betta com ictio só que não tenho termostato


wendy

Recommended Posts

Boa noite...

A menos de um mês comprei um betta e tenho-o num aquário de 10L com filtro. Não tenho termostato, porque foi-me referido na loja que os bettas podem tanto ser colocados em aquários de água fria, como em água quente.

Resulta que anteontem apercebi-me de umas "pintas brancas" na qual fui logo pesquizar e descubri que possivelmente seria ictio.

Dirigi-me à loja onte comprei o Betta para comprar um termostato e um possivel desparasitante para combater o ictio, na qual fui lojo aconselhada a não comprar termostato.

Resulta que cada vez aparecem mais "pontinhos brancos" e eu tenho medo de aumentar a dose do desparasitante porque o que eu quero é que o betta melhore, e não prejudicar ainda mais o seu estado..

Também adicionei sal a água.. uma vez que o aquário tem apenas 10l, adicionei meia colher de café de sal fino.

 

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dispensar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Por e simplesmente ignora o que te disseram na loja.

Podes e deves colocar um termostato no betta. Vai ajudar a fazer o tratamento.

Quem é que se lembra de curar ictio sem aumentar a temperatura? Não digo que não dê, mas se facilita aumentando a temperatura porque não comprar o termostato!? Estes lojistas.......

 

"Íctio, ou doença dos pontos brancos: a causa de esta doença é devido a mudanças bruscas de temperatura na água, esta é facilmente detectada numa fase inicial quando o peixe esfregasse em tudo o estiver no seu alcance sejam objectos decorativos, tubos, plantas, etc. também o pouco apetite, barbatanas fechadas e a respiração mais repetitiva. Logo no segundo estágio da doença aparecem os pequenos pontos brancos na pele do peixe, é aqui que na realidade percebemos porque o peixe tinha aqueles sintomas todos.

Tratamento: o tratamento de esta doença é bastante fácil, consiste em aumentar a temperatura do aquário com o peixe infectado entre os 30ºC aos 32ºC para aumentar a velocidade de reprodução da bacteria que esta alojada na pele do peixe, logo que abandona a pele do peixe para o fundo do aquário, durante pelo menos três dias que é o tempo de gestação do parasita a esta temperatura. E já que só é possível combater este no estado médio do desenvolvimento a quando nada livremente pelo aquário por isso em simultâneo e durante estes três dias vamos adicionar um parasiticida (eshaexit) que eliminara todas as larvas existentes no estado de nado livre, é aconselhado após este tratamento mudas parciais de agua ate acharem que encontra-se fora de perigo o nosso peixe."

 

Retirado do bettamadeira

 

 

Boa sorte, espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Por e simplesmente ignora o que te disseram na loja.

Podes e deves colocar um termostato no betta. Vai ajudar a fazer o tratamento.

Quem é que se lembra de curar ictio sem aumentar a temperatura? Não digo que não dê, mas se facilita aumentando a temperatura porque não comprar o termostato!? Estes lojistas.......

 

"Íctio, ou doença dos pontos brancos: a causa de esta doença é devido a mudanças bruscas de temperatura na água, esta é facilmente detectada numa fase inicial quando o peixe esfregasse em tudo o estiver no seu alcance sejam objectos decorativos, tubos, plantas, etc. também o pouco apetite, barbatanas fechadas e a respiração mais repetitiva. Logo no segundo estágio da doença aparecem os pequenos pontos brancos na pele do peixe, é aqui que na realidade percebemos porque o peixe tinha aqueles sintomas todos.

Tratamento: o tratamento de esta doença é bastante fácil, consiste em aumentar a temperatura do aquário com o peixe infectado entre os 30ºC aos 32ºC para aumentar a velocidade de reprodução da bacteria que esta alojada na pele do peixe, logo que abandona a pele do peixe para o fundo do aquário, durante pelo menos três dias que é o tempo de gestação do parasita a esta temperatura. E já que só é possível combater este no estado médio do desenvolvimento a quando nada livremente pelo aquário por isso em simultâneo e durante estes três dias vamos adicionar um parasiticida (eshaexit) que eliminara todas as larvas existentes no estado de nado livre, é aconselhado após este tratamento mudas parciais de agua ate acharem que encontra-se fora de perigo o nosso peixe."

 

Retirado do bettamadeira

 

 

Boa sorte, espero ter ajudado.

 

 

Muito obrigada... estou tão preocupada com o meu Guelras..

Eu tenho-o a cerca de 18 dias e não faço ideia se ja vinha com ictio, ou se foi da água (poque onde moro existe uma nascente de um rio e criaram um sítio para as pessoas buscaram água para consumo, porque supostamente a água é potável e constantemente controlada). A realidade é que agora compro água para consumo e para as trocas parciais.. Não quero arriscar.

O tratamento que estou a realizar é com super ick cure.

E a alimentação do Betta é Nutron Tubifex uma vez que foi a única a ser-me referenciada, mas eu penso que ele não gosta muito desta comida porque normalmente quando colocamos comida num aquários, é normal os peixes virem logo comer e ele nem liga e no dia seguinte retiro os pedaços que restaram e que ficaram a flutuar para não sujar a água.

Ahh e vou ver se amanha compro um termostato para ver se ponho fim ao icto =)

 

Comprimentos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que realmente dizerem que o betta pode estar em água fria já tinha ouvido muitas vezes, agora desaconselharem a compra é a primeira... Os bettas são peixes tropicais e devem ter um termostato! :character0050:

 

Quanto à comida aconselhava-te a variar mais um bocadinho... Fazes bem em dar tubifex de vez em quando (liofilizado como acho que o dessa marca é...) mas deves ir alternando com outras comidas. Escolhe também uns flocos, umas comidas congeladas (por exemplo bloodworms, artémia...) e se possível comida viva (larvas de morquito, artémia...). E vais dando em dias alternados, com predomínio do flocos mas sem abusar deles. Há mais exemplos de comidas que podes encontrar facilmente. Procura aqui pelo fórum e em sites fora daqui (aconselho principalmente o betta madeira e o betta brasil) :) Vais ver que vale a pena e que quando melhorares a alimentação ele vai ficar mais activo, com cores mais vivas e tudo mais!

 

Boa sorte e bem vinda ao mundo dos betas! :P

 

Razão para editar: Estava tudo no masculino e era uma rudeza para um membro feminino do fórum... :D

Editado por E-nuno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que realmente dizerem que o betta pode estar em água fria já tinha ouvido muitas vezes, agora desaconselharem a compra é a primeira... Os bettas são peixes tropicais e devem ter um termostato!

 

Quanto à comida aconselhava-te a variar mais um bocadinho... Fazes bem em dar tubifex de vez em quando (liofilizado como acho que o dessa marca é...) mas deves ir alternando com outras comidas. Escolhe também uns flocos, umas comidas congeladas (por exemplo bloodworms, artémia...) e se possível comida viva (larvas de morquito, artémia...). E vais dando em dias alternados, com predomínio do flocos mas sem abusar deles. Há mais exemplos de comidas que podes encontrar à venda, é só uma questão de procurares aqui no fórum :character0050: Vais ver que vale a pena e que quando melhorares a alimentação ele vai ficar mais activo, com cores mais vivas e tudo mais!

 

Boa sorte e bem vindo ao mundo dos betas!

 

 

Amanha, de manha vou logo tratar da alimentação e do termostato.. vou ver se encontro essas variedades todas de comida =) quero-o ver forte e saúdavel.. e sem íctio =(

 

Muito obrigada =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha, de manha vou logo tratar da alimentação e do termostato.. vou ver se encontro essas variedades todas de comida =) quero-o ver forte e saúdavel.. e sem íctio =(

 

Muito obrigada =D

 

 

Boas, atencao com as bloodworms que podem causar impactacao, o melhor ao nivel dos congelados será artemia. Eu costumo dar a tal artemia, betta tetra min (optima para os nossos amigos e facilmente encontrada nas superficies continente) e tubifex liofilizado .

 

o termostacto é essencial...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada a todos pela vossa ajuda.. já comprei o termostato e ja o inseri no aquário.

Neste momento a tempeatura está a 24º uma vez que tenho vindo a aumentar a temperatura gradualmente.

Já practicamente não se visualizam "pontinhos brancos" de ictio.

Comprei também bloodworms e ele parece gostar muito mesmo.. quanto ao betta tetra min não encontrei.. encontrei realmente outros (tetra mim) mas não se referiam a Betta.

 

Cumprimentos :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aconcelho-te a aumentar o termostato para 28º. Visto ictio ser um protozoaico, na primeira volta tu poderas matar o virus q se ve no peixe mas nao quer dizer que este curado pq o ictio tem um ciclo de vida até 18 dias.

Não sei qual o desparazitante que compraste para tratar o teu guelras mas eu aconcelho a usares protozin da waterlife que e o q eu uso na loja onde trabalho e nao tenho tido problemas.

 

Miguel

 

P.S: Não que loja e essa onde compraste o betta mas dizerem te que nao e necessario ter termostato para manter um betta e uma barbaridade. Sim não e essencial e ha quem mantenha um betta num copo nao quer dizer q seja o ideal. Fizeste mt bem em ter o termostato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aconcelho-te a aumentar o termostato para 28º. Visto ictio ser um protozoaico, na primeira volta tu poderas matar o virus q se ve no peixe mas nao quer dizer que este curado pq o ictio tem um ciclo de vida até 18 dias.

Não sei qual o desparazitante que compraste para tratar o teu guelras mas eu aconcelho a usares protozin da waterlife que e o q eu uso na loja onde trabalho e nao tenho tido problemas.

 

Miguel

 

P.S: Não que loja e essa onde compraste o betta mas dizerem te que nao e necessario ter termostato para manter um betta e uma barbaridade. Sim não e essencial e ha quem mantenha um betta num copo nao quer dizer q seja o ideal. Fizeste mt bem em ter o termostato.

 

 

Sim, claro. É esse o meu objectivo. Só que quero aumentar a temperatura gradualmente para não ser um câmbio muito brusco.

Estou a utilizar Super Ick Cure.

 

O Guelras agora até parece outro. Está bastante dinâmico. Antes andava sempre deitado no substrato e não comia ( acho que também é muito esquesito na alimentação) :discuss_gathering:

 

Quanto ao termostato.. Não devia ter dado ouvidos e devia ter comprado antes.. Realmente por vezes vemos coisas que nos fazem pensar.. O meu Betta estava numa saca de plástico (mínimo) dentro de um aquário onde estavam mais bettas nas mesmas condições, e hoje dá-de ao luxo de estar num aquário de 10l com agua quentinha.

 

Comprimentos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais