ao comentario do Miguel, que tens mesmo de pensar em trocar esse globo, senao nunca vais conseguir manter ai peixes... calculo que nao tenha filtro, aquecimento, que nao facas ideia o que significa ciclo do azoto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aqua maior sim, um aquecedor também, agora o filtro depende do tamanho do aqua.

Posso-te dizer que nos aquas onde tenho os machos, são de 18.2 litros, desde que tirei os filtros e procedo à troca parcial de água uma vez de 15 em 15 dias os peixes estão de perfeita saúde. Sim, eu sei que é confuso, mas é a verdade, antes com os filtros, os peixes não se davam bem. Também sei que os filtros eram pequenos para caberem no aqua, e que deveriam, provavelmente saturar...

Isto sou eu a divagar...

Também não podem ser muito fortes devido a corrente, os bettas não gostam muito.

Podem se calhar ser de esponja? Alguém que tenha que comente.

Mas, o que eu queria mesmo dizer, é que tenho os meus só com aquecedor e eles gostam, não te esqueças é das trocas da água.

Em cada um deles tenho, um betta macho, uma cory e um ancistru.

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que e que ela te ensinou exactamente?

A mulher que me vendeu o peixe falou que era pra por comida e trocar a água a cada 10 dias +/- mais nada...

 

 

Já estava ficando mesmo desesperada, é muito ruim vê-lo perder partes do corpo, e o pior não saber o que poderia fazer para curá-lo. Pesquisando ainda mais na internet, percebi que a doença dele é mesmo essa do 'algodão' e resolvi tomar uma providência sozinha, aqui onde moro não tem ninguém especializado em peixes ornamentais, olhei em muitos sites e todos falavam a mesma coisa referente ao tratamento (Labcon AQUALIFE, um fungicida), não acreditei quando o moço da agropecuária que me atendeu, me apresentou o remédio, mas nem sabia para que servia... Resultado confiei na minha pesquisa, comprei o remédio e coloquei na água assim que cheguei. Agora é esperar que faça efeito.

 

Quanto a comida não encontrei aqui no meu bairro a indicada para ele, onde fui eles só tinham mesmo as bolinhas. Amanhã bem cedo vou para a cidade atrás de uma alimentação melhor para meu peixinho.

 

Mas tenho uma dúvida ainda. Devo alimentá-lo hoje com a bolinha ou não?

E achei engraçado você falar que devo comprar um aqua de 7-10 Lts, onde eu comprei os peixinhos ficam em vidros de maionese, e foi ela que me vendeu tudo, a comida e o aqua também. Muita maldade desses vendedores. Sabem que sem informação muitos peixes morrem porque os novos donos nem imaginam o mal estão fazendo para seus amiguinhos ¬¬'

 

Ah devido ele estar no aqua com ornamento artificial, e eu ter mais medo dele se machucar, agora coloquei ele num baldinho com 3lts de água, sei que ainda é pouco, mas no momento não tenho como conseguir um aqua maior, você acha que fiz errado??? O baldinho é branco então ele não consegue nos enxergar, isso faz mal à ele???

 

Bom, muito obrigado pelas dicas.

Espero que você possa me ajudar com mais essa!!

E assim que possível posto uma fotinha do meu Ice... ( ele é azul porisso ganhou esse nome)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais espaço melhor, os peixes que estão nos copinhos nas lojas, arriscaria dizer, que a maior parte acaba por morrer antes de ser vendido...

Por isso devias, mesmo para um peixe só, arranjar um aqua maior, e olha que é muito mais fácil manter limpo, quanto maior o aqua menos trabalho dá.

Em relação a comida, tens muita para bettas que podes procurar, normalmente a embalagem até tem o desenho de um betta.

Não sei quando é que tens hipótese de comprar a comida, mas, se achas que é realmente da comida, o betta aguenta bem um dia sem comer, portanto...mais vale esperares e comprar outra.

Eu não conheço essa marca, mas tens outras, se puderes compras dois tipos, um de mix e outra de larvas vermelhas, para intercalares.

Aos meus dou Tetra Betta e Nutrafin Basic blood worms e as vezes blood worms congeladas, eles gostam, mas há outros e certamente eles gostarão, experimenta.

Atenção, não precisas de comprar todos, se comprares só um, eles comem, se vires depois que passado um tempo ''enjoam'' e não comem, compras outra.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia!

 

Nada a apontar ao que já foi dito, no entanto creio que se estão a esquecer de um pormenor.

 

"Ontem percebi que ele está nadando apenas na superfície do aquário, e que fica de lado, tipo boiando... "

 

Quanto a mim ele já está a sofrer de duas doenças e possivelmente ambas derivadas da má alimentação e falta de mudanças mais frequentes de água. Manter um peixe num aquário tão pequeno exige mais mudanças de água. Para 5 litros de água eu diria que são necessárias 2 mudanças semanais de água, tendo o cuidado de retirar todos os restos de comida e detritos do aquário. Para 2 litros, eu quase que diria que são necessárias 3 mudanças.

