[Ficha de Espécie de risco ecológico] Chrysemys picta


Recommended Posts

Nome cientifico: Chrysemys picta

Nome comum: Tartaruga pintada

 

 

A tartaruga-pintada (Chrysemys picta) é uma espécie de tartaruga de água doce da família Emydidae. É a única espécie do género Chrysemys. Ela passa a maior parte de seu tempo na água e tem uma alimentação omnívora bem variada.

 

Sua expectativa de vida pode chegar a 40 anos, mas muitas não vivem até esta idade. Sua audição é pouco desenvolvida, mas possuem bom olfacto e são capazes de enxergar cores.

 

O seu nome comum deve-se às cores da sua pele, que na fase adulta a sua cabeça, pescoço, pés e rabo e as margens da sua carapaça contem riscas amarelas e vermelhas, que dão a aparência de terem sido pintadas à mão.

 

Podem chegar atingir 25cm.

 

Alimentação:

Habitante de cursos de água calmos, pouco profundos, ricos em vegetação. A dieta desta espécie varia ao longo da vida. Durante a fase juvenil é carnívora (consiste em pequenos animais aquáticos) mas, à medida que atinge a idade adulta tende a assumir uma dieta essencialmente herbívora.

 

Hábitos:

Essa espécie hiberna durante o inverno, enterrada no fundo da lama dos substratos dos lagos congelados. Elas podem sobreviver sem comida ou oxigénio durante 5 meses inteiros, mais tempo que qualquer outro animal.

 

Reprodução:

As fêmeas escavam um ninho no solo macio, arenoso com boa exposição ao sol, geralmente dentro de 200m da água. Coloca entre 4 a 15 ovos. Após a colocação os ovos são cobertos com a sujeira ou a areia e ficam desacompanhados Os ovos chocam entre 72 a 80 dias. Uma vez que nasçam e saíam fora do ninho, tornam-se independentes.

 

300px-Chrysemys_picta_dorsalis_(aka).jpg

 

180px-Terrapene_sierschildpad_Chrysemys_picta.jpg

 

Fonte: Wikipedia.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.