 

Quanto ao facto de ele estar a boiar são possivelmente problemas na bexiga natatória, devido ao abuso de comida de "bolinha". Daí que um jejum não lhe faria mal nenhum. Se não fores estar mais de 3 dias sem arranjar nova comida deixa-o sem comer até teres a nova comida. Vai ajudar a curar esta parte da bexiga natatória. Pelo menos assim o esperamos. Em estado avançado alguns já não tem cura. Estou a tratar 3 fêmeas com esse problema à uma semana e embora haja melhorias, só uma delas aparenta ir ficar boa. As outras alimentam-se, mas continuam com dificuldades em afundar na água, mas ainda tenho esperança que possam ficar boas.

 

Espero ter ajudado!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por não dar à ele a comida ontem...

 

Ele está num baldinho branco de +/- 3 lts, retirei do aqua por medo dele se machucar mais ainda na decoração do mesmo.

Como o baldinho é branco, e3le não consegue nos enxergar isso faz mal pra ele??

 

Ele consegue nadar melhor hoje, vai do fundo a superfície sem dificuldade, o que me preocura agora é o fungo, e ele ainda não defecou, alguém sabe me dizer o que é normal pra um Betta.

 

E quanto ao remédio como devo continuar o tratamento?

Coloquei uma gota na àgua dele ontem por volta das 22:00hs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia!

 

Boa, parece que o possível problema na bexiga natatória é (era) superficial. Assim será mais fácil prosseguir o tratamento do fungo.

 

Quanto ao tratamento segue conforme estás na indicações do medicamento. Se no fim do tratamento achares necessário prolongar o tratamento, podes fazê-lo sem problemas.

 

Quanto ao balde, desconheço qualquer inconveniente, pelo facto de não poder enxergar cá para fora. Corrijam-me se estiver errado.

 

Quanto a ele não ter defecado ainda, vamos esperar mais um pouco, pois estando doente é normal haver alterações no organismo, o que pode levar a alterações na defecação do peixe.

 

Assim que tiveres outra comida, preferencialmente comida congelada (artémia ou larvas de mosquito) começa a alimentar com quantidades pequenas. Certifica-te que ele realmente come.

Se conseguisses estes alimentos vivos era o ideal.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite...

 

Muito obrigado à todos pela ajuda!!!

 

Até o momento ele encontra-se estável.

Não mais apenas na superfície. Às vezes ele nada uma pouco, outra vezes ele fica parado na água, outras fica paradinho no fundo do aqua. Isso é normal???

 

 

Quanto a comida hoje ofereci à ele ração e ele não comeu, retirei depois de alguns minutos da água. Mais à tarde ofereci a ele um pequenino pedaço de carne bovina, ele nem chegou perto, novamente retirei da água. O que devo fazer???

 

 

A nadadeira está toda 'corroída' porque as partes com o 'algodão' já saiu, mas aparentemente não apareceu novos pontos do fungo. Isso é bom sinal né???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

 

Ontem comprei a comida da Tetra...

E ele parece ter gostado, ontem mesmo assim que coloquei na água ele logo veio e comeu 2 farelinhos, pouco ainda mas pra quem ficou 2 dias sem comer acho que já está bom!!!

Estou preocupada porque ele ainda não defecou, desde o começo do fungo...

 

Agora cedo uma coisa estranha, fui vê-lo e ele está deitado no fundo do aqua, meio na diagonal!!!

 

O que seria isso agora???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querida seu betta está com Ictio, e voc esta fasendo td errado. Você não pode criar ele nun aquario tão pequeno e ainda por cima redondo!

 

Dayane, não leve a mal a minha opinião. Mas penso que as críticas agora devem ser postas de lado, pois o que está feito, feito está e no fundo a culpa é da loja que lhe vendeu o Betta sem lhe dar as devidas explicações..Nós agora devemos é dizer o que fazer concretamente e não deixar o assunto em aberto sem qualquer resposta útil para a Julyanna..

 

Julyanna infelizmente não te posso ajudar pois nunca passei por essa situação, por isso deves de opinar mais vale deixar os peritos desta área te ajudarem.

Desejo-te muita sorte e espero que com tanto amor que estás a cuidar dele, espero que o teu Betta melhor, para te poder maravilhar com a sua beleza :alberteinstein:

Editado por Ruben 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Bom dia!

Meu peixe betta tem quase um ano e ele esta só no fundo do aquário e as vezes sobe para pegar ar e ele anda parado, nem nada direito... ele tem comido bem pouco de 4 passou a comer só 2 bolinhas isso quando ele come...

Eu troco a água dele uma vez por semana e dou comida 2x por dia e antes ele tinha uma cor de vermelho mais forte e agora ele esta com uma cor mais escura e com a barriga um pouco inchada o que poderia ser? Ah e também todo fez que agente ia dar comida para ele se abria todo e agora ele nem se anima para comer e nem se abre mais pra gente...

O jeito de abrir que eu menciono é o mesmo de colocar ele na frente do espelho ou outro peixe de frente para ele...

Grata pela atenção e aguardo sua resposta!

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais